ÚLTIMOS

domingo, 11 de maio de 2008

Por que há pessoas interessadas em ter sonhos lúcidos?




Essa pergunta foi retirada de uma comunidade do orkut http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=57010&tid=2599428129509555390 e achei ela bem instigante. O pequeno texto-resposta que fiz:

Pô, achei a pergunta excelente. E bem incisiva. Afinal, uma vez que tudo ali dentro do sonho são representações nossas, manifestações de percepções de uma infinidade de informações obtidas no dia-a-dia,...qual o interesse em dominar a consciência nos momentos em que temos acesso as manifestações dessas percepções?

Minha primeira hipótese não passa pelo entendimento mais profundo do que representa um sonho lúcido, mas sim o prazer que ele proporciona.É simples. Quem já induziu um tipo de sonho que gostaria de ter, controlou ou conseguiu obter a lucidez sabe muito bem do que estou dizendo. Há um prazer especial envolvido.

As experiências durante um sonho, não raramente, são intensas. Na situação de um sonho lúcido esse prazer é ainda muito maior. Há uma sensação capitaneada pela consciência, como que carregando o sonhador num território para ser desbravado e isso se dá com capacidades de um potencial esmagador. Dentro de um sonho, estando consciente, o sonhador pode ser um deus.

Caso aprenda a desenvolver habilidades de controle de sonhos e uma maior durabilidade do estado consciente as perspectivas ainda possuem muito, mas muito mesmo de território desconhecido. E são, no mínimo, prazerosas.Partindo disso, minha primeira hipótese vai no sentido de que a maioria das pessoas procura ter sonhos lúcidos para conquistar o prazer de adentrar num mundo recheado de novidades e prazeres. Somos curiosos por natureza e se a recompensa tem um prazer saudável... a procura sempre existirá.

3 comentários :

  1. Olá, Marlon.

    Meu nome é Dilson, sou jornalista, trabalho na revista Sorria*, estou escrevendo uma matéria sobre o sono e gostaria de saber se você aceita colaborar dando uma entrevista.

    Li vários relatos seus sobre sonhos lúcidos no orkut. E vi que você tem (ou tinha) o hábito de anotar seus sonhos. Gostaria de conversar com você sobre esses assuntos.

    Você conhece a Sorria*? É uma publicação bimestral sobre qualidade de vida cuja arrecadação com a venda dos exemplares é revertida ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Com apenas 4 edições (com tiragem de 120 mil exemplares cada), já doamos mais de um milhão de reais, dinheiro que será utilizado na ampliação do hospital da instituição. Para mais detalhes, veja nosso site: www.editoramol.com.br.

    As perguntas que eu gostaria de lhe fazer são as seguintes:

    . Quando e por que você começou a anotar seus sonhos? Você ainda faz isso? Por que? Esse costume lhe traz quais benefícios?
    . Quando você começou a ter sonhos lúcidos?
    . Por que você gosta de ter sonhos lúcidos? É uma experiência puramente lúdica?
    . Quantas horas você dorme por dia? A que hora costuma começar a dormir?
    . Você tem algum problema relacionado ao sono?
    . Gostei especialmente de dois sonhos que você relatou no orkut: aquele em que você desintegra um ladrão com um raio luminoso e aquele em que você voa até sair da atmosfera e encontra as estrelas. Posso reproduzir essas histórias na matéria?
    . Qual seu nome completo, sua idade, sua profissão e a cidade onde você vive?

    Se você topar dar a entrevista, escreva para mim: dilson@editoramol.com.br.

    Obrigado!
    Abraço,
    Dilson.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu ainda não aprendi a desenvolver a lucidez durante os sonhos. Estou no comecinho de tudo. Então, se tomei a decisão de me arriscar nesse universo, é porque eu já vim com algumas intenções. São elas: interesses exotéricos, recreação, auto conhecimento. Uma vez que o que eu verei serão as próprias representações que eu faço, vou perceber melhor o que constrói meu sonho, vou me conhecer melhor, lidar comigo mesmo diferente. Tenho muitas expectativas em relação à prática. Ainda nada de leitura e zero de prática.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que as leituras e os vídeos vão te seduzir ainda mais Guiduran3!
    Quando precisar tirar alguma dúvida, em algum dos textos, sinta-se à vontade pra tirar dúvidas nos comentários dos textos ou por email: marlonjatahy@sonhoslucidos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...