ÚLTIMOS

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sobre Mim

Contato: marlonjatahy@sonhoslucidos.com

Nome: Márlon Jatahy

Idade: 38

Cidade: Curitiba - PR

Formação: bacharel em Direito e estudante no 8º semestre de Filosofia pela UFPR.

Outras áreas: técnico mecânico e 2 anos de estudo de Engenharia Mecânica pela UDESC.


Reportagens e Entrevistas:

Revista Info-Exame: - Sonhos Lúcidos permitem a resolução de problemas.

Correio Braziliense:  - Cientistas começam a decifrar o que ocorre na mente durante os sonhos lúcidos.






Áreas de interesse: pesquisa,  consciência nos sonhos, filosofia da consciência, filosofia da mente, filosofia da ciência.
Idiomas: português (nativo), inglês (intermediário~avançado)


Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133771629446399





Fórum: http://sonhoslucidos.forumeiros.com/

Facebook:  http://www.facebook.com/profile.php?id=1430472436

Twitter: http://twitter.com/#!/SonhosLucidos_

marlonjatahy@sonhoslucidos.com



 Considero-me apaixonado pelo estudo da consciência e dos sonhos lúcidos. E sou um sonhador lúcido. Bacharel em direito, atualmente sou estudante de Filosofia na UFPR e utilizo minhas assombrosas habilidades como funcionário do BB o_O



37 comentários :

  1. aooohh fotinha bancando uma de neo hahah

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha de Neo tenho umas boas, mas gosto mto dessa aí por causa do quadro da minha vozinha ;)
    Existem imagens humanas e rostos nos planetas que ela não fez de propósito o_O

    ResponderExcluir
  3. O.O

    ♫ Eu não pratico bruxaria.. não tenho bola de cristal ♪

    ResponderExcluir
  4. Oi Márlon, muito bom seu blog, parábens. Tenho uma dúvida, estou começando a praticar o Rapport e a Contagem, e depois vou começar a usar o FILD. Em quanto tempo é provável começar a ter sonhos lúcidos? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. oLÁ Eduarda,
    Não existem estatísticas prontas ou estudos específicos sobre isso.
    Mas fora esses métodos q tu citou: Rapport e Contagem... botei eles no blog porque são extremamente simples, não chegam a ser oficialmente um método, mas extrai a descrição da técnica no livro do LaBerge e mandei V aqui...
    .
    ...vamos falar do MILD, Tholey e WBTB, esses sim, posssuem uma eficiêncie elevada, de acordo com os caras que estudam e desenvolvem pesquisas na área.
    .
    Dicas cruciais:
    - Siga religiosamente tuas anotações, dos sonhos q lembrar(pelo menos 1 por dia).
    .
    - Experimente se programar para despertar após a 6a hora de sono e voltar a dormir em seguida.
    .
    - Faça teus reality checks(olhando para as mãos por exemplo) e se questione "Estou sonhando ou não"(5 até 10x por dia).
    .
    .
    Certeza q seguindo essas tu não deve demorar pra conseguir levar tua consciência até o estado mental dos sonhos.
    Abs e bons sonhos menina!

    ResponderExcluir
  6. Ola marlon, parabéns pelo blog bem completo,muito bom mesmo ^^
    bem sou novo nessa questão de sonho lucido a pouco mais de um mês que me interessei pelo assunto, de la pra cá já tentei ter alguns com algumas dicas mas sem sucesso , mas tive 4 experiências estranhas que queria compartilhar e se possível me explicar se tem a ver com sonho lúcidos:

    1) essa primeira foi antes de eu tentar qualquer técnica, eu estava dormindo e lembro que de repente eu tava sozinho no escuro, e era muito real,foi questão de menos de segundo, eu acordei com o coração a mil e tava tudo claro de dia, estranho

    2)ja tinha tentando algumas tecnicas.em uma noite não sei se fiquei consciente que eu tava dormindo ou se sonhei que tava dormindo, mas de algum modo eu sabia q tava deitado e sonhando, estranho também não sei dizer o que aconteceu.

    3)dessa vez tbm não sei definir se sonhei ou não, mas lembro q eu abri meus olhos e eu não conseguia me mexer como se tivesse tendo a paralisia do sono, mas não sei dizer se foi sonho ou não.

    4) essa aconteceu hj tentando com a tecnica da contagem,fui tirar uma soneca la pelas 14:30 da tarde, coloquei meu cel pra despertar 16:00 , deitei e comecei a contar acho q fiquei uns 15 minutos contando e não pegava no sono, tive algumas sensações estranhas,eu não abria os olhos,tentava ficar só contando, uns 10 min depois de repente o alarme toca,fui ver 16:00 da tarde, fiquei meio confuso não sei se durmi,não consegui lembrar d nenhum possivel sonho depois ..foi como se tivesse passado voando a hora :S

    perdão por esse livro que escrevi ai kk precisava compartilhar com alguém que entende do assunto,parabens pelo blog ^^.abraços.

    ResponderExcluir
  7. Opa! Na correria aki Jean. Prometo te responder até sexta ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá Jean,
    Pelos teus relatos me pareceu que tu experimentou alguns dos estados alterados que temos ao adormecer.
    São alterações fisiológicas que podemos perceber, flagrar ainda em estado consciente. Podem ocorrer as alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas... alucinações auditivas bem estranhas, paralisia do sono, sensação de sufocamento, peso, etc..
    .
    Recomendo tentar o WILD qdo for tirar uma soneca.
    .
    Não deixe de anotar teus sonhos e nas noites comuns de sono aplicar um método como o MILD, WBTB ou Tholey.
    .
    Abs e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelas explicações marlon,realmente é beme stranho essas sensações,vou tentar hj o metodo WILD como me recomendou,se der certo logo posto o resultado,abraços.

    ResponderExcluir
  10. Sonhos lúcidos causam problemas no futuro ou agora mesmo?porque eu li alguns outros sites que dizem que um cara ai teve sonhos lúcidos e o cérebro dele ficou pregado peças nele "trolando" ele como ele descreveu la ai eu pensei que não queria tentar.Outra coisa num sonho lucido pode durar uma noite inteira?se sim mesmo eu estando consiente no sonho eu descano como numa noite de sono normal?espero que esse blog me ajude a compreender melhor esse tipo de coisa que queria tentar tanto mas tenho tanto medo ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinossauro

      Não existe qualquer registro de efeitos colaterais, causados por sonhos lúicidos.

      É bem comum as pessoas estarem com débito de sono ou má qualidade de sono e resultar em cansaço, dor de cabeça, etc.. isso não tem relação alguma com o sonho lúcido em si.
      Afinal, o sonho lúcido nada mais é que o sonho comum, com a diferença de que conseguimos manter a consciência de que tudo ali é um sonho.

      Neurofisiologicamente, estamos ainda dentro da fase REM do sono, com o corpo submetido a atonia muscular da fase REM, frequencias da atividade cerebral típicas dessa fase, mas presenciando o sonho conscientemente e podendo se comunicar com os olhos ;D

      Sobre o tempo, o sonho lúcido se passa dentro dos sonhos normais. Não há registro de alterações na duração normal das fases.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  11. Olá Marlon, gostei de seu blog. Eu não conhecia mto sobre o assunto antes disso. Confesso que tenho muita facilidade de ter sonhos lúcidos mas tenho um problema: quase sempre que adquiro consciência de que estou sonhando eu acabo acordando logo em seguida. vc já passou por isso ou sabe como evitar? E, eh claro, tb ja passei por muitas experiências surreais como uma vez que sonhei que estava num sonho dentro de um sonho que sonhei que estava sonhando - mto loco isso(5 ou 6 camadas de sonhos, e isso antes de assistir "A Origem"). Vou ler mais sobre o assunto. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denis

      Para evitar o despertar precoce que é bem comum quando estamos tendo os primeiros sonhos lúcidos, recomenda-se técnicas como rodopiar, esfregar as mãos, abrir portas e outras mais.

      Uma boa idéia é aplicar alguns passos do Método de Tholey. Visualise-se dentro de um sonho e se questionando "estou sonhando ou não?" E imagine-se(quando ainda desperto), realizando algo que planejou. Seja voando, procurando alguém ou algo, encontrando um novo cenário, etc..

      Planejar e manter o movimento nos sonhos ajuda muito.

      Abs e bons sonhos onironauta!

      Excluir
  12. Oi Márlon, gostei do Blogg. Muito tenho vivido isto desde pequeno e conheço como projeção astral, vejo e me comunico com espíritos também. Creio que tem mais estudos sobre o assunto como projeção astral (sair do corpo)do que no modal de sonho lúcido, mas ao ler senti que é a mesma coisa. Quero deixar claro que sou ateu, mas não deixo de sentir esses mistérios da mente. Alguém já teve esses "sonhos" com seres bem altos e tecnológicos que fazem experiências com a gente, principalmente genética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regis

      Isso tem todo jeito de ser alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas. São experiências bem fortes e vívidas, muitas vezes assombrosas. Podem vir acompanhadas de sensações de esmagamento, pressão no peito, alucinações auditivas e outros bichos.
      Caso aconteça com frequencia, recomendo pesquisar sobre o tema aqui no blog e em outros sites. Existem boas técnicas pra reestruturar a experiência e transformar em sonhos lúcidos ou apenas vazar do evento.

      Abraços e bons sonhos Regis!

      Excluir
  13. primeira vez que eu vejo essas coisas na internet, tenho varios sonhos lucidos, que neles eu gosto de bater nas pessoas rsrsrs.. porque sei que nao vai haver problemas è so um sonho.. descobrir pra acordar basta morde um chocolate, tenho esse sonhos desde criança agora tenho 25 anos, nos sonhos tambèm gosto de avisar as pessoas que elas estar nos meus sonhos mais elas sempre dizem que eu sou louco kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Hercules,

      Algo q sempre estou sugerindo para fazer nos sonhos lúcidos é tentar experimentações relacionadas a possíveis benefícios:

      - desenvolvimento de habilidade motoras

      - solução de problemas

      - memória

      - consciência

      - criações artísticas

      ...

      Excluir
  14. Márlon. Gostaria de primeiramente te agradecer: Já tive sonhos lúcidos antes, mas de ocorrência involuntária. Com suas técnicas, que segui por uns 15 dias, parcialmente (não fiz uso de despertador pra cansar a mente), consegui induzir o processo. Só fiquei curioso: de onde você tirou essa de perceber que as mãos deformam? Eu conseguia a lucidez pela observação da falta de paladar, gravidade, cheiro e dor, mas a deformação das mãos foi interessante(quase assustdora). Valeu! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Desculpe o atraso em responder...

      Brigadão pela força.

      Sobre o uso das mãos, o reality check, não fui eu não rsrsrsrs o criador da idéia eu sinceramente não sei. Talvez tenha sido o LaBerge.

      Contribuição minha é o uso das Portas. Seja para prolongar o sonho, seja para manipular ou controlar ele.

      Abs!

      Excluir
  15. Quantos sonhos lucidos vc tem por semana Márlon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago

      Minha frequência, assim como a da maioria dos onironautas é muito instável. Sempre depende de como está minha rotina, problemas pessoais, preocupações e qualidade do sono.

      Esse ano por exemplo, deve estar em torno de um sonho lúcido por semana. Mas isso é média. Teve mês que tive num fim de semana, mais sonhos lúcidos que outro mês inteiro.

      Esse mês está fraco. Frio demais e muita dificuldade em ficar anotando. Mas as férias de julho estão chegando e aí eu me vingo rsrsrsrs

      Excluir
  16. Desculpa Márlon!

    Estou achando que você não está interessado nos meus comentários e muito menos na minha amizade. Então, não vou escrever mais aqui e nem participar de nada aqui.

    Gosto muito do seu site e isso é um fato. Mas não vou ficar te importunando com meus relatos sobre sonho lúcido. Eles são verdadeiros e muito importantes pra mim. Não gosto de ser ignorado quando estou falando disso com alguém ainda mais quando estou sendo sincero.

    Então valeu e fica com Deus!

    Anônimo

    ResponderExcluir
  17. E aí onironauta!

    Pode acontecer com alguma frequência de passar alguns comentários sem resposta viu. Nada pessoal mesmo. Outra coisa é que acho que dou um pouco mais de atenção quando o comentário não é anônimo.

    Não deixe de usar o Fórum de onironautas também. Já são cerca de 157 onironautas cadastrados. Certeza que tu vai curtir: relatos de sonhos lúcidos, não-lúcidos, experiências, desafios, técnicas e muita, muita troca de experiência. :D

    Abraços e bons sonhos pra todos nós!

    ResponderExcluir
  18. Eu Achava que era so eu que tinha Sonhos Lucidos Nossa tem Muita Gente eu sonho desde da adolescencia.Semana passada tive um sonho lucido bem diferente do normal.Onde estava voando por uma cidade ate ai normal de sonhos lucidos que ja tive mas de repente estava em uma avenida e ai quando eu olhei ao longo da avenida havia uma outra pessoa voando de encontro a mim mas de cabeça abaixada e baixo tipo 1 metro da avenida (Como tentando se manter voando em um sonho)de repente essa pessoa se trombou comigo essa pessoa ficou muito assustada porque não estava me vendo eu não fiquei assustado porque vi que ia trombar comigo não de pra reparar se era homem ou mulher mas de repente o sonho acabou e eu acordei.Eu acho que se essa pessoa não for da minha imaginação eu encontrei com outro sonhador Lucido.

    ResponderExcluir
  19. Olá onironauta, seja bem-vindo.

    Bem divertido teu relato ;D
    Um outro lugar bacana que o pessoal compartilha relatos, fazendo até Diários de Sonhos Lúcios e não-Lúcidos é no nosso Fórum:
    http://sonhoslucidos.forumeiros.com/

    Abs e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  20. Nossa cara parabéns por tudo ! Pelo fórum pelo site por tudo ! Vc vem abordando um assunto que eu sempre me interessei muito, e um assunto muito interessante, Sobre os Sonhos Lúcido, acho que a midia tbm (tv) Deveria dar mais importância sobre esse assunto fazer reportagens sobre orinautas sobre o tema, Des de pequeno sempre me interessei sobre o ''mundos dos sonhos'' Acho fantástico, ja tive sonhos lúcidos nossa fantásticos tbm, É uma sensação muito boa, um realismo incrivel ! Parabéns cara ! Um ótimo trabalho que vc faz ! E tbm acho que futuramente esse tema vai ser muito abordado ! Parabéns cara !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Brigadão Bruno!

      Mais do que ganhar cada vez mais importância perante a mídia, essa área de estudo possui possibilidades extraordinárias. Afinal estamos tratando sobre levar nossa consciência por caminhos inexplorados da própria mente. Cada um de nós pode contribuir pra descobrir aspectos novos desse estado mental. Poderemos explorar a memória, acessando dados armazenados no subconsciente? Será rotina aprimorar atividades que envolvam coordenação motora? Teremos novos Robin Hood, Michael Jordan e Pelés...? Contribuições generosas na exploração da natureza da consciência? rsrssrs as possibilidades são fascinantes não concorda?!

      Vlew pela força e seja sempre bem-vindo onironauta!

      Excluir
  21. Olá Márlon! Tudo bem? Só queria tirar uma dúvida rapidamente. Quando estou lúcido em sonho, sinto dores pelo corpo, dormência, chiado nos ouvidos e calor. Porém, quando acordo não sinto nada. Isso é normal?
    Confesso a você que é raro conseguir ficar lúcido dentro de um sonho onde já estou sonhando. Consigo entrar em lucidez se eu me acordar de madrugada levantar e depois ir dormir de novo.
    Para finalizar quero dizer que você me inspirou a criar um blog onde relato minhas experiencias oníricas com sonhos que tenho em relação a números. Já tenho dezenas de postagens publicadas.
    Agradeço muito pela atenção e te desejo tudo de bom. Um abraço! Rodrigo Aresi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Rodrigo,

      Dei uma bizolhada no teu blog companheiro. Parabéns pelo trabalho!

      Sobre o que tu sente no sonho pode ser que tu esteja flagrando um estado intermediário entre o sono e a vigília. Assim como acontece a paralisia do sono, as alucinações hipnagógicas, hipnopômpicas, alucinações auditivas... são eventos a que estamos sujeitos quando estamos explorando o estado mental dos sonhos.
      Por vezes tua consciência poderá estar mais dentro do sono e teu corpo mais desperto ou vice-versa.
      Talvez aplicar o método WILD seja uma alternativa interessante pra ti, aproveitando essa percepção bem apurada tua das fases de transição ;D

      Abs e os melhores sonhos matemáticos pra ti brother!

      Excluir
    2. Olá Márlon! Obrigado por responder. Vou seguir teu conselho. Já tentei entrar na lucidez através da paralisia do sono mas não consegui. Porém, após algumas pesquisas aqui mesmo no teu blog, descobri como evitá-la. É só não dormir de barriga para cima. Peço desculpas por usar o mesmo plano de fundo do teu blog. Tentei dezenas deles e nada dava certo. Acho que esse céu azul ai atrás e essas poucas nuvens são inspiradoras não é mesmo? Vou ficando por aqui. Te desejo tudo de bom e muita sorte por aí! Um abraço! Rodrigo Aresi.

      Excluir
    3. Magina, no que puder contribuir, trocando essas experiências, tamus aí :)
      Tbém vou ficar d olho no teu blog. Eu curto mto a idéia do nosso cérebro poder servir como uma espécie de "Oráculo Probabilístico" hehehehe

      Abs e bons sonhos Rodrigo!

      Excluir
  22. olá marlon, eu já tive a graça de ter lucidez em sonhos (sonho é só um nome...)pelo menos umas duas vezes; mas me afastei um pouco. realmente é extraordinário a sensação q a pessoa sente quando isso ocorre. a vida é ilimitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Will

      Verdade. A experiência pode ser tão intensa que por vezes fica difícil controlar a euforia :)

      Vida ilimitada... gostei da expressão rs levar a consciência para um estado mental muito pouco explorado, em que as possibilidades apenas começaram a ser estudadas...

      Excluir
  23. Márlon,comecei com métodos para ter sonhos lucido faz 3dias,dentro deles anotei todos meus sonhos e fiz resumos a noite de como foi meu dia,faco Reality checks varias vezes ao dia alem de me visualizar em um sonho lucido,estou realmente dedicado para te-los.
    queria saber em quanto tempo você acha que eu começarei a ter sonhos lúcidos?

    ResponderExcluir
  24. Sempre passo por esses tipos de sonhos, e confesso não sei como alguém é capaz de estimular esse tipo de coisa, tudo que mais quero é me livrar disso, me sinto presa no próprio corpo, essa tarde escutei a minha mãe falando no telefone no exato momento que estava acontecendo, sabe alguma forma de para de ter esses sonhos ludicos.

    ResponderExcluir
  25. Ola Marlon,
    A pouco tempo, mais ou menos 3 dias estou tentando alguns métodos e venho também anotando meu sonhos e fazendo testes de realidades, esta noite usei um método que encontrei na internet onde você relaxa seu corpo pouco a pouco e também havia visto o vídeo do Pete Casale tanto um onde da as instruções quanto o com as mensagens subliminares,em um momento quando estava tentando dormir, quando já havia relaxo meu corpo completamente, comecei a focar na escuridão dos meu olhos, de repente eles começaram a mexer muito rápido, e meu coração a bater muito rápido, comecei a achar que estava na fase do sono REM, mas não tenho certeza.Decidi então abrir meus olhos, pois estava assutado com aquilo, eu estava deitado ainda na minha cama e sentia ainda meu coração bater muito rápido.
    Gostaria de saber se isso e normal? E se estou no caminho certo para ter sonhos lúcidos? E também queria saber se eu estava quase tendo um sonho lucido nesse dia?
    Espero que você tenha entendido meu relato,e espero ansioso sua resposta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...