ÚLTIMOS

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Elias Howe: os sonhos para solução de problemas

         Durante o estado mental dos sonhos, somos capazes de pensar de forma diferente. Como o cérebro está funcionando de outra maneira, é inevitável a chegada de sonhos psicodélicos, narrativas inusitadas e insights supreendentes. A literatura, áreas da ciência, da filosofia, da música e muitas outras estão carregadas de exemplos magníficos.
        Um dos sonhos mais fascinantes na história das invenções foi o de Elias Howe. Fazia algum tempo que o inventor buscava uma maneira de mecanizar o processo de costura. Até que numa noite foi acometido de um pesadelo, no qual se encontrava preso por uma tribo. Recebeu o ultimato: "Ou você faz uma máquia que costure nas próximas 24h ou morrerá!"


Elias Howe teve através de um pesadelo a resposta para um problema que revolucionou a  indústria do vestuário.




          Fracassou assim como na vigília. Finalmente quando a tribo se reuniu ao redor dele, descendo as lanças em sua direção, observou que haviam buracos em forma de olhos na ponta das lanças. Despertou suando na iminência de ser atingido pelas armas pontiagudas!...
          "Enquanto ficava ali tremendo, lembrando do sonho, lembrou-se daqueles buracos estranhamente colocados e compreendeu que, se colocasse um buraco naquela posição em sua agulha de costura sua idéia para a mecanização poderia funcionar. Este sonho levou a uma revolução na indústria do vestuário."


Bibliografia:
PARKER Jennifer e ENNIS Maeve. Fique por dentro dos Sonhos. Cosac & Naify Edições, 2ª ed. 2001: São Paulo.


          

11 comentários :

  1. Caramba! Não sabia dessa hehe. Legal essa história. Meu argumento do final de semana com a minha família será: "Vocês sabiam que não gastariam tanto em roupas se não existisse a tal máquina de costura? Pois é, e foi um cara chamado Elias Howe..." E no final, claro : "Tá vendo como os sonhos são importantes!" :P


    Será que existem outras histórias dessas, Márlon? Tirando aquela do Sthepen King que já tem aqui no blog.




    *Com "história" eu quero dizer "fato" ou algo do tipo. ^^

    ResponderExcluir
  2. Tem sim Victor ;)
    Na Filosofia com Kant, Russel, na literatura com o Frankenstein de Mary Shelley, na química da tabela periódica de Mendelev e a cadeia de benzeno de Kekulé, na poesia de Kublai Khan... há vários casos dos sonhos servindo de modo parecido.
    Inspirador não?!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Márlon! Li grande parte do seu blog e - desculpe-me se você postou em algum lugar e eu não li ainda - gostaria de perguntar se você sabe algo sobre sonhar dentro do sonho e estar consciente em ambos.
    Sempre tive sonhos lúcidos, mas agora eles mudaram. Eu durmo no meu sonho e acabo sonhando sabendo que eu estou dentro de um sonho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Debora! O cérebro da gente funciona num modo bem alterado durante os sonhos. E ainda há diferenças entre os sonhos das fases REM e os sonhos NREM.
    .
    Tudo isso só pra dar uma idéia como podem variar os sonhos. Teu relato já teve precedentes, com onironautas que contam conseguir manter a linha de consciência frente a sucessivos falsos despertar. Nesse contexto é perfeitamente possível ter um falso despertar, perceber que ainda não acordou e continuar um sonho anterior.
    .
    Agora, consciência simultânea ou consciência dividida em duas existe sim:
    Duas mentes, um cérebro!

    ResponderExcluir
  5. Marlon, minha duvida tbm eh igual a da debora. A maioria dos meus SL ocorreram em um sonho dentro de outro e geralmente seu fim é seguido de um falso despertar, de maneira que a lucidez parecia estar exclusivamente acessivel nesse "segundo estado de sonho". Até então não encontrei nada que fale sobre isso especificamente e não deixa de ser um fenomeno comum entre os onironautas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Breno! Vale o q respondi ali pra Debora. Chegou a ver o vídeo? ;)

    ResponderExcluir
  7. bom marlon assisti sim, pra mim parece falar mais sobre bipolaridade auhsahshaasuh não sério mesmo num entendi como isso se encaixa no meu caso, o que eu vivo é mais semlhante a teoria de inception mesmo, literalmente um sonho dentro de outro como signifcado de maior profundidade.

    ResponderExcluir
  8. O vídeo mostra uma mulher que sofria de epilepsia severa e que foi submetida a uma cirurgia para interromper as crises.
    Os efeitos colaterais foram um cérebro dividido em algo parecido com duas mentes. Duas manifestações diferentes de vontade sobre um mesmo ponto, trabalhando paradoxalmente juntos, no mesmo cérebro.
    .
    Isso ilustra bem os inúmeros diferentes estados mentais que nosso cérebro pode atingir.
    .
    Sonhos em camadas como no Inception, por enquanto só existem em relatos e na fantasia.
    .
    Pessoalmente sou da opinião que podemos ser induzidos a acreditar que estamos sonhando em camadas, quando na verdade somos acometidos por falsos despertar e simplesmente continuamos o sonho anterior. Mas é minha humilde opinião apenas, pois como no exemplo da mulher com duas mentes em um cérebro... podemos ser acometidos de surpreendentes estados alterados de consciência.

    ResponderExcluir
  9. hmm entendi mahomeno uashhusa mais sem discardar sua hipótese marlon, ainda teimo a acreditar em camadas oniricas... pra mim é bem familiar... pode ser que não sonhemos em várias camadas, mas sim em estados de sonhos diferentes, pode ser que quando aprofundamos um estagio de sonho pode ser que nossa mente esteja fazendo uma compensação pra nos mostrar que estamos num estado de sono mais profundo ou algo do tipo. Pra mim mesmo, os sonhos de segundo e terçeiro estagio sempre foram mais nitidos, estaveis e com uma narrativa mais objetiva do que os sonhos comuns. Meus primeiros SL's foram de segundo estagio e o meu SL mais vivido e longo foi de terçeiro estagio. Pode ser que hajam realmente os "estágios" ou "camadas", mas também pode ser que seja somente uma compensação da nossa mente.

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer agora mesmo um tópico sobre esse assunto. ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...