ÚLTIMOS

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reality Check: importância, tipos e como fazer bem feito!

         Relendo meu texto anterior sobre Reality Checks ou Testes de Realidade é que fui perceber que não expliquei como realmente fazer a coisa bem feita(como diria o sábio Chaves: "Ai que burro! Dá zero pra ele!"). Limitei-me a comentar sobre alguns dos mais conhecidos: interruptores, olhar para as mãos, espelhos e relógios.




Pessoalmente sou adepto de olhar para as mãos. É o mais discreto para se fazer durante  o dia e  100% de eficiência para mim.
         Vale ressaltar como funcionam e qual a melhor maneira de colocá-los em prática. Conforme já havia comentado, no estado mental dos sonhos é flagrante e evidente para qualquer onironauta, como a lógica cede espaço para a imaginação. O interruptor não vai funcionar de modo instantâneo, com um simples "click", os dedos das mãos provavelmente não estarão bonitinhos em número de dez, cada um com sua forma... 
         Para conseguir desenvolver esse reflexo ou hábito nos sonhos, é preciso executar esses atos algumas vezes durante o dia. Nada exagerado(para não parecer louco e te internarem), talvez umas 5 até 10x no máximo. Não há padrão, apenas bom senso(tudo que é demais a gente sabe que não acaba bem).




"Chavinho" num dos seus melhores sonhos! 
         Quando executamos essas simples ações, digamos, olhar para as mãos(durante a vigília - acordado) é fundamental que isso seja feito se questionando: "estou sonhando ou não?", junto de "há algo incomum?" e ainda "como cheguei aqui?".
         Programando a mente para repetir esses testes de realidade, pode-se conseguir resultados fantásticos. Mas é claro que o ideal é já estar aplicando um Método para indução, como o MILD, Tholey, WBTB, etc..


         Outros testes de realidade ou reality checks:


         - prender a respiração(tampe o nariz)


         - enfiar o dedo... na palma da mão(ufa!)


         - puxar o dedo da mão


         - somar 4+4 (by Túlio Athélio)


         - dê um soco na cara do seu che(ah! deixa pra lá! kkkkk)




Fontes:
A Fonte da Juventude
Times New Roman
Arial
Chafariz
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte

26 comentários :

  1. Marlon

    Quando eu fiz o das mãos no meu ultimo SL dps do giro e consegui ver as palmas das minhas mãos perfeitamente. Fiquei sem entender agora.

    ResponderExcluir
  2. Mto bom a figura do Chaves!!! Ótimas ilustraçoes e informaçoes.

    Abraços

    Sergio Mattos

    ResponderExcluir
  3. Carlos,
    Os testes não são infalíveis. Cada onironauta tem que ir experimentando aquele que tem melhores resultados pra si.
    .
    Por exemplo, para mim os espelhos apesar de aparecerem bastante nos sonhos, não servem como reality check, pois eu sempre estou meio normal neles.
    .
    Já as mãos quando eu olho para os dedos... é batata! rsrsrsrs
    .
    .
    Sergio,
    Mto obrigado companheiro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fala Márlon, td blza?
    Olha como disse uma vez aqui, o das mãos é o que surtiu efeito para que eu tivesse meu primeiro SL, com o do interruptor acontecem coisas engraçadas, tipo: eu ficar lá que nem um babaca ligando e desligando e nem me tocar de que é um sonho, ou então vejo holofotes, luzes piscando sejam de automóveis etc e nada de CLICKs. Diariamente faço o RC das mãos e o do interruptor na busca de qualquer dia desses me venha o melhor dos Sls.
    Agora, acho interessante é que eu gostaria de que os símbolos que sempre vejo, que aliás ontem sonhei de novo, me lembrassem de que estou sonhando.
    São eles: Labirintos, escadas, livros, luzes etc. Penso que, se os vejo todos os dias nos sonhos eu espero que um dia eles possam me dar este click.
    Abçs

    ResponderExcluir
  5. Entendi Marlon. Acho q o que fiz (esfregar as mãos e olhar Dps) não foi um RC porque antes de fazê-lo já tinha certeza absoluta que estava num sonho por isso vi claramente elas. E pra mim foi mais um reforço para não acordar. Li o post que vc recomendou, achei muito interessante. Tb já tive alguns sonhos premonitórios mas sempre com coisas banais e corriqueiras do dia dia. Mas um em si me chamou a atenção dps compartilho com vcs.

    ResponderExcluir
  6. "Fontes:
    A Fonte da Juventude
    Times New Roman
    Arial
    Chafariz
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte
    "

    SDUHasudhaSDUHusduASHDUashduHASUASD ri alto Márlon :D kkkkkkkkk

    U.U meu nome tá no artigo (Fuck Yeah)

    ResponderExcluir
  7. ART, que tal usar um pouco de Tholey?
    é muito simples: peque as situações em que você deu bobeira, sinais, símbolos, qualquer coisa recorrente em seus sonhos e imaginar-se percebendo que estes são sinais de que você está sonhando, percebendo isso, tornando-se lúcido e fazendo o que planejava fazer no próximo sl :D

    ResponderExcluir
  8. Art,
    O Túlio disse tudo. O Método de Tholey é o melhor para se enquadrar temas ou cenários recorrentes ou que apareçam com frequencia nos sonhos.
    .
    Carlos,
    E esfregar as mãos tem ajudado a prolongar os sonhos pra ti? É uma técnica de prolongamento bem usada por bastante onironautas. Pra mim não tem funcionado mto bem e por isso sou mais das portas! ;P
    .
    Túlio,
    Um amigo meu diria o seguinte ao ler esse post: "Dormiu com o Bozo?" bwhahahahahahah
    Mas é que tô de férias então tudo é motivo pra piadinha hehehehehe
    .
    Hoje tive um daqueles sonhos lúcidos que duram segundos!... <_< Só deu tempo de olhar pra mão perceber que era sonho e acordar. E também levei um balaço no meio do peitoraço e fiquei lá divagando sobre a morte rsrsrsrs
    Bom é que tenho dormido 9h ! o_O

    ResponderExcluir
  9. opa Márlon agora fico explicado os RC, ultimamente estou tendo problemas, durmo poco e tenho muita energia fico "ligadão" o dia inteiro até parei de tomar minhas doses de café (que nunca me atrapalho), e a noite não consigo dormir por ter energia.
    Até que 9h de sono não é muito em, uma amiga minha sonho comigo 2 vezes em dias diferentes, o primeiro sonho ela não conto dizendo que era segredo rs(fico imaginando o que foi), o segundo ela me conto e disse que foi muito real, perguntei o horário que ela foi dormir e o que acordou, fiz a conta (2 vezes porque não acreditei no resultado) ela dormiu uma media de 14 horas o.O fiquei com inveja.
    Bom agora vou fazer uma pesquisa rápida sobre o meu problema, e criar coragem pra reescrever meu diário.

    =D gostei da piadinha das fontes kkkk

    ResponderExcluir
  10. E aí Luiz!
    Mas tais dormindo quanto Luiz? A média de sono varia com a idade. Idosos por exemplo dormem bem menos. Bebês e crianças dormem muito! Adolescentes mais que os adultos e por aí vai.
    .
    O importante é se sentir bem e lógico não depender de estimulantes como a cafeína pra tocar o barco durante o dia. hehehehe
    .
    Sobre as fontes... dá pra sentir o clima de férias né! valeu!! :P

    ResponderExcluir
  11. é eu percebi o clima te férias rs
    preciso ver o tempo que eu ando dormindo, bom vou ler o novo post =D
    eu percebi que sou mais criativo de madrugada consigo compor melodias sem esforço, e fazer reflexões com mais facilidade.

    ResponderExcluir
  12. UASHUHASUH palhaço esse marlon viu xD

    poxa legal ver que o pessoal ta se dedicando ai auahua agora no meu caso RC's como de luz e das mãos nunca me deixaram lucido, uma vez até cheguei a sonhar que tentava ligar uma luz mais tudo ficava piscando e eu ali paradão com cara de zé mané sem saber que estava sonhando xD. o RC mais efetivo pra mim é o do nariz ja citado aki pelo tulio e no meu primeiro SL a lucidez se deu quando o sonho mudou muito rapido de hora pra outra td o cenario mudar sem explicação foi então que lembrei algo que o LaBerge tinha escrito sobre isso e busquei uma explicação dentro do sonho então percebi estar sonhando. Foi muito emocionante AHAHA

    ResponderExcluir
  13. Os reality checks são mesmo uma "mão na roda"! Até hoje não fiz o do nariz. Mas acho que já tenho uma boa idéia porque já respirei dentro d'água, numa piscina.
    .
    Eu tô é bem curioso com meu próximo supersonho lúcido. Sinto quando fico tempo demais sem ter um sonho lúcido grande que vai se a qualquer dormida mais um "daqueles". Vou tentar bater meu recorde e fazer 3 experiências nele:
    .
    * memória:
    - voltando para minha sala de aula e reassistindo os melhores momentos.
    - visitando uma casa da época dos meus 3 anos que não lembro coisa alguma dela, mas vou depois conferir com meus pais.
    .
    simulação criativa:
    - esse vai ser pra levar minha imaginação bem longe, visitando nossa civilização daqui 1.000 anos.

    ResponderExcluir
  14. o da simulação criativa me da um pouco de medo marlon, eu não tento isso senão vira um pesadelo, minha mente meio que tem um lado obscuro que eu nao quero despertar auhsauhsa, meu objetivo ainda é conversar comigo mesmo num SL ;D

    ResponderExcluir
  15. Hoje fiz pela primeira vez o teste de "enfiar o dedo na mão", rs, era pra ter acontecido o que? Porque pra mim não deu em nada, o dedo não atravessou a mão. Tentei fazer também o de apertar o nariz pra ver se respiro, mas não sei se fiz certo. Pra mim até agora o infalível é o de olhar pra mão!

    ResponderExcluir
  16. É o que funciona melhor pra mim tbém Paula! "Olhar para as mãos". Simples, básico e direto. Outro reality check q faço com frequência é o do espelho. ;p

    ResponderExcluir
  17. Meu primeiro sonho lúcido aconteceu graças ao meu maço de cigarros! Olhei e as letras estavam meio embaralhadas.

    ResponderExcluir
  18. =D Oi Márlon. Sou portuguesa e já ando a ver o seu blog à muito tempo! Mas tenho um problema, já esta noite me apercebi que estava a sonhar, e tentei fazer um reality check. Pensei em ver se as horas estavam normais ou se estavam doidas como costumam estar nos sonhos. Decidi então pegar no telemóvel para ver as horas. Mas o movimento que eu fiz no sonho, fi-lo também na "vida acordada". Então acordei :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Seja bem-vinda! É uma honra ter uma onironauta portuguesa prestigiando o blog!

      O reality check de ver as horas é bom.
      Particularmente prefiro de olhar para as mãos.

      Sobre o teu sonho, foi bem interessante porque normalmente, na fase REM do sono, estamos submetidos a "atonia muscular da fase REM" ou a rigidez do sono e o fato do teu movimento no sonho ter acontecido com o teu corpo do estado desperto aponta uma contradição.

      Uma hipótese é que tu já estava encerrando a fase REM do sono, muito próxima do despertar. E portanato coincidiu o fim do sono e do sonho com um ultimo comando do cérebro para o movimento final.

      Outra hipótese é que teu sonho aconteceu numa fase NREM do sono. Não é muito comum de acontecer, mas há estudos que apontam para esse tipo de ocorrência, bem como relatos de alguns onironautas.
      .
      Caso seja essa última hipótese, o movimento não é uma surpresa, pois o corpo já não está submetido a rigidez do sono na fase NREM. Só que nessa fase, os sonhos são menos vívidos, mais escuros, mecânicos e com menos emoções. Parece que mais reflexivos também ou com tarefas repetitivas.

      De qualquer modo, fica a sugestão para mudar teu reality check. Olhar para as tuas mãos não vai demandar um movimento mais brusco. Que tal?

      Abs e bons sonhos!
      ps: já está disponível um fórum aqui no blog, para tirar dúvidas ;) Será muito bem-vinda também.

      Excluir
  19. Ola adoro o seu site ja consegui ter sonhos lucidos graças ao seu site mas agora me responda uma coisa, por exemplo assim se eu olhar para as mãos em um sonho normal por causa do que li, se eu me der conta de que estou sonhando é capaz de o sonho virar um sonho lucido eu começar a controlar ele ou eu só vou acordar por que geralmente quando eu estou sonhando e me dou conta de que é um sonho eu acordo e então sim ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,

      Brigadão pelo elogio!

      Vai depender totalmente de ti. Para não ficar eufórico demais - uma situação típica que provoca o despertar rápido, recomendo ao fazer reality check durante o dia, imaginar que está sonhando junto.

      É uma aplicação do método de Tholey, o qual gosto muito. Questione-se "Estou sonhando ou não?". Olhe para as mãos... depois se imagine num sonho, tendo certeza que é um sonho. Isso vai te ajudar a se manter sereno no sonho e prolongar a experiência.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  20. Que legal essas dicas! vou me esforçar para ter um sonho lúcido!

    ResponderExcluir
  21. eu tive um sonho lucido tava na sala e derrepente descobrir que tava sonhando ai falei meu isso é um sonho e ele disse é ai sai do apartamento e tinha uma porta aberta ai eu fiquei querendo entro em duvida se era sonho olhei paras as maos e quando eu contei nao parava de crecer dedos

    ResponderExcluir
  22. O do espelho funciona comigo. Sempre que olho para um num sonho eu estou estranha. As vezes sem rosto, as vezes sem reflexo o.O as vezes com uma expressao que eu sei q n to (tipo eu to seria e no espelho to sorrindo ironicamente) ou ate mesmo minha imagem com vida propria fazendo coisas q eu n to fazendo. Mas o estrenho é q eu sempre sinto medo no sonho qnd eu olho pra eles.
    Vou tentar ter sonhos lucidos hj :s o problema é que eu fico muito cansada e acabo por desistir e durmi :/
    Acho q vou por o despertador para tocar 2 horas depois de eu ir dormir só para n estar muito cansada.
    Gostaria de fazer VA mas nunca consegui :( *pratica q é bom, nd né? Kkkkkkkk
    Mas eu tentar hj. Por mais que para mim seje realmente muuuuuito dificil. Qnd eu fico muito tempo parada (naquele processo de mentalizaçao de energias, chakras etc) e finalmente meu corpo começa a adormecer meu coraçao despara e estraga td WTF.
    Ow qnd eu sinto q a estou no sonho lucido n consigo sair do corpo.
    Tirando que eu sempre acorda la pelas 3:00 da manha td noite. (os espiritos rs) meu sono é estremamente leve e tals mas enfim VOU TENTAR! o/
    Vlw pelo post. Seu blog é maravilhoso ta me ajudando muito.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  23. Pra mim funciona quando vôo rs
    Quando me toco que estou sonhando dou uma voadinha básica.

    ResponderExcluir
  24. Alguém poderia me ajudar, eu tenho feito corretamente os realty checks, e também tenho atualizado regularmente meu diário dos sonhos, já faz umas 2 semanas q tenho tentado, mas nada de sonhos lúcidos
    É normal isso?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...