ÚLTIMOS

terça-feira, 6 de setembro de 2011

É possível desenvolver habilidades nos sonhos lúcidos?

            Uma das pesquisas mais fascinantes que segue em estudo nos laboratórios de sono é a relação dos sonhos lúcidos com o desenvolvimento de habilidades motoras.
           Daniel Erlacher é um dos pesquisadores mais avançados nessa área de estudo dos sonhos lúcidos. Ele é um dos responsáveis pelo comparativo da percepção do tempo durante o sonho e quando desperto. Essa pesquisa já foi apresentada por "> aqui.




A possibilidade de desenvolvimento de habilidades motoras durante os sonhos lúcidos é um dos temas mais fascinantes em estudo na atualidade.




           
           Em um experimento conduzido por Erlacher em 2005 os participantes foram instruídos a fazer lançamentos de uma moeda de 10 centavos de Euro numa xícara. O teste antes de dormir se configurou em 20 arremessos e o mesmo pela manhã. Os resultados mostraram um considerável aprimoramento de acerto para o grupo que praticou o exercício nos sonhos lúcidos. Nenhum aprimoramento para o grupo que não praticou.
           A pesquisa chama a atenção para o fato de que não estão excluídas variáveis, como por exemplo a motivação, mas os resultados identificaram melhora para os sonhadores lúcidos, na performance, quando despertos.
           As ações praticadas durante o estado mental do sonho lúcido(na fase REM) provavelmente compartilham, em alguma extensão, as mesmas redes neurais do exercício praticado na vigília e essas experiências ficam gravadas, implicando nesse aprimoramento da atividade. As pesquisas prosseguem.


Os primeiros estudos de Erlacher revelaram considerável aprimoramento para os sonhadores lúcidos que praticaram  o exercício em seus sonhos.
          


          Paul Tholey já defendia a hipótese de que os sonhos lúcidos poderiam servir para o desenvolvimento de habilidades motoras. Erlacher aponta o crescimento dessas evidências atualmente e que praticar um exercício de coordenação motora ou um esporte num sonho lúcido é comparável, mentalmente, com a prática na vigília.


           Erlacher além de se dedicar a realização dos seu Ph.D também é um sonhador lúcido que estimula a auto-experimentação dos onironautas. Como ele mesmo diz, para certos estudos, nem é preciso um laboratório de sono. O Marquês Saint Denys que o diga! Nas palavras do pesquisador alemão:


            "Muitas questões podem ser respondidas com simples experimentações realizadas em casa. Por exemplo, se nós queremos saber se os sonhos lúcidos são coloridos. Mesmo com os mais sofisticados instrumentos tecnológicos dos laboratórios, não poderíamos responder essa simples questão, exceto se questionarmos o sonhador, porque sonhos são experiências pessoais e não são passíveis de filmagem."


            
           
Bibliografia:


http://dreamunit.net/text-en/04/erlacher.shtml
http://archiv.ub.uni-heidelberg.de/ojs/index.php/IJoDR/article/view/20
           

25 comentários :

  1. nossa, bem interessante essa questao. De certa forma quando praticamos a lucides nos sonhos (pelo menos ja aconteceu varias vezes comigo)independente de que voce pratique algo ou nao nele, seu cerebro fica mais agio, te dando a capacidade de raciocinio mais rapida do que o abitual. alem de que ainda te deixa com um animo imenso, pra qualquer atividade.

    Mais ainda existe muitas coisas oculta sobre os SL, e eu sinceramente acredito que futuramente ele ainda vai ser a chave pra cura de varias coisas, ate mesmo de doenças fisicas mesmo. ate porque psicologica ja teve varios indicios de que é possivel.
    pelo menos essa é a minha teoria ^^

    Quem sabe isso ate desencandei poderes sobrenaturais como de entortar colher e tals srsrs (essa parte é brincadeira rsrs)

    bom, enfim adorei o post xD

    ResponderExcluir
  2. A parte "Uri Geller do texto" foi golpe baixo Lena!kkkkk
    .
    É interessante que o Paul Tholey(criador do Método de Tholey), já apostava forte na hipótese de aprimoramento de habilidades motoras.
    Esse psicoterapeuta alemão alegava ter aprendido a andar de monociclo através dos sonhos lúcidos!
    O que já é um feito extraordinário.
    Vou até procurar foto dele e impostar caso eu ache.
    .
    Sobre a melhora ou cura de doenças, naquele post do dia 25 de agosto, informei sobre as pesquisas da Beverly D'Urso e algumas especulações sobre o tema.
    .
    Particularmente acho bem possível que num futuro não muito distante, as doenças que estejam fortemente relacionadas ao estado emocional ou ao eixo psico-neuro-imuno-endócrino, possam ter benefícios do estado mental dos sonhos lúcidos.

    ResponderExcluir
  3. nunca duvidei dessas possibilidades, eu acredito com muita fé todas elas são verdadeiras.
    ainda mais que também a pesquisas comprovando (embora pareça óbivio) de que existe um corpo mental. um corpo ou uma representação mental, ou um mapeamento do corpo físico.
    Claro que têm, como você sabe que você está tocando alguma coisa com certa parte do corpo sem olhar? se você tocar o teclado com o seu dedinho sem olhar é absolutamente necessário que exista o corpo mental para assimilar a informação e chegar a conclusão de que você tocou com o seu dedinho e não com sua cabeça ou whatever.
    isso também indica que uma vez que o cérebro possui um corpo mental e quando digo corpo mental eu falo da simples assimilação entre o físico e o mental através dos nervos. e também que o existe a interconexão corpo-cérebro, mesmo que muita coisa esteja fora do controle do cérebro, uma vez que se tome consciência da situação muita coisa é possível.
    e se você especificar que possui certa enfermidade e ajudando o cérebro de como lidar com isso, ele poderia ser capaz de se curar.
    Afinal de contas, se hoje você é imune a alguma doença é porque você pegou ela, seus linfócitos idenficaram notificaram e então geraram anti-corpos e linfócitos memória para invasões futuras. isto é certo problema foi idenficado, especificado e uma solução foi gerada.
    você nem seu cérebro estão cientes de tudo que se passa no corpo, estamos longe de um organismo perfeito, mas uma vez que possuímos consciência, é possível direcionar o cérebro para estar mais ciente de certas coisas, certo?

    e a capacidade de desenvolver habilidade em esportes por exemplo a explicação pode ser mais simples ainda.
    habilidade são fruto do conhecimento certo? você não faz gol se não souber chutar direito, não dribla se não souber os movimentos direito.
    e conhecimento todos concordam coma máxima "Qualquer Conhecimento Vem a Partir da Experiência" e também sabemos que sonhos SÃO uma experiência. todo estado em que você pode ter seus sentidos é uma experiência. um conjunto completo de informações para serem processadas.

    eu tenho que criar meu blog rápido, jah q meus comentários é quase do tamanho de um artigo eu e você marlon trocamos links resposta kkkk ^^

    ResponderExcluir
  4. Só uma coisa tem que ficar clara: a simulação onírica só vai conseguir ser eficiente se antes dela existir um esforço prévio na vigília.
    .
    De nada adianta querer aprender tiro de arco e flecha por meio de sonhos lúcidos, se nunca praticou.
    .
    Erlacher conduziu muito bem as atividades, focando a prática primeiro, o treinamento posterior nos sonhos e o resultado no dia seguinte, com a prática de novo, revelando o upgrade.
    .
    O mesmo vale para as experiêncas com os vestibulandos aprovados que haviam sonhado com as provas. Os caras ralaram muito estudando.
    .
    Em resumo: "não tem xixi minha nega"! Tem que se esforçar também, se for querer depender apenas dos sonhos tá frito!

    ResponderExcluir
  5. Bem não sei se o que aconteceu com Elias Howe foi uma técnica ou foi mais um aviso... Se os sonhos trazem habilidades eu não sei mais que resolvem criptogramas e enigmas isso é quase que evidente na história.Interessante você postar isso hoje pois hoje sonhei que eu tocava um violão de 12 cordas, e tocava super bem tirava varias musicas do kings of convenience, mas não se isso desenvolveu minha habilidade xD

    ResponderExcluir
  6. aé lembrei que antes de sonho também joguei bola, mas no sonho jogava tão mau quanto jogo em vigilia auhauhuaha

    ResponderExcluir
  7. Que bacana Breno! Aposto que a música que tu tocou era fantástica.
    Lembro até hoje daquele sonho q eu toquei música numa guitarra rsrsrsrs era algo hipnotizante!
    .
    O q aconteceu com Elias Howe foi que ele estava martelando esse problema que não conseguia resolver. Até que numa bela noite, entrando no estado mental dos sonhos(não era lúcido), o subconsciente dele apresentou uma surpreendente idéia!
    .
    Foi o que tentei expor no comentário acima. Tem que haver esforço no estado desperto, senão o cérebro não terá informações suficientes para trabalhar nos sonhos.

    ResponderExcluir
  8. KKKKKK
    pior que é vero Marlon ^^
    isso chega a ser um pouco decepcionante kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante isso de praticar as coisas nos sonhos... :) Essa noite tentei fazer um kemehameha. Já pensou aprender isso no sonho e fazer na vida real?... Huahuahua... *--*

    Meus sonhos lúcidos estão melhorando. Tive dois na mesma noite. O relato está lá no meu blog:

    http://uchihasasukeblog.blogspot.com/2011/09/sonho-lucido-04.html

    Sempre durante os sonhos lúcidos, me lembro de muita coisa que leio aki no Blog e tento colocar em prática. Essa noite, eu voei, andei pelas paredes, tentei fazer um kamehameha, abri portas. Tentei invocar alguém... :)

    Minha próxima meta é interagir com as pessoas que aparecem nos meus sonhos, que são muitas e geralmente pessoas que eu não conheço...

    ResponderExcluir
  10. Opa, Márlon! Obrigado pelas visitas e comentários no meu blog (dei um crédito no post... ^^). E respondendo à sua pergunta...

    Eu já disse uma vez que não estou seguindo nenhum método específico. Tudo o que estou fazendo é o reality check das mãos, que agora parecem estar me servindo. Também faço os questionamentos durante o dia e digo pra mim mesmo que vou ter um sonho lúcido quando dormir.

    Não coloco despertador de madrugada, pra não acordar junto a minha esposa. :P Mas os dois últimos (e melhores) sonhos que tive, foram justamente de madrugada, no fim da noite. Um deles aconteceu depois de eu ter acordado depois de umas 5 horas de sono.

    O outro, o último que você leu (que na verdade foram dois sonhos...), foi também no fim da noite. Uma parte antes e a outra depois de acordar...

    Ah, e nas vezes em que fui dormir tarde da noite, nos últimos 10 dias, não lembro de ter tido nenhum sonho. Nem mesmo sonhos normais. Então, acho que funciona melhor se eu dormir mais cedo...

    O importante é que eu estou conseguindo ter sonhos lúcidos com uma frequência razoável e conseguindo aumentar o tempo de permanência neles... :)

    Até mais!

    ResponderExcluir
  11. E aí John!
    Estava lendo sobre o teu perfil e agora saquei causas possíveis para a tua facilidade em manter a consciência nos sonhos.
    .
    Num livro que estou lendo - Sonhos, a linguagem enigmática do inconsciente - Verena Kast, a autora, aponta que certos estudos apontam o perfil de algumas pessoas que costumam ter sonhos lúcidos:
    - desenhistas, pintores ou estudantes dessa arte.
    - pessoas com mais propensão a devaneiios diurnos.
    (...)
    .
    ;P

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog Márlon.

    Não tenho nem lembrado dos meus sonhos:(

    Mas o engraçado é que sonho acordado, tipo, crio personagens, enredos, locais, e disconecto da realidade e passo a interagir mentalmente com essas histórias.
    No certo eu deveria ter mais facilidade para acordar nos sonhos não?:(:(

    ResponderExcluir
  13. Hehe, Márlon... Ultimamente eu nem tenho me dedicado muito aos desenhos, e nem aos textos... Mas reconheço que tenho um imaginação muito fértil. :P

    Mais do que nunca eu quero voltar a desenhar como fazia antes, horas a fio... Já li aki no blog sobre essa facilidade em ter sonhos que os pintores ou desenhistas têm... :)

    ResponderExcluir
  14. Yury,
    Mas são apenas devaneios? Não me assuste! Se não me engano a esquizofrenia faz a pessoa se desconectar da realidade, interagindo com suas próprias criações mentais.
    Sonhos todos temos sim. A dificuldade está em lembrar deles. Reuni boas orientações para fortalecer a recordação dos sonhos. ;)
    .

    ResponderExcluir
  15. Márlon, seria devaneios no caso.
    Por exemplo, se estou lendo o livro e acabo pensando em histórias fantasiosas, não presto atenção no livro, paro de ler ele, e vou me concentrar na história, no enredo. Mas posso parar a hora que quero. Mas são sempre histórias interessantes.

    ---------------------------------------------------

    Parei com os realits checks, tenho que voltar a fazer. Minhas lembranças dos sonhos são sempre fraguimentadas e geralmente lembro de uns 4 sonhos por semana:(
    Preciso melhorar muito ainda, para ter sonhos lúcidos.

    ResponderExcluir
  16. Yury, você tah melhor que eu cara e eu desde o começo do ano tive 19 ^^
    isso não impede de ter sl, apenas atrapalha.
    É importante procurar melhorar, eu estou tentando me esforçar um pouco mais..
    uma curiosidade estes seus sonhos acordado são de que nível de realidade? tipo, imagem? sons? vívido? imagens estáticas? como um filme? como uma realidade paralela? o quão próximo da realidade em sí em questão de imagem? tipo, eu to curioso sobre isso ultimamente, eu to sismado que me imaginação é fraca. Mas é complicado comparar...

    ResponderExcluir
  17. Túlio eu nunca lembrava de algum sonho.
    Foi os realits checks me ajudaram a lembrar deles.
    Mas quando lembro são poucos partes que me recordo.

    --------------------------------------------------
    Nos meus "devaneios", não tem som, mas imagino as falas e os personagens falando(os únicos sons,fala),as imagens são quase vividas e se movimentam,são igual um filme,e geralmente as histórias são sempre sempre sobre o mesmo tema.

    Tenho uma ótima imaginação para imaginar coisas em 3D.Consigo criar um Tank de Guerra por exemplo,e ver ele de vários ângulos, de perto,de longe, de cima,de baixo, consigo fazer ele entrar em movimento,etc.

    Minha imaginação fica mais forte quanto eu estou deitado esperando o sono.

    ResponderExcluir
  18. É o mesmo caso do John. Os estudos revelaram que artistas amadores, pessoas com mais facilidade para devaneios são tbém aptas a conseguirem ficar conscientes nos sonhos.
    .
    Eu estou no grupo dos jogadores. Sou um desenhista bem medíocre, mas curto, devaneios eu realmente tenho, mas acho que sou bem mais distraído com meus pensamentos rsrsrs
    .
    Vou publicar mais informações sobre essas pesquisas logo logo. Como diria o Spock: FASCINANTE.

    ResponderExcluir
  19. Yury, interessante cara, aproveite então pois as melhores ferramenteas tendem a ter os melhores resultados com você!
    pesquime mais sobre hipnose e meditação relacionadas a sonhos lúcidos.
    de preferência pesquise em inglês, se não é bom de inglês leia pelo google ^^
    entre no chat group268789@groupsim.comc (so add como um contato) ou add no msn tulioatelio@hotmail.com ^^
    flws

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Já tô com saudade de ter um sonho lúcido! Faz mais de ano que não acontece! Quando eu era criança sonhava lúcido praticamente todo dia...
    E esse senhor Yury deveria ler algo sobre "conselheiros invisíveis" (invisible counselors), com essa facilidade de imaginar eles seriam muito úteis!

    ResponderExcluir
  22. Nossa muito interessante.
    Eu começei a ter sonhos lucidos quando assistiao filme " a hora do pesadelo" ai entao assisti todos os filme do "Freddy Krueger" e aprendi que quem manda no sonho é voce mesmo foi ai que começou teve uma vez que sonhei que tinha de fugir de alguem,entao eu la no meu sonho pensei "quem manda no meu sonho sou eu" ai começei a voar so com a força do pensamento. Mesmo aconteceu quando o "Feeddy Krueger" me peesiguia e eu nunca conseguia mata-lo ate que uma vez sonhei de novo com ele(ja tinha sonhado com ele umas seis vezes) e ele ia me mata ai venho na minha cabeça "que no meu sonho mando eu" ai começei a lutar com ele e o matei. Nunca mas sonhei com o "Freddy Krueger". Porem tive um sonho onde eu fazia um tornado com os bracos,e outro sonho em que eu estava na praia e o nivel do mar tava aumentando e eu tinha que salva aas pessoaa que estavam ali entao pus me contra o mar estendi meus braços e começei a domina-lo igual o "Aang" do desenho "Avatar a lenda de Aang", conforme ia doominando o mar meus braços doiam senti a força e o peso do mar,ate que juntei minhas força e fiz o mar desaparecer daquela parte da praia,consegui ver um monte de pedras amarelas no lugar do mar, entao derrepente venho um onda enorme, quando me deparei com ela estendi meu braços e tentei domina lo novamente mas o mar estava muito forte tanto que parei aquela gigante onda no ar deu pra ate um submarinho que a onda havia trazendo por uma momento achei que iamos morres mas com calpa coloquei tudo em seu devido lugar, pois as pessoas ja haviam saido de la. Entao assim acabou esse sonho como eu estou sempre "acordado" nos meus sonhos consigo fazer o que eu quiser so com o poder da mente.

    ResponderExcluir
  23. Olá Alessandro,
    Bem divertido o teu relato! Uma sugestão interessante é pesquisar sobre as experimentações que alguns onironautas andam fazendo com:
    - desenvolvimento de habilidades motoras
    - memórias
    - criações artísticas
    - consciência
    - sexo nos sonhos
    - ...
    .
    Pesquisando em benefícios, pesquisas, futuro dos sonhos lúcidos tenho certeza q tu vai econtrar textos meus abordando esses temas e onironautas comentando sobre essas experimentações. Quanto mais onironautas contribuirem compartilhando essas experiências, mais descobertas poderemos conquistar juntos ;)
    Abs e bons sonhos a todos nós!

    ResponderExcluir
  24. Eu não tenho certeza se é possível
    desenvolver habilidades nos sonhos lúcidos pois
    ainda não tentei, e não gosto de fazer pré-julgamentos.

    Mas de uma coisa eu tenho certeza que da certo
    pois JÁ FIZ. É a recordação de memórias!

    Ontem eu tive meu segundo sonho lúcido com o método
    Wild, e a primeira coisa que eu fiz foi fazer
    uma regressão de memória para ver a minha infancia.

    Eu tenho 17 anos atualmente e no passado, sofri alguns traumas de infancia
    e passei por algumas dificuldades que me fizeram entrar em depressão
    e perder a felicidade.

    Eu sempre me recordei de como eu era mais feliz na infancia.
    Não pq na infancia eu tinha menos compromissos e problemas, mas sim
    pq uma criança (ao menos na minha opinião) tem uma visão mais
    correta de observar a realidade do mundo e de encarar os problemas,
    e por isso é mais feliz.
    Ao contrário de hoje, que os problemas e dificuldades da vida
    me fizeram ter uma visão muito pessimista sobre tudo.
    .

    E eu, que me sentia tão terno, não sou mais como era antes.
    Endureci.

    É verdade que isso é sim um processo natural e que é desejável,
    pois sem armaduras ninguém sobrevive Às lutas do dia a dia,
    mas como proceder para logramos como naquela frase
    de Che Guevara que diz
    "endurecer sem, contanto, perder a ternura"?

    Foi por esse motivo que eu fiz a regressão ao passado,
    para encontrar novamente essa inocencia que eu tinha
    quando criança.

    Então, criei a uma porta no sonho e nela mentalizei que
    queria encontrar novamente a felicidade que perdi
    no passado.

    Me joguei na porta e derrepente, não mais que derrepente,
    me vi num enorme "flash back" onde toda a minha infancia
    passava diante dos meus olhos.
    Coisas que eu já nem me lembrava mais que haviam ocorrido,
    mas que ainda estavam lá, naquela memória gigante.

    E por fim, quando todo o flesh back acabou, me vejo no quintal
    da minha casa de infancia, e na minha frente, estava o meu “Eu Infantil”.
    O corpo dele era Eu mesmo quando tinha uns 5 anos...

    Então eu disse a ele: “O que eu venho encontrar aqui?”

    E ele disse: “Aquilo que vc perdeu”

    “Mas eu não sei o que perdi!” Retruquei...

    “Vc sabe sim!” Disse ele novamente...

    Então respondi: “O que exatamente eu perdi?”

    “Vc perdeu a Si Mesmo Vitor!” disse ele

    Nesse momento eu caio em prantos e começo a chorar desesperadamente...

    “E então ele disse: Não são as desilusões e dificuldades da vida que criaram
    A amargura que existe em seu coração, mas sim o seu Apego a eles!

    Deixe de se apegar aos acontecimentos do passado, e o sofrimento deixa
    De existir!”

    Vc está sofrendo pois está apegado ao sofrimento do passado,
    E isso faz com que vc não consiga enxergar a alegria do presente.
    Muitas pessoas estão presas as desilusões do passado e,
    Por não conseguirem mais enxergar a felicidade da vida, caem
    Em prantos! Como Vc!”

    Naquele momento eu percebi a realidade, me voltei a ele, me
    Sentei e começamos a conversar.


    Eu fiz muitas perguntas sobre tudo, e ele me respondeu tudo
    Com uma sabedoria que eu nunca havia visto antes.

    Não vou colocar aqui a conversa pois achei algo muito pessoal.

    No fim,
    Me levantei, prometi que iria colocar em prática tudo
    aquilo que ele me ensinou, agradeci e fui embora.


    Então eu acordei...

    ResponderExcluir
  25. A conclusão que eu cheguei é que não há
    terapeuta melhor do que vc mesmo...

    Fui muito bom essa experiencia...

    E desculpem pelo texto ter ficado grande, acho que
    ninguém vai ler '-'

    Eu estou aprendendo agora a ter sonhos lúcidos,
    a regressão de memória eu fiz ontem e já compro
    vei pra mim mesmo que é possível.

    Agora eu fico pensando...

    Se o nosso subconsciente grava tanto assim as
    nossas experiencias do dia a dia, nos mínimos
    detalhes, imagine se for possível recordar
    quantas vezes quiser, aquela aula complicada
    de matemática que vc não entendeu nada?

    Vai ser uma ferramenta incrível para ajudar
    nos estudos!

    Vc nem vai precisar mais estudar, é só regredir
    as aulas que teve e memorizar tudo!
    Enquanto dorme! xD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...