ÚLTIMOS

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Estado Vegetativo, Sonhos Lúcidos e outros estados alterados de consciência.

      Eu havia preparado um texto inspirado num artigo excelente da revista Scientific American, sobre alguns estados alterados da mente como o Estado Vegetativo, "Estado Minimamente Consciente" e os Sonhos Lúcidos. Infelizmente esqueci a revista( e as anotações) e agora vai pela memória mesmo. Depois acrescento, retifico e cito a fonte, assim que recuperar a revista.


Escala de atividade metabólica cerebral em diferentes estados mentais: consciência normal, morte cerebral, sono profundo, sono REM, anestesia Geral, recuperação de anestesia, estado vegetativo e recuperação de estado vegetativo.




      Uma das coisas que mais me surpreendeu naquele artigo, foi tomar conhecimento que uma pessoa que saiu do coma e entrou em estado vegetativo, pode perfeitamente exibir as seguintes ações:


    - abrir os olhos
    - sorrir, chorar ou rir
    - balbuciar ou falar algumas palavras
    - acompanhar com os olhos alguns movimentos
    - reagir a barulhos 
    - possuem ciclos do sono e de vigília!...


      Reparem que são manifestações de alguém que ainda está enquadrada num Estado Vegetativo, ou seja: não possuiria consciência!... Pelo menos ainda de acordo com o paradigma atual da medicina.


      Tudo isso significa que é perfeitamente possível uma pessoa estar acordada, falar algumas coisas, rir, chorar e ainda assim não estará consciente... temos então uma pessoa acordada, mas inconsciente. De fato talvez na área política seja mais fácil encontrar pessoas nesse estado. o_O


Vigília normal(consciente), Morte Cerebral e Estado Vegetativo. No estado vegetativo há perda de 50% até 60% da atividade metabólica. Na morte cerebral a atividade é ausente.




      Eu diria que o Estado Vegetativo parece exatamente o contra-ponto da situação do sonho lúcido. Pois quando temos um sonho lúcido, estamos adormecidos, conservamos a presença da consciência e estamos invadindo o estado do sono com ela.
      


Bibliografia(e imagens):


http://hmb300neurowiki.intodit.com/page/loss-and-altered-states-of-consciousness-2

6 comentários :

  1. Muito interessante seu post Márlon! Pra mim, até então, imaginava que o estado vegetativo deixava a pessoa próxima a atividade zero do cérebro...

    Realmente o cérebro é algo fascinante!

    ResponderExcluir
  2. E esses estados mentais alterados... o que afinal define a consciência?
    .
    Como pode alguém que esteja acordado, sorria, chore, fale algumas palavras... e ainda assim não esteja consciente?!
    .
    Por outro lado... como pode alguém que está na fase REM do sono, sonhando, com o corpo preso na atonia muscular e ainda assim está consciente!?
    .
    É realmente um assunto fascinante!

    ResponderExcluir
  3. Muito dez isso!Achava que estado vegetativo era algo tipo um estado de coma grave. Funcionando só mais a parte física do corpo mesmo. Tem um filme que vi e fiquei muito impressionada: O Escafrando e a Borboleta. Se não viu ainda, assista Marlon!

    ResponderExcluir
  4. Isso me fez lembrar uma reportagem sobre sonâmbulos, e até de um caso que o cara foi absolvido da pena por dizer ser um. Ele havia dirigido vários quilômetros e matado uma pessoa - tudo dormindo!

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito bom heim...
    Eu tambem vi essa reportagem que o Emanuel citou...
    E não é a única nao, tem muitos casos que acontece isso.
    O que me leva a pensar: quando estamos num sonho lucido, tem como nós falarmos coisas inconscientemente?Ou há alguma coisa que nos impede de falar enquanto dormimos?
    Eu sei que nós falamos dormindo as vezes quando estamos dormindo, mas e em um sonho lúcido?

    ResponderExcluir
  6. Gabriel, tem gente que fala quando dorme e tals mas pelo que sei de paralisia do sono apenas o seu olho escapa, só ele meche, essas pessoas falando é provavelmente resultado de uma paralisia parcial. Para falar durante um sonho consciente você teria que conseguir quebrar a paralisia dos músculos da fala(que são muitos, é um organismo complexo) e ser capaz de manter rodando ao mesmo tempo: seu sonhos, sua boca onirica, sua boca física, a consciência dos 3 e quem sabe você fala alguma palavra. a paralisia é também parte química.

    Marlon, as emoções não são frutos da consciência, talvez no máximo minimamente diretamente ligadas, mas não como fruto da consciência. Por que não poderiam estas pessoas ter emoções então? alias emoções são comuns em sonhos normais...
    acredito que o que torna o sonho lúcido possível é a capacidade de imergir a consciência ali no mundo onírico concentrando nele, refletindo sobre ele. Não é atoa que não é muito fácil manter eles longos e vívidos até o final do REM....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...