ÚLTIMOS

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Técnicas para controlar os sonhos - Parte III: o uso de portas!

Minha técnica favorita. Criei ela naturalmente. Até hoje não sei de onde tirei a idéia... talvez tenha começado a utilizar ela pelo fato de sonhar muito com casas. Com uma frequencia considerável,  meus sonhos estavam acontecendo(e ainda ocorrem um bocado) na minha casa, dos meus pais, em casas que já morei etc.. e uma vez consciente, olhando para elas, sabia que poderia desejar algo que estivesse além dela! Meu segundo sonho lúcido já continha uma porta(que transpassei sem abrir).
O uso de portas nos sonhos lúcidos pode trazer resultados surpreendentes. 

.
Vantagem: sonho é muito o que desejamos, emoções que estamos sentindo, reprimindo e abrir uma porta é sair de um ambiente para entrar em outro. O ambiente dos nossos desejos! O símbolo é perfeito.
.
Desvantagem: diferente de fazer um simples esfregar de mãos ou um rodopio, há necessidade do sonhador lúcido criar a porta no sonho. Caso seja a situação de um sonho se diluindo, um esforço desse pode ser o golpe final pra acordar.
.
Contramedida: não há necessidade de visualizar a porta, quando precisar dela para um sonho mais nítido ou vívido. Algumas vezes quando o sonho estava mergulhando no breu ou quando surgiu uma casa sem portas, eu apontei meu braço para trás, sem olhar, fiquei tateando o ar até encontrar a maçaneta.
.
Tem sido a técnica que mais utilizo. Ela é de uma força e grau de eficiência espetacular pra mim.

6 comentários :

  1. Olá Marlon, tudo bem?
    Eu ontem tive um sonho lúcido, o primeiro depois de muito tempo, mas assim que tive consciência de que estava sonhando, me senti desconfortável e fiz de tudo pra acordar. É normal essa sensação? Você conhece alguma forma de evitar isso e poder aproveitar o sonho?

    Bom, fiquei com essa dúvida e não tinha ninguém pra perguntar, e pesquisando acabei achando o seu blog! Obrigada!

    Um abraço,

    Jéssica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica,

    É importante descobrir qual foi especificamente a causa do desconforto. Era o sonho lúcido em si? Algo te assustou por lá ou foi a experiência de ficar consciente? Teve alguma sensação física quando acordou?
    Caso considere necessario manter os detalhes mais privadamente, pode mandar email para marlon.de.krypton@gmail.com

    Abraço!

    Márlon

    ResponderExcluir
  3. Então marlon... talvez a sensação de estar lúcida num sonho tenha me assutado. Como se...eu me sentisse oprimida? Não sei explicar muito bem. Eu tive a sensação de "estar presa dentro do meu corpo" e precisar acordar pra sair, entende? Foi muito esquisito! Eu não lembro muito do que aconteceu antes, mas não era um lugar muito terrível não.
    Mas enfim, depois desse dia, tive mais dois sonhos lúcidos seguidos! Um dia sem e ontem tive mais um. Tá acontecendo com tanta frequencia que eu to espantada.
    Eu não me recordo de nenhuma sensação física específica quandoa cordei, além de sonolência mesmo. Só me recordei do sonho no trabalho, horas depois, porque uma das TVs tava passando o trailer de "Origem".

    Ah, outra coisa: eu vi aquele vídeo que você postou o link, o de PNL, sabe? Você sabe se é confiável, se é que isso é possível? Digo, a fonte e tal? Eu vi umas duas vezes, ontem e anteontem. Anteontem não tive sonho lúcido algum, mas ontem eu tive. Não sei se há relação, proque nos três dias anteriores, em que tive sonhos lúcidos, não assiti ao vídeo. Esse primeiro que te falei, inclusive, foi espontâneo.

    Bom Marlon, acho que por enquanto é "só"! Obrigada pela atenção!

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ter especialidade em análise de sonhos, do pouco que sei, aprendi q é importante a gente procurar destacar bem o que sentimos nos sonhos.
    Tens que anotar teus sonhos, procurando relacionar com o máximo de detalhes possível que elementos dos sonhos podem estar provocando essas reações de opressão.
    Posso te adiantar que não é incomum a sensação de “estar presa dentro do corpo”. É um sintoma bem típico de paralisia do sono. Um mecanismo que todos temos pra não sair da cama enquanto estamos sonhando. Em vários anos de experiência com controle dos sonhos e sonhos lúcidos, tive apenas 2 casos isolados de paralisia do sono. As vezes vem umas alucinações, nada demais. É só lembrar q é criação mental nossa.
    .
    No teu lugar eu ficaria bem animada! É uma freqüência bem grande de sonhos lúcidos a tua. Os vídeos ajudam a induzir sim. Especialmente se tu prestar bastante atenção nas instruções do primeiro. O segundo pode ser visto a vontade. O Peter Casale que criou o vídeo, mostrou que sabe muito bem o que fez. Pesquisei bastante os sites de origem e sobre ele próprio. Ele está é ganhando bastante respeito e notoriedade com o feito.
    Mais dúvidas, conte comigo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. OI Marlon! Bom dia!

    Eu fiquei bastante empolgada com toda essa frequencia de sonhos lúcidos. estou tentando não me frustrar quando não acontece um

    Fiquei com um certo receio do vídeo por precaução, ou talvez paranóia mesmo. É difícil confiar. Embora eu acredite que se alguém quiser implantar idéias pode fazê-lo de maneiras muito mais sutis.

    Eu assiti nos últimos dois dias e não tive nenhum sonho lúcido. Tem sido dif´cil acordar, mas eu comecei a trabalhar semana passada, e faz muito calor aqui também. Especiamente o trabalho é mentalmente exaustivo. Mas não vou negar que cheguei a associar com o vídeo! Besteira, né? Ou te de alguma coisa semelhante?

    O lance da paralisia não rolou mais não, mas tenho sonhado muito esses dias, lucidamente ou não.

    Marlon, você sabe se existe algum fórum ou coisa do tipo pras pessoas trocarem idéias sobre sonhos lúcidos?

    Bom, obrigada por toda a atenção! E parabésn pelo blog, muito interessante a iniciativa!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Tem sim Jéssica! E eu frequento muito essa comunidade:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=57010
    .
    Até coloquei link no blog porque já está batendo nos 30.000 membros. Dá pra trocar bastante experiências e idéias por lá.
    Quanto ao trabalho, acontece o mesmo comigo. E mais a faculdade... já viu! Seja bem-vinda sempre que quiser aparecer onironauta!
    Abraço e bons sonhos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...