ÚLTIMOS

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Filmes sobre sonhos lúcidos: Waking Life

     Existem alguns filmes que estão diretamente relacionados aos sonhos lúcidos: Waking Life, Sonhando Acordado, Inception, Páprika, Vanila Sky e Morte nos Sonhos. Deve haver outros, mas são os que conheço e que merecem ser assistidos. Já fiz um texto sobre o Inception e agora vou me referir ao Waking Life.
    
     Waking Life é o filme que trata mais fortemente do tema da consciência nos sonhos. O tratamento artístico e da história vai totalmente de encontro a natureza do assunto. A narrativa foi criada de modo a ficar mais parecida possível com um sonho.

Waking Life é talvez o filme que melhor se aproxime da natureza dos sonhos lúcidos.

     Waking Life é sessão obrigatória para todos interessados em sonhos lúcidos porque ele é um filme sem grandes pretensões, objetiva tratar do tema do ponto de vista de alguém que sonha. Essa perspectiva não é de alguém com experiência, pelo contrário, sequer sabe da possibilidade de sonhar lucidamente.
  
      O protagonista é levado a percorrer caminhos que o levam a pistas sobre o que de fato está acontecendo. E leva junto quem assiste a história, a procurar entender o que se passa naquela realidade.
    
     Percebe-se a arte e o mergulho nos sonhos o filme inteiro. Nem um pouco comercial, o filme normalmente surpreende desde o início seja pelo estilo ou pela história. É obrigatório para todos que curtem o tema dos sonhos lúcidos.

      Vale destacar que a imagem do flme é uma mistura de filmagem com atores, reestrutrada com o traço de animação de 30 diferentes artistas, manipulando computação gráfica. Trata-se da técnica conhecida como "Rotoscópio", utilizada também no filme A Scanner Darkly.

.
     Tenho que ressaltar a existência de outros filmes que apesar de não abordarem, como tema central os sonhos ou a consciência nos sonhos, mas acabam se tornando de grande relevância na área, porque dizem respeito as reflexões sobre a realidade. Sobre o tecido do real... mas afinal, o que é a realidade?! São filmes como: Matrix, Contra o Tempo - Source Code, A Cidade das Sombras, 13º Andar, entre outros.

     Por fim, quanto ao título do filme(sem tradução oficial), "Waking Life" é uma referência baseada numa máxima do filósofo, poeta e ensaísta espanhol George Santayana:

 "A sanidade é a loucura empregada para o bom uso. Uma vida despertada é um sonho controlado". *
 *Santayana, George (1989). Interpretations of Poetry and Religion. Cambridge: MIT Press. p. 156

16 comentários :

  1. Olá Márlon,
    Obrigada por ajudar com minhas dúvidas sobre o despertar dos sonhos lúcidos...
    Já que vc está falando de filme fica aki duas indicações, "A Origem" c/ Leonardo Di Caprio e "Um sonho dentro de um sonho", é magnífico, dirigido e estrelado por Anthony Hopkins, narra a vida de um roteirista, é impossivel separar o que se passa em sonho daquilo que se vive em vigilia.
    Este segundo carrega o título de um poema de Edgar Alan Poe... Se por coincidencia ou não, não sei.

    "Recibid este beso en la frente. Y ahora que os dejo, permitidme por lo menos confesar esto: no os agraviéis, vos que estimáis que mis días han sido un ensueño. Entretanto, si la esperanza se ha ido, en una noche o en un día, en una visión o en un sueño, ¿se ha ido menos por eso? Todo lo que vemos o nos parece, no es sino un ensueño en un ensueño!"
    Não encontrei em português nenhuma tradução satisfatória...
    Estou inclinada a acreditar q ensueño é melhor traduzido por sonho lúcido.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Oba! Brigadão pela dica Amanda! Curto muito o Anthony Hopkins e com esse tema ainda, vai ser jóia ;)
    A Origem tem um texto que fiz porque o filme é monumental e até entrevistas o Chris Nolan fez com especialistas em sonhos lúcidos... não podia deixar de dedicar um texto.
    http://www.sonhoslucidos.com/2010/08/inception-origem-mergulho-no.html

    ResponderExcluir
  3. eu assisti recentemente o Dreamscape(Morte nos sonhos) e curti bastante! foi muito bem feito se comparado à epoca. o interesante entre ele o inception é que ambos refletem a situação política e econômica. Dreamscape no contexto da guerra fria cria a teoria de que ao matar ao alguém nos sonhos a mata na vida real o que na epoca deveria ter sido bem chocante, e preucupador pois teoricamente se o sonho acontece na mente e a mente que envia impulsos para os musculos ao arrancar um coração de alguém no sonho provocaria um infarto porém o coração bate involuntariamente então sem chance lol e o bem o inception reflexte a nossa vida atual de puro capitalismo, a busca pelo lucro máximo custe o que o custar... eu estou baixando o waking life parece ser muito bom ^^ pretendo ver todos os filmes sobre sonhos lúcidos! eles são inspiradores e alimentam a minha vontade de me esforçar cada vez mais xD

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro que adorei o Morte nos Sonhos. Era um suspense sobrenatural, com cenas fantásticas bem típicas de sonhos e com efeitos bem bacanas pra época.
    Tu disse que baixou o filme Túlio? Emule, Torrent?... Tô atrás desse filme faz um tempão!
    O Waking Life eu comprei o dvd ;P
    É perfeito pra quem curte sonhos lúcidos ;)
    Não deixe de comentar depois o que tu achou!

    ResponderExcluir
  6. eu achei alguns links pra você
    se você gosta de qualidade tem este torrent blue-ray 720p no TPB:
    http://bit.ly/fisSM5
    e para DVDRip:
    http://bit.ly/gz50X4
    http://bit.ly/fjaxJB

    legenda vc encontra fácil no legendas.tv

    -=-

    Eu assiste ontém o Waking Life, é realmente um mergulho profundo nos sonhos lúcidos mas eu tenho que falar:
    A filosofia presente no filme fez sair fumaça da minha da cabeça!

    o filme e bem confuso e eu assisti meio com sono mas antes de assistir novamente caso você saiba a resposta:
    Algum evento no filme NÃO faz parte do sonho dele?
    se sim, quando e por que(o que te fez chegar a conclusão)?
    tem uma parte que ele fala que tava tendo muitos falsos despertares, por enquando eu acho perfeitamente possível que tudo seja sonho dele!

    ResponderExcluir
  7. Vixemaria, agora que li essas tuas dúvidas Tulião rsrsrsrs mas acho que acabamos trocando idéias por algum chat ou msn não foi?
    .
    Mas para deixar uma resposta registrada:
    Não. Tudo ali faz parte do sonho e o que vemos é uma sucessão de falsos despertar.
    Tu mesmo respondeu, tem uma parte no filme que o protagonista percebe que é isso mesmo que está acontecendo. Que apesar de saber ele vai ficando bem frustrado com a coisa.

    ResponderExcluir
  8. RECOMENDO ( UM CÃO ANDALUZ ) LUIS BUNUEL E SALVADOR DALI APESAR DE QUASE UM SÉCULO DE EXISTENCIA ESSA PÉROLA CULT DO GENERO ONIRICO E SURREALISTA , ME IMPRESSIONA COM A SUA MENSAGEM DOENTIA DO MUNDO DOS SONHOS . UM DOS GRANDES DESBRAVADORES DO TEMA!

    ResponderExcluir
  9. Inseption e um classico. Ando tendo sonhos em sequencia. Como se o de hoje continuasse os eventos do sonho de ontem, numa construcao impressionante. Isso e normal? Desde crianca que percebo que estou sonhando e procuro modificqr a natureza do lado de dentro. Na maioria das vezes eu acordo com um principio de cefaleia, mas em questao de uns dez por cento consigo me situar normalmente e curtir o dominio do sonho.

    ResponderExcluir
  10. Também tem um filme chamado: A origem. É mto bom e fala sobre sonhos lúcidos e técnicas de acordar de sonhos lúcidos, recomendo.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de indicar um filme que me ajudou a indução de sonhos lúcidos: Em algum lugar do passado - Este filme é classico mais adota a ideia de que podemos nos viciar ao ponto de achar que era real (Muito bom). A origem me ajudou no quesito dos totens. Tenho praticado a algum tempo e a sensação é ótima de poder controlar os seus sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Mercador! Adoro esse filme tbém. E li o livro que ainda vai mais fundo na parte técnica do uso da mente e da ambiguidade sobre o que de fato aconteceu na história.

      Excluir
  12. Eu acabei de ver esse filme Waking Life e achei algumas coisas bem interessantes como quando o personagem principal estava conversando com um cara daí ele explica alguns testes de realidade como o da lâmpada acesa e tudo parece normal, daí o personagem principal vai desligar o interruptor e a lâmpada continua acessa e nesse momento ele percebe que esta sonhando. Tudo dentro de um sonho parece tão normal ate fazermos esses testes de realidade.

    O que eu achei engraçado é que enquanto ele estava preocupado em acordar, nós estamos preocupados em permanecer no sonho e ficar acordado nele.

    Acho que seria mais simples ter um sonho lucido se durante o sonho aparecesse alguém e iniciasse uma conversa sobre esse tema, ou algo assim como foi mostrado diversas vezes no filme.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom? Então, assisti o filme Waking Life, e puxa, que lição em!
    Enfim, esse filme me lembra MUITO experiências com LSD.
    Há alguma ligação entre LSD e sonhos? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentando, tem alguma ligação entre LSD e suas trips (principalmente na bad trip) e sonhos, principalmente lúcidos?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...