ÚLTIMOS

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Como lembrar dos sonhos?

Para conseguir ter sonhos lúcidos, o primeiro passo é estar anotando os seus sonhos. Qualquer especialista na área, guia ou bom manual de sonhos lúcidos, jamais deixará de começar com esse passo.
.
O mecanismo ainda não está bem claro, com relação a interferência do modo como isso ajuda a conseguir ficar consciente nos sonhos. Mas uma hipótese interessante é que vamos exercitando o reconhecimento daquela realidade que pertence a nossa mente. E para exercitar o reconhecimento daquela realidade, precisamos pelo menos, lembrar dela.
.
Sabemos como os sonhos podem ser facilmente esquecidos. Como eles acontecem mais intensamente nas fases REM(eye rapid moviment - movimento rápido dos olhos),  a nossa memória precisa estar bem treinada para lembrar deles pela manhã. Lembrando que no transcorrer de uma boa noite de sono, nosso cérebro atravessa diversos estágios de frequencia de atividade.

Anotar os sonhos num diário, estimula a memória para lembrarmos deles pela manhã.
A Psicóloga, Ph.D, Gayle Delaney é especialista na área. Há um trecho de um livro dela, "All About Dreams - O livro de Ouro dos sonhos" que ela dá 8 dicas fundamentais pra ajudar a lembrar dos sonhos:

"1 - Mantenha uma caneta e uma folha de papel ao lado da sua cama.
.
2 - Durma o suficiente. A maioria de nós realmente precisa de oito ou mais horas de sono pra se sentir bem e recordar mais facilmente dos sonhos.
.
3 - Antes de dormir faça anotações do dia em seu diário - apenas 4 linhas sobre o que você fez e sentiu nesse dia. Isso aumentará muito sua capacidade de lembrar-se de um sonho pela manhã.
.
4 - Acorde naturalmente. Assim, em geral acordará logo após seu sonho noturno mais longo. Se estiver dormindo o suficiente, não terá de ser acordado subitamente por um despertador.
.
5 - Fique deitada por um momento e pergunte a si mesma "o que estava passando por minha mente"? Adquira o hábito de ter esse pensamento antes de se perguntar que dia é ou o que tem de fazer hoje.
.
6 - Anote seu sonho de qualquer modo que se lembrar. Se estiver com pressa, faça poucas anotações. Elas podem bastar para trazer o sonho de volta à sua momória quando você tiver mais tempo.
.
7 - Se você não se lembrar de um sonho, force-se a anotar uma frase sobre qualquer coisa que sentiu ou que lhe ocorreu quando acordou. Com o transcorrer do tempo, esse hábito convencerá sua memória de que esquecer-se de um sonho não o livrará da necessidade de botar ele no papel. Depois de 1 ou 2 semanas dando esses passos, quase todas as pessoas com quem já trabalhei começaram a se lembrar de seus sonhos. Se isso não funcionar procure outro livro sobre sonhos e se pergunte por que está ansiosa a respeito de se lembrar de seus sonhos. Mas é provável que você não esteja dando um desses passos.
.
8 - Se, como costuma ocorrer, você começar a se lembrar de sonhos demais, decida de quantos quer se lembrar e quantos quer registrar. "
.
Bibliografia recomendada:
DELANEY, Gayle. O Livro de Ouro dos Sonhos - All about Dreams, Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

11 comentários :

  1. Marlon, sinto muito mas você já esta sendo vítima de plágio:
    http://dandoumgoogle.blogspot.com/2011/02/como-lembrar-dos-sonhos.html

    ResponderExcluir
  2. Eita! Tens razão. rsrsrsrs
    Deixei comentário para o dono do blog sobre isso. Brigadão pelo aviso Túlio.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marlon, gostaria de te pedir autorização para a utilização do conteúdo do seu blog, em um blog que criarei, claro q o citarei como fonte, te adicionei no Facebook para podermos conversar sobre.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Augusto, pode utilizar sim. Qualquer dúvida só me avisar ;)

      Excluir
  4. Hey, Márlon!
    Queria saber se os horarios de sono influenciam no sonhos lucidos, tipo... eu costumo deitar às 6 da manha e acordar lá pras 3 da tarde ou 4, ahushuahsuh. Mas eu durmo bem, nada me interrompe durante o sono nem nada, mas será que eu tenho menos chance de ter sonhos lucidos?? '-'
    A propósito, adorei o blog, ta de parabéns :D

    ResponderExcluir
  5. ASS: LEONARDO

    Sonho Lucido eh algo incrivel, ultimamente tive alguns sonhos lucidos, é incrivel como dentro do sonho eu pensava "eu sei que estou sonhando" dai eu podia proseguir no sonho estando sobre o controle das açoes. Quando acordava pela manha eu me lembrava do sonho, mas agora não consigo lembrar deles. Nao sabia que era possivel treinar para ter sonos lucidos e nao sabia tb que era possivel sonhar que esta sonhando, isso me impressiona.

    ResponderExcluir
  6. Mas afinal faço wbtb ou nao aqui diz para dormir mas devia acordar ás 6 para ter os sl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o WBTB implica em despertar, permanecer acordado um tempinho e voltar a dformir, conforme a técnica descreve. ;)

      Excluir
  7. sonhei com pessoas que ja faleceram como sogro sogra e cunhado numa festa num sitio ou chacara naõ me lembro bem

    ResponderExcluir
  8. Sonhei com os numeros do euromilhoes mas nao lembro de todos. Incrivel é que sempre que tenho esse tipo de sonho, os numeros que eu lembrar que nunca passam de 3 saem sempre, eu hoje quero esforcar para lembrar de todos, como faço?
    Adorei o seu Blog parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Sonhei que estava conferindo o bilhete da mega sena e que acertava os 6 números em um dos bilhetes, mas de manhã, só consigo lembrar de 3 números, meus sonhos as vezes se realizam por isso preciso de me lembrar dos outros 3 números que faltam...
    Uno

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...