ÚLTIMOS

sábado, 14 de maio de 2011

Método DEILD para indução de sonhos lúcidos

   Finalmente tirei um tempo para ler e traduzir os métodos DEILD e FILD de indução de sonhos lúcidos. O FILD já foi comentado por aqui... na verdade fui atrás desses métodos porque os onironautas pareciam bem entusiasmados com o FILD. Por isso vou começar com o DEILD que é de onde o FILD partiu e que também é divulgado pelo LaBerge em alguns dos seus livros e apresentações.

DEILD - Exit Initiated Lucid Dream


   DEILD  significa Dream Exit Initiated Lucid Dream, também é conhecido como "Dream Chaining". Trata-sede uma versão menor do WILD. O DEILD parece possuir a vantagem de permitir multiplos sonhos lúcidos numa mesma noite. O método se beneficia do fato que o cérebro se mantém num estado de alerta de reconhecimento do sonho por alguns momentos, logo após sair de um sonho e claro desde que você não se mexa e insista em permanecer adormecendo. Com isso o cérebro poderá continuar aplicando as ondas cerebrais típicas das fases REM do ciclo do sono.

REQUISITOS:
Para maior eficiência do método DEILD é importante que você tenha boa capacidade de reconhecimento ou lembrança dos seus sonhos. Recomenda-se um mínimo de capacidade de recordação de 10 sonhos por semana ou mais, antes de começar a praticar o DEILD.


O que eu estava sonhando mesmo?!...




Despertando após um sonho: o método!

      Assim que você acordar, não se mexa! Você provavelmente despertou após um sonho, mas talvez não se lembre. É fundamental que não se mexa e que procure se recordar no que estava pensando ou visualizando.... isso ajudará a retornar aos sonhos, mantendo seu cérebro nas ondas REM do sono.
     Poderá acontecer alguma paralisia do sono ou alucinação hipnagógica... nada com o que se assustar afinal já tais sabendo que são estados neurofisiológicos do sono( e não diabinhos, ETs ou fantasminhas).
O sonho lúcido não virá apenas se coincidir de que a fase REM já se encerrou. Caso você tenha conseguido voltar pro sonho...
...você pode voltar a focar que sensações sentia no sonho anterior, visualizando e sentindo, quem sabe até ouvindo... caso não consiga é porque saiu da fase REM e o negócio é tentar na próxima vez.
Esse método é especial também para voltar a ter sonhos lúcidos, numa mesma noite, logo após cair fora de um.

Vantagens:
- Finalmente não é preciso interromper o sono lá pelas 6h e voltar a dormir...
- É possível se aproveitar da capacidade do nosso cérebro de voltar pro sonho e exercitar isso. Assim, há boas chances de sonhos lúcidos em sequência!


Desvantagens:
- Prepare-se para ter falsos despertar! São abundantes os relatos deles com esse método.
- Conseguir lembrar logo ao sair de um sonho que não é pra abrir os olhos e se manter imóvel.
- O método já começa exigindo mínimo de 10 sonhos por semana... com uma memória dessas a impressão que tenho é que nesse nível, qualquer método vai bombar.

Fontes:
http://www.dreamviews.com/f12/deild-dream-exit-initiated-lucid-dream-36281/ 
Tutorial da Klace http://www.dreamviews.com/f12/deild-dream-exit-initiated-lucid-dream-36281/ 
Tutorial do ninja9578( http://www.dreamviews.com/f12/ninjas-deild-tutorial-53266/ )




32 comentários :

  1. bem, parei de ler quando chegou nos requisitos :(
    inclusive eu vou começar um tratamento com um terapeuta semana que vem e pedi pra ele tentar me ajudar de alguma forma a lembrar dos sonhos.
    Curioso hoje que eu acordei e comecei a lembrar alguns fragmentos e quando tentei lembrar mais tudo começou a simplesmente sumir e em menos de 10 segundos eu não lembrava de nada, amnésia total.
    Eu tenho que descobrir o que está de errado comigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para conseguir aceder aos sonhos lúcidos pode utilizar a paralisia do sono. Leia o artigo Tudo sobre a Paralisia do Sono

      Excluir
  2. Eu faço terapia com uma psicóloga psicanalista e recomendo para quem tem interesse. Ela ainda usa como ferramenta os sonhos!...
    Boas sessões Túlio!
    Ah! E o métdo deild vou provar ainda.

    ResponderExcluir
  3. Márlon fiquei desanimado essa semana ): achei q ia ter facilidade em ter sonhos lúcidos por causa do primeiro dia de primeira conseguir segundos de lucidez em um sonho. não ter mais nada a semana inteira D: nem um sonho normal me deixou desanimado, meu diário está totalmente anêmico ¬¬ e sempre estou acordando com disposição máxima! . preciso de alguma dica >.< , vc tem alguma ?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olha o lado bom Luiz! Tais acordando sempre bem disposto. Isso necessariamente significa que mentalmente tais bem forte! O que implica que teus neurotransmissores estão fluindo bem, sem qualquer distúrbio do sono.
    .
    O negócio então é verificar como estais se equipando pros sonhos:
    Tais anotando teus sonhos?
    Qual método tens seguido?
    Faz algum reality check?
    .
    Pela minha experiência, invariavelmente meus sonhos lúcidos diminuem de frequencia quando tô na correria da maldita rotina e esqueço de dar uma atenção pra esse ferramental.

    ResponderExcluir
  7. Túlio, velho companheiro!
    Boas sessões meu brother! Apareça sempre que puder heim!
    Meu email acho q tu já tem né?
    marlonjatahy@sonhoslucidos.com
    Superabraço!

    ResponderExcluir
  8. tenho sim Márlon :D
    Hoje eu fui na minha primeira consulta e conversamos muito quase tudo em relação a lembrar dos sonhos.
    Ele é especialista em hipnose e regressão - somos espíritas - e colocou 3 hipóteses:

    1º:Em outra vida eu teria teria tentado explorar o subconciente, intelecto e tals e deu problema muito grave.
    :Eu sou sonâmbulo uma vez que quando a pessoa entra neste estado (geralmente ocorre durante o REM) quando sai não lembra do que aconteceu, ou seja, sonha enquanto está sonâmbulo, e lembrando que sonâmbulos não necessariamente saem andando por ai.
    :O déficit de atenção minha esta atrapalhando que os sonhos sejam gravados na memória (uma vez que concentração é essêncial para que qualquer coisa seja gravada na memória)

    agende mais conversou do que qualquer outra coisa, apenas no final ele fez uma hipnose de uns 10~15min e que foi muito boa, eu normalmente não alcanço o relaxamento que consegui hoje, isso foi importante pra eu treinar em casa :D

    Acho que eu venho lutando contra o problema sem ir contra o que o causa, ou seja, normal que não tenha dado resultado sabe. Sendo assim eu acredito que essa ajuda psicológica será de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Que bom que tais gostando. Para mim não funcionaria. Espiritismo, regressão e hipnose... pelos meus textos dá pra ter uma idéia como penso sobre essas áreas. Mas o importante é que ajude a resolver os teus problemas e que tu se sinta bem pela maneira como é tratado.
    .
    Boas sessões e grande abraço Túlio!

    ResponderExcluir
  10. na verdade até agora a causa mais provável é a da concentração ele disse.
    coincidência ou não, todos os dias depois desta sessão eu lembrei ao menos de fragentos...
    infelizmente não da pra minha mae pagar pra fazer toda semana então vai ser de 15 em 15 dias :(
    mas tudo bem, o que ocorreu de mais diferente foi que cheguei a um transe mais profundo... vou pesquisar mais sobre técnicas de auto-hipnose...

    ResponderExcluir
  11. Q bom Túlio! O cara deve ser bom heim! Eu decidi que não vou largar mais tão fácil meu diário. Está ficando divertido anotar tanto os sonhos inconscientes quanto os lúcidos. ;)

    ResponderExcluir
  12. Então Márlon, tenho anotado tudo com exceção de alguns dias que estava muito frio e acabava acordando atrasado. Andei tentando utilizar o WILD mas não mantenho concentração suficiente (frio ando atrapalhando), e não fiz nem um reality check. Gostaria de começar a meditar, só que de tarde tenho que cuidar da minha irmã, ou as vezes estou super cansado.
    Irei treinar mais, se obter algum resultado comentarei aqui.

    ResponderExcluir
  13. engraçado, porque algumas vezes eu já tive sonhos lúcidos (descobri de alguma maneira que estava sonhando e não ligava quando as pessoas no sonho olhavam pra mim) mesmo antes de saber ou pesquisar sobre o assunto, já até mesmo consegui voltar para o mesmo sonho umas 3 vezes! Eu fico imaginando se isso pode facilitar de eu ter sonhos lúcidos "voluntariamente".

    ResponderExcluir
  14. Parece um bom indício Arthur! Inevitavelmente tu vai acabar fazendo um reality check e o mais importante é escolher algum método que tu tenha mais afinidade.

    ResponderExcluir
  15. Olha que interessante: acabo de encontrar seu blog, e, lembrando, já tive diversos sonhos lúcidos, em que eu assumia o controle da situação facilmente. Eles eram mais comuns quando eu tinha uns 17-19 anos, mas ainda os tenho às vezes. E a consciência de que eu estou num sonho vem sozinha. Isso é algo comum? Abraço, Jéfferson

    ResponderExcluir
  16. Sim Jefferson. Muitas pessoas conseguem naturalmente. O problema é que poucas se interessam pelos sonhos e acabam esquecendo o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho dificuldades com esse método, eu não consigo ficar parado, ainda mais porque tenho que engolir a saliva e quando faço, já era... Consegui pegar no sono conciente uma vez, senti fortes dores de cabeça e formigamento nos dedos no processo. Parecia que eu estava flutuando para cima e no meio disso vi linhas fazendo formas coloridas na minha mente e de repente cheguei a um lugar feito de marmore branco e verde com vários andares. Dai acordei...

    ResponderExcluir
  18. mas a questão que fica é: como acordar e não se mexer?

    Pq pra acordar eu uso o despertador...

    E pra desliga-lo, tenho que me mexer...

    Se eu não desligar o despertador ele irá ficar tocando sem me deixar dormir =/


    Para os que praticam o método: Como vcs fazem para acordar "naturalmente"?

    ResponderExcluir
  19. E aí Rafa!

    Essa mexidinha rápida não tem problema. O importante é fazer tudo bem depressa e voltar o mais rápido para o sono gostoso heheeheheh pelo menos eu q tbém costumo usar despertador nessas experiência, tenho feito. Com o tempo tu vai despertando sem o alarme. Pouco antes de tocar.

    ResponderExcluir
  20. de vinicius
    e vc márlon ja se deu bem com esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Vinicius!

      Acho q uma das melhores sequencias de sonhos lúcidos foi aplicando o DEILD ;D

      Excluir
  21. Tenho sonhos lucidos quase todos os dias.Cara é um barato,nossa de mais.

    ResponderExcluir
  22. Um abraço a todos, e lembrece de perguntar a si mesmo será que estou sonhando,e como num passi de mágica vc estará comandando os seus sonhos.E quem sabe até induzindo uma possível viajem astral. quer saber como depois te conto um abraço.

    ResponderExcluir
  23. eu tava conseguindo muito mais do que 10 sonhos por semana...mas parei :( porém agora voltei e vou me empenhar

    ResponderExcluir
  24. eu só teve uma vez sonho lucido mais foi bem rapido

    ResponderExcluir
  25. gente, de todos os métodos, esse me parece o que eu mais faço. há algum tempo eu comecei a ter esse sonhos, involuntariamente, e achava que eram alucinaçoes: aconteciam sempre que eu acordava, me movia tipo 3,4 passos pra outro lugar, e deitava e continuava a dormir. AÍ eu tinha o snho lúcido. com o passar do tempo consegui controlar o que acontecia nos sonhos, e achei incrível poder fazer isso. mas nunca induzi, ou fiz por querer. aconteceu sempre por acaso! e tinha muitos falsos despertar, muitos, e falso sentimento de que eu tava movendo minha mao, ou parte do corpo, e sentia movendo, e quando eu acordava estava no mesmo lugar. é insano!

    ResponderExcluir
  26. Thayná dos Santos19 de março de 2014 07:45

    Olá Márlon, tenho 14 anos e estava pesquisando sobre isso e ai que encontrei o seu site, comecei a ler mais e mais, e pude perceber que eu já havia feito isso e sempre tenho sonhos lúcidos antes mesmo de ter alguma noção ou conhecimento, tenho muita facilidade para lembrar dos meus sonhos, não tenho o caderno dos sonhos como você menciona, mas logo que acordo conto para a minha mãe sobre eles, enfim, gostaria de saber de na minha idade eu poderia estar tendo sonhos lúcidos, e se isso não vai afetar nada independente do método que faço? Não entendo muito disso, então me desculpe se algo que eu falei esteja errado. Obg

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Thayná sonhar não tem restrição de idade independente de estar lúcida você é livre para fazer o que lhe vier a calhar, como todo ser humano aprendemos desde pequeno sobre o bem e o mal ou o que é certo e errado então todos somos livres para tomarmos nossas próprias decisões e agirmos de acordo com as consequências das mesmas, sejam elas no estado acordado ou sonhando. Pode usar a técnica ou método que achar mais conveniente, seja testes de realidade, tholey, mild, deild, etc. Bons sonhos : )

    ResponderExcluir
  29. Tenho sonhos lucidos faz um bom tempo! Eu posso perder essa capacidade? Quase não tenho mais uma vida noturna! Amo isso!

    ResponderExcluir
  30. Tenho sonhos lucidos faz um bom tempo! Eu posso perder essa capacidade? Quase não tenho mais uma vida noturna! Amo isso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...