ÚLTIMOS

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fase REM do sono - Parte II

       Com esse texto pretendo difundir um pouco sobre o mecanismo de funcionamento em que é baseado alguns métodos de indução de sonhos lúcidos.

Compreender o funcionamento das fases do sono pode ser fundamental para aplicar os métodos de indução de sonhos lúcidos.

        Pelas experiências em laboratório do sono, percebeu-se que acordando os voluntários durante a fase REM, esses conseguiam recordar seus sonhos, na esmagadora maioria das vezes. Boa parte dos métodos conhecidos para induzir sonhos lúcidos são baseados fundamentalmente na maneira como funciona os ciclos do sono. Em especial a fase REM, a qual já comentei um pouco anteriormente:
http://www.sonhoslucidos.com/search/label/Fase%20REM%20do%20sono

         Os ciclos variam um pouco de pessoa para pessoa. Variam de 4 a 6 ciclos por noite de sono. E, na medida em que transcorre o sono, a fase REM vai crescendo. Nos primeiros ciclos a fase REM possui apenas alguns minutos e nos finais pode chegar até quase 1 hora inteira(de sonhos intensos).

          Fica mais fácil entender a importância de uma boa noite de sono. Pelo menos um sono que permita ir além da 6ª hora de sono(o que já permite algo em torno de 40 min).


Nas faixas em amarelo, a progressão da duração das fases REM numa típica boa noite de sono.

         


  Transcorridas 6 horas de sono, entramos no "recheio" do período dos sonhos... na parte mais suculenta digamos assim. Reparem que métodos como o MILD, WBTB e CAT(esse método ainda não apresentei no blog) vão trabalhar em cima da interrupção do sono por volta desse horário.

           Quando interrompemos nosso sono após a 6a hora, o resultado é que ao voltarmos a dormir, estaremos diante dos mais longos períodos de sonhos intensos(fases REM finais). Some-se a isso, a aplicação de alguma incubação de idéia ou mensagem para o subconsciente e estaremos preparando nossa consciência para ficar mais "bombada" e assim ganhar força suficiente para presenciar o universo mental dos sonhos.

           Reparem como nos métodos frequentemente é sugerida a leitura de textos sobre sonhos lúcidos nesse pequeno intervalo.


A leitura sobre o tema dos sonhos lúcidos, quando for interrompido o sono pela 6a hora é bem interessante para provocar a indução da consciência nos sonhos.
          

           Os sonhos que ocorrem na fase REM são mais intensos, vívidos e emotivos. Como foi comentado, partes importantes do nosso cérebro, responsáveis por tomada de decisão e do pensamento racional tem suas atividades reduzidas e não é a toa que coisas absurdas aconteçam e não conseguimos ficar conscientes.

           Porém, com o corpo e a mente suficientemente descansados, após 6h de sono, alguma carga de mensagens para o nosso subconsciente(seja por meio de técnicas, reality checks, vídeos etc..) e instigando esse tema para os próximos sonhos... começa a se formar um terreno ideal para que a nossa consciência consiga flagrar o momento dos sonhos!...

           A ressalva que deve ser feita é de que não se deve ficar comprometendo exageradamente noites de sono, através de interrupções para buscar sonhos lúcidos. Lembre-se: nosso cérebro torna menos ativo naturalmente os mecanismos de tomada de decisão e raciocínio. Assim, quanto mais você fica insistindo e esgotando sua mente, interrompendo seus sonhos, com menos chances de ficar lúcido você vai ficar. É necessário usar os métodos conforme as indicações.

11 comentários :

  1. sempre que possível, eu tento o WBTB, quando eu tentei a primeira vez foi a primeira vez q me lembrei vividamente de um sonho, porém ultimamente eu quase venho brigando aqui em casa para conseguir dormir em paz às 10h e acordar as 4, ficar 30min acordado e durmir e acordar às 6h para escola... hoje eu vou ver se consigo isso novamente e baseado em algumas tecnicas eu vou tentar WBTB + WILD! espero que eu tenha sucesso!!
    pd.: o sonho q eu lembrei foi, resumidamente, que ue tinha quebrado meu braço quase na altura do ombro, ai eu pequei o pedaço e o braço quebrado e fui na cozinha, lavei o pedaço pequeno com as duas mãos, o braço quebrado tava flutuando no ar, eu vi o osso e a carne tudo mtooo real mas na eu criei a ideia de que eu meu braço era uma espécie de wireless e acabei de lavar o pedaço e coloquei ele e o braço, apertei e pouco tempo tempo depois tava curado (eu me olhei no espelho tb) ^^ LOL tipo, quantas + oportunidades vc quer pra fazer um RC hein, burro?! ASDUHsudhasduashduhASDU

    ResponderExcluir
  2. Túlio, cara, tem a oportunidade de se olhar no espelho em um sonho e não percebe que está dormindo? Quebra o braço e vê ele flutuando e não percebe que tá sonhando? CARAMBA! Achei alguém parecido comigo. :P Hehe Mas ainda bem hoje já consigo "acordar no sonho".
    Quando eu comecei a ler esse blog e outros sites, tentei ter sonhos lúcidos mas nada. E até comentei em outro tópico(daqui do blog mesmo) :

    "1 - Se eu olhar para as minhas mãos e elas ficarem gigantes , ou com mais dedos , vou achar normal . :P Sério , eu entro na minha casa , quando vou entrar no meu quarto , estou na rua , e isso é normal . O motivo disso tudo é que eu não consigo viver o sonho ."

    Antes,tudo o que acontecia em um sonho era normal. Mas agora se eu tiver a chance de me ver no espelho, ou ver um relógio, olhar as mãos, eu fico lúcido hehe. É tudo questão de tempo.

    Agora, Márlon qual o conselho que tu pode me dar?

    Acordo às 5:40 e vou pra escola. Chego às 13:00h e depois do banho e almoço, fico na internet. Quando é 14:30(por aí) estou livre e fico na dúvida se devo cochilar ou não. Se tiro um cochilo pela tarde, à noite fica difícil e acabo dormindo mal. Mas, como acordo de manhã pelo despertador do celular, não lembro de sonho algum, pois vem logo na cabeça de desativar o despertador. É quase automático, até dormindo faço isso... Por isso não consigo lembrar de alguns sonhos. Mas de tarde não! É de tarde que posso dormir e acordar naturalmente e tenho chance maior de ter um sonho lúcido.

    Bem, na minha situação, o que você faria, Márlon?

    ResponderExcluir
  3. heheheheh bem divertido o teu relato Túlio! E não liga q isso acontece com todos nós porque as áreas do cérebro responsáveis pelo raciocínio e pela tomada de decisões ficam minadas durantes nossos sonhos.
    O que procuramos fazer por aqui é justamente garimpar métodos, técnicas ou meios que se revelem mais compatíveis, de acordo com o perfil de cada um.
    Eu tinha problemas parecido com o teu numa época q morava numa pensão rsrsrsrs acordava o povo na madrugada pra anotar os sonhos kkkkkk
    .
    .
    Victor,
    Minha sugestão é: o negócio é usar a criatividade experimentando que ciclos de horários são mais frutíferos pra ti lembrar. Confesso que vez por outra estou alterando meus horários.
    O lance da soneca pode trazer experiências ótimas!
    E o MILD e WBTB são certeiros! O negócio é experimentar.
    .

    Bons sonhos onironautas!!

    ResponderExcluir
  4. Márlon beleza cara?
    Aqui cara, sem uma base exata, em quanto tempo você teve seu primeiro sonho lúcido ou chegou em um estado de Semi-conciência?
    E aquele livro do Sono Criativo - Lucid Dreams in 30 days é bom ?

    ResponderExcluir
  5. Pedro eu to lendo esse livro mas to indo mto lento devido as minhas enormes dificuldades de lembrar dos sonhos e portanto estou mais focado nisso, se vc não tiver tanto problema como eu recomendaria a ler o livro como um biblía.
    Hey Marlon eu tb to com o problema do dispertador, ele fica tocando sem paraaa véi se eu não desligar ele, to procurando se tem como mudar tal configuração mas caso contrário se vc tiver dica deve ajudar muita gente!
    e só + uma coisa: eu tava pensando em aprender um pouco de autohipnose para conseguir paralisia mais fácilmente e rápido.. vc acha q pode ajudar?!

    ResponderExcluir
  6. Pedro, tava lendo meu diário dos sonhos e vi que não demorou muito pra mim .


    7 de janeiro - Comecei a anotar os sonhos e me concentrar
    9 de janeiro - Primeira paralisia( durante um cochilo à tarde)
    27 de janeiro - Primeiro sonho lúcido(também num cochilo a tarde)

    Em fevereiro já tive mais 3 sonhos lúcidos, hoje mesmo tive o quarto. ^^ Mas os sonhos estão bem curtos.


    Viu, Márlon? Tirei um cochilo hoje e fiquei lúcido. hehe :D

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Victor, cara beleza?
    Que isso cara bem rapido!, mais você só fez o diário?
    Não fez técnica de Incubação nem nada, uma coisa que eu estou percebendo que quando eu afirmo para mim mesmo que vou me lembrar dos sonhos eu não lembro :O
    Não sei se isso tem nexo, mais enfim pode ser por causa do despertador, tenho que levantar as 6:00 para ir para aula, cara acho que já faz aproximadamente 1 més que comecei a 'treinar' se é que posso dizer assim, e até agora nada, infelizmente não sei o porque.
    Os cochilos á tarde, funcionam mesmo?
    Intão Victor velho, me passa mais ou menos seus 'passos', porque talvez seguindo-os chego mais longe pelo menos ;)
    Valeu ai cara
    Abração

    ResponderExcluir
  8. E aí Pedro!

    Eu comecei a ter controle dos meus sonhos desde criança, por causa de pesadelos bens fortes que eu tinha.
    .
    Quando passei a me transformar em super-herói e incubar temas nos sonhos então... os sonhos lúcidos passaram a ser uma descoberta natural. Portanto não sirvo de referencia em termos de aplicação de métodos.
    .
    O que posso te dizer é que os grandes especialistas como Stephen LaBerge, Beverly D´urso e Gayle Delaney nos repassam.
    .
    O LaBerge é o criador do MILD e esse método é básico. Assim como o Wake Back to Bed, o negócio é acordar na iminência das horas finais do sono ou seja: pela 6h de sono(não necessariamente as 6 da matina, mas acordar após 6h de sono direto).
    .
    Caso tenha acordado no meio de algum sono aproveite e já anote. Caso não, ocupe-se por pelo menos 20 minutos e retorne para curtir as maiores fases REM, quando tu vai ter maior quantidade de sono por ciclo.
    O livro Sonhos Lúcidos em 30 dias também é uma ótima leitura! Possui uma parte mais esotérica perto do final, mas não compromente.
    .
    .
    Túlio,
    Eu prefiro brincar com as paralisias ou poderíamos chamar de um "mini-Wild" quando vou tirar uma bela soneca!
    Auto-hipnose não manjo não... mas é uma forma de se condicionar... já tentou os vídeos aki do blog?
    .
    Victor,
    Belos registros heim! Foi muito rápido mesmo!
    E as sonecas vou fazer ainda um texto relatando a importância delas(aliadas ao ricocheteio de REM).
    .
    Abraço a todos e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  9. Hehe, o blog tá cada vez maior e melhor, Márlon. Parabéns!
    Aguardo ansioso a matéria/texto sobre as sonecas. ^^

    Pedro, eu não fiquei só no diário, fiz as técnicas também.
    Como você viu, o Márlon é profissional no assunto. Desde criança no ramo dos Sonhos Lúcidos. :P Mas tem um detalhe, eu não aconselho a fazer essas tais técnicas justamente pq acorda cedo(como eu) e tem de ir a escola. Ter de acordar cedo e ainda ficar acordando durante a madrugada, pra mim só faz atrapalhar.

    Faz o seguinte, repete meus passos :

    Completa 1 semana anotando os sonhos no diário. *Como acorda às 6:00 hr, programa o despertador às 5:50(por aí) para ter tempo de anotar os sonhos.

    Depois que já tiver com 1 semana de sonhos anotados, tire sonecas à tarde. Pode ser às 14:30 ou 15:00, o importante é que já tenha feito a digestão do almoço. Não use despertador pra te acordar, durma a vontade e anote o sonho quando acordar. Vai chegar uma hora que você vai acordar e tá na cama sem poder se mexer. Na primeira vez vai bater o desespero e caso você fique realmente com medo(aconteceu comigo) tente mexer os dedos dos pés. :P Não sei pq isso, sei que funciona comigo e num instante volto a me mexer.

    Vá dormir às 22:00 horas. Já que acorda de 6, você terá uma boa noite de sono.
    E antes de dormir, escreva em 4 linhas como foi seu dia. Mantenha esse hábito.

    Olhar as mãos todo santo dia. Quando acontecer alguma coisa boa demais pra ser verdade, não pare, olhe logo as mãos. :P Vai ter um dia que você vai ver as mãos gigantes e ficará lúcido durante um sonho.

    É muito difícil lembrar dos sonhos quando você é acorda com um despertador. Principalmente se você dorme pouco. Vai aparecer até semanas que você não vai lembrar de nada, então pense : "Eu não consigo lembrar dos sonhos em dia de semana, mas quando chegar o final de semana não irei acordar com o despertador, então lembrarei dos meus sonhos."
    Mas é muito difícil ficar sem lembrar dos sonhos quando se dorme 8 horas antes de acordar. Nem um despertador é capaz de apagar o sonho de sua memória quando você dorme e sonha o suficiente.
    Hoje mesmo levantei achando que tinha esquecido o sonho, e quando estava no café, lembrei e corri pra anotar. O segredo é dormir bem.

    Quando chegar no final de semana(no sábado precisamente), você deve acordar às 7,8 ou 9 horas pelo costume de não dormir mais que isso. Ao ver que ainda é cedo pra acorda no fim de semana, volte a dormir, ou curta o MILD ou o Wake Back to Bed passando um tempo ocupando a mente e depois volte a dormir. É muito fácil de se ter um sonho lúcido assim.

    Bem, tá aí o que fiz/faço para ter sonhos legais. No começo não precisei ler livros e nem usar a técnica de Incubação de sonhos. Bastou vontade, olhar as mãos e uma boa soneca a tarde.

    Boa sorte! ;)

    ResponderExcluir
  10. Márlon,

    Obrigado pela explicação cara, eu quando era bem pequeno tive o melhor sono da minha vida cara e para mim foi único infelizmente, voei em meu sonho lembro do sonho até hoje sobrevoei minha cidade inteira e tudo parecia muito real cara, posso te dizer que até sentir o vento eu sentia, mais foi uma única só vez ;/, fiquei curioso por esta razão que estando lúcido em meus sonhos poderei voar, e saber onde ir, porque quando sonhei parecia muito mecânico eu não controlava onde eu ia mais a sensação foi muito boa, até quando acordei meu dia foi melhor ;)

    Victor,

    Valeu pela explicação cara, igual você disse eu não tenho facilidade em lembrar dos meus sonhos, deve ter uns 4 dias que não veio nem flashes parece que eu nem sonhei, vou tentar a soneca ela parece dar bem certo com a maioria das pessoas, vou seguir seu passos também vamos ver no que vai dar né ;)
    Obrigado por todas explicações, eu estava muito ansioso, agora vou deixar que aconteça normalmente com o tempo.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  11. Eu que agradeço a presença de vcs e dos demais onironautas. Tamus com uma média impressionante de acessos. Esses nossos relatos são jóia pra gente trocar figurinhas. Um ir aproveitando idéias do outro, das coisas q forem mais convenientes pra induzirmos cada vez mais tranquilamente sonhos lúcidos.
    .
    Tava lendo meu comentário e talvez eu não tenha me expressado bem.
    .
    Comecei a ter Controle dos Sonhos quando era moleque, fazia incubação de tema nos sonhos, virei inúmeros super-heróis, mas só tomei conhecimento dos sonhos lúcidos muito mais tarde, numa reportagem de uma revista...

    http://www.sonhoslucidos.com/2009/03/meu-primeiro-sonho-lucido.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...