ÚLTIMOS

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Futuro dos Sonhos Lúcidos

      Um dos artigos mais instigantes que li sobre o tema dos sonhos, assinado pelo neurobiologista Ph.D, Sidarta Ribeiro e por Miguel Nicolelis, um dos maiores neurocientistas da atualidade, apresentam um trecho que eu não poderia me furtar de compartilhar no blog.
      O texto trata das teorias das funções dos sonhos, menciona casos famosos(Kekulé, Mendelev, Elias Howe etc..) de grandes soluções para problemas, por meio do estado mental dos sonhos. Há dois parágrafos que acho especialmente fascinanes que finalizam o artigo, publicado na revista MenteCerebro*, os quais fazem referência aos sonhos lúcidos e cogitam, ou melhor, fazem um exercício de imaginação especulativo, para alguma aplicação prática futura dos sonhos lúcidos:

Especula-se a possibilidade dos sonhos lúcidos servirem como aprendizado virtual.

      "É interessante especular sobre como serão os sonhos dos seres humanos no futuro, à medida que as pressões seletivas sobre nossa espécie continuem a mudar. Uma possibilidade é a generalização social do sonho lúcido, um estado de simulação onírica consciente praticado há muitos séculos pelos iogues tibetanos por meio do controle da respiração e da postura. Os sonhos lúcidos ocorrem durante episódios de sono REM de alta intensidade metabólica, e se caracterizam pelo fato de o sonhador assumir controle parcial ou total da narrativa onírica.
       Apesar dos abundantes depoimentos subjetivos sobre o uso dos sonhos lúcidos para o treino de habilidades usadas na vida real, o potencial cognitivo desses sonhos ainda está por ser sistematicamente explorado pela ciência. Se confirmado e disponibilizado para o público em geral, o uso dos sonhos lúcidos para o autoconhecimento e aprendizado virtual pode vir a representar um salto de grandes proporções para a evolução da consciência humana."

"O potencial cognitivo desses sonhos ainda está por ser sistematicamente explorado pela ciência".


        Esse último trecho quando li, lembrou-me uma cena espetacular do filme O Passageiro do Futuro, baseado numa obra de Stephen King, no qual um jardineiro com atraso mental(Jef Fahey) serve de cobaia para o cientista(Pierce Brosnan) que através de um grande aparato tecnológico de uso da realidade virtual, junto com substâncias químicas inovadoras, provocaram um assombroso upgrade mental no jardineiro.
        Delírios cinematográficos à parte, a divulgação desse conhecimento já está acontecendo mais rapidamente. Pelo menos há uma diferença significativa de alguns anos atrás para agora, em termos de fontes de pesquisa e informação sobre o assunto. O que inicialmente se limitava há alguns poucos livros sobre o tema, agora já podemos encontrar muitos sites sobre o tema, revistas, livros, artigos etc..
          Pode-se encontrar atualmente máscaras e algumas ferramentas tecnológicas como vídeos com mensagens subliminares, músicas e outros que objetivam induzir a consciência nos sonhos. Verifica-se uma crescente desvinculação na mídia do assunto com relação aos temas esotéricos.
          Percebe-se que a área vem sendo cada vez  mais explorada, desde a sua comprovação científica na década de 80, por Keith Hearne e Stephen LaBerge. Parece inevitável que a habilidade de ficar consciente nos sonhos conquiste mais e mais pesquisadores, voltados para as investigações do comportamento da mente nesse estado alterado de consciência.
           O mesmo artigo supra-citado faz referência a diversidade dos tipos de sonhos de acordo com as necessidades da espécie. Dentro das teorias da função dos sonhos, nossa espécie se encontra em situação privilegiada frente aos demais animais. Nossos sonhos já há muito deixaram de se resumir em reflexos de preocupações/temores/simulações de atividades básicas de sobrevivência e reprodução. Talvez nossos sonhos realmente se direcionem para áreas até então sequer imaginadas. Melhor ainda... que novos terrenos podem ser desbravados com a exploração dos sonhos lúcidos? Experimentos com memória?, Experimentos com a percepção do tempo?, Sonhos lúcidos para o aprendizado?, Novas formas de prazer?, Um simulador mental como oráculo onírico de possibilidades? O leque está apenas se abrindo. ;)

*Fonte:
RIBEIRO, Sidarta e NICOLELIS, Miguel. Nas asas do sonho. Revista Mente & Cérebro - Edição Especial nº 13 pg. 28-35. Ediouro - Duetto Editorial Ltda.
http://www2.uol.com.br/vivermente/

13 comentários :

  1. Fala galera!! Gostaria de parabenizar o trabalho do blog, tanto nas postagens quanto nas respostas aos comentários. Sempre encarei os sonhos lúcidos não como um divertimento, mas sim uma jornada de reconhecimento pessoal; através dos poucos de tive, descobri mais sobre mim mesmo: meus medos, minhas fraquezas... E parece que sempre acordei mais "forte"!! =)
    Gostaria de perguntar sobre uma coisa: quais livros você me recomendaria para eu conhecer um pouco mais o universo dos sonhos lúcidos? Isso porque, apesar de eu já ter aprendido muito com as dicas de internet, considero melhor informações vindas dos livros, ainda mais quando os autores são da área neurológica.
    Grato desde já,
    Deividy

    ResponderExcluir
  2. Olá Deiivid~y!
    .
    Comece pelo que há de melhor: o Sonhos Lúcidos de Stephen LaBerge.
    O livro está esgotado e não há distribuição dele, portanto o negócio é garimpar ele na internet.
    Na Comunidade do Orkut sobre sonhos lúcidos(30.000 membros) tu vai achar fácil, bastando pesquisar na ferramenta de busca do fórum:
    http://www.orkut.com.br/Community?cmm=57010
    .
    Sempre recomendo e cito no blog o livro da Gayle Delaney
    https://www.livrarialoyola.com.br/detalhes.asp?secao=livros&CodId=1&ProductId=51273&Menu=1
    Que é excelente, apesar de não focar sonhos lúcido.
    .
    Por fim e também muito fácil de encontrar na internet, tem o Sonhos Lúcidos em 30 dias:
    http://www.sonhoslucidos.com/search/label/Sonhos%20L%C3%BAcidos%20em%2030%20Dias
    .
    Seja bem-vindo e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  3. Apoiado totalmente!
    Eu dei uma parada de uns dias com tudo relacionados ao assunto pois segundo muito eu provavelmente estou exigindo no momento o q eu não posso/consigo dar o leva à ansiedade, desapontamento e consequente desinteresse e esforço do cérebro para que eu pare.

    ResponderExcluir
  4. E ai tchurma! Achei um fórum estrangeiro interessantíssimo que tem foco sobre sonhos e inclusive sonhos lúcidos. Tem um usuário que inventou um método pra ter sonhos lúcidos, que me pareceu bem fácil e efetivo. Ainda nao testei porque comecei a lê-lo hoje =p, mas digo que pelos relatos dos usuários, percebi que cerca de 80% dos que li que tentaram, conseguiram ter pelo menos um sonho lúcido. Disse pelo menos um porque vários tiveram 2 ou 3 na mesma noite, teve um usuário que conseguiu 3 em uma noite só, com cerca de 15min cada pra se ter uma idéia.
    .
    Quem ainda não conhece e tiver curiosidade, eles chamaram o método de FILD (Finger Induced Lucid Dream), e o link é esse:http://www.dreamviews.com/f49/finger-induced-lucid-dream-fild-4779/
    Acho que seria interessante discutirmos isso aqui, colocando em um artigo do blog, não sei, só sugestão =]
    .
    Mas resumidamente, pra fazer o método você acorda cerca de 4 horas depois de dormir, ou faz logo pela manhã, e imediatamente sem precisar levantar da cama, volte a dormir, tentando relaxar, e antes que você adormeça, faça movimentos com o indicador e o dedo médio como se estivesse tocando piano, descendo um dedo, enquanto que o outro sobe, e assim sucessivamente.
    .
    Faça isso lentamente sem precisar movimentar muito, e cerca de alguns segundos, tipo 20s (não conte o tempo, apenas suponha), faça um reality check. Aí vem o interessante, o reality check é vc tapar o nariz com uma das mãos (pode ser a que não está 'tocando piano') e ver se consegue respirar com ele tapado. Se conseguir, parabéns, vc ta tendo sonho lúcido, agora se ainda estiver acordado, permaneça relaxado e continue movimentando os dedos e faça mais um reality check.
    .
    Algumas pessoas dizem conseguir na segunda ou terceira vez, outras preferem tentar uma e se não der certo, colocar um relógio pra despertar em outro horário na mesma noite (programar antes), porque normalmente perde-se o sono e o sonho lúcido nunca vem. Agora o que acontece é que muita gente acorda quando veem que estao tendo sonho lúcido, porque tentam levantar da cama direto, e a dica é no sonho lúcido permanecer com os olhos fechados, e imaginar o seu quarto (ou onde estiver), como se estivesse vendo através das pálpebras. Aí então levante da cama e pule a janela e saia voando =D mas faça mais um reality check antes, não quero ser responsável por morte de ninguém, rsrs
    .
    Ficou grande mas o método parece promissor.
    .
    É isso

    ResponderExcluir
  5. Matheus! Mtt chou! vou tentar hoje a noite! cara vlw messssssssssmo! cara, se eu conseguir isso eu aviso pra vcs ai gente!!

    ResponderExcluir
  6. muito interessante o metódo mateus!
    eu vou tentar hj :)
    esse forum é muito interesante... tem tb o forum do ld4all.com...

    ResponderExcluir
  7. FILD não deu certo ontem, mas hoje funciona. ^^

    E vocês? Mari, Túlio, Matheus?

    ResponderExcluir
  8. Nem funcionou comigo, mas foi falta de concentração. Fui tentar ontem pela primeira vez, mas não consegui ficar sonolento. Coloquei relógio pra despertar ~ 4h, acordei, só que tava com vontade de ir ao banheiro. Fui pra cama tentar a técnica, mas meu sono já tava perdido, porque além de ter levantado, fiquei o tempo todo ansioso pensando se a técnica ia dar certo ou não. Aí consegui apagar 1 hora depois, mas nesse momento já tinha esquecido completamente de tentar o fild, porque tava "concentrado" só em tentar dormir.
    Hoje/amanhã vou tentar de novo, só que agora sem 'avacalhação'.

    ResponderExcluir
  9. O negócio é tentar pelo menos umas 3 vezes.
    Tenta a primeira, não funcionou, bota o despertador pra tocar 5 minutos depois. Não funcionou? Bota pra despertar 1 hora depois.
    Hoje vai funcionar comigo! :D

    ResponderExcluir
  10. Gostei das informações do artigo e do post. A impressão que passa é que vamos ouvir falar ainda muito mais sobre os sonhos lúcidos tanto no meio científico quanto na mídia em geral.

    ResponderExcluir
  11. Olá onironautas!
    .
    Que bom que curtiram o texto e mais importante, estão trocando experiências.
    .
    Vou me comprometer a dar uma boa analisada e se for o caso publicar um texto especial sobre o FILD. Assim como fiz com o CAT.
    .
    Peço desculpas pela demora desses dias em responder os comentários e principalmente pelo atraso no novo post. É q estou adoentado mesmo. Assim que melhorar, prometo mais um post caprichado sobre nosso tema.
    .
    Abraço e bons sonhos a todos!

    ResponderExcluir
  12. Tentei de novo o FILD, mas foi pro saco, não deu, fiquei acordado por 1hora de madruga tentando. Mas acha que isso me desanimou? nah!
    Hoje vou tentar mais uma vez, pelo menos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, sou Monica, tenho sonhos lúcidos a muito tempo, consigo retroceder, modificar finais como q/ de um assalto que sofri no sonho e depois de muitas tentativas eu consegui driblar o ladrão. Sonho c/ diversas coisas desde ter poderes especiais, até roubar um caminhão e saber dirigi-lo (nunca dirigi nada, só bicicleta), dirigir filmes, teatros as coisas mais variadas, tive um sonho dentro de outro sonho o qual eu consegui participar dos dois ao mesmo tempo, mas fiquei extenuada mentalmente e já que ia trabalhar fui q/ nem zumbi. Na realidade quase todos esses sonhos me deixam física e mental/ extenuada, causando dificuldades, pois já vou muito cansada para o trabalho, principal/ se eles ficam noites e noites seguidas, mas eu consegui descobrir que isso acontece qdo/ estou muito preocupada, ansiosa ou depressiva c/ alguma coisa.
    Preciso de uma opinião, se isso que sindo é normal, e como faço p/ cortar esses sonhos qdo/ precisar, por que isso é assustador qdo/fica dias e dias seguidos.
    Obrigada, meu e-mail monicapianta@ig.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...