ÚLTIMOS

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sonhos lúcidos, os 5 sentidos e a cura de doenças.

     Quais dos cinco sentidos você lembra de sentir com mais frequência nos sonhos? Para a maioria das pessoas, a resposta imediata é a visão. Mas nem sempre esse sentido é o predominante. O sonho é considerado principalmente visual, mas os outros sentidos também aparecem sim. Essa frequência de percepção nos sonhos vai de acordo com as características da pessoa. Um músico pode sonhar bastante com sons e música, já um cego terá um sonho extremamente auditivo e tátil...
     Pintores como Salvador Dali tinham sonhos de uma riqueza visual criativa absurda. Cientistas e inventores podem sonhar com a solução de seus problemas e escritores como Stephen King e Mary Shelley com histórias tão intensas que viraram obras-primas.

No estado mental dos sonhos, conseguimos intensificar nossa criatividade  para limites além da imaginação  da vigilía.


     Tive minha quota de experiências além da visão: tátil e auditiva. Já relatei em outro texto sobre as músicas fantásticas e embriagantes que fiz sair de uma guitarra sem nem mesmo saber tocar. Curioso  para experimentar a sensação das mãos tocando superfícies, pude sentir a aspereza de uma parede e a solidez do chão. Esses dias, ao responder o questionamento de um onironauta, fui presenteado na noite seguinte por um sonho em que eu sentia uma capacidade absurda para a pintura.

     Minha habilidade para a pintura era tal que minhas mãos pareciam descobrir algo que já estava no papel, como se eu apenas retirasse, com minhas mãos, o véu que encobria a obra de arte. Minha obra de arte foi um réptil gigante e amedrontador, muito parecido com um Tiranossauro Rex, com um nível de detalhamento intenso, com dentes monumentais e afiados!... Olhos que fitavam a todos que contemplassem a pintura.

Quais poderiam ser os resultados se pudéssemos trazer parte do estado mental dos sonhos para a vigília? Habilidades formidáveis como as desenvolvidas pelos "Savants"?


    É possível se emocionar muito num sonho lúcido. Vai depender do estado emocional do onironauta. Alguém que passa por alguma tragédia ou trauma pode ser acometido de terríveis pesadelos e nesse caso, a capacidade de ficar consciente pode ajudar muito. Sonhar que está alegre por exemplo... já tive sonhos lúcidos tão eufóricos que fiquei com medo de ter algum derrame cerebral durante o sonho e refletia durante o sonho sobre isso!...

    Beverly D'Urso que é uma das maiores sonhadoras lúcidas do mundo e faz atualmente pesquisas relacionadas as possibilidades de cura através dos sonhos lúcidos. Isso é algo bem curioso e instigante.
É fato que a disposição mental, a fé ou a religiosidade podem contribuir muito na melhora ou na amenização da dor de algumas doenças. Pessoas acometidas de doenças reumatológicas por exemplo, talvez possam futuramente obter algum benefício dessas pesquisas.

É conhecido para alguns sonhadores lúcidos, a possibilidade de  trazer  certos benefícios emocionais de um sonho no estado consciente. Sensações intensas de alegria ou euforia podem ser trazidas pra vígília... 


    Nosso fabuloso corpo possui o que se chama "eixo psico-neuro-imuno-endócrino" e conseguir uma assinatura mental positiva frente a certas doenças, talvez possa ajudar bastante na cura.
Os sonhos lúcidos podem ajudar muito na busca por esse estado mental. Mas esse assunto precisa de pesquisas aprofundadas e me comprometo a trazê-las num futuro próximo.
;)


14 comentários :

  1. Quanto assunto num texto!!
    Seria muito interessante ver avançar essas pesquisas sobre cura através do sonho lúcido.
    Algo que sempre me questiono, é como seria possível trazer essa intensidade onírica pra vigília, aproveitar a criatividade. No meu caso, reverter pra Publicidade. Ter ideias criativas, soluções diferentes, insights.
    Mas, nunca li nada a respeito...

    ResponderExcluir
  2. Hahaha Márlon, não é a primeira vez que você cita ''medo de ter um derrame'' durante um sonho lúcido, esses dias eu tive um sonho bastante longo e intenso que ficava pensando ''Putz, será que vou ter um derrame também?'' hahaha, lembrava dos seus posts no sonho... Agora só me diga que isso é impossível acontecer pra nos sonhos eu ficar mais tranquilo =D
    hahaha

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi João! Perdoem-me pela superficialidade, mas foi um daqueles pequenos textos para reunir alguns assuntos relacionados e preparar para futuros posts um pouco mais aprofundados.
    E convenhamos que sejam as experiências com os nossos sentidos nos sonhos, a migração de emoções para a vigília ou o estudo de potenciais benefícios com esses estímulos emocionais nos sonhos(talvez a possibilidade de ajuda no tratamento de certas doenças) são temas fascinantes, não acha?
    .
    E aí Renan!
    Tens razão. Citei essa preocupação em alguns posts rsrsrsrs
    Mas não há qualquer registro de algum caso sequer parecido com isso. Caso um dia alguém vier a ter isso vai ser porque já tinha a propensão e não por causa dos sonhos lúcidos ok? ;)

    ResponderExcluir
  5. Hehe. Post interessante! Imagina só, adquirir habilidades reais através de um sonho... :D

    Além da visão, acho que uso bastante o tato. Costumo interagir muito com os objetos e pessoas.

    Ah, postei lá no meu blog mais um sonho lúcido. Foi o segundo esta semana! \o/

    --

    Ótimo fim de semana pra todos vocês!

    ResponderExcluir
  6. hahhaha veja pelo lado bom marlon quem sabe se você têm um derrame você entra em coma e ai manolo você vive o resto da vida em sonhos lúcidos xD
    UJASDHUASHUauhsduasd

    ResponderExcluir
  7. Afff tem certas coisas que eu não desejo para um brother nem de brincadeirinha.

    ResponderExcluir
  8. Se entrar entrar em coma e seguidamente ter uma morte cerebral me proporcionasse estar no mundo dos sonhos por toda eternidade eu adoraria \o/ Magina pode viver eternamente num lugar onde se tem super-poderes!! Oo'

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. hum...viver pra sempre em um sonho lucido....acho que nao...
    mas eu queria ficar pelo menos 3 dias seguidos num sonho lucido. Iria acordar revigorada.
    em mim o tato é uma das coisas que sempe é aguçada nos meu sonhos. por exemplo quando eu to voando ahh...o ventinho no rosto é otimo ^^
    adorei o post
    (nossa fazia um tempo que eu nao acessava o blog....bom mais to de volta rsrsrs)

    ResponderExcluir
  11. e por que não? a realidade é uma merda mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lena!
    Obrigado! Continue com a gente, pois é essa troca de experiências que mais vale!
    .
    Eu valorizo bastante os dois lados. Compartilho do pensamento da Beverly D'Urso, quando ela insiste na importância de uma vida desperta bem lúcida, com reflexos profundos nos nossos sonhos. Uma coisa alimenta a outra e a gente sabe disso.

    ResponderExcluir
  13. Medo de ter um derrame? Já é a segunda vez que vejo isso em uma postagem aqui, diga que esse risco não existe de verdade... lembre que você pode ter leitores hipocondríacos, Márlon hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bwhahahahaha é que a euforia pode deixar a gente meio sem noção e de repente ter preocupações desse tipo... mas é só lembrar que os monges tibetanos fazem isso há séculos na buena e os experimentos em laboratórios de sono seguem sem quaisquer tipos de efeitos colaterais :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...