ÚLTIMOS

domingo, 24 de abril de 2011

Sonhos Lúcidos, de Stephen LaBerge

        O primeiro livro que talvez boa parte dos interessados sobre sonhos lúcidos tenha encontrado, provavelmente é Sonhos Lúcidos, de Stephen LaBerge. Considero uma espécie de "Bíblia dos Sonhos Lúcidos".
        Uma das grandes vantagens desse livro, além da leitura bem acessível para qualquer leigo no assunto, é que ele não precisa ser lido na sequencia estabelecido pelo autor. Talvez é claro, seja necessário para alguns as introduções contidas logo no início e nos primeiros capítulos, mas para os demais capítulos pode ficar bem a critério do gosto do leitor.


O livro Sonhos Lúcidos é para mim, o que li de mais completo sobre o tema da consciência nos sonhos.
        A obra trata em linguagem bem simples, do tema da consciência nos sonhos, pelo sujeito que conseguiu ser o primeiro pesquisador a comprovar perante a comunidade científica, a existência dos sonhos lúcidos. No próprio livro é possível acompanharmos como foi parte dessa trajetória, citação de outro pesquisador precursor na área, Keith Hearne, a superação da filosofia analítica de Normam Malcom, o qual esse renomado pensador, atacava na sua obra Dreaming a idéia de que havia qualquer possibilidade de raciocínio nos sonhos(pelo fato de entrar em questões filosóficas interessantes, vou voltar a esse tema em um post futuro) e a incrível luta pelo reconhecimento dessas comprovações, efetuadas em laboratório do sono.

Stephen LaBerge é a mente por trás da comprovação científica da existência dos sonhos lúcidos.


         Encontramos no livro Sonhos Lúcidos, toda uma parte histórica dos sonhos lúcidos, sobre os primeiros registros, os primeiros pesquisadores até culminar com o sucesso de LaBerge frente aos mais céticos filósofos e cientistas.
         Interessante mesmo notar a presença no livro de grandes sonhadores lúcidos, como Beverly D'Urso e Allan Worsley que foram pioneiros e decisivos na colaboração dessas pesquisas, alguns deles envolvidos com a área até os dias de hoje.
         Problemas comuns como aqueles que buscam erroneamente controlar a narrativa do sonho e não o autocontrole... os primeiros experimentos com o tempo nos sonhos, sexo nos sonhos, enfrentamento de pesadelos , a descrição minuciosa da técnica do rodopio para prolongar os sonhos lúcidos, métodos para induzir sonhos lúcidos, como o MILD e algumas orientações interessantes do psicoterapeuta alemão Paul Tholey...

Tarthang Tulku escreveu que "pode ser uma grande vantagem perceber que um sonho é um sonho en­quanto estamos sonhando" - desde o século VIII há registros do valor especial dado aos sonhos lúcidos pelos budistas tibetanos(na imagemSiddharta Gautama-O Buda).  
          Há na verdade muitos assuntos relacionados, em que o doutor LaBerge destaca em seu livro e que invariavelmente não deixarei de percorrer em algum momento por aqui, mas é absolutamente recomendável a leitura desse livro para todo onironauta ou aquele que tem algum interesse no tema da consciência nos sonhos.
          Infelizmente o livro se encontra esgotado aqui no Brasil, mas em alguma das comunidades(Orkut ou Facebook) de sonhos lúcidos, pode-se encontrar facilmente algum link para download. E claro há a bela opção de comprar pela Amazon.com, porém sem a opção do livro em português.


Fonte:

LABERGE, Stephen. Sonhos Lúcidos. 1985
Ed. Siciliano Livros, Jornais e Revistas Ltda. 1990(esgotada)

7 comentários :

  1. E aí Andre! Consegui adicionar o link.
    Seja bem-vindo onironauta!

    ResponderExcluir
  2. Cara eu consegui ter esses sonhos lucidos, a primeira coisa que fiz foi transar com umas ninfetas da minha idade, é de mais isso... Mas será que é possivel com a pratica aperfeiçoar mais esses sonhos lucidos?

    ResponderExcluir
  3. Depende o que tais considerando como "aperfeiçoar"... prolongar por mais tempo a experiência? Controlar mais a narrativa?.. Tudo junto?!
    .
    É um dos motivos pelo qual o blog existe. Para divulgar e trocarmos experiências na área. E parabéns pelo êxito! ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde gostaria muito de sua ajuda pois estou tentando a algum tempo a ter sonhos lúcidos e nao estou gonsegundo estou realizando os chek realit e utilizando o diários dos sonhos mas ate agora nada vc tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      É essencial estar aplicando um método: MILD, Tholey, WBTB... escolha um deles e siga religiosamente por um mês, junto do teu Diário de Sonhos e reality checks.

      Quando fizer teus reality checks lembre de questionar-se "EStou sonhando?" ou "Como cheguei aqui?".

      Por fim, pra ir dormir munido de todas melhores ferramentas conhecidas, planeje algo em especial pra fazer no teu sonho. Encontrar alguém, voar, transformar-se num super-herói... o importante é direcionar um foco para quando tu atingir a consciência, e assim, mantê-la por mais tempo durante a experiência.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  5. marlon kra preciso falar com vc, me chama do whatsapp 8496257036

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...