ÚLTIMOS

domingo, 3 de julho de 2011

Quando nossos poderes falham!...

     
        Imagine-se estar numa praia, sol, céu azul, mar cristalino, caminhando  sobre uma agradável areia macia e  de relance você repara que sua mão parece ter tantos dedos que você mal consegue contar!... 


  Inspirado numa queixa de uma onironauta(Lena Chan) resolvi fazer um texto especial sobre os motivos que podem levar a gente a fracassar em fazer coisas simples nos sonhos, como voar!...


        Dedos grandes, pitocos, finos, gordinhos, longos como um spaguetti... e aí aquela certeza acachapante te invade visceralmente: estou sonhando! A euforia toma conta e rapidamente você procura se controlar, pois a essa altura o sol já cedeu espaço a uma escuridão esmagadora, não há céu, não há mar a areia virou um chão cinzento e duro. 
        Num lampejo de esperança você junta as duas mãos-cacho-de-bananas e as esfrega. Esfrega e esfrega desejando que tudo volte a brilhar como estava antes. E consegue. 
      Agora mantendo a serenidade, resolve fazer um pequeno vôo. Dá uma corridinha um salto com força e... aquela incontrolável vontade de voar se transforma num corpo de cabeça pra baixo, quase estático, flutuando em câmera-lenta, há poucos centímetros do chão. Que lástima... e então acorda.

Como explicar a presença da nossa consciência no sonho, mas a incapacidade de exercer o controle sobre ele?

          
          Como explicar essa incapacidade de não conseguir sequer dar uma voadinha num sonho que deveria ser todo seu??? Podemos enumerar diversas situações parecidas de sonhos nossos e de outros onironautas:

- "não consigo atravessar uma parede!"
- "o raio não saia da minha mão..."
- "os carros não explodiam"
- "eu não conseguia pousar!..."

           Talvez a maior parte da resposta já tenha sido dada nos textos em que procuro explicar que existe diferença entre controlar um sonho e ficar consciente. Nesse exemplo da praia, existe absoluta consciência de tudo ser apenas um sonho.  O reality check(teste de realidade) das mãos servindo bem, mas "neca de pitibiribas" em termos de manipulação ou controle dos sonhos...
    
       Uma hipótese bem ventilada por sites norte-americanos é que isso estaria diretamente relacionado com o grau de lucidez alcançado. Simplificando: um grau de lucidez mais intenso lhe permitiria controlar facilmente o seu sonho. Eu discordo disso radicalmente. Meu argumento vai no sentido de que podemos controlar os sonhos mesmo sem a lucidez. 
        Ora, se isso é possível e de fato acontece, de controlarmos a narrativa do nosso sonho, interferindo e manipulando, qual o sentido de querer alegar que o controle não acontece por faltar um grau maior de consciência? Parece de fato não existir relação alguma entre algum hipotético "grau de consciência" e sua capacidade de  controlar seu sonho.
        Minha hipótese vai no sentido de que nós podemos controlar mais ou menos nossos sonhos, de acordo com o grau de intensidade da nossa autoconfiança. Mas não há novidade alguma nisso. Eu brinco alegando dizer "minha" hipótese. Tenho certeza que muitos outros onironautas já devem ter percebido isso. Pelo menos boa parte daqueles que já se encontraram nessa situação, de estar consciente num sonho, mas incapaz de controlar coisa alguma no sonho. 

           Essa idéia da falta de autoconfiança remete de modo perfeito para uma cena do Matrix, em que o Neo está conversando com uma das crianças, uma dos "iniciados" do Oráculo e esse lhe dá uma bela explicação:

25 comentários :

  1. Ulálálá! Isso é uma coisita q não posso me queixar. Acho q costumo mais voar do q caminhar!! Meu conselho para quem tem problemas em tomar as rédeas dos sonhos é que se acostume a ser uma pessoa mais autoconfiante acordada.

    ResponderExcluir
  2. Concordo quase plenamente Márlon! inclusive hoje eu tive um quase pesadelo porém era capaz de ter controle sob o sonho. Uma menina, criança, brincava, controlava o meu sobrinho. Eles brincavam no balanço que ia e voltava várias vezes por segundo de tão rápido. Eu não podia permitir q a diaba controlasse meu sobrinho, família mano! meche não hehe o balanço era de corda e peguei ele e então ela girava ele em círculos e depois ela 'sumiu' eu estava com medo e raiva, ordenei que ela aparecesse agora. ela apareceu no horizonte e veio em minha direção. Lembrei de um artigo seu Márlon, em que o Laberge enfrentava pesadelos olhando com amor nos olhos do personagem. Eu olhei com amor nos olhos dela, Olhos azuis tão claro de dar medo(me lembram um filme em que o capeta era um garoto de olhos azuis, depois de matar toda a familía ele olha fixadamente com seus olhos azuis para a camera, eu era criança, traumatizei kkkkk se conheço uma menina de olhos azuis eu não resisto em falar "nossa você me da medo" asduSHDUahsduHASD), depois dei um beijo no rosto dela. A sua maldade se desfez, meu sobrinho ainda sob controle dela dizia "beijinho machuca, Túlio" então dei uma beijo no rosto dele também e acordei pouco depois acordei com despertador e no ciclo seguinte eu tive meu 14ºSL :D
    semana passada tive 4, hoje tive o 1º da semana.
    Vou contar porque também tem relação com controle dos sonhos. Não sei se foi uma mudança de cenário ou de sonhos, mas anteriormente depois de ficar lúcido no clube ao me encontrar flutuando (inclusive o RC da mão falhou novamente, mas eu tava flutuando e o RC do nariz deu positivo então mano to sonhando hehe)eu tive um falso acordar, RCs do nariz e interruptor positivos, tava muito escuro e disse "o sonho esta ficando cada vez mais vívido e brilhante" e ai melhorou. fui pra fora da casa e procurei baixar a bola. lembrei de algo que queria tentar e disse: "Agora eu estou sonhando e possuo o total controle do meu sonho" então me abracei (para sentir o "poder") e comecei a flutuar, apreciando o belo céu estrelado porém a cidade estava em cenário de guerra, destruída, partes em chamas, eu procurava uma porta para mudar de cenário, não durou muito meu despertador tocou...
    Enfim a simples lucidez não me permitiu o controle de forma deliberada como eu esperava.
    Sou quase totalmente a favor de você, porém veja:
    Se você estiver com alto grau de lucidez e o sonho continua lindo, é porque você está mais concentrado no mundo onírico, você está mais apto a tomar decisões de mais racionais e de maior eficiência.
    Acredito que o Método de Tholey pode ser um grande parceiro, se preparar para o Sonho Lúcido, planejar suas ações, construir confiança e motivação. Pois uma vez la dentro meu amigo, um vacilo, um pensamento pessimista e o de mais ruim vai acontecer. Como também com um pensamento positivo e confiante, coisas boas IRÃO ACONTECER :D
    pois tudo que te rodeia em um sonho, os personagens, a luz, os objetos, tudo aquilo É VOCÊ.
    não apenas nos sonhos que as pessoas cometem autossabotagem, na verdade, mais frequente ela é na vigília então como você pode esperar que em um mundo tão intenso e de respostas imediatas, você não irá se sabotar?

    Agora com a maior frequência de Sonhos Lúcidos, a certeza de hoje irei ter de enfrentar meus Diabos, estou me preparando para a batalha.
    Embora "Nenhum plano de batalha sobrevive ao contato com o inimigo" - Colin Powell;
    "O seu maior inimigo é você mesmo."

    ResponderExcluir
  3. psicopatas vêm me botando medo recentemente, em uma estatístia rápida, 3 de cada 5 sonhos lembrados, gerlamente me apareceu um psicopata, e digo psicopatas porque eles me seguem mas não são monstros, são pessoas, e vêm em minha direção com naturalidade, caminhando, tipo "você não irá escapar" suhsudhASDsduhSDU
    fico muito feliz por estar lembrando dos meus pesadelos, agora estou apto a enfrenta-los.
    "Melhor a cada dia, em todos sentidos."
    AHHHHH MÁRLON VOCÊ VAI GAMA NESSA MÚSICA
    nunca imaginei encontrar uma música sobre sonhos lúcidos, estou viciado nela, tem duas versões, vou juntar elas. Eu ouço as duas numa playlist e fica dando loop e eu o dia inteiro cantando:
    "Lucid Dreamsss Lucid Dreamssss I'm Living on short wave streams tonigh"

    ResponderExcluir
  4. poxa intaum eu to ferrado "auto-confiança" é meu ponto mais fraco asuhauhs se bem que ultimamente eu não tenho falhado muito com meus super-poderes meu maior desafio até então são os falsos despertares. Esse fds eu tava na casa do meu irmão, e de tarde eu fiquei com muito sono e deitei no sofá enquanto minha cunhada conversava com uma amiga. Eu cochilei no sofá e tive um sonho onde eu ouvia perfeitamente a conversa das duas. Elas estavam numa cela de prisão junto comigo e conversando, foi quando fiz o RC do nariz duas vezes e percebi que estava sonhando. Logo eu acordei e sentei no sofá muito eufórico, e começei a contar pra elas o que eu tinha sonhado, elas continuaram conversando como se eu não estivesse ali , como se eu não existisse. E eu ali tentado faalar com elas que nem uma anta aushahuss . Depois eu acordei e fiz o RC novamente e vi que estava acordado e sentei no sofá e fiquei calado pensando no que tinha acontecido. O problema é que o cenario criado no sonho era perfeito de mais num dava nem pra desconfiar =/ mais estou aperfeiçoando isso ;D

    ResponderExcluir
  5. é impressão minha ou eu venho escrevendo mais no seu blog do que você mesmo, Márlon?
    kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. ahudhasuduhsd mas Oliveira, acabar com a enganação dos falsos despertares é fácil: sempre faça um RC quando acordar, sempre :D
    nunca fui engano por outro falso despertar depois disso :D

    ResponderExcluir
  7. Falsas alvoradas e falsos despertares são uma rotina pra mim. Achei bem curioso esse texto porque é irritante isso de ficar presa ou travada por alguma coisa sem conseguir voar. Alguém tem problemas com fios de energia, dos postes das ruas que atrapalham quando estamos voando??? Fico frustrada sempre que isso acontece.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkk Juliana eu jaH ai em fio sim... e acredito que provavelmente não somos os únicos kkkk

    ResponderExcluir
  9. E aí Túlio! Fiz questão de ler inteirinho teu sonho companheiro. Achei bacana tu dentro do sonho lembrar do sonho do LaBerge, narrado no livro dele e feita a referência aqui. Tu não é só Colaborador oficial do blog como um dos principais comentadores ;)
    .
    Essa nossa conversa parece ir muito pra área da psicologia. E estou começando a temer a idéia de ter que fazer muito mais cadeiras na psicologia para poder lutar por maiores e melhores especializações acadêmicas.
    .
    Lembro de ter lido textos e entrevistas da Bevelry D'Urso que toca muito nesse ponto de trabalhar a lucidez na vigília, pelo nosso própio modo de ser, encarar os problemas etc..
    Cada vez mais vou simpatizando por essa idéia e é sem dúvida, algo que talvez me ajude a me sentir tão "rei da cocada preta" nos sonhos.
    .
    Tua olhada nos olhos com amor na tua algoz foi magistral Túlio. Ela era a constituição dos teus maiores medos e tu sobrepujou, mostrando o melhor de si. Inspire-se nessa tua conquisa frente aos problemas do dia-a-dia. Não tenho dúvida que tens uma força interior grande pra superar teus desafios. Parabéns companheiro pelo belo sonho!

    ResponderExcluir
  10. Opa! Fala Breno e Juliana!
    O falso despertar é um pé nos ovos mesmo. Frustrante! Daí que entra a importância dos reality checks! Um deles é se fazer durante o dia aquela perguntinha do Método de Tholey:
    "Estou sonhando ou não?" "Como vim parar aqui?" "O que aconteceu logo antes de vir pra cá?"...
    .
    O sonho do sofá foi bem típico de falso despertar. Imagino a quantidade de gente que se identifica quando lê esse relato rsrsrsrs
    .
    Dificuldades para voar, como a da Julia volta e meia aparecem. Podem ter um fundo psicológico! Seria interessante demais aproveitar a lucidez e durante o sonho lúcido questionar o motivo daquilo estar acontecendo e aproveitar o estado alterado de consciência para investigar que sentimentos predominam nessa situação, garimpando alguma causa mais profunda.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Colaborador oficial, um dos principais comentadores. Assim eu fico me achando xD
    Estourando ano que vêm seremos de blogs parceiros :D

    ResponderExcluir
  12. Consegui tive meu sonho lúcido mais logo usei as técnicas de giro e esfreguei as mãos. Comecei sonhando sabendo que estava no passado mais ou menos um ano atras. Pensei estou sonhando vou tentar descobrir alguma coisa que me ajude hoje ( muita viagem mas ainda sim continue calmo ) estava na empresa fiquei procurando uma pessoa em especial ( uma antiga funcionária que saiu em Janeiro, mas como estava no passado sabia que conseguiria rs ). Mas esqueci da técnica das portas. Fui andando tentando não perder o foco, no entanto começaram a aparecer varias pessoas ( de outra empresa que eu já tinha saído ) para me tirar o foco mas consegui me manter tranquilo com a idéia de deixar para mim mesmo uma mensagem para conseguir lembrar de alguma coisa importante depois como não tinha achado a pessoa de primeira. Foi quando os lugares começaram a se confundir quando fui deixar a mensagem porque antes eu via os prédios, os depósitos e a parte onde ficavam as máquinas tudo como realmente eram mas virei numa ruazinha q não existia na empresa real.  Fui a um bueiro que tinha nessa ruazinha. (a partir dai perdi um pouco o foco da coisa) Puxei uma sacola transparente com umas coisas brancas dentro não vi o que eram. Estava com pressa deixei lá de qlq jeito e quando estava voltando ao prédio adm encontrei mas pessoas que já tinham trabalhado comigo na outra empresa, não dei muita atenção e segui adiante ate q o segurança (Tb era da outra empresa) veio me perguntar o q eu tinha deixado perto do bueiro falei que não era nada demais. E fui andando quando comecei a escutar os barulhos (no meu quarto) fora do sonho pensei não posso acordar agora tenho que fazer algo. Logo em seguida lembrei de girar de logo duas voltas rsrs. Entrei no prédio e tudo estava brilhando estava totalmente lúcido de novo. Esfreguei as mãos e dps olhei minhas digitais estavam tão nítidas como se estivesse acordado. Segui em frente com a idéia do passado fixa (q merda poderia ter aproveitado melhor mas gostei muito do sonho) cheguei em frente a uma escada pensei vou subir voando, mas quando ia voar pensei de novo assim: as pessoas não podem me ver voando. (Viajei muito rsrs) subi os primeiros degraus e pensei se e levitar devagar não vai ter problema (cara viajei muito, estou morrendo de rir escrevendo isso) levitei calmamente ate o final da escada. Entrei numa sala a procura da pessoa do inicio do sonho. À vi de longe mas não sei pq não fui falar com ela. Resolvi ir encontrar outras pessoas com que poderia trocar informações. Sai da sala e fui para outro lugar entrei em outra sala q não conhecia e perguntei sobre uma determinada sala mas ngm sabia responder ficava num jogo de empurra ate q vi uma ex-namorada da antiga empresa lá (pensei Puts nada haver) troquei duas palavras e deixei ela pra lá. Acabei perdendo a noção e o controle de vez fui ao encontro da pessoa de novo e achei mas não tinha mais o q falar e ela me deu uma tarefa q não tinha nada haver mas aceitei assim msm. Era para fazer alguns docinhos para festa. E apresentar os docinhos dos outros tb. Apresentei os doces da galera, e dps chegou a minha vez. Mas o doces já estavam prontos e tinha mas uma galera junto comigo só q o pessoal apresentou dançando (que doidera rs) assim q acabou a apresentação a pessoa do inicio do sonho veio falar comigo e me deu os Parabéns e falou q era aquilo q ela estava esperando. Comecei a provar os docinhos e pouco dps acordei. Vacilei demais poderia ter feito outras coisas. Fiquei com a idéia fixa do passado e limitei as possibilidades. Mas gostei muito já q o ultimo q tive foi muito curto e logo acordei quando estava lúcido. 

    ResponderExcluir
  13. Isso aí Carlos! Parabéns onironauta! Conseguiu manter as rédeas da consciência por um bom tempo e perambulou um bocado heim
    Tais utilizando qual Método? Reality check tô de parceiro contigo, pois também tenho usado o olhar para as mãos.
    Hoje mesmo também apliquei o giro, mas foi curto pacas. Uma pena.
    .
    Tenho dois experimentos em andamento:
    - voltar para uma aula que assisti e que gosto do tema, para ver o que consigo relembrar(Transcendência do Ego de Sartre).
    - outra com memória é visitar uma casa da minha infância que eu não lembro de jeito algum, afinal tinha 3 anos e era numa cidade distante.
    .
    - outro experimento é adentrar numa porta e visitar o futuro da humanidade daqui 1.000 anos.
    .
    .
    Sinta-se a vontade, tanto tu, como os onironautas que estiverem lendo, para tentarem o mesmo ;P

    ResponderExcluir
  14. Fala Carlos! Muito bom hein, o o giro do Laberge funcionou ja perfeitamente comigo uma vez quando estava perdendo um sonho lucido. Se vc achar que o RC das mãos esteja muito fraco tente o do nariz, de tampar o nariz e tentar respirar por ele mesmo, quando se está sonhando você consegue respirar normalmente , eu ja obtive lucidez muitas vezes com esse. Alias seu sonho é interessante pq uma vez eu li n me lembro onde que quando vc executa uma tarefa em um sonho e recebe "parabens" como no seu caso significa que vc conseguiu resolver algum conflito ou trauma com seu inconsciente. Bem isso é só uma teoria, nunca aconteceu comigo xD

    ____

    Fala Juliana!
    Estou realmente sofrendo bastante com falso despertar, o pmaior problema q encontro neles no caso como eu disse é o fato de eu acordar exatamente no lugar onde eu dormir e a imagem onirica ser exatamente igual ao lugar! Estou começando a fazer o que o tulio disse de fazer o RC toda vez que acordar, acho que vai melhorar com a pratica! Quando aos fios e postes, eu ja tive um problema semelhante; Eu estava num sonho onde não estava exatamente lucido mais eu queria ficar flutuando somente flutuando e conseguia, mais estava dentro de uma sala e ficava me embolando em fios e em computadores (lol) quando tentei ir para o lado de fora eu acordei.

    ResponderExcluir
  15. eu só gostaria de fazer mais um relato aos leitores; Acabei de ter dois sonhos bem interessantes, eu começei a dormir mais foi mais um cochilo do que um sono profundo pois fiquei acordando várias vezes. Bem a primeira imagem do sonho começa com um fuzil em minhas mãos. Era um daqueles bem pesados e eu estava na portaria de uma pista de aeroporto e ventava bastante. Estava td muito deserto enquanto eu caminhava, logo encontrei um soldado com uma mascara de oxigenio que quando tentou se comunicar comigo percebi que era um alieningena, foi quando disparei contra ele, dai veio outro do qual eu tbm abati (ja tive sonhos semelhantes a esse só que mais emocionante UAHSHUAS) Depois eu parei e percebi que os lugares do sonho estavam se misturando, foi quando fiquei sozinho e fiz o RC do nariz umas duas vezes e consegui respirar normalmente. assim que percebi que estava sonhando eu começei a voar pra cima bem na vertical mesmo parecia um foguete subindo com muita velocidade, e pensei "quero mais velocidade!" foi quando lembrei do super poder do Marlon de colocar jatos nos pés, eu coloquei nos pés e nas mãos para me equilibrar. Dito e feito subi que nem uma bala! depois acordei. Quando durmi de novo tive um sonho meio complicadinho mais lembro que eu entrava numa cozinha industrial muito grande e escura quando eu tentava ligar as luzes elas ficavam piscando como se fosse uma rave e não paravam, talvez pelo fato do meu sono não estar tão profundo eu não percebi que estava sonhando =/

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Marlon e Breno
    Agora Marlon eu não usei método nenhum. Foi puro acaso pq durmo umas 5 horas por noite e ontem acordei 6h com muita preguiça de sair da cama e botei um cochilo de 20 min mas não adiantou, e acabei não indo para o curso q é de seg à sex. Tomei café e fiquei na cama vendo tv ate umas 9h e fui durmir de novo foi assim que consegui.
    A técnica de giro descobri com vc nos comentários e a das mãos não lembro se li no seu post ou nos coments.
    Acho q o seu experimento envolvendo o passado pode dar muito certo e bem interessante. Vou tentar nos próximos. Já o do futuro acho meio complexo pq não temos a mínima noção de como vai ser e a nossa memória acaba sendo influenciada pelos filmes q fogem muito da realidade em si. Mas gostaria de ler sua opinião a respeito.

    Breno: interessante isso q vc leu sobre os "Parabens" gostei disso rs.
    O RC do nariz fiquei sabendo nos coments senão me engano foi no do Tulio. Usei o das mãos para reforçar a técnica do giro e tb foi a 1ª q lembrei.

    Vou tentar ter um sonho lúcido hj e qlq coisa post aqui pra vcs. Abraço a todos

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Carlos :D
    não se preocupe, você terá muitos outros para aproveitar bastante. Algo que ajuda é planejar e decidir um objetivo ou prioridade para fazer uma vez lúcido.
    Talvez você não tenha percebido mas você realizou um WBTB e sonhos lúcidos são mais comuns por volta das 6 horas :)
    Interessante também que o sonho foi bastante longo e não foi por acaso, continue com as técnicas de prolongamento, alias, alguns que o Márlon ainda não citou e que li em outro lugar são:
    *analizar as mãos (você fez esse sem perceber, não é apenas um RC)
    *fazer contas simples tipo 4 + 4
    na realidade não testei nenhuma outra técnica embora realmente deveria.

    Oliveira que loko man um dos meus objetivos é ir em um battlefield virtual e matar uma galera :D

    ResponderExcluir
  18. É interessante procurar um Método Carlos. Ir experimentando até encontrar um que tu tenhas mais afinidade ou compatibilidade. Por exeperiência própria é melhor usar um. A frequencia aumenta consideravelmente.
    .
    Fiquei preocupado quando tu comentou que dorme por volta de 5h. Isso é muito pouco. Nem idoso costuma dormir tão pouco. Apesar do sono variar um pouco, com uns precisando um pouco menos e outros um pouco mais, seria interessante analisar como anda a qualidade do teu sono.
    .
    .
    E aí Breno! Deu uma voada estilosa nível Homem de Ferro heim! heheheheh show d bola!
    .
    Não fiquei lúcido nessa noite, mas tive um daqueles sonhos fantásticos e nesse eu era um mutante com vastos poderes e ajudava os X-Men a enfrentar o Clube do Inferno. O Prof. Xavier estava bem velhinho, quase morrendo e eu defendendo os pupilos dele. Mto, mto divertido! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Marlon eu tentei o WBTB duas vezes nos sábados anteriores tirando esse. Mas enquanto ao sono eu durmo a tarde tb 2h pelo menos. Por isso tento os metodos aos sábados. Vou tentar da uma melhorada nisso. Sobre o sonho do futuro vc tem algum post ou teoria sobre? Adc o grupo no Facebook.

    ResponderExcluir
  20. Carlos,
    A teoria dos sonhos como simulador de realidade e preparação para enfrentar o dia-a-dia já está bem consolidada, no sentido que é sim uma das funções dos sonhos.
    .
    Nessas simulações mentais, especialmente quando estamos passando por grandes desafios e fazendo nossa mente trabalhar bastante com os problemas, acaba sendo natural que possam ocorrer simulações que coincidam com algo que ainda está por acontecer.
    .
    Tenho um texto sobre esse tema e que eu fiz um experimento bacana.

    ResponderExcluir
  21. opa!eu tava sumida -,-' rsrs
    adorei o post, vou tentar ter mais autoconfiança ^^
    hoje tive um sonho lucido!!tentei usar a tecnica das portas. mas, nao deu certo T.T, acho que por que eu fiquei pensando la no fundo, se era um sonho ou nao, é que eu nunca lembro de fazer os testes. Mas eu conseguir ficar bastante lucida,lembrei que precisava experimentar o meu voou, da tecnica das portas e outras coisas que eu queria, so que eu acordei logo depois de tentar as portas.Mas vou continuar tendando, e ajeitando minhas falhas.

    ahh tem uma coisa interessante tambem, que depois que eu parei pra pensar,que percebi, quase todas as vezes o cenario dos meus sonhos sao de noite, é muito raro ser de dia!!tanto SL quanto sonhos comuns por que isso acontece?. Nao que eu nao goste, pelo contrario eu adoro! é sor por curiosidade mesmo ^^

    ResponderExcluir
  22. Eu sempre tinha usado o giro para me teletransportar nos sonhos, mas quando li aqui no blog que ele provoca "falsos despertar", pela primeira vez girei e acordei... haha. Mas não me pareceu falso não, viu? Acordei e estava na minha cama! Mas curiosamente logo voltei a dormir e retomei o sonho de onde ele parou...

    ResponderExcluir
  23. oi paula, vi o seu comentario ^^
    eu tambem consigo fazer isso as vezes!!ates conceguia com mais frequecia independente de sonhos lucidos ou comuns ^^
    nossa finalmente alguem que consegue fazer isso tambem !! rsrs
    so uma duvida quando voce "retornou" pro sonho voce ainda estava lucida?

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que não é só auto confiança porque um dia eu tive um faz uns 2 meses
    eu tentava falar e fechar os olhos no sonho não acontecia nada eu acho que o que falta mesmo é a imaginação você tem que pular e imaginar seu voo ai você vai voar de verdade (Hipótese minha)

    ResponderExcluir
  25. haja calma para ler e compreender todas essas histórias hein marlon!! se existisse uma máquina capas de juntar sonhos, com certeza queria sonhar junto com vc, e voar, dar aquele belo aperto de mão com pitocos de dedos com 9 ou 12 dedos cada e sem esquecer de passear pelas portas dos seus sonhos!!!
    abç, durma com Deus!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...