ÚLTIMOS

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sonecas para ter sonhos lúcidos!

        Peter Fenwick, um renomado neuropsiquiatra, pesquisador há décadas de temas como o cérebro, consciência, mente e experiências de quase-morte, recomenda tirar uma bela soneca como uma maneira para obter sonhos lúcidos. Em 1999 publicou um livro(não há tradução para o português) sobre o tema: The Hidden Door: Understanding and Controlling Dreams.


Uma sonequinha de tarde pode ser uma maneira fantástica de conseguir ter sonhos lúcidos.
 
      No livro Get a grip on Dreams - Fique por dentro dos sonhos - há referência dessa orientação:
       "Fenwick sugere que, como a tarde é um ponto de pico no ciclo de vigília, é menos provável que você adormeça profundamente e, portanto, estará mais sujeito a ter sonhos lúcidos. Talvez seja bom tentar na sua mesa de trabalho?"

        Vale ressaltar, assim como Stephen LaBerge deixa claro na sua obra Sonhos Lúcidos que não se trata de "sono leve", mas sim de uma soneca que te carrega rápido para os sonhos(talvez o ricocheteio de REM) que ainda estou devendo um texto no Blog. Quer dizer, temos um sono provavelmente um pouco atrasado e a soneca leva a esse passeio rapidamente.

        Pela minha experiência o que posso relatar é que os resultados podem ser bem animadores:


         Eu estava deitado após o almoço, numa deliciosa soneca da tarde. Posição: deitado de costas(decúbito dorsal), mãos em posição confortável, sobre o peito, pés um pouco cruzados nas pontas - rsrsrsr tipo cadáver! kkkkk

      De repente meu sono ficou profundo rapidamente, em função de ter dormido apenas 5 horas durante a noite.

      Eu estava com uma guitarra estranha e dedilhava nela, fazendo brotar uma melodia espetacular! Eu não toco instrumento musical algum! Nem gaitinha de boca. Foi a chave da minha lucidez. To sonhando! Ebaaaaaaaaaaaaa!...

Meu primeiro sonho com música tão intensa. E principalmente, eu me sentido um músico!!!


      Interessante que o local onde estava no sonho, era a cama onde eu sabia  estar deitado, dormindo. Estava lá sentadão com aquele instrumento musical, fazendo jorrar música da mais sublime!
   
     Experimentei diversos toques diferentes naquela superguitarra e a música que saía era embriagante... caramba, como pode eu conseguir fazer isso e... eu nunca havia escutado música dessa maneira num sonho. Pelo menos não lembrava. E era um questionamento frequente na vigília.




      Devo ter tocado umas 3 músicas inteiras. Uma mais impressionante que a outra. Quando interrompi em definitivo, escutei o ar condicionado do quarto. Era um barulhão! Eu estava dormindo, no maior breu no quarto, escutando o barulho do AC e resolvi sair da cama usando uma das táticas do WILD... 

      De repente eu não estava mais com a guitarra na mão e sim deitado. Em decúbito dorsal.


      Eu experimentei deslizar da cama. Cheguei a me preocupar se não ia cair da cama, mas lá fui eu. Uuuuooooooooowww! Planei pelo quarto em direção à porta, na mesma posição como eu estava na cama. E daí levei um chute na canela?!... rsrsrsr minha esposa tocou em mim enquanto ela dormia e acordei kkkkkkkk

7 comentários :

  1. Admiro a forma de como tu consegue "pensar" no sonho, Márlon. Parece bem simples pra tu pensar que é estranho demais pra ser verdade e já ficar lúcido. Um dia serei assim. ^^

    Quanto as sonecas, puxa vida! Já tive tantas experiências(cerca de 5 ou 6 apenas :P)durante a tarde, que passei a soneca para minha lista de Hobbies. :D

    Ontem mesmo tirei uma senhora soneca, foram 5 horas de sono e uns 3 sonhos. Mas aconteceu uma coisa engraçada ontem mesmo. Eu acordei e pensei : "Acho que eu tô paralisado" Dito e feito! Tentei mexer e nada. Abri os olhos e vi minha mãe passando para o quarto e lembrei da minha "promessa" na última paralisia : "Vou tentar falar". Tentei... mas senti que os lábios não se mexeram. Estranho! Meu primo disse que ele falou durante uma paralisia.
    Bem, como não consegui falar, tentei mexer o braço e aos poucos fui me mexendo por inteiro e como ainda não conseguia falar, me joguei da cama e já tava meio que mexendo os braços e aí pensei como ficaria minha mãe ao me ver assim, sem me mexer, jogado no chão e mexi os dedos dos pés e imediatamente acordei. Tudo aquilo foi um sonho! Falso despertar hehe. :P Foi muito real mesmo, mais real que meu primeiro sonho lúcido.

    Agora, não é estranho sonhar que estou paralisado? kkk, estranho hein?!

    ResponderExcluir
  2. Essa foi boa Victor! Sonhar q estava paralisado não tinha lido ainda! hehehehehe
    O Falso despertar sempre tá por perto heim!
    .
    Ah! Mas nem chego perto dos "experts" que os pesquisadores usam nos laboratórios de sono. Por exemplo: a Beverly D'Urso.
    Meus sonhos lúcidos acontecem esporadicamente. E na maioria curtos. Quero descobrir o que me permitiu prolongar sonhos lúcidos como aquele "Supersonho Lúcido" por exemplo.
    Conseguindo mais sonhos lúcidos como aquele... aí sim consiguirei fazer boas experimentações.
    .
    Hoje foi dia de um sonho lúcido sexual! O melhor que já tive o_O e deu idéia pra fazer um texto sobre o tema. Esse tipo de desejo facilita muito a lucidez num sonho.

    ResponderExcluir
  3. Márlon, Victor.
    Beleza?
    .
    Depois daquela explicação de vocês a recordação dos meus sonhos ficaram fácil, porém agora o problema é se tornar lúcidos nos sonhos, já li quase todos os tópicos do Blog mais no meu sonho parece que eu estou no automático não consigo ativar a consciência ;/
    .
    Queria uma ajuda de como vocês fizeram também ;)
    .
    Márlon você estava falando da Beverly D'Urso, eu vi um relato muito intrigante, tem um programa na History Channel, os Super-humanos de Stan Lee, que em um episódio tem um cara da Inglaterra que afirma ver o futuro através de seus sonhos, eles levam ele a um especialista e lá o especialista descobre que ele tem sonhos lúcido, o mais intrigante que ele fala que tem habilidade de sonhar logo ao dormir, e que quando entra nos seus sonhos ele já está consciente que é um sonho O.O.
    No final eles fazem um teste com ele, pede para que ele tentasse descobrir qual era o lugar que eles iriam no próximo dia, monitoraram-no, e ele consegue acordar na hora que ele quiser.
    Enfim no final das contas ele não descobre exatamente o lugar mais chega perto, achando lugares perto do lugar proposto.
    Dê uma olhada lá esse cara é foda ;), ele conseguiu descobrir que terroristas iriam colocar uma bomba em um banco, os terroristas chegaram lá e banco estava todo cercado por policiais, foram presos .
    .
    Márlon, valeu ai de novo cara.
    Falou.

    ResponderExcluir
  4. Márlon, segue o link ai do episodio em inglês -> http://www.youtube.com/watch?v=UKZ6f-VEVrI&feature=related
    .
    Achei no youtube, pode passar a primeira parte, porque só mostra um cara considerado uns dos melhores 'BeatBoxes', não sei como escreve.
    Enfim tá ai.
    .
    Falou ;)

    ResponderExcluir
  5. Que demais o cara! E um safado de um sonhador lúcido! rsrsrsrs
    Q barato!
    E realmente há pesquisa séria explorando esse lado que nosso cérebro possui de efetuar simulações mentais acerca de possíveis futuros.
    Acredito ter lido algo a respeito em algum site norte-americano.
    É inevitavel que vá se formando conhecimento suficiente pra conseguir controlar melhor essas experiências. Só o tempo dirá até que ponto podemos ir nessa área e ela é realmente bem interessante.
    Valeu Pedrão!
    E sou fazaço do Stan Lee! Bom demais ver ele.

    ResponderExcluir
  6. A maioria dos sonhos lúcidos que tenho acontecem durante as sonecas!
    Eu sempre seguia algumas regras antes de dormir... ou eu sonhava sem estar consciente ou não me lembrava.
    Em uma tarde, deitei na minha cama se compromisso de dormir, apenas deitei... rapidamente dormi. eu estava deitada de bruços e "acordei" no sonho de bruços também!!! não tive outra reação a não ser ir levantando devagar da cama (no sonho) enquanto olhava pra minhas mãos! Eu fiquei tão preocupada com os métodos de prolongação... que não consegui realizar mais nenhum.... não consegui ficar calma aí acordei... e já fui olhando pras mãos jurando que tava sonhando. Só que não... :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Nayara! Parabéns! Mesmo que tenha durado tão pouco, tu ao menos teve um leve gostinho... uma pequena amostra do que nossa mente é capaz de nos proporcionar. É assim q começa :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...