ÚLTIMOS

sábado, 24 de setembro de 2011

Seus sonhos gravados como num filme!

        Uma conquista científica para deixar qualquer um babando: foi dado um importante passo, no desenvolvimento da tecnologia de conversão de imagens mentais em movimento, para filmes. O professor Jack Gallant é uma dos principais cientistas envolvidos no grande projeto, na Universidade de Berkeley.
        
        O principal objetivo desses estudos, é conseguir usar as atuais tecnologias de medição e análise das atividades cerebrais, para reconstruir as imagens mentais em movimento, observadas por uma pessoa. Resumidamente, ao assistir um vídeo, a tecnologia do laboratório da Universidade de Berkeley, é capaz de reproduzir o que se passou no cérebro do observador. A tecnologia está em desenvolvimento, mas o vídeo abaixo mostra o salto que já conseguiram nas pesquisas:





O vídeo à esquerda representa o que foi assistido por uma pessoa, enquanto estava submetida ao aparato tecnológico do laboratório. Pode-se observar no vídeo da direita como foi essa reconstrução, obtida a partir das atividades cerebrais do voluntário.


         A reconstrução das imagens foi conseguida, partindo da atividade cerebral decodificada e usando um monumental banco de dados do youtube, no qual  não estava incluído o vídeo mostrado originalmente para essa pessoa.
          O programa com base nos registros das atividades  cerebrais  fornecidas,  passou a rastrear as imagens que mais se aproximavam do vídeo assistido por aquela pessoa:





Por fim, a questão mais fascinante e diretamente vinculada ao assunto que devoramos por aqui. O professor Gallant respondeu a seguinte pergunta:


"Em algum prazo futuro, quando a tecnoliga estiver mais desenvolvida, será possível decodificar sonhos, memórias e visualizações da imaginação?


Neurocientistas geralmente assumem que todo processo mental tem um fundamento neurobiológico. Partindo desse pressuposto, tão logo nós tivermos boas medições da atividade cerebral e bons modelos-padrões computacionais do cérebro, isso deverá ser possível, em princípio para decodificar imagens de processos mentais como os sonhos, memória e imaginação.(...)"


Esse texto de divulgação científica, foi realizado com base num comentário do onironauta "Beowulf" que trouxe em primeira mão a notícia. E a fonte original das informações(incluindo a entrevista completa com o Professor Gallant) estão abaixo.


Fonte:
https://sites.google.com/site/gallantlabucb/publications/nishimoto-et-al-2011

18 comentários :

  1. Wow! Seria demais poder gravar os sonhos! Mas acabaria com essa coisa de que o sonho é exclusivo do sonhador... :P

    Tive mais um sonho lúcido na noite de sábado. O relato está lá no blog:

    http://uchihasasukeblog.blogspot.com/2011/09/sonho-lucido-08.html

    --

    Ah, sim. Estava conversando com um amigo que tem sonhos lúcidos, e ele deu uma ideia interessante: tentar se transformar em um animal. Ele disse já ter conseguido virar um pássaro... ^^

    ResponderExcluir
  2. E aí John! Legal msmo o sonho companheiro! Vou relatar um meu qdo tiver um tempinho.
    Já sonhei ser árvore, cachorro, mulher, entre outros, mas sempre inconsciente. É uma idéia interessante. ;P
    Sigo firme em visitar minha casa dos meus 3 anos de idade q não lembro. Nessa noite tive um sonho lúcido em que tentei usar portas pra chegar até ela. Mas ainda não foi daquela vez... semana vai ser cheia, mas assim q tiver um tempinho trago mais coisas interessantes ;D

    ResponderExcluir
  3. Marlon respondi teu comentario no post dos videos depois da uma olhada ;)

    ResponderExcluir
  4. Blz companheiro!
    Finalmente consegui uma trinca bacana, Foram 3 sonhos que fiquei consciente hj.
    Rotina pré-sono:
    Fui dormir próximo das 3 da manhã. Tinha tomado um banho quente e depois uns bons goles de um sucão com vitaminas B6, B3, B12.
    Antes de pegar no sonho fiquei vendo um vídeo de homenagem que fizeram pro Christopher Reeve, o melhor Super-Homem de todos.
    http://www.youtube.com/watch?v=Os5JUoNZ-jM
    .
    Os sonhos em si não tiveram nada de extraordinário:
    ...talvez o que eu consegui duelar com a perda de consciência, quando apenas deixei toda escuridão tomar conta e continuei com o pensamento fixo "Estou sonhando ou não?"
    Voltei a mim em meio a uma rua, consciente que estava sonhando. Olhei para um grande vidro próximo e comecei a fazer movimentos de musculação, pensando nos benefícios para quando fosse treinar na academia(...)
    .
    Em outro sonho eu estava com minha irmã e o marido dela num apartamento ou casa(via só a parte de dentro) e ao me olhar no espelho, vi o reflexo de uma mulher morena, de estatura menor que a minha, cabelos meio curtos. Percebi que estava sonhando e que meu corpo era masculino, apesar do reflexo rsrsrs
    Resolvi aprimorar minhas habilidades sexuais(censurado) e apesar de não ter conseguido orgasmo, estive bem próximo! hehehehe
    .
    O terceiro sonho lúcido foi bem curto, mas foi interessante a mistureba:
    Na sala de aula eu questionava o professor sobre a validade de tudo aquilo que era ensinado, pois eu conseguia ficar lúcido sem precisar de toda aquela teoria complexa das disciplinas.
    Fiquei intrigado pois eu não estava matriculado naquele número de disciplinas!...
    Saí voando da sala, voei pelo campus, escadas... mas perdi a consciência em seguida.
    .
    Detalhe importante é que dormi as 3h, acordei sem despertador as 8h, levantei-me, tomei água, fui no banheiro e depois voltei a dormir mentalizando "Estou sonhando ou acordado?"

    ResponderExcluir
  5. Fala Marlon, mto bom hein!

    Tava demorando mesmo um relato seu aqui também! ;D
    Hoje eu consegui fazer um WBTB e apesar de não conseguir tirar um SL disso consegui um sonho bem extenso e complexo com vários elementos subjetivos que provavelmente vão me ajudar a traduzir futuros sonhos! Alias falando nisso to trabalhando com incubação agora depois posto algumas incubações que conseguir fazer até então! :D

    ResponderExcluir
  6. Teu nível de percepção de detalhes e principalmente tua capacidade de recordação estão excelentes Breno. O John também está muito forte. Eu venho de um período de estiagem, com sono quebrado e sonhos lúcidos bem curtos. São vcs q estão me puxando, inspirando com o relato de vcs. Abraço e bons sonhos parceiro!

    ResponderExcluir
  7. É um grande avanço! Sei que num futuro próximo será possível decodificar a atividade cerebral em som e imagem nítidas. Imagine só os benefícios que isso traria!

    ResponderExcluir
  8. Gente, ainda não acreditei direito no que li! Isso aí parece coisa de filme maluco. E o pior que o cientista é taxativo que para parte de imaginação e sonhos vai poder ser aplicável... quero estar viva presenciando isso!

    ResponderExcluir
  9. Conheci o blog por acaso e decidi acompanhar. Estou tentando a técnica MILD, mesmo sendo mais interessado pela WILD, pois temo pegar traumas (acho traumas uma palavra muito forte pra esse caso, mas tudo bem) pelas alucinações, paralisia e pelos barulhos causados. O mais perto que cheguei de um SL foi um sonho que eu tive que eu não lembro se era lúcido, mas eu acordei de propósito, eu fui virando o ombro direito e acordei com o ombro direito virando mesmo. Quero ter SL para fazer experimentos, fazer coisas impossíveis e conhecer pessoas que só existem na minha mente( isso é possível? ), ou seja, eu as criei com imaginação.

    Sem mais,
    Math Rous.

    ResponderExcluir
  10. hehehehehe te entendo bem Math!
    Sou mais MILD, WBTB e Tholey antes do WILD. Tem dia que tu pode ter ficado com algo ruim no subconsciente e aguentar alucinações hipnagógicas do tipo demoinhos é um saco rsrsrsrs
    .
    Experimente ir agregando junto dos reality checks os questionamentos do Tholey, por exemplo quando tu olhar para a mão"EStou sonhando ou não"... e tente memorizar os 5 primeiros passos do Tholey.
    .
    Acho que foi um salto importante pra mim(agregar o Tholey junto do MILD). Mesmo nas semanas q meu sono tá mais bagunçado ainda consigo sonhos lúcidos curtos.
    .
    A gente cria muitos personagens Math. Tudo no sonho é criação mental nossa. Ontem mesmo eu me vi no espelho como sendo uma morena de cabelos não muito longos, estatura menor que a minha... e realmente nunca vi aquela moça na vida. Pelo menos não q eu lembre. Talvez tenha ficado no subsconsciente, claro.
    .
    Abraço e bons sonhos companheiro!

    ResponderExcluir
  11. Dizem que sonhamos com pessoas que já vimos, mesmo que não lembremos, o que eu quero saber é se eu posso criar uma pessoa impossível de existir, com características que os seres humanos não podem ter, como ter asas, cabelos brancos sendo jovem, olhos amarelos, e outros. Vou adotar o método Tholey, obrigado pela dica.
    Eu queria te agradecer por me responder e por ter criado esse blog onde pessoas com um objetivo em comum podem discutir, perguntar e desafiar.

    Bons sonhos e felicidade,
    Math Rous.

    ResponderExcluir
  12. Hmm, eu estava aqui pensando, se continuarem estudando os sonhos assim, daqui a mil anos a humanidade conseguirá trazer objetos dos sonhos para o mundo real ( eu sei que os sonhos são reais, porém não sei como definir o mundo em que vivemos enquanto despertos, ops, acabei de definir, esquece ). Seria assim:
    -Pai, quero um carro.
    -Traz um do seu sonho filho, assim você escolhe qualquer um e não gastamos dinheiro.

    Ia ser incrível. Bom, acho que dei uma viajada ao escrever isso, mas fazer o quê né?

    Bons snhos e felicidade,
    Math Rous.

    ResponderExcluir
  13. É viajou legal Math ehehehehe daqui mil anos muito provavelmente dinheiro não vai mais existir e sistema econômico da forma como conhecemos tbém não. Ainda somos predadores demais dos recursos naturais e exploramos uns aos outros de um modo quase escravagista. Diria que atualmente somos uns macaquinhos que se acham grandes coisas. rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Hahah viajou mesmo math , mais blza. Apesar disso você falou que eu também levo muito em consideração que não podemos simplesmente usar a equação desperto=real e sonho=fantasia, ainda há muito que aprender. Mais creio que daqui a mil anos o ser humano nem vai existir mais uahuauhah

    ResponderExcluir
  15. No final das contas, estamos todos viajando pacas! hehehehe

    ResponderExcluir
  16. Talvez Seja Possível Chegar um Dia Na Memória Primitiva e Comprovar que a Bashert Existe (sendo que você viu como seria ela antes de nascer); Além de Ter a Capacidade Advinhar o Telefone.

    ResponderExcluir
  17. Não só os sonhos como também pensamentos, sentimentos, memória, em tempo real por sujeitos que prezam pela tortura psicológica e física de forma remota onde todos ao manipular tem acesso aos pensamentos da vítima. Através dessa tecnologia é possível inserir vozes e outros barulhos na cabeça do alvo com auxílio de ondas acústicas vibracionais sonoras de rádio frequência eletromagnética. Os criminosos adentram o cérebro humano 24hs a conexão pode vir de várias pessoas ao mesmo tempo leitura do córtex visual através da interface cérebro computador. Essa tecnologia está nas mãos de facínoras que estão torturando pessoas inocentes. Saibam mais no Google sites controle mental, voz intracraniana, V2K tecnologia, tortura psicotronica, gang stalking, target individual, telepatia sintética, ICAACT.ORG Neuro Revolução.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Marisa eu sou vítima de uma quadrilha que atua no Sul do país, o mantimento de cárcere mental de vidas humanas. Trata se de um software criado e baseado na Neurociencia do cérebro e da mente que está sendo usado para torturar pessoas através de rádio frequência eletromagnética com o uso de implante ou assinatura cerebral.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...