ÚLTIMOS

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Experimentos em Sonhos Lúcidos: fronteiras da consciencia!

A idéia que proponho, através desse texto, é procurar através de nossos próprios experimentos, reunir informações para desenvolver ainda mais, o que a gente conseguiu descobrir até agora sobre a memória nos sonhos lúcidos.
.
Especificamente nos comentários desse tópico, vamos elencar os relatos de sonhos lúcidos que objetivaram trazer novas informações sobre novos recursos da memória, durante o estado de consciência nos sonhos.
.
- Sigmund Freud e Carl Jung exploraram avidamente nosso subconsciente/inconsciente nos sonhos. Através dos sonhos lúcidos, podemos mergulhar conscientes , num estado mental alterado que vai nos permitir acessar nossas fontes de criatividade, medos, paixões e talvez do funcionamento da memória. É um território bem pouco explorado nesse sentido.

.
 Acho bem séria a hipótese da gente conseguir descobrir uma utilidade do sonho lúcido no aprimoramento do uso da nossa memória.


.
Não é incomum acontecerem sonhos em que vivenciamos detalhes, lembranças que mal sabíamos possuir na vigília. Os experimentos que proponho vão nos sentido de procurar descobrir se temos condição de trazer à tona, memórias não acionadas na vigília.

.
Pensando nisso, segue alguns exemplos de experiêncas para explorarmos o que pode ser descoberto sobre os sonhos lúcidos, especificamente , no que se refere ao uso da memória.

Referência a 1ª missão, da melhor série de Ficção Científica publicada desde 1961.
.
Sugestões de experimentos:


- Uso da memória. Há fortes evidências que nosso estado alterado de consciência, nos sonhos, pode ser capaz de acessar memórias que não conseguimos na vigília. A consciência no sonho vai ser nossa CHAVE.
.
*** Experimente no teu próximo sonho lúcido, entrar por alguma porta e entrar em algum cômodo de uma casa que pertença a tua mais tenra infância.
.
*** Experimente no teu próximo sonho lúcido, entrar por alguma porta e entrar em uma sala de aula que seja da época do teu primário, reencontrando uma turma que na vigília tu não lembre direito.
.
***...são sugestões! Fica a critério de cada um a melhor maneira de conduzir o experimento e utilizar idéias que lhe estimulem mais. Apenas peço encarecidamente, para mantermos o foco nos sonhos lúcidos.

23 comentários :

  1. Pow, mto interessante isso... é q ainda sou iniciante no assunto de sls, mas assim q tiver um sl, se eu num ficar mto nervoso e acordar, tentarei algo assim... seria realmente interessante

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo Veg!
    Já está anotando teus sonhos num diário? É o primeiro passo sempre. Vai exercitar tua memória e o reconhecimento do estado mental do sonho.
    .
    Em segundo lugar adote um método. Eu gosto do Tholey e do Mild. Estão bem citados aqui no blog. E use algum reality check! Gosto de espelhos e interruptores.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lembro do meu primeiro sonho lucido eu tinha uns 7 a 8 anos de idade e estava tentando superar meus pesadelos (tinha muitos, e muito seguido) e depois daquilo começei a praticar!

    ResponderExcluir
  4. É bem interessante isso que tu comentou Claudio. De pesadelos na nossa infância forçarem a gente a enfrentar o mundo dos sonhos.
    .
    Tem um texto sobre a Beverly d'Urso que possui uma história parecida contigo:
    http://www.sonhoslucidos.com/search/label/A%20Mestra%20dos%20Sonhos

    ResponderExcluir
  5. não sei se cabe bem como exemplo, mas costumo tentar usar os sonhos lucidos para resolver algum tipo de problema ou situação que esteja enfrentando, o caso mais marcante foi que consegui reproduzir meu ambiente de trabalho, e buscar solução para um problema que tinhamos lá com algumas maquinas. Quanto as experiêncas propostas de voltar a algum tempo passado creio ser mais dificil. Não faço ideia de como tentar iniciar. Existe algum metodo que facilite?

    ResponderExcluir
  6. Hoje tive meu primeiro sonho lúcido! Venho tentando a, mais ou menos, 1 mês. Usava várias técnicas que você postou aqui mas nenhuma funcionava. Ontem então fui dormir mais e já estava cansado, apenas falei "Terei um sonho lúcido" e aconteceu! O sonho durou um tempão e estava com muuuita lucidez! Obrigado pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Marcelothefox,
    .
    Eu sugiro aplicar a técnica das portas. Pelo menos comigo tem funcionado bem pra controlar e prolongar o sonho lúcido. ;)
    .
    .
    Yanty, parabéns cara!
    E não deixe de anotar seus sonhos porque isso vai permitir o teu reconhecimento do estado mental do sonho... enquanto tu estiver sonhando!
    Seja sempre bem-vindo e sinta-se a vontade pra relatar pra gente tuas experiências.
    Abrç!

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal eu sempre tive interesse nesse tipo de sonho e só agora pouco tive conhecimento sobre um estudo, mas o que eu quero mesmo falar é sobre um probleminha que tenho durante os meu sonhos e não sei como resolver e não conheço outras pessoas que tenham passado por isso, em todos os meu sonhos eu me assisto como se estivesse em um filme me vendo em 3ª pessoa e nunca como eu mesmo agindo no sonho, sempre a vista é de fora do corpo podendo me ver por inteiro e tudo que acontece no ambiente como num filme mesmo, alguém já passou por isso? Como resolveu?

    ResponderExcluir
  9. Oi Renan,
    Teu caso é o mesmo que o onironauta Junior tbém tinha. Recomendei para ele o seguinte:
    .
    .
    .
    Hipóteses de possíveis causas:
    .
    1 - Caso tu seja um gamer, com jogos de 3a pessoa, pode-se considerar a possibilidade disso estar indo parar nos teus sonhos.
    .
    2 - Alguma explicação psicológica, provavelmente com origens do teu subconsciente. Daí ser fundamental prestar mais atenção se os temas dos teus sonhos estão se repetindo.
    .
    .
    Por fim, encontrei num forum norte-americano a mesma queixa:
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.lucidipedia.com/forum.php%3Fsection%3Dviewtopic%26t%3D654

    ResponderExcluir
  10. Sugestão para aproveitar a recorrência dos sonhos em 3a pessoa:
    Procure evitar de cortar o sono tão cedo(meio da madrugada). Isso serve pra fazer bem esporadicamente, pois prejudica a qualidade do sono e claro, nossa força mental.
    .
    Prefira os métodos consagrados como o MILD, WBTB, Tholey, CAT...
    .
    Quanto ao problema do sonho em 3a pessoa, como se trata de um sonho com tema recorrente, acredito que tenho uma hipótese de solução boa:
    - aplique o método de Tholey e atenção para o que tu deve usar no passo 6:
    .
    "6. Se, com frequencia vc tem nos sonhos experiencias que nunca ou raramente ocorrem no estado desperto, como as de elevar no ar ou voar(MEU CASO!), então deve, enquanto desperto, tentar imaginar que está tendo essas experiências, dizendo a si mesmo o tempo todo que está sonhando."
    .
    R) Como esses sonhos em 3a pessoa estão acontecendo com frequencia para ti, minha idéia é que tu experimente imaginar, enquanto desperto que está tendo essa experiência!...
    .
    É uma mera aplicação do método inventado pelo psicoterapeuta alemão Tholey. Bons sonhos companheiro!

    Fonte:
    http://www.sonhoslucidos.com/2008/03/mtodo-para-aumentar-suas-percepes-num.html

    ResponderExcluir
  11. Valeu ai pela ajuda Márlon eu tive um início de sonho lúcido duas veses essa semana, mas novamente nos dois eu estava em 3ª pessoa mas assim mesmo eu consegui interagir no sonho porém como não tenho prática foi bem rápido e logo entrei em sono profundo denovo! Num deles eu me vi correndo num corredor branco, eu estava vestido como segurança, de cara me veio a idéia: Eu estou sonhando, ai eu parei e decidi que caminho eu ia seguir, comecei a correr denovo dai eu puxei a antena do rádio e ela esticou sem parar o que foi bem engraçado mas em seguida eu fiquei inconciente denovo! Mas a experiência foi legal.

    ResponderExcluir
  12. O outro sonho eu estava tentando experimentar uma tecnica pois como eu sempre acordo por volta das 5 da manhã eu tentei dormir denovo e entrar no sonho, logo assim que eu cochilei eu me vi num lugar todo escuro, com uns quadros na frente, então eu decidi andar em direção aos quadros, eu me senti andando, entretanto eu me via andando sem sair do lugar porém tudo caminhava na minha direção, até que o quadro me alcaçou e eu me senti abraçado pela imagem como se fosse agua me envolvendo, daí começou um sonho e eu apaguei, mas vou continuar tentando até conseguir demorar pelomenos um pouco!

    ResponderExcluir
  13. Olá Renan!
    Parabéns pelos sonhos! Tais conseguindo fica consciente e certeza que logo logo tu vai conseguir prolongar as experiências. Dois em uma semana está excelente!
    Não pare de anotar os sonhos, fazer os reality checks e seguir o melhor método pra ti.

    ResponderExcluir
  14. Olá Márlon,um dia desses parei no seu site sobre sonhos lúcidos por acaso, e li coisas que me deixaram muito surpresa e curiosa sobre o assunto.Eu não sabia que esse tipo de coisa era possível e nunca ouvi falar sobre isso,tenho muitas perguntas para te fazer...Mas calma,por enquanto eu queria saber,na sua opinião,qual é o melhor método para uma iniciante como eu?

    ResponderExcluir
  15. Olá Elisangela,
    Recomendo sempre o Tholey e o MILD. De preferência o Tholey, dando aquela acordada após 6h de sono e continuando a dormir em seguida.
    .
    Tens que passar a anotar teus sonhos. Isso é fundamental para ti passar a recordar melhor dos teus sonhos.
    .
    Fazer uns reality checks durante o dia. Por exemplo olhar para as mãos de 5x até 10x por dia se questionando: "Estou sonhando ou não?"
    .
    .
    .
    ;)

    ResponderExcluir
  16. Olá Márlon..

    Tenho um fascínio imenso pelo assunto em questão.
    Sempre estou a pesquisar alguma coisa envolvendo a mente.
    Estava a esses dias pesquisando o I-doser (cujo tem uma 'dose' que diz conseguir fazer o 'usuário' ter sunhos lúcidos.
    Bem não tive.
    O que me levou a ver os diferentes tipos de sons que alteram nosso cérebro (Binaurais, Mononaurais, Isocrônicos, etc.)
    ..e isso...me trouxe ao seu blog. (alias, interessantíssimo)
    Na verdade, escrevi tudo isso só para saber se você já experimentou esse tipo de som para conseguir seus SL.
    Aliás, dei uma procurada meio por cima aqui no blog, e não ví se tinha alguns audios para colaborar com os SL. (ví os vídeos).
    Obrigado desde já, já estou anotando meus sonhos e procurando uma técnica que se ajuste a mim.

    PS: Ontem, tentei, mas não estive lúcido em sonhos, mas presumo que fiquei com a paralisia do sono; que lí a respeito aqui; e pra falar a verdade não me assustei em nada... adorei ...algo me dizia que era mais ou menos por aii que eu tinha que ir..


    .


    Abrass Márlon, desculpe o tamanho do comentário (é do tamanho do meu interesse pelo assunto rs.)

    ResponderExcluir
  17. Olá Gustavo, seja bem-vindo!
    Eu ainda não fiz um texto sobre essa técnica de indução. Justamente porque ainda não a experimentei.
    .
    O Túlio, colaborador do blog, tem alguma experiência e já sugeriu também experimentar o I-doser. Uma hora dessas vou fazer!Valeu a dica ;)
    .
    Passou pela primeira paralisia do sono é?! rsrsrsr digamos que também não é confortável hehhehehe foram raras as vezes que senti. Sei que no Método WILD elas podem aparecer um pouco mais.
    .
    Quanto ao tamanho do comentário, não se preocupe. Aqui somos livres para comentar à vontade ;)
    Continue compartilhando tuas experiências.
    .
    Abç e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  18. ae marlon, blz? cara, que exemplo de adm que voce é, meus sinceros parabéns.
    gostaria que voce me ajudasse. as vezes quando eu deito para dormir, meus pensamentos ficam muito altos, parece que eu estou narrando o meu próprio pensamento, fico horas e horas nessa, sem dormir... fico na mesma posição uns 30 minutos até enjoar e me viro na cama... é muito ruim isso, da vontade de gritar, parece uma tortura mental. (1)

    ai fui no médico e ele me receitou meditação, dai eu vendo seus post sobre sonhos e "viagens", vc menciona sobre andar e entrar em portas, porém quando eu estou alcançando meu estado de lucidez (nao sei a palavra correta para a frase) eu perco a respiração, quando eu percebo eu já levo um susto, parece que quanto mais "longe" eu vou, eu vou esquecendo de respirar.. (2)

    de vez em quando, quando estou deitado de lado, nao sei como explicar, mas parece que eu sintonizo meus pensamentos e eu imagino tudo extremamente enorme e 3d.. parece uns traços, nao tem forma de nada, e quanto mais eu imagino esse negocio, vai criando detalhes, parece que eu to vendo num microscópio e quanto mais eu vou detalhando eu vou esquecendo de respirar, e isso que eu nem to dormindo completamente, parece que eu estou entre o real e o sonho.. pode me explicar o que seria isso? (3)

    é normal num sonho lúcido eu querer fazer "alguma coisa" com uma mulher e ela rejeitar? e eu continuar conversando com ela? já que voce consegue controlar perfeitamente o sonho? (4)

    só vc mesmo para me ajudar e entender, marlon. abraço, fique com Deus, e bons sonhos, rsrs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poio,

      O master super sayajin Reizen já respondeu na buena.

      Vou comentar tbém porque as colocações são bem interessantes.

      Sobre o lance da respiração que talvez, não sei se tu conversou isso com teu médico, existe a possibilidade de se tratar de apnéia do sono.

      Pode ser tbem, como o Reizen bem lembrou, apenas uma percepção de um estado alterado/híbrido, típico na paralisia do sono em que podemos ter essa sensação de dificuldade de respirar
      Pelo teu relato quando isso acontece no sonho, parece bem relacionado ao que está acontecendo contigo enquanto dorme(teu corpo na cama). Tens q investigar.
      .

      Experimente dormir de lado para ver se melhora. Pessoas com algum grau de apnéia mais leve, podem se beneficiar disso.

      Sobre a dificuldade pra dormir serenamente, vale as recomendações básicas de higiene do sono. Aqui no site tu vai encontrar alguns posts bem legais e úteis.

      Lembre-se de praticar atividades físicas como corridas, caminhadas, musculação, natação ou o que tu se identificar mais. Isso ajuda muito a regular teus hormônios e ciclo cicardiano. Claro, não vá fazer de noite.

      A qualidade do sono deve ser uma prioridade pra gente. Persista em encontrar as causas reais desse comprometimento de entrada no sono. Ferramentas para uma boa análise e solução do problema não faltam.

      Sobre coisas no sonho que acontecem sem q possamos interferir, isso é perfeitamente comum. Estar consciente num sonho não significa q é necessariamente possível controlar o q acontece.

      Para manipular sutilmente coisas q acontecem, sugiro ler sobre a t´Técnica das Portas :)

      Abs e bons sonhos !

      Excluir
  19. Poio você sempre tem dificuldade para dormir? Costuma dormir em quais horários, dorme quantas horas?
    Ficar sem ar faz me lembrar de experiências com paralisia do sono, está meditando ou tentando Wild?

    Sobre sua pergunta abaixo é normal sim, as vezes a uma recusa do subconsciente. E não, agente dificilmente controla perfeitamente um sonho, geralmente os sonhos lúcidos oscilam bastante e tendem a fazer com que a nossa lucidez diminua cada vez mais com o passar do mesmo.
    Aguardo suas respostas :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado marlon, já li sobre a técnica da porta e já comecei a botar em prática.. sobre os exercícios físicos, vou começar a fazer academia (só por q vc falou hein).. realmente quando eu durmo de lado nao tenho falta de ar, porém quando eu entro na técnica da porta, depois que eu passo por ela, as vezes eu percebo que parei de respirar (e sinto meu coração bater forte).. obrigado mais uma vez pela atenção marlon..

      Excluir
    2. Reizen Endler, eu sempre tive dificuldades para dormir (de ir deitar as 9 horas da noite e ficar até 6 horas da manha acordado, sendo que 7 horas meu celular despertava para trabalhar) realmente uma tortura mental horrível. me deram conselhos de remédio para dormir (tomei a primeira vez, o médico falou que era mt forte, portanto tomar a metade, ai dormir uma 5 horas só.. e de domingo pra seg eu tomei inteiro, pois era a noite que eu tenho certeza que nao durmo nada, e adivinha? fui deitar as 9 e poco e nao lembro de ter pegado no sono até a hora de levantar pra trabalhar).. isso foi no começo de maio e durou até julho sem dormir se quer 2 horas por dia, pode acreditar! aí de julho pra cá, comecei a frequentar lugares diferentes, fazer coisas que nao costumava fazer, abrir um pouco mais minha mente e funcionou.
      mas tem dias que minha mente fica travada, nao sei explicar direito, parece que eu estou narrando o que estou pensando, ai quando eu deito, tudo o que eu penso parece uma conversa (narrando mesmo) e nao consigo de jeito nenhum sair dessa... muito ruim mesmo..

      ultimamente eu estou indo dormir na faixa de meia noite, e acordo 11 horas pra mais.. por causa das férias.
      nao medito com muita frequência por que eu trabalhava de dia e estudava de noite, ai nao sobra muito tempo..
      e nas vezes que eu tentava, eu nao sabia muito como funcionava e nao sei se fazia direito.. acho que fazia, pois as vezes eu perdia a respiração quando fechava meus ólhos.. (confesso que tinha até medo)..

      cara, muito obrigado pela atenção, é muito bom trocar ideias com quem realmente se importa.. obrigado mesmo!! até

      Excluir
  20. Huum... Interessante, agora entendi, você também chegou a tomar alguns medicamentos. Já pensou em atividades físicas de alta tensão musculação, artes marciais..?
    Disponha brother sempre que precisar, abraços! = )

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...