ÚLTIMOS

terça-feira, 29 de junho de 2010

Controle dos sonhos X Sonhos Lúcidos

Controle de Sonhos:
.
É mais comum do que se imagina a gente manipular um sonho. O que afinal é controlar um sonho? É conseguir interferir, manipular ou transformar as coisas que acontecem naquela narrativa.
.
Para fazer isso não é necessário estar consciente de que tudo não passa de um sonho. Simplesmente, baseado em nossos desejos, passamos a exercer interferências ou manipulações sobre o ambiente e as coisas nos sonhos. Podemos atravessar paredes; quando não conseguimos correr, saímos voando!  Os piores pesadelos podem ser destruídos com raios flamejantes ou ainda transformar nossos terríveis algozes em aliados... e por aí vai!
.
.
X
.
.
.
Sonhos Lúcidos:
.
Sonhar lucidamente ou atingir a consciencia de que tudo por ali não passa de mero sonho. Nesse estado somos capazes de vivenciar nossas criações mentais ou nossas representações oníricas, mas não necessariamente conseguindo controlar ou interferir manipulando o que está presente.
.
São coisas diferentes, mas que podem acontecer em conjunto ou não. Exemplo comum é obter um sonho lúcido e ficar tentando voar sem conseguir sair do chão. Desejar ter uma experiência sexual, mas não conseguir criar a personagem! Pode ser bem frustrante. 
.


12 comentários :

  1. Eu tenho sonhos lucidos desde uns 9 anos de idade, porém nunca contei a ninguem que eu conseguia saber que estava sonhando e conseguia controlar tudo que ia acontecer. sinceramente eu sempre fui muito criativa e por isso pensei que eu era tipo tipo uma medium, sei lá, mas um dia meu irmão chegou e falou pr amin que ele fazia coisas incriveis no sonho e que tinha vez que ele até construia seu proprio sonho. Quando ele me disse isso eu percebi que não era a unica e que podia ter mais gente alem de meu irmão e eu.
    Eu contei pra ele que eu também tinha esta abilidade, meus pais não acreditava na gente, mas eu adorava contar pra eles o que eu fiz nos sonhos. Eu e meu irmão trocamos muitas experiencias em nossos sonhos lucidos. Agora eu tenho 16 anos e contei pra uma amiga de minha "capacidade mental". Ela não acreditou muito e foi pesquisar, ele se surpreendeu com as coisas que achou e me falou que varias pessoas conseguem fazer isto, porém tem gente que precisa de muito esforço, ela me pedio pra min ensinar ela a ter sonhos lucidos, mas nem eu sei como eu condigo ter,rsrs.
    Eu quero lhe parabenizar pelo o blog e agradecer, voce me ajudou a entender e conhecer essa minha abilidade, agora eu dou mais valor a cada sonho, cada experiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra mim isso eh deficit de atenção, ou a necessidade incontrolável de sentir especial.

      Excluir
  2. Oi Dihomara!
    Seja bem-vinda onironauta! Bacana que teu irmão também conseguia manipular o sonho dele e assim vcs se divertirem contando um pro outro! Pq o mais comum é ter um na família todo entusiasmado ou entusiasmada e os demais acharem entediante o q essa maluquinha tá querendo dizer!... o_O
    .
    Sobre a tua amiga, recomende para ela esse texto(link abaixo):
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/01/como-ter-sonhos-lucidos-regras-basicas.html
    .
    "Regras básicas em 5 passos" e como Método, recomendo o WBTB.
    .
    Qualquer dúvida, diga para ela nos visitar. Sempre tem onironauta de plantão por aki ;))

    ResponderExcluir
  3. Bom desde muito cedo tive experiência de controlar meus sonhos, hoje penso se é possível visitar o sonho de outras pessoas, me baseio pela teoria do pensamento coletivo ou telepatia, visto que o nosso cérebro ainda tem muitas fronteiras para ser descobertas

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal, oi Márlon! :D

    Tô gostando de ver, blog e fórum bombando. Com certeza você já é referência no cenário nacional Jatahy Man!

    Lá no fórum eu li em algum lugar onde você dizia acreditar que alguém pode manipular a narrativa de um sonho sem necessariamente estar consciente. Tenho dúvidas sobre isso ainda. Pelo que entendo, tanto no estado lúcido quanto no não lúcido as coisas que modificamos e/ou interferimos acontecem quando simplesmente DESEJAMOS que aconteçam, não é? E para isso não é necessário que estejamos conscientes? Porque como desejar alterar uma narrativa onírica se nem estamos sabendo que é um sonho? Desejos podem se manifestar num SNL? Como se daria isso?

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisete!

      Brigadão pela força! Mas o blog não seria coisa alguma se onironautas super-legais como vc não estivessem contribuindo. Relatos, troca de idéias, dúvidas, sugestões, pesquisas, experimentos... tem muitos posts que surgiram a partir dessas contribuições. ;)

      Sobre a diferença entre controle de sonhos x consciência nos sonhos.

      Vou começar pelo mais simples. Está pacífico que é perfeitamente possível estar consciente num sonho, mas não conseguir controlar coisa alguma nele, concorda? Pelo menos já tive experiência assim e tem um bocado de relatos de onironautas que se sentem frustrados tentando voar, atravessar objetos, fazer aparecer alguém ou objeto, etc..

      Sobre o teu argumento, o qual parece ser o mesmo da esmagadora maioria dos pesquisadores: é possível controlar ou manipular um sonho sem estar consciente de que é apenas um sonho? Beverly D'Urso, LaBerge, entre outros defendem que realmente esse maior controle seria um nível de consciência mais elevado até.

      Meu argumento vai no sentido inverso. De que podemos ser verdadeiros zumbis que conseguem comandar tudo e a todos, mas ainda assim sem a presença da consciência típica do estado desperto, capaz de lembrar de experimentos que havia planejado fazer nos sonhos... agindo de maneira paradoxal com personagens ou pela narrativa dos sonho.

      Ex: percebi que estou num sonho e resolvi voar. Voando encontrei um avião caindo e parti desesperado para salvá-lo... anh?! Outra: percebi estar sonhando e desejei uma porta para o paraíso, adentrei e lá encontrei um ladrão que apontou uma arma para mim. Fiquei aterrorizado e fugi...

      Parece-me que é perfeitamente possível apenas uma percepção de estar sonhando, o suficiente para realizar certos feitos de controle ou manipulação nos sonhos, porém que não comprovam a presença da consciência em si.

      Penso que a comprovação da existência da lucidez ou do estado consciente, precisaria de elementos como capacidade de raciocínio(compreendendo e agindo de acordo que tudo ali é criação mental) e memória(principalmente de planos realizados no estado desperto).

      Mas são argumentos que estou construindo ainda. O que tu acha?

      Excluir
  5. Oi Márlon,

    Acho que entendo sim o que quer dizer. Eu mesma já tive sonhos assim, onde, por não ter sentido a consciência de que estava num sonho e que nada era real, eu acabei meio que classificando-os como SNL. Mas eu de fato tive a impressão de ter tido realmente algum tipo de controle sobre eles.

    Refletindo sobre sua resposta, tenho uma hipótese. Não sou estudiosa nem aprofundada no assunto, o que eu vou falar é pura e simplesmente especulação de alguém leiga no assunto. Pensei o seguinte...

    O sono possui fases, certo? Será que de repente este tipo de sonho poderia ter tipo uma "semi-consciência" por ter havido algum problema no processamento na fase em que estava? Não sei se dá pra comparar, mas talvez tipo quando o corpo desperta e ainda sentimos a paralisia do sono enquanto acordados. No caso entendo que houve um retardo na sincronia entre os eventos. Será que poderíamos pensar dessa forma ao invés de achar que seja um estágio avançado de conscência como diz a D'Urso e o Laberge que você mencionou?

    No aguardo e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Oi Elisete,

    Tbém tô longe da bagagem de conhecimento de caras como o LaBerge e a Beverly D'Urso... mas somos sonhadores lúcidos e vivenciamos as experiências, testemunhando ao vivo o que acontece com nossas mentes... então acho q podemos sim construir uma idéia do que afinal presenciamos por lá ;)

    Sobre a hipótese que tu citou, pela tua descrição, parece-me um bocado com a mesma defendida por Ursula Voss e Allan Hobson. Para esses pesquisadores, o sonho lúcido talvez seja um "Estado Dissociado", como tu bem lembrou sobre a paralisia do sono. ;))

    Stephen LaBerge porém discorda e argumenta que todos os registros de atividade cerebral, nos laboratórios do sono, apresentam os sonhos lúcidos acontecendo de modo claro, durante as fases REM do sono. Tratando-se portanto de um estado do sono específico e não qualquer meio-termo, sono leve ou "estado dissociado".

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca pensei que isso era comum...quando eu era criança eu era aterrorizado por pesadelos, cheguei a ter pesadelos acordado e sair correndo pela casa com meu pais atrás de mim, falando-me que era só um sonho. Então criei consciência nos meus sonhos e passei a controlar tudo que acontece, adoro quando tenho pesadelos com monstros, etc, assim posso dar uma bela surra neles, kkkkkk, eu consigo voar na hora que quero e já até sai do planeta, mas minha namorada não acredita de jeito nenhum e fica sorrindo de mim, então fui pesquisar pela internet para ver se existia algo sobre e descobri esse site...que bom saber que nãosou doido e tem muitas outras pessoas que fazem o mesmo que eu ;-)

    ResponderExcluir
  8. tenho controle dos meus sonhos a muito tempo,tendo controlar o maximo que eu consigo trazendo algo de bom a mim pessoa,eu consigo sair de um pesadelo,si estou sonhando sei que que estou,muitas das vezes coloco aquela mulher que sempre desejei,consigo fazer coisas bem enteresantes,mais quanto tou costando mais fica dificiu de permanecer no sonho fico muito ansioso por aquele momento e acabo acordando no momento que mais queria ficar sonhando e muito praserozo,me ajuda a mi controlar mais..........

    ResponderExcluir
  9. Olá Marlon, gostaria de saber se com essa habilidade, o sonho lúcido, é possivel algo de telepatia ou algo assim para visitar o sonho de outra pessoa. Tenho sonhos lúcidos desde bem pequena.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...