ÚLTIMOS

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sonhando Acordado - The Good Night

        Um belo dia minha supermãe comentou comigo ao telefone: "Ei! Estamos assistindo um filme que o protagonista está falando daquele assunto que tu adora...".
         Caramba! Um filme que não assisti e que tem sonhos lúcidos?!... E não é que o assunto é tema no filme mesmo?! Voltando ao tema dos filmes que abordam os sonhos lúcidos(já tratamos aqui de Waking Life e Inception), eis que há esse filme não muito conhecido: Sonhando Acordado(The Good Night - no original).
Sonhando Acordado é um filme simples e bacana com o tema dos sonhos lúcidos marcando presença.
 
         Há bons atores no filme como Danny de Vito, Gwyneth Paltrow e Penélope Cruz. Produção simples, mas que funciona muito bem. Fica longe de uma história surpreendente como os já citados no blog e outros como Vanila Sky, Paprika e Morte nos Sonhos... mas para quem tá afim de curtir um filme que envolva o tema dos sonhos lúcidos, é uma boa opção.
          Pode-se encontrar um pouco de técnicas e dicas para ter sonhos lúcidos. Muito pouco pra ser mais exato. Ainda assim é interessante porque a história é narrada de uma maneira bem realista. O centro da narrativa é na verdade a crise conjugal do protagonista(vivido por Martin Freeman).
Danny de Vito interpreta o especialista em sonhos lúcidos no filme The Good Night - Sonhando Acordado.
        
          Danny de Vitto é o personagem que provalvemente vai despertar mais a atenção de quem for assistir, pois interpreta o "expert" nos sonhos lúcidos. Fiquei seriamente preocupado quando percebi que sou quase tão bagunceiro quanto aquele personagem! o_O
          É engraçado presenciar as primeiras experiências do personagem principal, Gary Shaller, sua alegria ao perceber que pode induzir essas experiências e a maneira como fica "surtado", procurando obsessivamente a coisa.


A consciência nos sonhos pode proporcionar experiências apaixonantes para qualquer um.
       Talvez para alguns sirva de alerta para procurar aprender a experimentar esse brinquedo sem se perder pelo caminho. Afinal, quando na vigília as coisas não vão muito bem(como é o caso no filme), transformar os sonhos lúcidos em mera ferramenta para escapismo não é muito difícil, haja vista o fato de que podemos conseguir sensações bem embriagantes ao atingirmos a consciência nos sonhos.         

14 comentários :

  1. lol
    não acredito que vi esse filme antes de vc kkkkkkkk
    eu vi a recomendação dele no world of lucid dreaming... eu curti ele bastante o cara fica obsecado, deixa o ap a prova de som kkk
    eu não entendi é que quando ele olhava para as mãos e testava os interruptores tudo estava normal! eu acho q deveria ter mostrado a visão dele que nem o no waking life

    ResponderExcluir
  2. Acho que viu sim. ;)
    Vi ele somente há alguns meses atrás. Eu esperava mais, talvez influenciado pelo que já havia visto até então sobre o tema. Mas não deixa de ser um bom filme.
    Concordo contigo que deveriam ter mostrado melhor as técnicas funcionando.

    ResponderExcluir
  3. FUCK YEAH MAN!
    PRIMEIRO SONHO LÚCIDO!
    YEAH! YEAH! YEAH! YEAAAAHHAHAHHAH!
    man finalmente consegui :D
    eu estava em uma especie de cafeteria estadunidense, ou seja, uma lanchonete grande. resumidamente eu comecei achar algumas coisas estranhas e resolvi fazer um RC no banheiro com interruptor e deu CERTOOOOOO ai eu comecei a reconhecer algumas pessoas que tavam junto comigo e era os Beatles + Guns n' roses :D mas todos os POs (personagens oníricos) tavam todos grandes demais e tinha uma loira gostosa e ai eu coloquei a mão no ombro dela e deixei ela do meu tamanho, vei, a loira, diminuindo o tamanho, na minha frente, simplesmente demais :) ai depois eu afastei e deixei o pessoal da banda do meu tamanho tb ai eu fiquei tipo neah “ao invés de sair deixando os outro do meu tamanho eu vou ficar do tamanho deles” ai eu tentei ficar grande mas não deu certo  e ai agente foi entra na lanchonete e como eu não consegui ficar grande, eu fui tentar esfregar as mão e falar a frase “eu estou lúcido, o mundo esta brilhante” mas parece que não consegui esfregar direito e nem dizer toda a frase ou então não o consegui fazer concentrando, imaginando e esperando que desse certo *eu fiquei muito ansioso durante todo o sonho :D* ai agente entrou e tals eu tava ficando muito confuso, “eu to sonhando ou não, porr4?” ai eu voltei no banheiro e fiz mais uns RC com interruptores e deu positivo, fui no espelho e o meu reflexo invertia os movimentos (o meu braço O. ia pra direita e o do meu reflexo para esquerda, como fosse um outro eu ali me imitando, não reparei muito bem no reflexo em si, só lembro q era uma camisa branca) ao eu queria testar alguns poderes, sai do banheiro e encontrei um cara de branco de costas ai eu apontei a mão nele e gritei/pensei “FOGO” mas num deu nada e ai eu tentei criar uma arma e nd 
    eu to ficando muito ansioso kkkkkkkk
    agora q to empolgadaão msm  :D eu vou reler o seu blog de novo e começar a ler o livro SL em 30 dias de novo ^^

    ResponderExcluir
  4. Hehe, em 1 sonho lúcido tu consegue mais coisas que 3 meus. ;P
    Parabéns pelo sonho! Empolgação a mil hein. :D

    ResponderExcluir
  5. Grande Túlio!!

    Que demais cara! Li junto com minha esposa o teu relato e vibramos com a estréia da tua consciência nos sonhos. Parabéns!
    Foi bacana que tu curtiu tempo suficiente pra fazer boas experiências. Levou um tempo considerável, bastante tempo mesmo e está bem claro que tu não possui qualquer dificuldade natural para continuar tendo essas experiências indefinidamente.
    Uma coisa que eu procuro fazer e que percebo ajudar na manutenção dos sonhos lúcidos é manter minha vida da vigília(desperto) bem equilibrada. Atividades físicas, estudos, família e trabalho. Uma espécie de atitude bem positiva com a rotina.
    .
    PS: é importante continuar a rotina do diário dos sonhos, um método e algum reality check.
    .
    PS2: como vinha sendo tua rotina?

    ResponderExcluir
  6. ^^'
    bem quanto a rotina eu faço mtoo pouco exercício físico mas eu vou colocar a rotina depois do carnaval.
    desde o inicio eu li bastante coisa e acabei querendo testar várias coisas ao mesmo tempo e fui ficando cada vez mais ansioso mas quanto ao resto td tranquilo...
    até que chegou uma hora que fiquei mais focado em uma coisa: lembrar dos sonhos. desde o início eu faço RCs o tempo todo, coloquei um programa no pc pra me lembrar e quando eu usei o método timer, que é basicamente um WBTB + despertador consegui o meu primeiro ^^
    o meu foco agora é conseguir induzir uma paralisia e assim conseguir um WILD. eu tenho a impressão que nesse 1º SL meu eu consegui involuntariamente uma paralisia e como de costume estou procurando e pesquisando várias técnicas ^^ mas claro tentando controlar a ansiedade. Eu procuro várias informações constantemente por um motivo muito simples: ter uma visão panorâmica da situação e opções, descobrir como melhor me encaixo. ^^'
    e eu continuo testando coisas novas baseado nessas tecninicas como introduzir toques binaural e Isochronic e tb pretendo voltar a focar + um pouco na meditação tb :)
    e como sempre o seu blog é sempre muito útil e motivador.
    e aproveitando a dona do World of Lucidy Dreaming deu sinal verde para a tradução

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aí Túlio,
    Minha situação é difente cara, não consigo ficar lúcidos nos meus sonhos nem f#@&*&#!
    Que isso cara, tá difícil, não sei se a ansiedade está atrapalhando mais eu continuo tentando, Márlon, me responde uma pergunta cara 'Qual o método que você usa? e oque você faz no estado de vigília para facilitar os SL's, RC's ? alguma SilentIdea, qualquer coisa me da uma luz cara (:

    Valeu ai Márlon, Parabéns ai Túlio.
    Falou !

    ResponderExcluir
  8. Esqueci Márlon, desculpa ai pelo duplo post, mais me passa um link cara onde eu possa baixar o The Good Night, procurei nas locadoras da minha cidade, mais minha cidade é do interior, e as locadoras que eu procurei não achei,
    Se você tiver ai algum site de download confiável, um link, me passe se possível.

    Valeu Márlon,
    Falou ;)

    ResponderExcluir
  9. Grande Túlio,

    Opa! Opa! Conte essa história do sinal verde para tradução! ;)
    Mande email aqui:
    marlonjatahy@sonhoslucidos.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. E aí Pedro!

    Eu sou adepto do Método de Tholey:
    http://www.sonhoslucidos.com/2008/03/mtodo-para-aumentar-suas-percepes-num.html

    .
    Esse método foi usado por cerca de 30 anos por um médico alemão nos seus pacientes. A psicóloga Ph.D Gayle Delaney afirma que esse método é superior ao MILD. E eu concordo com ela pela minha experiência.

    .
    Tem que anotar os sonhos. Eu sou preguiçoso pra isso, mas isso é básico! Anotar eles(1 por dia, 5 dias por semana) já é suficiente pra estimular a memória e o reconhecimento da realidade dos sonhos.
    .
    .
    Meus reality checks(testes de realidade) prediletos na ordem de preferência:
    - questionar ,"estou sonhando ou acordado?(5 a 10x por dia)
    - olhar para as mãos
    - espelhos
    .
    Sobre o filme eu ganhei ele de presente... meu paizão comprou num sebo! Então é minha sugestão: garimpar ele em sebos, mercado livre etc..

    Bons sonhos companheiro!

    ResponderExcluir
  11. Faço isso aqui algumas vezes por semana:
    E claro eu programo pra dar despertar após 6h de sono. Vou anotar meus sonhos ou ler sobre o tema(20 min pelo menos) e daí volto a dormir.

    ResponderExcluir
  12. hey marlon eu mandei o Screen Shot para o seu email ^^

    ResponderExcluir
  13. Ontem fui dormir angustiado. Poxa, não tô lembrando nem os sonhos direitos. Volto a pesquisar sobre o WBTB e decido dormir um pouco mais cedo pra acordar 6 horas depois.
    Acordo às 6 da manhã e passo 25 minutos anotando o sonho que tive e lendo alguns sonhos que tive. Volto a dormir e penso: "Não tô com tanto sono. Acho que não vou conseguir dormir...". Alguns minutos depois, estou embarcando no maior sonho lúcido que eu tive. Foi simplesmente demais! :D

    Túlio o meu sonho foi um pouco mais longo que os outros que tive, foi mais ou menos como o teu. ^^


    Márlon, no início do sonho eu tava sendo perseguido por um leão. :P Cheguei numa escada(descendo) e aí pensei: "Será que é um sonho? Se for não vou precisar descer a escada é só pular e voar." Então dei a olhada básica para as mãos e nada! No 1º sonho lúcido que tive, minhas mãos tinham um pouco mais de dedos e estavam um pouco tortos, mas nesse sonho foi tão real, que até um sinal/caroço que apareceu esse dias na minha mão, apareceu também no sonho. Não tive tempo de sair contando os dedos um por um, pq se fosse realidade a morte vinha em forma de leão. :P
    Terminei pulando na escada e como vi que pulei muito alto, achei que era um sonho, e voei. Nunca tenho dificuldade pra voar hehe, só pulo e já estou voando.

    Ah, outra coisa que chamou a atenção foi quando eu pensei: "Se eu acordar agora eu devo ficar paralisado." E aí no sonho apareceu o leão de novo e tive que correr, mas minhas pernas pesaram, como se eu estivesse tentando mexe-las na cama. Achei que iria acordar, mas não. Esqueci aquilo e voltei a andar normal.

    Mas o restante do sonho foi legal. Inclusive uma lâmpada quase queimou(saiu até faísca O.O) quando tentei ligar. Mas a melhor parte foi convencer minha mãe que aquilo era um sonho.kkkkk

    Foi demais! :D


    * Não esfreguei as mãos, não rodopiei em torno de mim e mesmo assim o sonho foi bem longo em relação ao outros sonhos lúcidos.
    Santo WBTB ! ^^

    ResponderExcluir
  14. Blz Túlio. Já te respondi por lá. Bela iniciativa!
    .
    E aí Victor!
    WBTB em ação mesmo! D+ cara! O bom índice de eficiência é indubitável. Aplico ele com certa frequencia tbém e com teu relato vou namorar esse método mais de perto. ;P

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...