ÚLTIMOS

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Morte nos Sonhos - Dreamscape

     "When you close your eyes... the adventure begins!..." - Quando você fecha seus olhos... a aventura começa!... o filme pode ter envelhecido com o tempo, mas a essência de explorar o mundo dos sonhos como tema está lá ainda bem forte. Dando sequencia aos filmes que exploram a temática dos sonhos, após Inception(A Origem), Waking Life e Sonhando Acordado(The Good Night), vale a pena saber que existe "A Morte nos Sonhos(Dreamscape).

Dreamscape - A Morte nos Sonhos(1984) é o primeiro filme que lembro que aborda o tema dos sonhos de maneira tão original.

      Nunca esqueci esse filme e lembro perfeitamente como ele me marcou pelas possibilidades que se abriam ao poder explorar o mundo dos sonhos. O próprio vilão atormentado e surpreendentemente poderoso, dava a chave para o protagonista interpretado por Denis Quaid(Alex). Dizia assim: "É um sonho Alex! Você pode fazer o que quiser aqui!" E virava um monstrengo em seguida(Sneackman - o Homem Serpente? uau!).

Uma das primeiras experiências de Alex(Dennis Quaid), consciente e dentro de um sonho.
      Da mesma maneira que Inception, a idéia central não é o fato de poder explorar o mundo dos sonhos, de modo consciente. Os personagens adentram a realidade onírica facilmente, como a coisa mais natural do mundo e... partem para as experiências de sonhos compartilhados.
     O clima de pesquisa no laboratório e no instituto em que se passa parte da história é bem ambientado. É bem curioso observar a tecnologia dos computadores da época, os monitores e aparelhagens.
     Gostei muito de duas partes, em que Alex auxilia um menino que sofria com pesadelos terríveis e a maneira como o próprio vilão revela o segredo(embevecido pelo poder e arrogância) das possibilidades no mundo dos sonhos.
     O tema do filme permeia o perigo da 3ª guerra mundial ou a guerra nuclear... como um contexto, claro, mas há imagens bem simbólicas, retratando aquele perigo terrível que a humanidade passou bem perto.


O contexto do filme é bem marcante, época da guerra fria entre URSS e EUA.

      Há a presença de grandes atores como Max Von Sydow, Christopher Plummer e Dennis Quaid.
     Posso adiantar para quem ainda não viu o filme que há uma trama contra alguém da cúpula do governo, utilizando os sonhos como instrumento. Como eu disse, o filme envelheceu bastante em certos aspectos, como efeitos especiais e claro, por vezes, a narrativa fica ingênua, mas a brincadeira com a exploração dos sonhos está lá, bem viva, original e divertida.
      Interessante lembrar que a época de 1984, além do perigo de uma guerra nuclear mundial, foi também quando Stephen LaBerge e Keith Hearne divulgavam suas comprovações científicas sobre manter o estado consciente durante os sonhos. Hollywood pelo jeito já se antenava com o que havia de novo e extraordinário no mundo científico.
     

15 comentários :

  1. mto loko esse tb!
    alguns efeitos são paias para a epoca são otimos!
    achei interessante tb no contexto da guerra fria o objetivo de usar os sonhos para matar o presidente!
    inda bem que não é possível kkk

    ResponderExcluir
  2. esqueci duma coisa..
    vc já comentou/assistiu Vanilla Sky?
    ele é mtooo louco tb!
    lembrando que ele é remake do Open your eyes, eu baixei os dois mas assisti apenas o Vanilla Sky pq a essência da história em si é a mesma ^^
    é um show de filme!

    ResponderExcluir
  3. Eu comentei uma vez aqui, há uns dois dias só. Você me disse para eu seguir umas dicas da Beverly D'Urso... No primeiro dia, fez efeito e me lembrei do meu sonho inteiro. E fui me lembrando de todos, até hoje. Hoje, tive meu primeiro sonho lúcido. Eu enxergava tudo muito estranho. Todo mundo que teve um sonho lúcido diz que a visão é tão vívida, tão incrível num sonho lúcido que quando tive a primeira experiência, me decepcionei quase. Tudo, com exceção das pessoas, se resumiam a pequenas formas muito mal desenhadas, por sinal. E pintadas também. Eu parecia estar num quadro de um pintor iniciante, que sabe fazer apenas quadrados, círculos e triângulos. O rio que eu tentei colocar no sonho e detalhei com tanto carinho nada mais era que um dois fios com uma tinta azul pintada por mãos trêmulas, é.

    Por que?

    ResponderExcluir
  4. hey que dica é essa de lembrar dos sonhos?!
    nuss se funciona bem assim msm é oq eu venho procurando à um tempassoo

    ResponderExcluir
  5. Oi Júnior! Parabéns onironauta!
    .
    Sabia que tu conseguiria fácil. A Dra. Gayle Delaney é provalvelmente a melhor no ramo. O objeto de estudo dela é a interpretação de sonhos, então ela precisa que seus pacientes saibam consigam lembrar deles facilmente.
    Seu Método da Entrevista nos Sonhos é muito poderoso.
    .
    Quanto a pouca nitidez no teu sonho lúcido, eu apostaria minhas fichas que tu pode ter ficado lúcido numa fase NÃO-REM. Essa fase é caracterizada por sonhos pouco vívidos, mais parecida com pequenos flashes de imagens, sem intensidade de narrativa e a maioria de nós sequer lembra deles.
    .
    Repare como tu conseguiu muito rápido o teu sonho lúcido, após começar a lembrar deles. Não é tão comum isso acontecer. E pela descrição talvez tu tenha conseguido o mais difícil: ficar lúcido fora da fase REM! rsrsrsrs
    .
    É só tocar o barco ao sabor das orientações da boa doutora, seguir algum método para induzir sonhos lúcidos(não esqueça de algum reality check) e inevitavelmente tu vai ter o teu "click" dentro de uma fase REM, recheada de sonhos intensos e vívidos hehehehe
    .
    Bons sonhos companheiro!

    ResponderExcluir
  6. E aí Túlio! Valeu a força!
    .
    Verdade. O Vanilla Sky merece um post tbém! Lembro que apenas citei ele anteriormente.
    .
    O método para lembrar dos sonhos a que se referia o Junior vem do post:
    http://www.sonhoslucidos.com/search/label/Como%20lembrar%20dos%20sonhos%3F

    ResponderExcluir
  7. vlw Marlon eu vou tentar persistir nessa tecnica! quando eu vejo pessoas com resultados surpreendentes é realmente inspirador e motivor e logo eu tb agredeço à você, Junior, por compartilhar o resultado ^^

    ResponderExcluir
  8. hey Marlon só queria comentar algo pra quando vc for fazer o post pra quem tem dificuldade de dormir, mano eu acho que eu descobri o segredo:
    Eu encontrei no youtube um vídeo em inglês, acho que do Howto, que fala pra colocar óleo de baunilha no travesseiro e essência de lavanda(aqui tem um spray) também ajuda. Com essa dica + auto-hipnose eu to dormindo em 5 min ~ 20 no máximo, não sei se já falei mas tem vez que fico mais 2,3 horas, sem exagerar, na cama tentando dormir. No vídeo fala também que a essência do óleo de baunilha também ajuda a ter sonhos vívidos...

    ResponderExcluir
  9. Bom filme. Meu predileto sobre sonhos é Waking Life.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  10. Túlio,

    Tem que ver se não é insônia. Mas pelo jeito tu é bem auto-didata e já está correndo mto bem atrás ;)
    .
    .
    Ivone,

    Grato pela visita e o elogio! Seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  11. insônia? será? eu vou dar uma pesquisada...

    ResponderExcluir
  12. Pra insônia eu recomendo o seguinte: Deite e procure ficar bem relaxado. Depois, pegue um livro pra ler. Pode ser um sobri sonho lúcido ou qualquer leitura que te agrade. Leia atentamente enquanto mantem seu corpo bem relaxado. Com um certo tempo, você vai ficar com as palpebras pesadas. Mas continue lendo até cochilar com o livro na mão. Daí, é só fechar o livro, apagar a luz e dormir. Comigo é tiro e queda. :)

    ResponderExcluir
  13. Olá Onironautas,
    Achei o filme legendado no youtube, se alguém quizer ta aí o link: http://www.youtube.com/watch?v=ApO9oPagMd4

    Me interessei muito pelo filme, quero assistí-lo agora msm ^^

    Bons Sonhos

    ResponderExcluir
  14. Valeu pelo link, Wylker Kenedy.

    Assisti o filme agora e achei bem interessante. Muito obrigado pela dica.

    Feliz ano novo e bons sonhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...