ÚLTIMOS

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Existem efeitos colaterais causados por sonhos lúcidos?

       Até hoje nunca houve qualquer notícia de algum sonhador lúcido com sequelas porque experimentou a consciência durante os sonhos. Volta e meia a questão entra em discussão nas comunidades, mas é interessante dar atenção para deixar bem claro algumas coisas.

       Uma delas é que os sonhos lúcidos, vem sendo praticados naturalmente há séculos atrás. Os yogues tibetanos dominam secularmente as técnicas e a menos que a gente aceite o estilo de vida deles como insanidade ou loucura, eles continuam levando a vida deles numa buena.



Yogues tibetanos praticam sonhos lúcidos há séculos, sem quaisquer efeitos colaterais.

       No ocidente há relatos bem conhecidos, de séculos atrás, seja como o do marques Saint Denys e do psiquiatra Holandes, Fredrick Willelms Van Eeden(sonhos anotados desde os 13 anos - 352 sonhos lúcidos num período de 14 anos) que pesquisavam e exercitavam seus sonhos lúcidos.

        Existem sonhadores lúcidos com altíssima frequencia de consciência nos sonhos, como a Beverly D'Urso, Worsley, LaBerge e esses caras são estudiosos e muitos deles com doutorados e Ph.D... o_O ô mentezinhas perturbadas heim! Um relato ou mensagem da pesquisadora e sonhadora lúcida, Ph.D, Beverly D'Urso pode ser encontrado aqui:



Beverly D'Urso, Ph.D, pesquisadora que colaborou com a comprovação da existência dos sonhos lúcidos na década de 80, nos laboratórios de sono da Universidade de Standford, com Stephen LaBerge, é uma das maiores sonhadoras lúcidas do mundo.

        O que me parece mais provável na minha opinião, ressaltando que sou leigo e não tenho formação na área de psicologia ou psicanálise,  é sim que ao voltarmos alguma atenção para os nossos sonhos, certos problemas que haviam passado despercebidos no nosso cotidiano comecem a se manifestar. Basta lembrar que um dos primeiros passos para conseguir lembrar de um sonho é começar a anotar os seus sonhos. Apenas isso já é suficiente pra trazer um relatório do que anda se passando com mais frequencia pela mente enquanto estamos dormindo. Isso nos aproxima de interessantes pensamentos da Dra. Gayle Delaney, uma das maiores autoridades do planeta, quando o tema são os sonhos.


Gayle Delaney, uma das maiores autoridades do tema dos sonhos na psicologia, possui opiniões bem interessantes sobre os sonhos lúcidos.

        Claro que agora estou apenas especulando, mas não parece razoável que ao tentarmos confrontar nosso próprio universo mental, certos medos, problemas de consciência, grandes preocupações possam se manifestar?... Talvez. E caso isso aconteça, isso é uma bela oportunidade para procurar entender porque esse teu problema ainda não foi resolvido. Vale a pena rever um trecho da Dra. Delaney que cito em outro post do blog: http://www.sonhoslucidos.com/2010/04/como-enfrentar-pesadelos.html .

        Deve ficar claro para todo aquele que procura se aventurar nessa nova área, seja por estudo, diversão ou controle de pesadelos que não há quaisquer registros de algum prejuízo mental ou físico, causados pelas experiências do uso da consciência durante os sonhos. Reiterando se tratar de uma prática efetuada há séculos que apenas nas últimas décadas está recebendo atenção da comunidade científica.

AVISO:  adicionei a ferramenta de Seguidores do blog, na forma de  "sonhadores lúcidos", no canto embaixo a direita. Agradeço as visitas, aos votos na enquete e também aos que adicionarem(seguir)  ;)

        

18 comentários :

  1. Márlon, qual a faculdade que se faz para estudar os sonhos?

    ResponderExcluir
  2. se algum risco existe, vale a pena :D

    mas falando sério as vezes eu fico pensando:
    e se eu crio um personagem onírico e ele começa a ter "vida própria" e ai eu viro bipolar?!
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Júnior,
    Pelos livros que se aprofundam no tema, as citações que faço no blog, as maiores autoridades de estudo quando o tema é o sonho, penso que é a psicologia que vai se enquadrar melhor.
    .
    Talvez ainda de maneira mais aprofundada, a psicanálise e daí a medicina também entrem na jogada. Pois tanto o psicólogo quanto o médico psiquiatra(salvo engano), podem se especilizar como psicanalistas.
    .
    Resumindo: é o psicólogo psicanalista quem parece ser aquele que vai pesquisar, trabalhar e estudar mais aprofundadamente a área dos sonhos.
    Um médico psiquiatra psicanalista também estuda.
    .
    Pessoalmente, eu estou cursando a Filosofia com o objetivo de unir a essas minhas pesquisas em paralelo dos sonhos e da consciência.
    .
    .
    Túlio,
    Eu me identifico com o modo de pensar da Dra. Delaney(e talvez por isso cite tanto ela), sobre os sonhos lúcidos: não há o porquê de ficarmos obcecados querendo ter sonhos lúcidos.
    .
    Nossos sonhos inconscientes já são viagens espetaculares pelo que se passa despercebido no interior da mente. A gente não precisa ficar tentando escalar o Everest(sonhos lúcidos) o tempo todo, uma vez que podemos visitar diariamente lugares deslumbrantes como Paris(sonhos comuns) ;))

    ResponderExcluir
  4. nah verdade eu estou obcecado em lembrar deles, eu acho sonhos interessantes de qualquer forma, lúcidos ou não, pesadelo ou paraíso eu não entendo pq eu tenho tanta dificuldade em lembrar deles..

    ResponderExcluir
  5. Essa noite vi um nascer do sol mais lindo que me lembro de ter visto e foi em um sonho 'não-lúcido' ! :D

    Além disso, não sei como não fiquei lúcido...lembro de estar caminhando em um corredor gigantesco, com imagens psicodélicas nas paredes e uma voz feminina cantando suavemente pra mim:
    "FeeEEeeEEEee...você está sonhandooo"...rsrs

    Apesar disso, não fiquei lúcido e fiquei só admirando a paisagem, nem acreditei quando acordei -.-

    Mas foi um belo sonho e fico feliz só pelo fato de ter lembrado dele!

    E parabéns pelo blog Marlon, tá cada vez melhor ! :)

    ResponderExcluir
  6. Túlio:
    Também amo o mundo onirico! Esteja eu tendo sonhos lúcidos, n lucidos, pesadelos (nm tanto nessa parte, rs) e estando onde quer q esteja num sonho! amo a simples e incansavel aventura q é viajar enre dois mundos tão diferentes e ao mesmo tempo tao iguais e de certa forma paralelos!
    Eu acordo toda manha torcendo para que chegue logo a noite para q eu possa sonhar! mas mesmo q eu tenha varios sonhos a noite ainda acho pouco qndo acordo!
    So q eu lembro mt bm dos meus sonhos! e cm mts detalhes! Essa noite so me lembro d 2! mas se dividisse daria uns 5! foram enormes! kkkkk
    Free-lipe, concordo cntg! Mt bom e cada vez melhor o blog! ta d parabens marlon!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de assistir ao filme Tron - O legado! Lembra um poko o nosso tema de SLs! Eles criam uma novo mundo! interessante!

    ResponderExcluir
  8. Que bacana Mari!
    você usa alguma técnica além do que tem aqui no blog? habilidade natural?

    Eu tb assisti o Tron! alias, assisti os dois, são ótimos e realmente lembrando os SL :D

    ResponderExcluir
  9. Olá Márlon, sou uma jovem nova leitora do seu blog que já me ajudou muito com técnicas para prolongar a lucidez nos sonhos e para testar se estamos sonhando. Outro dia tive um sonho lúcido em que em certo momento do sonho eu puxei meus dedos de uma das mãos para cima,para estralar os dedos, e percebi que isso ajudou a prolongar o sonho. Você já testou isso?

    ResponderExcluir
  10. Túlio, experimente dormir bem. E claro fazer aquela interrupção no período do WBTB ou MILD... mas tu já conhece bem isso... tente acordar no periodo final do teu sono sem usar despertador ou programar para despertar após 1h e meia de sono.
    .
    Grande Felipe!
    Eu ri do teu sonho kkkkkkk é um exemplo típico! Como pode volta e meia a gente ter todos os sinais de q estamos tendo um sonho e não damos a menor bola... continuamos q nem zumbis no automático?! kkkkk
    Claro q a resposta a gente já sabe. Está relacionada aquelas 2 partes q estão menos ativas durante as fases REM: as responsáveis pela tomada de decisão e pelo raciocínio. Mas é mto engraçado qdo acontece de modo tão explícito :)))
    E brigadão pela força!
    .
    Mari, obrigado pelos elogios!
    Tua capacidade de lembrar dos sonhos está altíssima rsrsrs mas não precisa anotar tudo. Senão tu vai ficar mto tempo em função das anotações. A dra. Delaney recomenda 4 a 5 sonhos por semana(se não me engano).

    ResponderExcluir
  11. OK, kk! eu tenho perdido a paciencia qndo chego ao 3! eles saum mt grandes! mas eu sempre me lembrei! qndo comecei a anotar comecei a lembrar mais! rsrs
    vlw e de nada! vc merece os elogios! rsrs

    ResponderExcluir
  12. Oi Camilla! Seja bem-vinda!
    Tenho certeza que teus sonhos vão poder te servir ainda mais no teu projeto de escrever belas histórias. Stephen King que o diga não é?!
    .
    Sobre a idéia dos dedos ela é um reality check bem consolidado. Sem saber tu chegou até ela ;P
    .
    Abraço e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  13. hahhah é verdade, Marlon ! Dessa vez aí até aviso sonoro teve !! Só faltou sinal de fogo e tudo mais..rsrs a mente é demais mesmo.
    E outras vezes, percebemos quase que 'naturalmente' que estamos sonhando, como aconteceu comigo hoje !! Postei o relato lá na comu do orkut ! Abraço, meu amigo !!! :)

    ResponderExcluir
  14. Marlon sempre que eu descubro estar sonhando eu acordo:

    Exemplo:eu estou andando numa rua perto de casa e derrepente começo a ver varias sombras na parede e começa a nevar,eu olho para minhas mãos e elas estão com alguns dedos tortos e de tamanhos diferentes eu vejo meu reflexo num vidro de um carro estacionado e começa a ficar tudo borrado e eu acordo.(sempre que eu descubro estar sonhando eu acordo com dor de cabeça ou com a visão meia borrada)

    o que eu queria saber é porque isso ocorre?

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marlon.
    Esse sonho do outro ou outra anônima(o) aí parece bizarro.
    A descrição dela lembra uma cena Silent Hill.
    Parece que ela sonha que está andando em Silent Hill, sombras na parede, coisas borradas, neve misteriosa, dedos tortos, só faltou dizer que ouvi a sirene da cidade fantasma tocar antes de acordar!
    Hehehehehehehehe! Queria ter pesadelos assim. Gosto de uns sonhos sinistros e adrenalina onírica.
    Mas, quem não pede é a esse que Deus dá.
    Êita, mundo contraditório.

    ResponderExcluir
  16. Esse comentário anterior passou batido mesmo. Mas em caso de noites de sono ou com sonhos lúcidos que seja com problemas como os relatados acima, recomenda-se procurar um médico. Existem muitos distúrbios do sono. O sonho lúcido em si não provoca ou causa efeitos colaterais danosos.
    .
    ;)

    ResponderExcluir
  17. Oi, encontrei esse blog por acaso, não me interesso no assunto porque já tive muitos sonhos lúcidos, mas vou tentar contribuir com este comentário.
    Antigamente eu tinha muitos sonhos lúcidos, mas tentei parar de tê-los pelos motivos:
    Eu sentia que não tinha o mesmo descanso à noite, parece que ao ter sonhos lúcidos o sono não tem o mesmo efeito de descanso. Mas faz tanto tempo, talvez não seja tanto quanto eu to falando, até porque sou preguiçoso mesmo rs
    Não consigo fazer nada que quero dentro dos sonhos. Primeiro que, nunca duraram muito, eles sempre são breves: eu percebo que estou sonhando, daí passa pouco tempo e mudo de sonho. Fora isso não tenho controle de nada, eu apenas sei que estou sonhando, mas não posso voar ou fazer outras coisas anormais. Ah, geralmente eu ficava sozinho, parece que as pessoas meio que somem quando eu me descubro no sonho.
    As coisas não tem tanta graça no sonho quanto parece que teriam fora dele. É como se a vida deixasse de fazer sentido por eu saber que é tudo irreal.
    Por conta dessas coisas que eu tentei parar de ter esses tipos de sonho e já há um bom tempo que consegui não tê-los. Comecei a tê-los somente me concentrando antes de dormir no fato de que eu queria ter, e por um tempo isso foi frequente, depois parou.

    ResponderExcluir
  18. Tenho sonhos lúcidos há mais de 10 anos. Diariamente. A intensidade varia de um sonho à noite inteira.
    Sem controle de remédios, os sonhos lúcidos são apenas uma primeira etapa de algo maior.
    A segunda etapa é insônia total.
    O corpo necessita de sono e por isso, acaba gerando uma série de efeitos colaterais como déficit de atenção, dores no corpo, etc.
    Voltando ao sonho lúcido, é outra dimensão: para mim as cores e as dimensões são diferentes, acredito eu porque seja uma pessoa visual.
    Algumas vezes consigo interferir no sonho, outras vezes não.
    Ultimamente tenho tido Dejavu durante o dia, relativamente aos sonhos que tive: eu sei que foi um sonho, mas a sensação de vivenciar uma circunstância ou sentimento é a mesma da vida real.
    Fico pensando que os psicopatas (acho que posso ser também) não tenham essa linha de diferença entre realidade e ficção da própria cabeça.
    Obrigada por escrever os Sonhos Lúcidos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...