ÚLTIMOS

domingo, 15 de agosto de 2010

O Tempo nos sonhos lúcidos

Um tema bem interessante nas conversas sobre sonhos lúcidos é sobre a percepção do tempo. Há diferença na percepção do tempo dentro do sonho e quando estamos acordados?
.
A impressão que temos é de que no sonho o tempo corre mais rápido.

.
A situação por exemplo de você se deslocar muito rápido de um lugar para o outro no sonho não é porque o tempo passa mais rápido, mas sim a trajetória que não é realizada. Muito corriqueiramente a gente simplesmente se deslocaria sem percorrer o trajeto. Ficando a impressão de tempo mais rápido...
.
Está na pagina 53 do livro "Fique por dentro dos sonhos".
.
Citação:

"La Berge afirma ter ensinado a si mesmo e a muitos de seus alunos como se tornar competentes sonhadores lúcidos. Ele também foi o pioneiro nos métodos para capacitar as pessoas a indicarem quando se tornam conscientes de seu sonho durante o sono. Eles fazem isso movendo rápido seus olhos verticalmente. Isso levou a várias descobertas interessantes sobre sonhos, como o fato de que o tempo estimado nos sonhos corresponde ao tempo real. O que demora 5 minutos em um sonho leva 5 minutos na realidade. Se nos sonhos parece que nos movemos rapidamente de um lugar para outro é porque não sonhamos com a viagem propriamente dita."
.
Stephen LaBerge, PHD, é o cientista da área dos sonhos lúcidos. Comprovou a existência dos sonhos lúcidos na década de 80, na universidade de Standford, conforme já exposto nesse blog em tópico anterior(abaixo da foto).

2 comentários :

  1. Interessante essa questão do tempo nos sonhos, além disto que vocÊ falou ainda existem outras coisas...Como por exemplo as (várias) pessoas que relatam ter passados semanas ou meses dentro de um únic sonho...O que já se bate com a idéia proposta por LaBerge.

    ResponderExcluir
  2. Oi André!
    O relato dessas pessoas parece mesmo contraditório com as comprovações de medição de tempo dos sonhadores lúcidos.
    O que é mais provável que esteja errado? A percepção subjetiva desses sonhadores que alegam que o tempo se dilata quando sonham ou a verificação em laboratório do sono com os sonhadores lúcidos apontando para equivalência do tempo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...