ÚLTIMOS

domingo, 20 de março de 2011

Alimentos para poder ter sonhos lúcidos

      O título talvez pareça apelativo. Não é o caso. A deficiência dos nutrientes que serão citados aqui no texto podem comprometer os ciclos do sono e inexoravelmente, destruir quaisquer chances de conseguir ficar consciente num sonho. 
      Quando o assunto é sonho lúcido, temos que pensar que estamos tratando basicamente de algo que acontece no nosso cérebro. Será nossa ferramenta essencial de trabalho. O local de onde iremos partir.  E como já foi comentado em textos anteriores, nosso cérebro, durante nosso sono, simplesmente não pára(especialmente nas fases REM - de sonhos mais intensos) de funcionar. Por isso, vai precisar das substâncias indispensáveis para se manter funcionando muito bem. Relendo esse parágrafo, fiquei com a preocupante impressão de estar querendo vender algum suplemento...

Bananas possuem triptofano, uma substância precursora da seretonina, fundamental para o nosso sono.
       Seguindo essa linha, podemos raciocinar sobre qual é a matéria-prima que faz nosso cérebro trabalhar de maneira eficiente. Vou elencar algumas coisas:
- boa noite de sono.
- exercícios físicos
- alimentação saudável
- distância das drogas
...
        Evidentemente que não sou médico ou algum guru com iluminação divina, para ficar dando conselhos sobre que hábitos particulares, cada um deve ter para aumentar suas chances de ter sonhos lúcidos. Porém, com meu pequeno cartel de sonhos lúcidos anotados (dentre eles meu " Supersonho Lúcido " - http://www.sonhoslucidos.com/2010/06/o-super-sonho-lucido.html , segue algumas dicas básicas, mais especificamente sobre a alimentação, para que, pelo menos, nossos neurotransmissores estejam bombando numa boa, sem deficiências que possam comprometer nossas fantásticas viagens mentais.
      A palavra chave aqui é seretonina. É o hormônio neurotransmissor mais comentado quando o assunto é o cérebro. Humor, sono, atividade sexual, depressão, ansiedade, síndromes, saciedade... a lista não é pequena, quando a seretonina está em jogo. Assim, precisamos estar atentos para no mínimo uma alimentação saudável, onde não falte os alimentos necessário para produção da seretonina.

Uma alimentação deficiente pode causar transtornos de sono. A seretonina faz a mediação das fases III e IV do sono.

       Alterações no sono podem ocorrer nas pessoas que estejam se alimentando mal, com a falta de alimentos precursores da seretonina. Entra em cena a substância conhecida como triptofano. Um tipo de aminoácido precursor do hormonio neurotransmissor seretonina e facilmente encontrada nos alimentos.
      Eis algumas fontes importantes de triptofano:
- Leite
- Banana
- Ovos
- Queijo
- Peixe
- Arroz branco
- Tâmaras secas
- Amendoins


       Sabe-se que a seretonina é mediadora que controla as fases III e IV do sono. Implicando em efeitos de latência na fase REM do sono. Fica indubitável a importância de não faltar o aminoácido no cardápio, mantendo uma boa alimentação nesse sentido.
         Outra substância defendida para ter uma boa noite de sono é a vitamina B6. Que nesse caso, é apontada como catalizadora da conversão do triptofano em seretonina.

Fontes de vitamina B6:


Arroz integral;
Germe de trigo;
Leite;
Aves;
Fígado;
Ovos;
Legumes;
Lentilha;
Levedo;
Bananas;
Pimenta;
Aveia;

Fontes:
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=153
http://nutricionistacarolinebandeira.blogspot.com/2010/09/alimentos-ricos-em-triptofano-ajudam-na.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tript%C3%B3fano
http://www.world-of-lucid-dreaming.com/10-things-you-didnt-know-about-lucid-dreaming.html
http://www.nutricaoemfoco.com/2008/07/09/vitamina-b6/
http://www.rgnutri.com.br/alimentos/vitaminas/vitb6.php

24 comentários :

  1. Legal Márlon! Gostei bastante do artigo e sei que vai ajudar muitas pessoas(inclusive eu).

    " Seguindo essa linha, podemos raciocinar sobre qual é a matéria-prima que faz nosso cérebro trabalhar de maneira eficiente. Vou elencar algumas coisas:
    - boa noite de sono.
    - exercícios físicos
    - alimentação saudável
    - distância das drogas"

    Tá aí uma coisa que não vejo muitas pessoas dizendo. Só o que vejo é :"É necessário ter uma boa noite de sonho" e nada de boa alimentação.

    "O blog tá ficando cada vez melhor" kkkk, toda vez eu falo isso, mas toda vez que falo é verdade. Novamente meus parabéns por dedicar seu tempo a todos que curtem o Mundo dos Sonhos. ;)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márlon, pretendo tomar esse tipo de suprimento e ingerir mais alimentos com essas substancias, porém estou com uma duvida.
      Se eu resolver por ex beber leite morno ou ingerir capasulas dessas substancias, eu devo faze-lo logo antes de me deitar (nesse caso suponho que o efeito duraria a noite toda) ou no meio da noite no inicio das fazes REM mais longas?

      Excluir
  3. Brigadão Victor!
    .
    Sempre que puder, vou estar caprichando em apresentar mais e mais estudos, informações e dicas do que há de melhor pra gente conseguir evoluir com nosso assunto.
    .
    A década de 90 foi declarada pela comunidade científica, como a década do cérebro e há inúmeras fontes de estudos científicos de alguma forma relacionadas, pra gente congregar em torno dessa área de pesquisa que é a consciência no estado dos sonhos.
    .
    Ainda sou um mero estudante de graduação(apesar de já possuir bacharelado fora da área), mas sei que posso colaborar pra ajudar a alavancar essas pesquisas. Nem que seja começando por esse humilde blog. <>-<>

    ResponderExcluir
  4. mto bom Marlon!!
    eu li um pouco sobre suplementos e alguns alimentos mas como não era muito meu foco eu não li muito, vlw por agregar aqui o conteudo!
    e+ uma coisa: 2º Sonho Lúcidooo YEahhh :)
    eu estava correndo, na varanda da minha casa, ai eu resolvi fazer fazer um RC, minha mão tinha 6 dedos, 2 imcompletos. Tomei um tiro, não exisite dor em si, eu senti um formigamento forte no peito, ignorei, decidi voar. falei "agora eu vou voar" deu um pulo, fui altão, tipo 2 andares, fiquei flutuando, mas ai desequilibrei, meio que como algo me puxass, cai na afiação, tomei chocão e fui pro chão (kkk rimou). ai depois eu tentei de novo e consegui voar + um poko. o interessante é que eu tive um falso acordar, de novo, e comentei o sonho com meu irmão. o curioso é que fui no mesmo lugar onde ocorreu o sonho, eu fui na janela que fica de frente onde tive o SL, mostrei minhas maos, tipo, pra fixar no meu cerebro como eu sei q estou sonhando, mas tava td tão perfeito e real que não percebi que era sonho e depois acordei de verdade :)

    ResponderExcluir
  5. Eita! Q dmais heim Túlio! Lucidez e controle juntos... yeah!
    Eu tô louco pra ter um dos bons. Mas tô bem esgotado por causa do trampo e da facul... por sinal aula excelente hj!
    Estudando fenomenologia, consciência, intencionalidade... caprichei na escolha das disciplinas desse semestre ;P
    .
    Esses falsos despertar pegam a gente heim!
    Lá vou eu! zzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  6. eu que o diga! dos 2 sonhos lúcidos meus eu tive 2 falsos desperares!!

    ResponderExcluir
  7. Descobri a diferença entre ter paralisia do sono e sonhar que está tendo uma paralisia do sono. Em verdade eu achava que sofria paralisia do sono, mas descobri que apenas sonho com isso e como o sonho é muito real, é como se estivesse de fato tendo uma paralisia do sono. De todo forma, sendo ou não a mesma coisa, a semelhança da agonia, angustia e do sufoco sofrido é grande. Existe a sensação de desconforto físico, como se o corpo estivesse de má posição na cama, ou como se a respiração estivesse dificultada pela imobilidade corporal, entretanto, já sinto muito mais segurança diante de sonhos do gênero. Eu já consigo sair da paralisia do corpo (ou do sonho de paralisia) e projetar-me. Geralmente o instinto carnal fala mais alto, e minha primeira vontade é suprir as necessidades sexuais. Entretanto, aqui cabe uma polêmica: uma coisa é ter sonho lucido e outra é conseguir controlar o sonho. Vejo diferença, pois não é por que estou tendo um sonho lúcido que consigo fazer ou realizar nele todas as vontades pessoais, sejam elas quais forem. Projetar é simples para mim no momento: basta suportar a aflição da paralisia, ou seja, não me importar com ela, e sequencialmente pensar no que desejo, ou onde gostaria de estar. Mas nesse ponto entra o problema em questão: a vontade não impera. E aí eu pergunto: o que fazer? Se possivel gostaria que respondesse no meu e-mail carlotinha.parreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Márlon, hey! É o Júnior de novo... Desde aquele último sonho não tenho tido nenhum, mas eu queria te perguntar uma coisa.

    Nos meus sonhos habituais (lê-se não-lúcidos), eu não me controlo... Eu me lembro muito bem, mas não sou eu quem controla meu corpo. Na verdade, é como se eu fosse a câmera de um filme onde meu corpo é o protagonista, mas tem outra pessoa me controlando.

    Aliás, a "câmera" do sonho só muda quando mudo de cenário. Desde que comecei a seguir as técnicas da Beverly D'Urso tenho me lembrado mesmo dos sonhos, mas não me controlado.. Meus sonhos são em terceira pessoa. Como posso fazer para ser em primeira pessoa? Porque se for em terceira, não tem como eu fazer reality check, muito menos perceber que é um sonho.

    ResponderExcluir
  10. Carla, o Márlon já te respondeu, mas mesmo assim gostaria de te dizer algo sobre a paralisia.
    Estou nessa de sonhos lúcidos desde 7 de Janeiro, ou seja, não sou um expert ainda. Mas se eu te disser que no dia 11 de Janeiro - acho que foi 11 :P- tive minha primeira paralisia, você acreditaria? Bem, já tive bastante esse lance de paralisia e chegou a um ponto que eu parei de acreditar na paralisia, achei que na verdade todos sonhavam com isso, todos sonhavam que estavam paralisados, pois eu cheguei até a me jogar da cama em uma paralisia. Mexi até um braço... Ainda não sei explicar o que aconteceu... Na "real" não aconteceu nada disso.

    Uns dias depois estava na casa do meu pai e tive mais outra paralisia, então eu escutei a porta abrindo e escutei ele(meu pai) e minha madrasta conversando. Quando "acordei" eles ainda estavam dormindo. Depois disso passei de vez a acreditar que nunca existiu uma paralisia de verdade. Cheguei na internet e vi uns relatos e vi que tudo isso são simples alucinações. Ou seja, as vezes as alucinações são tão fortes que achamos que tudo foi um sonho de paralisia do sono, como você disse, mas não é. Quando sentir a paralisia da próxima vez, tente lembrar do que aconteceu no dia anterior, mas não é só lembrar, é narrar mentalmente tudo o que você fez.
    Espero ter ajudado um pouco. ;)


    Ah pessoal, Feliz dia do Sono! :D

    ResponderExcluir
  11. Oi Junior!
    Desculpe a demora. Sonhos em 3a pessoa talvez sejam mais comum em jogares. Principalmente se o jogo de alguma forma fizer simulação mais próxima da realidade.
    .
    Meu caso por exemplo é o City of Heroes que mesmo jogando pouco, percebo provocar com mais frequencia esse tipo de sonho.
    .
    Caso não seja teu caso(de ser um gamer), pode haver mais força de algum fator psicológico. Isso não é tão difícil descobrir. Na medida em que tu vai anotando teus sonhos, tuas sensações devem estar descritas e é importante reparar como elas aparecem frente a esse problema.
    .
    Caso tu seja um jogador a saída é muito simples: quando tu estiver jogando, brinque por algumas vezes, como se estivesse dentro do sonho e traga a visão da 3a. pessoa do personagem, para a visão em perspectiva dos olhos dele.
    Faça isso simulando e pensando estar num sonho. ;)
    Espero poder ter ajudado. Bons sonhos companheiro!

    ResponderExcluir
  12. Márlon, mt bom mesmo! rsrs sei q todo o pessoal ai em cima tbm falou! mas ta muito legal!
    Eu, como o junior, tbm tnho me visto em 3ª pessoa! n e sempre! + acontece bastante!
    eu tdo dia acordo e fico ansiosa para q chegue logo a noite! mesmo q n tenha SL, so para sonhar! Eu q antes ja era fissurada nestes assuntos sobre sonhos, e agora eu sou apaixonada!! E td minha familia e amgs ja sabem disso! rsrs
    la em ksa é assim: eu durmo cm minha irma num qrto e meus pais tem o qrto dls, mas o dls tm banheiro. O meu banheiro e da minha irma e no corredor! mas minha irma caçula tm medo d ir no banheiro do corredor durante a noite! entaum ela vai no dls! certo dia meu pai tava perguntando pra minha irma se ela tinha ido ao quarto dele durante a noite e ela disse q n! Qndo eu perguntei a ele, ele disse q acordou d noite cm o barulho da porta, ai minha irma entrou no quarto vestida cm o uniforme da escola (era um sabado) e disse q ia tomar banho ai ele falou assim: ta maluca! E entao voltou a dormir!
    Qndo eu falei assim pra ele: pai, isso foi um falso despertar! sabia q vc poderia ter tido um sonho lucido?? Ai ele respondeu: Ah...n começa cm essa historia d nvo! td mndo riu! rsrsrs vlw mesmo por me fazer entrar de cabeça neste assunto e me interessar ainda mais!

    Bjs e bom sonhos! rsrs

    ResponderExcluir
  13. Só agora q eu parei para ler o que você escreveu sobre os sonhos em 3ª pessoa! rsrs No meu caso é o the sims! rsrs pensando bem...eu ate que sonhei umas vezes q eu tava no pc me controlando cmo se eu fosse um sim!

    ResponderExcluir
  14. Mari,
    .
    Muito legal teu comentário! Acho que é bem comum essa situação que tu comentou. É um assunto que pode ser fascinante para nós ou para aqueles que curtem os sonhos, mas pra esmagadora maioria das pessoas é um assunto mais "bicho-grilo"! rsrsrss
    Admito que me contenho bastante pra não puxar esse assunto em algumas conversas de rodinha porque o risco de ficar pedante ou chato é grande! Sem falar que confundem demais nosso tema com assuntos esotéricos!...
    Daí o negócio é procurarmos canais como esse ;)
    Já votou lá na enquete?
    Bons sonhos pra ti!!

    ResponderExcluir
  15. Márlon, não sou um gamer. Não mais. Mas quando jogava (lê-se, quando o computador era bom) só jogava jogos em terceira pessoa. Eu NUNCA joguei um jogo em primeira pessoa sequer.

    Caso seja um fator psicológico, como faço para descobrí-lo?

    O engraçado, Márlon, é que, se fosse em primeira pessoa e eu pensasse (nos sonhos em terceira pessoa, eu não penso ou me movo, só assisto rs), eu saberia que é um sonho. Porquê nunca tive um sonho sem alguma criatura mitológica, sem Deuses ou mágicas.

    Talvez porquê eu sou fascinado por mitologia. Estudo mitologia por livre e espontânea vontade desde os dez anos (tenho treze). Minha família já sabe tudo sobre mitologia grega e egípcia, de tanto que eu falo sobre. Se aparece algo que me lembra tal criatura mitológica, eu falo sobre a criatura, conto a lenda e as diferentes versões. Sou um estudante de mitologia compulsivo. rs

    ResponderExcluir
  16. Sonho em 3a pessoa... dei uma pesquisada sobre isso e não achei coisa alguma.
    .
    Uma alternativa é tu prestar bem atenção nas tuas emoções durante esses sonhos. Se há algum motivo especial pra ti ficar sonhando em 3a pessoa. Como se trata em grande parte de manifestação do nosso subconsciente, talvez tu consiga captar algo.
    .
    Continuo procurando no livro da Gayle Delaney, mas até agora não encontrei uma abordagem especifica.
    .
    Eu tive alguns sonhos assim, mas bem esporádicos e sem qualquer coisa de marcante ou especial.

    ResponderExcluir
  17. Oi Held!

    Procure evitar de cortar o sono tão cedo(meio da madrugada). Isso serve pra fazer bem esporadicamente, pois prejudica a qualidade do sono e claro, nossa força mental.
    .
    Prefira os métodos consagrados como o MILD, WBTB, Tholey, CAT...
    .
    Quanto ao problema do sonho em 3a pessoa, como se trata de um sonho com tema recorrente, acredito que tenho uma hipótese de solução boa:
    - aplique o método de Tholey e atenção para o que tu deve usar no passo 6:
    .
    "6. Se, com frequencia vc tem nos sonhos experiencias que nunca ou raramente ocorrem no estado desperto, como as de elevar no ar ou voar(MEU CASO!), então deve, enquanto desperto, tentar imaginar que está tendo essas experiências, dizendo a si mesmo o tempo todo que está sonhando."
    .
    R) Como esses sonhos em 3a pessoa estão acontecendo com frequencia para ti, minha idéia é que tu experimente imaginar, enquanto desperto que está tendo essa experiência!...
    .
    É uma mera aplicação do método inventado pelo psicoterapeuta alemão Tholey. Bons sonhos companheiro!

    Fonte:
    http://www.sonhoslucidos.com/2008/03/mtodo-para-aumentar-suas-percepes-num.html

    ResponderExcluir
  18. o que me dava sonho lucido era a bebida alcoólica agora troquei por uma taça de chanpanhe antes de durmi sera que fiz a coisa certa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O alcool não é uma boa idéia. Ele interfere diretamente nos ciclos e fases do sono. Perturba demais a parte mais importante que é a manutenção da consciência. É ela que queremos levar para o estado mental dos sonhos.

      Se na vigília o alcool já vai comprometer a percepção e a integridade da razão e da consciência... imagine no estado mental dos sonhos! Com a mente 100% já não é tão simples conseguir, imagine então com birita! rsrrsrs Infelizmente toda e qualquer bebida alcólica só vai atrapalhar.

      Abs e bons sonhos companheiro!

      Excluir
  19. Márlon, pretendo tomar esse tipo de suprimento e ingerir mais alimentos com essas substancias, porém estou com uma duvida.
    Se eu resolver por ex beber leite morno ou ingerir capasulas dessas substancias, eu devo faze-lo logo antes de me deitar (nesse caso suponho que o efeito duraria a noite toda) ou no meio da noite no inicio das fazes REM mais longas?

    ResponderExcluir
  20. tinha parado de sonhar derrepente comecei a comer banas todos os dias pq estava me ajudando a recuperar um ligadmento rompido do nada voltei a sonhar e uns sonhos vividos !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...