ÚLTIMOS

sábado, 15 de outubro de 2011

Brasil na Vanguarda do Estudo dos Sonhos Lúcidos

       Sexta-feira passada, dia 14 de outubro, no programa Globo Repórter, foi ao ar uma reportagem sobre o estudo dos sonhos lúcidos que é realizado no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
       Segue link com o vídeo da reportagem:
Vídeo da reportagem no Globo Repórter sobre Sonhos Lúcidos.

Reportagem do Globo Repórter do dia 14/10/2011 sobre sonhos lúcidos, conforme link acima.



       A reportagem é bem introdutória sobre o estudo dos sonhos lúcidos, mas é muito bem feita, de linguagem acessível e muito interessante para tomar conhecimento de que o Brasil não está comendo poeira nessa área de pesquisa. Especialmente porque há gente de peso envolvida diretamente nesse estudo, como o neurocientista Sidarta Ribeiro, a quem com certa frequência cito nos textos aqui no blog. 


Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde se desenvolvem os estudos sobre sonhos lúcidos, apresentados na reportagem.




       Uma agradável surpresa, é ver um onironauta ali em ação no laboratório do sono: Bruno Grego é o nome dele. Relata na reportagem ter uma bela média de dois sonhos lúcidos por semana. A melhor novidade: que já conseguiu se comunicar, durante o estado mental dos sonhos, com os pesquisadores do laboratório! Bruno é biomédico, 29 anos e está fazendo seu doutorado(curioso pacas para saber se é relacionado a essa área).


Bruno Grego é o onironauta voluntário que já conseguiu êxito em se comunicar de dentro do seu sonho, com os pesquisadores do laboratório do sono.

        Outra informação que achei bem interessante da reportagem é que há parceria nesses estudos com os pesquisadores alemães. Daniel Erlarcher é um dos nomes que mais encontro nos artigos científicos, com as pesquisas mais recentes e instigantes. A experiência que o Sidarta Ribeiro se refere na reportagem, sobre o experimento com as moedinhas sendo arremessadas num copo, já foi publicada aqui em primeira mão no blog.

        O Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está fazendo uma importante pesquisa sobre os sonhos. Quem puder contribuir respondendo ao questionário deles, segue o link:
Pesquisa sobre os sonhos lúcidos


   Fonte:
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/10/biomedico-consegue-se-comunicar-com-cientistas-durante-sonho-lucido.html

19 comentários :

  1. Tinha assistido uma parte do programa e perdi quando falaram sobre sonhos lúcidos. Ficou bem 10 a reportagem e nessa a globo está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. :D

    fiquei tão surpreso com reportagem que fiz um monte de TR kkkk

    ResponderExcluir
  3. Ótima reportagem viu! Não esperava um tema complexo desse em rede nacional.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito fraca a reportagem, como já era de se esperar da globo com suas presepadas. Do jeito como eles mostraram a ciência nem me da orgulho em dizer para meus pais por exemplo que eu sou tipo esse onironauta da reportagem. O tema em toda sua complexidade obvio não é valorizado numa emissora tão popular quanto a globo, mas além de passar uma visão simplificada do assunto, eles mostram uma insignificancia como se esse tipo de estudo fosse perda de tempo. Lamentável hein Glohomofobica!

    ResponderExcluir
  5. Mas é um tema difícil de abordar Breno. Pelo tempo que tinham disponível achei que ficou bom! Colocaram tudo em 5min do Globo Repórter.
    .
    Faltou ressaltar as possibilidades dos benefícios. Ficaram em apenas dois exemplos:
    .
    - da melhora em 25% na habilidade de coordenação motora(arremesso das moedas).
    .
    - enfrentar pesadelos.
    .
    Poderiam ter falado sobre a solução de problemas, criações musicais, na literatura, invenções... os estudos que relacionam o estudo de certas psicoses como a esquizofrenia e o estado mental dos sonhos lúcidos...
    .
    Mas era para ser algo introdutório apenas. Certeza que voltarão ao tema de modo bem mais aprofundado, como desejamos.

    ResponderExcluir
  6. Reportagem muito interessante na Globo. Abordagem generosa sobre sonhos lúcidos considerando o "modus operandi" dos repórteres e editores da emissora.

    Respeitável a iniciativa do programa dentro das expectativas e limitações óbvias para um veículo tão abrangente.

    ResponderExcluir
  7. O que mais gostei foi a presença do neurocientista Sidarta Ribeiro que até pouco tempo dividia instalações científicas com Miguel Nicolelis(nosso sempre forte candidato ao nobel). A eficiência e funcionalidade dos projetos mereceram destaque. Ainda não sou uma sonhadora lúcida forte, mas assim que for, serei voluntária. O alcance dessas pesquisas e suas possíveis aplicações estão longe dos seus limites. Vejo como uma área extremamente fértil de conquistas.

    ResponderExcluir
  8. Hehe. Que legal. Não tinha assistido a essa reportagem. :) Muito bom que exista gente importante no Brasil se interessando no assunto. E eu respondi o questionário. ;) Hehe.

    E epois de quase um mês sem alcançar a lucidez, tive três sonhos lúcidos esse fim de semana! \o/ E nesse meio tempo devo admitir que minha capacidade de recordar sonhos melhorou muito. Lembro de vários sonhos quase todo dia.

    Seguem o link dos sonhos que tive, que estão no meu blog:

    http://uchihasasukeblog.blogspot.com/2011/10/combo-sonhos-lucidos-09-10-e-11.html

    O interessante desta vez, foi que em dois deles eu consegui manipular o cenário.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que existiam pesquisas sobre sonhos lúcidos no Brasil. Como o Márlon disse, tomara que futuramente voltem a abordar o assunto com mais profundidade, talvez uma reportagem inteira só sobre o tema (ou é sonhar demais?).

    ResponderExcluir
  10. Certeza que assim que sairem os resultados dessa pesquisa que estão fazendo, logo logo divulgarão com uma bela cobertura.
    A pareceria com os alemães mostra bem como há boas perspectivas nesse estudo.
    .
    Melhorar o desempenho em 25% em atividades de coordenação motora é muito! Interessante que Paul Tholey(o psicoterapeuta alemão) já apregoava, décadas atrás essa possibilidade.
    .
    E aí John! Quebrou o jejum heim! Vou trabalhar agora, mas na volta quero ler tuas experiências. Eu ainda continuo na seca. Mas os sonhos estão bem intensos e sei que é iminente um belo sonho lúcido.
    .
    Emanuel,
    Vão voltar ao assunto sim. Certeza. Principalmente pelo destaque que deram num programa tão importante da Globo e com o destaque no site, com a pesquisa e tal.
    .
    Abraço e bons sonhos a todos!

    ResponderExcluir
  11. Muito muito bom! Queria eu ser o cabaia dessa experiência. :-(

    ResponderExcluir
  12. Passados 21 dias do meu último sonho lúcido, finalmente voltei a ficar consciente. Consegui manter por pouco tempo, sem fazer muita experiêncica.
    Apenas consegui sentir mais o tato. E usei as portas 2x, antes do sonho se desfazer.
    O próximo post vou escrever sobre minha rotina para voltar a ter sonho lúcido.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a reportagem, pena que foi só introdutória.Ah, O Bruno tá fazendo doutorado em neurociências, já que você ficou curioso sobre isso..rss.
    Bruna

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna!
    E ficamos na expectativa que explorem mais o assunto :)
    Sobre o doutorado dele em neurociências, tu sabe se é relacionado com a consciência nos sonhos? A parte neurofisiológica ou algo do gênero?
    .
    Uma das causas da minha curiosidade é porque estou sempre pesquisando material para o blog e é difícil encontrar textos em português relacionados.

    ResponderExcluir
  15. Olá , gostaria de saber um canal mais restrito para receber algum tipo de atendimento / acompanhamento , sofro do que alguns chamam de " paralisia do sono " , acontece com alguma frequencia , já passsei por projeção astral 2 vezes e já tive sonho lúcido ao menos 5 vezes ( no meu caso estava sonhando normalmente e descobri que estava a sonhar e então comecei a controlar o que acontecia ... Caso alguém possa ajudar-me a entender e controlar tudo isso aguardo um contacto por aqui e posteriormante por e-mail privado . Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Existem profissionais especializados nos distúrbios do sono. Caso teu problema seja a paralisia do sono crônica e isso esteja te incomodando.

      Agora se acontece apenas com uma frequência que não te prejudique ou não sinta problema com isso e tens interesse em tentar converter essas experiências em sonhos lúcidos, recomendo ler com atenção o que publiquei aqui no blog. Tem um material bem interessante pra ti. Coloquei links de sites especializados também.

      No nosso Fórum de Sonhos Lúcidos tem um pessoal que manja um bocado também do uso da paralisia do sono e métodos como o WILD.

      Pode contar comigo, no que eu puder te ajudar no marlonjatay@sonhoslucidos.com
      Posso demorar um pouquinho pra responder, mas volta e meia tô respondendo por lá :)

      Abs e bons sonhos onironauta!

      Excluir
    2. errei meu email rsrrs
      marlonjatahy@sonhoslucidos.com

      Excluir
  16. Olá Márlon , grato pela atenção , logo entrarei em contacto ... GRANDE Abraço a todos !!! :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...