ÚLTIMOS

domingo, 16 de janeiro de 2011

Uma chave para sonhos lúcidos: sonhos repetidos ou recorrentes

Assunto bem comum na área dos sonhos lúcidos são os sonhos repetidos ou recorrentes. Qual a importância desse tipo de sonho, com relação a consciência nos sonhos? Talvez seja uma das formas mais rápidas para conseguir a lucidez.


De tanto utilizar portas para controlar meus sonhos, elas viraram presença constante.

Entende-se por sonhos recorrentes aquele tipo de sonho, em que certos temas retornam com uma grande freqüência. Por exemplo, sonhar repetidamente com enchentes, assaltos, festas, nevascas... ou que está sempre acordando numa cidade que você não gosta!... A caracterização da repetição do sonho pode se dar tanto apenas com o tema em si ou com certos elementos.
No meu caso, costumo ter sonhos repetitivos tanto quanto ao tema(sonhos com maremotos) quanto com certos elementos(casa, animais – gatos, cachorros, espelhos).

Bill Murray surtando por sempre acordar numa cidade interiorana que detesta*

Uma vez que algumas dessas repetições se instalem em seus sonhos, a idéia é transformar a ocorrência deles numa forma de gatilho. Toda vez que retornarem, servirá para disparar a consciência nos sonhos.

Trata-se da aplicação do 5º passo do “Método de Tholey”:

"5. Se um acontecimento ou tema é recorrente em seus sonhos, como sentimentos frequentes de medo ou o aparecimetno de um cão, deve-se procurar se questionar quando desperto, sempre que se encontrar em uma situação ameaçadora ou avistar um cão. (ou no caso quando o tema do sonho acontecer quando desperto!)"

http://www.sonhoslucidos.com/2008/03/mtodo-para-aumentar-suas-percepes-num.html

Como é descrito nesse passo, a recorrência do tema pode ser algum sentimento. Medo nesse caso. E isso tem aplicação direta para confrontar pesadelos. Que já foi tema também nesse blog:

http://www.sonhoslucidos.com/2010/04/como-enfrentar-pesadelos.html

Outra situação é quando o tema ou elemento recorrente no sonho não acontece na vigília(acordado), mas teima em aparecer apenas nos sonhos. Por exemplo sonhar que está voando! É um típico exemplo de sonho frequente para muitas pessoas, mas que o fazem sem estarem concientes que estão sonhando.

São frequentes os relatos de pessoas que sonham estar voando, mas sem estarem lúcidas.
Para essas situações a aplicação do 6º passo do Método de Tholey é especial:

"6. Se, com frequencia vc tem nos sonhos experiencias que nunca ou raramente ocorrem no estado desperto, como as de elevar no ar ou voar(MEU CASO!), então deve, enquanto desperto, tentar imaginar que está tendo essas experiências, dizendo a si mesmo o tempo todo que está sonhando."



Fonte:
*O filme é Feitiço do Tempo, para mim uma das melhores comédias com Bill Murray

23 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Márlon, sou uma nova leitora, comecei a ler hoje o seu blog e gostei mt! Parabens!
    Mas eu gostaria de lhe fazer uma pergunta:
    Eu tenho 14, e so tive uma unica vez um sonho lucido! Na epoca eu tinha alguma ideia do que era pois eu tinha visto algo parecido cm isso num desenho (na epoca eu devia ter uns 10 ou 11 anos, e no desenho, o personagem tava tendo um pesadelo que um sanduiche gigante keria come-lo e ele morria de medo, ai o amigo dele entrou no sonho dele e disse algo paressido cm isso: vc pode fazer o que quiser no seu sonho, pq tah td dentro da sua cabeça ai ele reverteu a situaçao e comeu o sanduiche.), desde entaum eu tenho tentado ter um sonho lucido, diversas vezes eu dormia torcendo para perceber que estava sonhando, ai quando acordava no dia seguinte, percebia que avia sonhado mas na hora do sonho não tinha visto que estava sonhando.
    O unico sonho que eu percebi que eu estava sonhando eu estava no quintal da casa de minha avo e na rua que estava alagada por causa da chuva tinha uma lula gigante querendo destruir minha casa, ai eu vi que estava sonhando e pensei assim: eu quero que a lula suma, ai ela sumiu, ai eu fikei td feliz e pensei: se fiz isso entaum posso voar, so q quando tentei n consegui. depois disso nunca mais tive mais nenhum sonho lucido.
    Mesmo eu sendo nova, e nunca mais ter tido nenhum sonho assim, serei eu capais de eu conseguir denvo??
    Eu tenho uma grande imaginaçao, e costumo sonhar acordada, so inventando uma historia em minha mente, mesmo de olhos abertos, ai quando vou me deitar, fico "criando historia" para tentar sonhar com elas! Vc tm alguma dica para que eu consiga alem das que tem no blog ou n??

    mt obrigada desde jah,
    grata, Mari

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina!
    Brigadão por curtir o blog e pelos elogios! É pra aproveitar o máximo que puder. Pode sugerir e criticar também.
    Sobre teus relatos, está bem claro que com o uso de um diário, método(recomendo o Tholey e o MILD) e algum reality check não deve demorar pra ti voltar a ter sonhos lúcidos.
    É fundamental não criar ansiedade com isso. Lembre-se que da outra vez que aconteceu, tua mente não estava focada nesse objetivo. Foi natural.
    .
    Assim, minha sugestão pra ti é manter um diário de sonhos, escolher um método que melhor lhe agrade e fazer algum reality check.

    É importante curtir os sonhos que tu vai anotando. Mesmo não-lúcidos eles servem pra exercitar nossa memória dos sonhos e reconhecer aquela realidade.

    Bons sonhos Mari!

    ResponderExcluir
  4. Olá Márlon,
    Parabéns pelo blog!
    Recentemente estudando a lingua espanhola descobri a palavra ensueño... pesquisando encontrei para ela a tradução de sonho... Penso que traduzir ensueño por sonho, seja reduzir, senão limitar, a palavra. Continuei pesquisando e encontrei o livro do castaneda e através deste, acabei caindo no mundo dos sonhos lúcidos, bem, o assunto chamou minha atenção, não só pela série de coincidencias, mas tbm por que desde sempre tenho um sonho que se repete, é um sonho de angustia no qual sofro uma perseguição, sei que estou sonhando, sempre soube, e algumas vezes fui capaz de criar artificios para minha fuga, outras não. O problema é que mesmo sabendo tratar-se de um sonho e do quanto este está me fazendo mal, não consigo despertar. Até agora tudo que vi da literatura de sonhos lúcidos está voltado para o ensino de como ter e dirigir um sonho lúcido, mas nada fala sobre o seu despertar. Gostaria da sua ajuda = )
    Desde já agradeço
    Amanda

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá novamente Márlon,
    e muito obrigada pelas dicas, por enquanto não tenho o que criticar, mas como a Amanda disse acima, também gostaria de dicas para acordar, pois já teve um sonho naqual percebi estar sonhando (estava me escondendo atras de um carro, fujindo de ladroes) e não conseguia acordar. Eu ficava tentando abrir os olhos e não conseguia (so os deixava esbugalhados), acordei no minuto em que os ladroes me encontraram!!
    Como comecei a ler o blog ontem, comecei o meu diario de sonhos essa amanhã, como jah lhe disse, quase toda noite tenho sonhos e so essa noite passada tive 3 mas lembro-me apenas de 2, e os anotei! Vou passar a preenchê-lo todos os dias (esse meu diario de sonhos, na verdade, e um antigo diario que comprei qndo criança rs!)!
    Mt obrigado por tds as dicas e tenha certeza que serei uma leitora ativa! Vlw novamente!

    OBS:. Hoje conversando cm minha irma mais nova sobre esse assunto, ela disse que mts das vezes que ela sonha ela percebe que esta sonhando (quase sempre, pelo q ela disse) quando se vê, pois ela diz que ve em volta dela a imagem borrada igual na tv, ai percebe que tah sonhando, as que nunca tentou controlar o sonho. Isso e da idade ou da pessoa??

    Obrigada novamente!
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Márlon, sou eu novamente! Eu estava pesquisando no google sobre o RC - Reality Checks - E encontrei este site! Não sei se vc conhece mas resolvi postar aqui:
    http://www.dreamershell.net/?page=4

    boa noite
    mari

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda!
    Vai ser difícil mesmo encontrar técnicas para sair de um sonho lúcido. Todos querem exatamente é conseguir ter sonhos lúcidos.
    Pela tua descrição, tua lucidez vem acontecendo em meio a pesadelos.
    .
    Tais percebendo se tratar de um sonho e a partir daí tu vem confrontando as figuras que te oprimem.
    .
    Não sou um expert em domínio do subconsciente... mas o que eu faria se estivesse no teu lugar é ampliar essa certeza de que tudo ali é criação mental tua. Todo universo do sonho é fruto das tuas emoções, lembranças, do teu interior.
    .
    O Stephen LaBergue dá um belo exemplo no livro dele, quando numa aula dele(no sonho) é confrontado por um "ogro":

    "Quando encontrei esse amor, olhei o meu ogre bem nos olhos, confiando que a minha intuição me forneceria as coisas certas para dizer. De mim fluíram belas palavras de aceitação e, à medida que fluíam, o ogre ia se fundindo em mim. Quanto à briga, havia desaparecido sem deixar vestígios. O sonho acabou e acordei sentindo-me ma¬ravilhosamente calmo.
    .
    Naquele sonho em particular, quando atingi a lucidez e parei de lutar (comigo mesmo, supus), tinha certeza absoluta do que era mais apropriado fazer. Sabia que somente o amor poderia resolver de fato o meu conflito interior e, quando fiquei cara a cara com o meu ogre, procurei sentir amor"

    ResponderExcluir
  9. Oi Marina!
    Vale a mesma idéia que é dada pelo Stephen LaBerge que repassei na resposta acima, para a Amanda. Digo com relação a enfrentar pesadelos.
    Sobre as imagens borradas da tua irmã eu não sei o que dizer. Todos os sonhos dela são assim?
    E parabéns por ter iniciado o diário. Confesso q sou relapso, mas estou me policiando pra continuar anotando, pois ajuda demais!

    ResponderExcluir
  10. Sim, ela disse q isso oorre em tds os sonhos dela! Se ela se olha ela sabe que esta sonhando pois se ve meio borrada!

    ResponderExcluir
  11. Isso é ótimo pra ela Marina! Ela criou naturalmente um "teste de realidade" ou reality check que sempre tá funcionando bem no caso dela. Que ótimo!
    Sobre tentar controlar, minha técnica de controle e prolongamento de sonhos eu faço com o uso de portas.
    O link q tu botou do dreamshell é bom sim! Já dei uma bizolhada. Valeu!

    ResponderExcluir
  12. olá Márlon
    sou meio novo nesse negócio mas quero tirar uma pequena dúvida!
    ontem foi minha primeira noite que estava focado em ter um sonho lúcido
    fiz várias técnicas para ter como me perguntar se estava sonhando etc...
    já tive sonhos lúcidos quando pequeno(teve um que eu jurei que tava acordado e vi um lobo pulando em mim)
    mas esta noite sonhei que estava em uma floresta meio nublada
    só que de repente me tornei lúcido(sem motivo algum sem nada de esquisito pois o sonho era bem real)e acordei no mesmo instante!
    é normal se tornar lúcidosem perceber algo irreal?
    OBS:já eram 4 da manha qdo acordei do sonho

    ResponderExcluir
  13. olpa Márlon
    eu sou novo nesta coisas e queria tirar uma dúvida
    na primeira noite que dormi focado em ter sonhos lúcido(fazendo as dicas e tals)eu tive um sonho em que estava numa floresta meio nublada e sem motivo algum me tornei lúcido!sem ver nada irreal!e quando me dei conta abri os olhos sem querer!
    é normal se tornar lúcido sem nenhum motivo?
    OBS:eu vi q já era mais de 4 da manha

    ResponderExcluir
  14. Oi Alexandre!
    Pode acontecer sim de ficarmos conscientes nos sonhos, sem qualquer motivo aparente. Talvez por alguma imagem do sonho que mexa com algo do nosso subconsciente... vai saber!... ;)

    ResponderExcluir
  15. Ola

    Viu e sou a dani 14 e vivo tendo sonhos repetitivos que voltam de tempo em tempo os mesmos
    Ma quando eu estou sonhando eu digo no sonho?
    - A eu sei o que vai acontecer agora (e sempre sei mesmo pois sonhei pelo mesnos ele umas 3 vezes).
    As vezes se tiver algo ruim consigo mudar ( como ja sei o vai acontecer) mas as vezes não.
    E como se eu estivesse acordada dentro do meu sonho sabendo o que vai aconyecer.
    o SIGNIFICA isto?

    ResponderExcluir
  16. Oi Dani,

    Sonhos repetitivos ou recorrentes são uma bela pedida para facilitar a obtenção da consciência nos sonhos. O método de Tholey faz orientações precisas e há um texto no blog exatamente sobre esse assunto :)

    Sonhos Recorrentes para induzir sonhos lúcidos.

    ResponderExcluir
  17. Olá....tenho sempre o mesmo sonho que estou sendo assassinada, morta por vários tiros, e esses tiros não me matam, vinjo morrer para que meus agressores vão embora, e realmente não sinto dores ao ser atinjida, mas em todas as situações a sensação de levar um tiro de um assaltante ou bandido é a pior possível, sensação de medo de impotencia. enfim...são sonhos que já se repetem a anos....O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  18. Vai acontecer: 1- coloque a mao em sua boca 2- faça um desejo em sua mao 3- coloque sua mao em seu coraçao durante 5 segundos 4- coloque esse comentario em mais 3 espaços virtuais 5- amanha voce tera a melhor dia da sua vida

    Leia mais http://www.significadodossonhos.net.br/sonhar-com-ex-namorado/

    ResponderExcluir
  19. Oii
    Me chamo aninha e tenho 17 anos,Vai fazer 10 meses que tenho um sonho que fica se repetindo todas as noites,Ele e mais ou menos assim,Eu acordo num lugar deserto,E saio andando por esse lugar como se tivesse a procura de algo e não encontra-se eu fico chorando e correndo de um lado pro outro,Dai a aparece um menino que eu não consigo ver seu rosto,Porém eu vivo agarrada com ele,abraçando,beijando como se ele fosse meu namorado ou algo do tipo.(A gente vive meio que um romance) Esse sonho mexe muito comigo,Sabe? Não sei se e algum tipo de sinal pq eu já fiz de tudo pra melhorar e ele continua lá insistindo... Esse sonho acontece com tanta frequencia que até forma uma história.As vezes não sei se e doidice minha mas eu vejo ele na vida real andando e me observando.Mais claro nunca consigo ver seu rosto,Não consigo mais ter paz por causa desse sonho se vc pudesse me ajudar agradeceria muito...Pfvr me responda logo :$

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aninha, desculpe a demora monumental para responder. Muitos comentários escapam mesmo.

      Teu caso, com sonhos com temas recorrentes, eu sugiro aplicar o Método de Tholey. Se não me engano no passo 5o ou 6o o psicoterapeuta, trata com exclusividade de sonhos com temas repetitivos, o que é teu caso.

      Aproveite ao ficar consciente no sonho, tentar desvendar a causa de sonhos desse gênero :)

      Excluir
  20. Oi eu tenho um somho que eu sempre tive quandp eu cpnheci uma garota no reforco aos 5 anos de idade e isso me vem ate hj somho que eu esto no reforco e ela diz me ama depois estamos na rua e ela segura minha mao envistando a cabeca no meu ombro e as vezes eu a magoo no meio do sonho e sempre que ei a magoo meu dia fica pessimo e sempre que eu a faco feliz meu dia e muito bom.obgse alguem me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio, se tu já sabe o que deve fazer para não ficar ruim durante o dia, siga essa tua análise brother! Claro, caso esses sonhos sejam não-lúcidos, é recomendável tu tentar descobrir qual a origem dos sonhos dessa natureza.

      Não necessariamente será através dos sonhos lúcidos que poderá vir a tua solução. Basta tu mergulhar a fundo a compreensão da natureza desses sonhos. Quero dizer, procure refletir sobre algum paralelo no estado desperto que possa estar te levando a ter sonhos assim ;)

      Excluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...