ÚLTIMOS

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Método FILD para indução de sonhos lúcidos

      FILD significa Finger Induced Lucid Dream ou Sonho Lúcido Induzido pelo Dedo.
     Esse método já é bem conhecido de boa parte dos onironautas, especialmente os norte-americanos. Nas comunidades como a do Sonhos Lúcidos do Orkut também já foi mencionada. De acordo com minhas pesquisas, o criador desse método foi o onironauta Hargarts que o publicou  no dreamviews.com .
     É um método simples que não requer experiência, grandes conhecimentos ou maior prática. A descrição não é muito curta, mas optei por traduzir na íntegra.


O Método FILD é um derivado do Método DEILD. Trata-se de um método bem conhecido nas comunidades norte-americanas. Foi criado por um onironauta: Hargarts.


     


     A preparação: 
     1. Vá dormir. Não requer qualquer tipo de visualização.
     2. Para otimizar o método, procure ir dormir quando estiver realmente caindo no sono. A melhor hora é no meio da noite ou de manhã. Entretanto, utilizando essa técnica pela manhã, pode-se provocar sonhos lúcidos curtos.
     3. Se você quer tentar o FILD durante a  noite, você tem encontrar uma maneira de acordar. Existem vários jeitos. Descubra aquele que funciona melhor com você.
     4. Uma vez que você acordou, a primeira coisa que deve fazer é imediatamente relaxar, tentando voltar ao sono. O objetivo aqui é chegar ao ponto justamente antes de você cair no sono. Uma vez que alcance esse ponto, inicie o Método FILD. Caso você cair no sono diretamente, não se preocupe, você pode tentar novamente quando acordar.


Apesar da descrição minuciosa, o método em si é simples. 






    O Método:
    1. Imagine por um segundo que você está tocando um piano usando seu dedo indicador e o dedo do meio, da mesma mão. Seus dedos estão lado a lado, em duas teclas. Agora pressione seu dedo direito para baixo, deixando seu dedo esquerdo erguido. A seguir, pressione seu dedo esquerdo para baixo e deixe seu dedo direito para trás. Repita esse movimento para cima e para baixo.


    2. Imagine que você está tocando o piano novamente(usando o mesmo movimento), mas desta vez, pressione as teclas levemente de tal modo que elas não desçam. Tente isto nas teclas do seu computador - você deve basicamente sentir seus músculos se contraindo, mas seus dedos mal e mal se movem.


    3. Tudo que você tem que fazer é usar o movimento do dedo quando estiver desperto. Uma vez que você alcançou o passo 4 da etapa de preparação, comece a movimentar seus dedos. Concentre-se no movimento.  Direcionando sua concentração, você cairá no sono em segundos. Não conte o número dos seus movimentos ou fale consigo mentalmente. Também, não tente se forçar a cair no sono, isso apenas o fará despertar.;

    4. Passados 10 a 20 segundos, faça o teste de realidade(ou reality check) de trancar a respiração(fechando o nariz com a mão). Simplesmente tape o nariz e tente respirar. Se você puder, você está sonhando.


    5. Se você descobrir que o reality check  não funicona, não se preocupe, você pode tentar novamente. Apenas durma normalmente e tente novamente quando despertar.







Fontes:
http://www.dreamviews.com/f49/finger-induced-lucid-dream-fild-4779/
http://mortalmist.com/forum/index.php/topic,1983.0.html
http://lucid.wikia.com/wiki/Finger_Induced_Lucid_Dream

34 comentários :

  1. lembro de ter lido ele na íntegra no dreamviews mas não animei de tentar ele.. quem sabe agora eu animo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para conseguir aceder aos sonhos lúcidos pode utilizar a paralisia do sono. Leia o artigo Tudo sobre a Paralisia do Sono

      Excluir
  2. Tô de vorrrtaaa, e sem ser formal, dessa vez, lol.
    Tive um SL de sexta pra sábado (30/09/2011 - 01/10/2011).
    Rotina diária:
    Fiquei a tarde inteira jogando videogame ( o que eu acho que ajudou muito ) e fui dormir normalmente, sem usar métodos. Acordei, fiquei menos de três segundos acordado (desejando ter sonhos lúcidos) e já dormi denovo.
    Tive um sonho lúcido:
    " Eu estava em um lugar que parecia uma entrada de prédio com teto de vidro fiz um reality check das mãos e vi que estavam meio quadradas, fiquei feliz e esfreguei as mãos pedindo que tudo ficasse escuro, e ficou, mas eu não gostei e esfreguei denovo pedindo que tudo voltasse ao normal, e voltou. Fui para a rua e tentei voar, mas não consegui, chegava a uma certa altura e caía, estava com preguiça de pegar mais impulso (preguiça no sonho, a tá)
    e desisti. [PARTE ESQUECIDA]estava entrando na casa da minha vó, fiz algo que não lembro bem e molhei tudo, no fundo da casa dela tinha um cenário da mônica (LOL) em azul escuro, preto e branco, tive a idéia de me olhar no espelho, estava com o cabelo arrepiado e azul como tudo a minha volta. A Mônica estava brigando com o Cebolinha (sonho sem salvação esse hein, ô subconsciente, de onde você tirou a Mônica véio? Tá de sacanagem?)e eu por pura e espontânea vontade espirrei spray de pimenta na cara dela. Ela veio correndo atrás de mim e quando cheguei ao lugar molhado por mim esfreguei as mãos desejando que ela caísse (que dó, que dó ,que dó) e ela caiu, mas ficou mais brava ainda, esfreguei denovo desejando que ela ficasse calma, e ela ficou. Acordei ou esqueci a última parte, mas acho que acordei.

    Esse foi meu primeiro sonho lúcido em que eu executei uma ação e controlei as coisas, acho que foi bom pro primeiro né?

    Bons sonhos,
    Math Rous.

    ResponderExcluir
  3. Math Rous,

    Ficou bem legal mesmo seu relato! Parabens pelo controle, continue assim. Quanto a questão do inconsciente/subconsciente num adianta ele é um troll da pior especie haha com o tempo e pratica você consegue incubar ideias que você queira, eu ja consegui incubar artistas musicais que eu gosto e talz geralmente em sonhos comuns mais ainda assim se torna uma experiencia incrivel. Hoje mesmo eu sonhava uma banda que eu gosto muito e ela tocava no rock in rio, e também que eu conhecia os caras do Daft Punk que eu idolatro MUUUIITOOO tbm! ;D

    ResponderExcluir
  4. CARAAACAAA tive uma epifania agora!! eu tava aki lendo o SL do Math lembrei que hoje eu tive um SL mais num tava lembrando, tanto que eu nem anotei nada no meu diario! Eu me lembro bem pouco mais eu tava andando numas ruas indo pra algum lugar e eu sabia que estava sonhando apesar de não fazer nenhum RC, e começei a voar, eu tentava voar bem alto mais não conseguia, o maximo que eu conseguia era uma altura de mais ou menos 5 a 7 metros. Tava tipo de dia e eu ia voando por cima dos carros, das pessoas, ruas e calçadas. Fiquei um longo tempo voando até perder a lucidez. Caraca! eu nem lebrava disso aoskakopska que doidera É por isso que eu acredito que os comentários e relatos aqui no blog ajudam MUITO MESMO!! vlw !

    ResponderExcluir
  5. Cof!Cof!Cof! Parabéns Math e Breno!
    De faringite acho que virou uma gripe com tosse. E daí a qualidade do sono vira aquela nhaca... fica difícil acompanhar vcs :(
    .
    E aí Túlio!
    O FILD é uma derivação do DEILD. O Hargarts que criou ele, entrou em detalhes longos e pessoais. Achei melhor trazer apenas o método em si.
    .
    Cada um que vá descobrindo o que é melhor pra si. E realmente nem deu coragem de ler toda a tripa que ele fez lá depois. rsrsrsrs mas o bom é que finalmente a tradução do Método está aí. Enxuta e pronta pra usar ;P

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Breno, pelo elogio e por dizer que o meu sonho pode ter te ajudado, é muito bom ajudar outras pessoas, vou tentar exercer mais controle sobre meu subconsciente, pois se continuar tendo sonhos com a mônica vou querer parar de sonhar (zuera), sonhos com a mônica são pesados né? (hahaha, que legal sua piadinha em Math).
    Obrigado Márlon pelos parabéns.
    Os comentários dos dois me motivaram, obrigado mesmo.
    O que eu achei engraçado é que eu não apliquei método nenhum, acho que foi 100% obra do videogame, sempre que minha mãe me falar que videogame não serve para nada vou falar isso pra ela (LOL).

    Bons sonhos,
    Math Rous.

    ResponderExcluir
  7. Estou conseguindo melhorar a recordação dos meus sonhos. Capricho nos meus reality checks, mas vou mudar o Método. Estou fazendo o MILD, mas vou passar pro WBTB. Esse método do texto eu achei meio confuso. Passo longe! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Oiieee, qnto tempo!! Aki, eu queria saber quais sao esses metodos para acordar! Tipo, serve um despertador ou coisa assim??
    Faz tmpo q não escrevo né?? Mas eu sempre venho ver os posts novos! Ta td cada vez melhor! os metodos q eu mais gosto sao o FILD e o WBTB! Rsrsr
    Bons sonhos, people!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari,
    De início pode usar um despertador pra te acordar após a 6a hora de sono. Especialmente se for aplicar o WBTB(q recomendo mto!).
    .
    Em pouco tempo tu vai perceber que não precisa mais do despertador porque acordará antes dele tocar ;)
    .
    E o teu diário de sonhos, tá fazendo? Reality check?
    Abç e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  10. Venho acompanhando o blog há algum tempo e gostei bastante da idéia dos sonhos lúcidos. Fiquei alguns disas praticando o método Tholey e essa noite tive o meu primeiro sonho lúcido!Vou contar um pouco:

    No sonho, antes de eu ficar lúcido, eu tinha um poder que era controlar água (igual no desenho Avatar, sou maluco por ele :D). Só que chegou um momento em que o meu poder falhou, algo que quase sempre acontece nos meus sonhos (eu geralmente tenho um poder e no final ele acaba de repente). Isso funcionou como um reality check, por mais estranho que pareça! Quando eu reparei que o poder acabou, eu vi que estava sonhando. Tentei fazer uma pessoa aparecer para mim, mas não deu certo. Consegui fazer um macaco aparecer no meu quintal, mas depois disso o sonho acabou. Foi bem curtinho, mas deu para sentir o sabor,rs

    Só tem um problema: o meu diário dos sonhos algumas vezes passa vários dias em branco, já que os meus sonhos geralmente são tão confusos que fica impossível passar para o papel. Você acha que eu devo escrever mesmo assim ou deixar o sonho de lado?

    ResponderExcluir
  11. Sim! tenho feito o diário! so q nem smpre lembro dos RC! Tipo, hje eu acordei ums 4 e poka da manha e fikey tentando alguns metodos! tipo 1º tentei o FIELD, como n deu certo eu fikei tentando akele d se imaginar deitado e se imaginar no sonho, sabe! So q n deu em nada. Tipo passaram-se cerca d 30 min, eu ouvia td a minha volta, e so via cores passando atras d meus olhos! d resto nada! Pq sera q n consegui???

    ResponderExcluir
  12. Gabriel, lendo sobre os sonhos e o diario eu vi em algum lugar q vc deve escrever td! se vc n lembra, escreva as sensaçoes, e se é confuso...explica d a melhor maneira...mas n deixa d escrever! nm que escreva umas 5 linhas so, escreve e detalhe o melhor possivel!

    ResponderExcluir
  13. Gabriel,

    haha eu as vezes também fico com preguiça de anotar o sonho pelo fato dele ser psicodelico demais, esses são chamados de sonhos não preditivos segundo Artemidoro, não tem nenhuma base de narrativa são apenas imagens aleatórias de que fazem parte de um processo de "desaprendizagem" que afinal de contas é essencial para todo ser humano! Eu particularmente não vejo sentido em anotar esse tipo de sonho, acredito ser mais cabível você anotar só os preditivos que são aqueles que possuem inicio meio e fim.

    ResponderExcluir
  14. Eu não consigo me concentrar bem no piano, eu sempre me perco em pensamentos. Tenho um certo nível de ansiedade que atrapalha tudo.

    ResponderExcluir
  15. É necessario pensar que está tocando piano mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um teclado ou algo que reproduza sensações equivalentes ao tato dos dedos...

      Excluir
  16. Eu tb tenho um nível de ansiedade que me atrapalha pra caramba.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou pianista, talvez pelo menos estes movimentos não me sejam difíceis. Rsrsrs. O difícil pra mim é me manter mais tempo no sonho porque não consigo manter a calma, às vezes ainda me assusto com coisas que vejo ou então fico muito afobada. Ainda não tentei nenhum método (sou nova no blog e no mundo dos onironautas) pelo fato de todas as minhas experiências terem acontecido naturalmente, sem nunca ter lido nada à respeito nem buscado tê-las (já postei algo em outro tópico). Mas assim que degustar todo o blog vou começar a experimentá-los e ver qual é o mais adequado (ou quais) pra minha rotina. Parabéns pelo conteúdo Marlon, e pela galera que participa bastante compartilhando dúvidas, orientações e experiências. Já ganharam uma seguidora fiel!

    Elisete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisete,

      Seja bem-vinda! Brigadão pelos elogios!

      Seria genial se tu pudesse experimentar o FILD e trazer a tua experiência de pianista junto com o método ;)

      A impressão que dá é q tuas percepções poderiam intensificar a eficiência da técnica. Já está fazendo tuas anotações num diário?

      Abs e bons sonhos!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi Marlon,

      Me perdi aqui na postagem e tive que apagar. Rsrs.

      Bom, faz sentido sim o que você diz e vou experimentar. Afinal os pianistas são ensinados a terem consciência de sua musculatura. É que dependendo do tipo de pressão exercida, podemos tirar sonoridades diferentes pra uma única nota, dentre outras coisas. =)

      Quanto às anotações já alguns anos que eu fazia isso sem saber que era algo de tamanha importância, pois nunca tive conhecimento sobre o assunto como já disse antes. Depois que os sonhos lúcidos pararam um pouco (ou eu meio que deixei de lado mesmo), parei de anotar. Mas voltei a fazer isso pois de uns dias pra cá eu desperto naturalmente pouco antes de amanhecer e às vezes ainda com os olhos semi-abertos já vêm diversos flashes de imagens. Não dá nem tempo de lembrar dos sonhos. Fico tentando lembrar dos sonhos mas estas imagens ficam rodopiando na minha mente muito rápido. Não são pensamentos, eu não fico arranjando o que pensar, elas simplesmente vêm. Sei que tive diversos, mas diversos sonhos mesmo quando voltei a dormir depois disso, embora não me lembre deles, porque ao acordar novamente, mais imagens vieram. E eu me esforçando pra lembrar de algum sonho, um único sonhinho já tava bom. Hehehe. E como aconteceu esses dias, eu só consegui lembrar de um único sonho por conta disso. É que eu estava na dúvida se deixava as imagens se formarem, ou se eu parava pra anotar o sonho. O que fazer numa situação dessa?

      O diário de fato ajuda muito, me lembro de muitos sonhos e percebo padrões nas anotações: ondas gigantes do mar se formando e vindo na minha direção, eu indo de ônibus para algum lugar e ficando por lá porque perdi o horário pra voltar, despertar muitas vezes com músicas conhecidas sem terem sido programadas por celular ou computador. Esses são alguns que lembro agora. Aprendi aqui que estes padrões podem nos deixar à vontade quanto à estarmos num sonho, vou ficar ligada neles.

      Enfim, tenho muitas perguntas. Aos poucos vou postando aqui.

      Grande abraço e bons sonhos!

      Excluir
    4. Olá Elisete,

      Tens toda razão sobre as anotações. São cruciais! Sou preguiçoso(mas mto pouco tempo tbém) e sei q preciso melhorar nisso.

      A questão se deve acordar e anotar... a melhor solução acho q é experimentar as duas idéias.

      Faça durante uma semana o continuar adormecendo, mas então desejando serenamente e sinceramente q vai ficar consciente.

      Na outra semana experimente despertar, anotar o q lembra do sonho(mesmo q fragmentos) e continue o sono. Da mesma maneira, desejando serena e sinceramente ficar consciente num sonho. ;)

      Bons sonhos para todos nós ;))

      ps: não deixe de trazer o resultado das tuas experimentações(incluindo tuas rotinas)!

      Excluir
    5. Marlon,

      Tive resultados positivos, mas é muita coisa. Vou ver se hoje à noite te mando por e-mail, ok? E se você achar que vale a pena postar aqui é só me avisar.

      P.S.: Tá tudo anotadinho no diário, pode deixar! =D

      Excluir
  18. ola, tenho tentados algumas tecnicas ultimamente. esta funcionou comigo, estava bastante cansado e fiquei consciente no sonho. falow onironautas, ate.

    ResponderExcluir
  19. Como é essa técnica Fild? Tem que imaginar o movimento no teclado só no pensamento? Ou tem que movimentar os dedos na vida real também?

    ResponderExcluir
  20. Não entendi muito bem como fazer esse apertar de teclas. Eu não entendi bem o que foi descrito no texto.

    ResponderExcluir
  21. BY: Lucas
    olá, eu tenho acompanhado o blog por algumas semanas, mas sentia medo de tentar pois não queria ficar com aquela tal paralisia do sono xD.
    Mas ontem, resolvi tentar, utilizei esse método e consegui um sonho lúcido. fiz o reality check de olhar as mãos, e quando vi que eu mal dedos tinha, esfreguei minha mãos e fui viver meu sonho =)
    muito bom o blog!

    ResponderExcluir
  22. https://www.facebook.com/Filtrosdossonhosanieporto

    ResponderExcluir
  23. tentei esse metodo ontem, não fiz igualzinho ta aqui não, acordei pela manha e relaxei tentando dormir de novo. me vi numa rua, chovia e uma amiga veio me buscar andou comigo uma rua viramos uma esquina e chegamos a um comercio que estava fechado (abandonado) entrei e tinha vários modelos de pianos antigos lá, fui a um e toquei uma tecla, dai me lembrei que o exercicio era exatamente esse e percebi que estava num sonho, entoa comecei a tocar varias teclas, perguntei a minha amiga se ela me venderia algumpiano (pq estou mesmo querendo comprar um) e ela disse que sim por 300,00 achei otimo, mas vi que algumas teclas não estavam funcionando, falei para ela ela disse que comprou as teclas novas e as cordas para por, mas eu falei que precisava de uma pessoa que entendesse do assunto para afinar o piano e que achava q isso custaria mais uns 600 pilas. não sei se acordei ou se não lembro o resto... o cachorro da vizinha latiu acofrdei e dormi de novo. abri os olhos achando q tinha acordado e vi um teto velho esverdeado de mofo, tive medo e acordei dai vi que era um sonho e voltei para la de novo. acho q isso durou 1 segundo só. vi o teto velho de nvoo e levantei, tinha várias figuras andando para variso lados, parecia um predio abandonado. mas tds eram desenhos animados. vi um com uma cara meio mau humorada parado encostado a uma parede com uma porta de grades ao lado fui até ele, antes de chegar vi que ele mexia a boca falando alguma coisa, mas eu nao ouvi o som. ele abriu a porta e eu entrei lá dentro tinha um velho que me falou várias coisas.. qd acordei a primeira vez lembrei mas agora já não sei mais o que ele falou =((.,. ele me deu um cartão eu olhei tinha circulos azuls e numeros. decorei os 3 primerios 36 38 95 os outros começaram a ficar embaçados. acordei.

    ResponderExcluir
  24. Tentei o FILD essa noite, tive uma paralisia de sono :/

    ResponderExcluir
  25. cara esse método realmente é eficiente??

    ResponderExcluir
  26. Vou tentar isso hoje, espero que dê certo

    ResponderExcluir
  27. Costumava ter mais sonhos lúcidos quando criança e hoje, com 23 anos, ainda me lembro deles..
    Ainda tenho alguns, talvez um por semana, e sempre consigo lembrar deles por alguns dias porém, quando tenho um novo sonho, acabo esquecendo o anterior..
    Alguem mais já passou por isso?

    Bons Sonhos, Gabi.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...