ÚLTIMOS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Livro dos Mortos e a Incubação de Sonhos

       Há milênios atrás, surgiu um conjunto de orientações e ensinamentos, no Antigo Egíto, voltados para a salvação da alma do homem. Esses escritos formaram uma compilação de vários autores, de diversas épocas, remontando alguns ensinamentos, de acordo com o egiptólogo Máspero, até 5.000 A.C. Além dos ensinamentos voltados para a melhor conduta moral, litanias a serem praticadas perante os deuses no além-vida, havia também algo sobre a incubação de sonhos.


O tema de interferência nos sonhos já estava presente há milênios atrás no Livro dos Mortos.

       Nesse texto anterior dei outra explicação do que se trata a "incubação de sonhos":
http://www.sonhoslucidos.com/2009/08/sonhos-lucidos-controle-de-sonhos-e.html
 
       Trata-se de uma ferramenta bem conhecida entre os profissionais envolvidos com a área dos sonhos,  especialmente entre psicólogos e psicanalistas. A incubação de sonhos serve para induzir qualquer tema nos sonhos. Há inúmeros relatos de práticas voltadas para a solução de problemas, criações artísticas ou sonhos terapeuticos.


August Kekulé, químico, descobridor da cadeia de Benzeno: "Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade."

      Particularmente, minhas primeiras experiências com isso, aconteceram quando comecei a sonhar com meus próprios personagens de super-heróis, durante minha infância. Eu  tinha bonequinhos, andróides e alienígenas e me divertia à beça. A criação daqueles personagens me deixava tão entretido que eu começava a sonhar com eles. Eu me tornava um deles e... além de sonhar com minhas criações, comecei a sonhar com novas criaturas, durante meus sonhos!

       Lembro-me que eu acordava extasiado. Corria para meus bonequinhos, batizava com nomes como "Abismo Negro,  Cibernética, Destructor, Dyscar, Estrela Azul, Anjo da Liberdade, Fantasma da Noite... seus poderes eram em boa parte aquilo que podiam fazer nos meus sonhos, suas origens etc..


Minha infância regada de personagens criados no universo mental dos sonhos.

       No caso do Livro dos Mortos, além de ser usado nos templos para ser aplicado na vida cotidiana, existem capítulos com orações para afastar espíritos que causam pesadelos, e outros com instruções para o ritual da incubação de sonhos.
      
      Normam MackKenzie, no seu livro Dream and Dreaming aborda o tema:
      "(...) Os sacerdotes de Mênfis, como os do santuário de Ísis, em Philae, e dos oráculos de Khimunue e Tebas, praticavam a incubação. Isso significava que os doentes eram levados paara dormir no templo, onde jejuavam, ou tomavam poções, para induzir sonhos benéficos.
       Como ocorreu com muitas das atitudes egípcias em relação aos sonhos, a idéia de incubação foi passada para civilizações posteriores(os gregos, especialmente, tiraram deuses, aprendizado de magia e remédios das tradições egípcias).

O tema de incubação dos sonhos é citado nesse livro como presente e bem disseminado no Egito Antigo.

      Talvez a incubação de sonhos possa ser utilizada como método de indução de sonho lúcido. Ainda não experimentei. Pelo menos não conscientemente, querendo aplicar como método, pois quando desejamos ter um sonho lúcido antes de dormir, invariavelmente estamos tentando incubar a idéia.

      No próximo texto vou propor o algum bom método que eu encontrar para incubar o tema de um sonho. Penso que começando com temas bem simples, na medida em que se obtém resultado, logo em seguida o tema de "ficar consciente no sonho" ficará supimpa!

Obs: esse texto foi inspiração de um sonho formidável que tive com uma personagem feminina que criei e costumo jogar no City of Heroes: Morgana Healer.

Fontes:
Norman MacKenzie, "Dreams and Dreaming", Bloomsbury Books, (1989).

Gayle Delaney, "All about dreams" - O Livro de Ouro dos Sonhos, Ediouro(1998).
http://www.youtube.com/watch?v=jqTeDiFc4wY

8 comentários :

  1. Há cerca de quinze dias eu tive minha primeira experiência com controle de sonhos. Foi completamente involuntário, mas depois que provei a sensação quero repetí-la. Seus artigos têm ajudado bastante. Obrigado.

    André

    ResponderExcluir
  2. Olá Márlon!

    Encontrei teu blog por acaso, pesquisando sobre sonhos e meditação.

    Tenho sonhos lúcidos desde os 15 anos de idade, porém só descobri realmente o que eram agora, com 26 anos.

    Nunca utilizei nenhuma técnica especifica, apenas a meditação budista e um certo controle extra-emocional, que eu diria ser uma paciência exarcebada.

    Fiquei muito contente em encontrar várias técnicas e métodos que ajudam a controlar o sonho lúcido aqui no seu blog.

    Vou voltar mais vezes com certeza e parabéns pelos textos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Andresqz,

    Eu que agradeço a tua visita Andre. São elas(as visitas) que motivam a sempre buscar mais e mais material, pra gente se aprofundar cada vez mais no universo mental dos sonhos.
    Imagino tua euforia quando conseguiu manipular teu sonho pela primeira vez! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Taygor!

    Grato pelas palavras!
    Assim como o teu caso, levei um bom tempo pra tomar conhecimento sobre o que são sonhos lúcidos.
    Parece ser um caminho natural a gente iniciar com alguma pequena interferência de controle, perceber pesadelos e então a consciência no sonho.
    Por favor não deixe de contribuir com algumas dicas sobre meditação, pois tenho certeza que os onironautas irão curtir.
    É um tema que precisa ser explorado por aqui, considerando as recentes pesquisas que apontam firme sobre a importância da meditação na obtenção de sonhos lúcidos.
    Seja bem-vindo!

    ResponderExcluir
  5. Fala Márlon! Tá aí uma coisa que ainda não explorei, apesar de já ter ouvido falar: incubação de sonhos! Hoje tive um sonho lúcido,(uhuulll) então estou bem animado para aprender coisas novas. Obrigado pelo texto ! :)

    ResponderExcluir
  6. E aí Free-Lipe! Bem-vindo companheiro onironauta! Valeu pelo elogio.
    .
    Por favor fique à vontade pra expor tua opinião e experiências.
    .
    Para quem não conhece, esse onironauta com intensa afinidade com a música, faz algum tempo tem sonhos lúcidos e meu primeiro sonho lúcido com música(eu tocando), indiretamente tive por causa de um relato de um sonho lúcido dele.
    Bem-vindo e que nossas trocas de experiências oníricas sigam cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  7. desde criança tenho sonhos lúcidos, controlo a maioria deles, e quando algum não tenho domínio, geralmente alguma coisa acontece na vida real, relacionado aquele sonho.
    O que isso quer dizer?
    Por que tenho esses sonhos?

    Há tb o sonho que se repete, o que tento acordar, esse só acaba depois de um profundo esforço para acordar, e acordo, nesse sei inclusive as coisas que estão ao meu redor, como a posição que estou deitada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...