ÚLTIMOS

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Incubação de sonhos

            Stephen King é citado por Gayle Delaney(1), como sendo capaz de incubar sonhos e usar a técnica para criar suas histórias. O livro Insônia por exemplo, ele alegou que não conseguia fazer o desfecho, até que incubou seu sonho:

Stephen King relata se utilizar da incubação de sonhos para suas criações literárias.



"Eu acho que, logo depois que adormeci, meu subconsciente começou a trabalhar e finalmente enviou-me esse sonho, como você enviaria a alguém uma mensagem em um tubo de ar comprimido".(2)


        A maioria das pessoas em algum momento da vida talvez já tenha incubado um sonho. Nas palavras da supra-citada autora, caso você tenha ido dormir pensando em um problema e acordou na manhã seguinte com a solução... você já incubou um sonho!

        Uma das formas mais simples de incubar um sonho é através de uma oração. Evidentemente que funcionará muito mais fácil para as pessoas mais religiosas ou espiritualizadas. Para testar, basta antes de dormir, efetuar uma oração pedindo algo para Deus ou a entidade de sua religião/crença.

Possuir um lado espiritual ou religioso pode ser um meio para realizar incubação de sonhos.

          Agora, vamos ao método Delaney. Esse método dela, foi inicialmente pesquisado de 1973 a 1974, onde seus alunos conseguiram sonhar com o tema escolhido por critérios deles, em 8 vezes de 10 tentativas.

Passo 1: Escolha a noite certa.
  - Deve-se escolher uma noite em que não se sinta muito cansado. Evitar o uso de alcool ou agentes químicos que possam interferir no ciclo normal do sono. e mais 10 min para a manhã seguinte(preferencialmente no diário de sonhos).

Passo 2: Anotações diárias.
 - É necessário 5 a 20 min para anotações antes de dormir. Procurar escrever 3 ou 4 linhas sonbre o que fez e como se sentiu durante o dia. Quais foram os temas essenciais que mais envolveram suas emoções? Fazer anotações sobre reflexões e sensações percebidas ajudarão a ter melhor lembrança dos sonhos.

Passo 3:Discutir a incubação.
 -  É preciso examinar com cuidado o tema ou problema que será incubado no sonho. Levantar aspectos peculiares que podem estimular a atenção sobre o tema. Formular questões que provoquem reflexões.

Passo 4: Frase de incubação.
 - Anote no seu diário uma questão ou pedido de uma linha que signifique seu desejo mais profundo e claro de compreender a dinâmica de sua situação.
Ex: "Por favor me dê uma idéia para minha próxima música".

Passo 5: Repita para si mesmo sua frase de incubação ao adormecer.
- Diário de sonhos no lado da cama, abajur desligado e olhos fechados...
...agora se concentre na frase de incubação. Imagine estar prestes a configurar um cenário na sua mente onde servirá de resposta ao tema desejado. Como um CLOSE-UP de câmera você dirge-se ao ponto de interesse, onde está a solução ou resposta ao pedido de sonho. Você está no controle dessa câmera, enquanto sua consciência se volta para o tema incubado.

Passo 6: Durma.

Passo 7: Registre.
 - Seja no meio da noite ou da manhã anote o que lembrar.

Passo 8: Não tente forçar seu sonho a responder ansiosamente.
Siga anotando e repetindo os passos. É muito comum experimentar um sonho incubado logo na primeira tentativa.


Gayle Delaney, Ph.D, uma das maiores autoridades no estudo de interpretação dos sonhos.

        Assim que a incubação de sonhos fluir com frequencia, a idéia que estou propondo é a de fixar o tema de incubação para "Quero manter minha consciência num sonho". Que é o PASSO 4, da frase da incubação.
       
Vou experimentar essa idéia e relatarei os resultados nos comentários desse texto. Quem quiser se aventurar junto, seja bem-vindo!


Observação:
Tomei a liberdade de alterar um pouco a descrição do método da autora. O método está um pouco alterado, considerando o objetivo da autora em se aprofundar no subconsciente, através do "Método da Entrevista a Respeito dos Sonhos". Como nosso objetivo é somente aprender a incubar um tema simples no sonho, para depois incubarmos a consciência dentro do sonho, achei bem conveniente simplificar.


Fonte:
(1),(2)Delaney, Gayle. O Livro de Ouro dos Sonhos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
https://www.livrarialoyola.com.br/detalhes.asp?secao=livros&CodId=1&ProductId=51273&Menu=1

15 comentários :

  1. muito bom ter a técnica detalhada, simplificada e em passos! acho que deve ajudar muito!
    eu vou tentar hj descibrir como que eu vou conquistar uma garota que eu conheci hehe ^^

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrs boa idéia! Vai fundo companheiro!
    Acompanhando tua iniciativa,
    vou experimentar voltar a sonhar coisas da minha infância, como aqueles personagens(os bonequinhos da foto).
    Minha frase vai ser:
    "Quero sonhar com um personagem super-herói novo".

    ResponderExcluir
  4. Esse negócio de incubar sonho é legal. Essa noite eu fui tentar fazer, mas, ao invés de sonhar com o assunto que eu queria, eu sonhei com incubação de sonhos. xD
    Sonhei que eu dormia pensando num assunto, e sonhava com ele. E acordava toda animada.

    ResponderExcluir
  5. É muito interessante mesmo Icedeb!
    Meus sonhos até agora estão bem tumultuados pela volta das minhas aulas e alteração da minha jornada de trabalho. Porém, os sonhos que anotei estão envolvendo conversas com escritores de livros ficção científica e um que eu era uma espécie de lanterna verde rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Realmente, método Delaney é o mais fascinante de todos ! Eu já havia feito muitas tentativas com outros métodos, mas, sem perceber eu sonhei com a ultima frase que escrevi em meu diário, em diversas noites seguintes, fiz o mesmo, com sucesso.Realmente Fascinante. Apesar de eu encontrar algumas dificuldades de transformá-lo em um sonho lúcido, e somente me recordo de vagas lembranças sobre o sonho. Acho que isto acontece pelo fato de ficar lendo livros em meu itablet até tarde. Gostaria de aproveitar a chance e parabenizar o seu Blog, é espetacular ! Continue com este trabalho maravilhoso, Márlon.

    ResponderExcluir
  7. Eu que agradeço as visitas Larissa!
    Esse livro da Gayle Delaney é especial. Ela é uma pesquisadora extraordinária da área dos sonhos. O último tema que publiquei, numa brincadeira entre a relação de incubação & premonição tem relação com a base de incubação de sonho que ela ensina:
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/03/premonicao-experimento-de-incubacao-de.html

    Pelo menos o fato de conseguir incubar tema em sonhos com mais facilidade, eu credito a ela! ;)
    Bons sonhos!

    ResponderExcluir
  8. eu vou tentar incubar uma mina hoje, no ultimo sonho eu sonhei com ela, deve ser mais fácil agora :D
    agora eu pego ela! melões aqui vou eu hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Será que é possível incubar uma pessoa para que ela te diga, durante o sonho, que está sonhando para ficar lúcido?

    ResponderExcluir
  10. então foi isso!!!,eu fiquei dizendo para mim mesmo que meus sonhos tinham que ficar mais vividos e eu tinha que estar lucido,acabei que tendo 2 dias seguidos de sonhos bem reais,no qual eu não fiquei lucido mas foram sonhos recheados e tive a sensação de ter sonhado a noite toda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que blzura heim yan!Em sucessão de noites assim que podemos desembocar em sonhos lúcidos bem intensos ou quem sabe até "supersonhos lúcidos". Capriche nas anotações e técnicas que logo logo tua consciência deve chegar bem forte em algum sonho.

      Abs e bons sonhos pra todos nós!

      Excluir
  11. Só tenho uma observação a fazer sobre o texto: a primeira imagem que aparece é o cartaz do filme "Insônia", que não tem nenhuma relação com o livro "Insônia" de Stephen King. São duas obras diferentes que têm em comum apenas o título e o distúrbio de seus respectivos personagens principais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nelson! Ganhei o livro do Stephen King do meu paizão e daí que fui ver não ter relação alguma com o da imagem. Vou corrigir agora(tinha esquecido da imagem no post). Brigadão!

      Excluir
  12. qual sera a porcentagem de sucesso desse metodo aqui com o pessoal do site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A eficiência comigo é bem boa Acauã, mas me parece que depende bastante do grau de intenção/desejo que se tem.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...