ÚLTIMOS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sonho Lúcido e a Consciência

     Conseguir ficar consciente nos sonhos é uma experiência fantástica. A sensação embriagante de liberdade, poder, prazer, criatividade... de explorar esse território tão pouco conhecido!... Mas uma questão que não se encerra tão cedo é sobre a comparação entre a lucidez no sonho lúcido e a lucidez no estado desperto(vigília). Afinal, quando temos um sonho lúcido, estamos tão conscientes quanto na vigília?

Existe diferença entre a consciência quando estamos acordados e a consciência no estado mental dos sonhos lúcidos?


    Não vou entrar, por enquanto, em detalhes técnicos das pesquisas realizadas por Allan Hobson que são contestadas por LaBerge. Já fiz uma abordagem superficial sobre esse tema.
    
    Trago o questionamento para nós onironautas, no sentido de procurar identificar como é essa consciência no sonho lúcido, quando comparamos com a vigília.


    O exemplo a seguir, ilustra bem esse problema. Foi o onironauta Free-Lipe que teve um sonho lúcido em que resolveu fazer as seguintes experiências:

"Ultimamente, estou tentando lembrar memórias básicas da vigília: dados pessoais como nome completo, idade, endereço, rg...etc rsrs


Só tentei isso duas vezes até agora: a primeira vez, eu estava consciente, mas sem muito controle, e o sonho não estava muito nítido, mas lembrei de perguntar a mim mesmo meu nome completo e idade e disse em voz alta: "Meu nome é Felipe Santos de Oliveira, tenho 19 anos..." no sonho isso fez sentido, mas na verdade tenho 21 anos ! kkkkkkkk Ou seja, acertei meu nome completo, mas por algum motivo a informação da idade falhou...

Na segunda tentativa, no SL eu estava conversando com um velhinho e perguntei pra ele: Qual é meu nome completo? Ele respondeu corretamente. Perguntei a minha idade e ele respondeu que eu tinha 25! Na hora eu soube que a resposta estava errada, mas não soube ao certo dizer quanto anos eu tinha, então falei pra ele: "É...more or less!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Depois disso, começamos a conversar em inglês até que fui perdendo a lucidez..."



O próprio termo onironauta traz o significado(do grego) de explorador dos sonhos. E será pelas auto-experimentações que teremos boas chances de entender melhor nossa consciência... pelo menos nos sonhos!
       Considero o exemplo dele muito bom como ponto de partida para procurarmos entender melhor o que é essa nossa consciência e principalmente, como ela se dá durante um sonho lúcido.

       Podemos lembrar os casos dos sonhadores lúcidos em laboratórios de sono que foram perfeitamente capazes de realizar experiências que exigiram a memória dos testes que deveriam fazer, habilidade para execução das experiências e a manutenção da capacidade reflexiva durante os experimentos. Esse pessoal foi simplesmente capaz de enviar mensagens codificadas, através dos movimentos dos olhos enquanto faziam as experiências!... Acredito que esses onironautas consigam manter um altíssimo grau de consciência.


Beverly d'Urso é uma das melhores onironautas que os laboratórios de sono já conheceram.



       Por outro lado, esses experimentos não exigiam maior uso da memória. Eram exercícios simples como efetuar agachamentos e comparar o tempo com o estado desperto. Contar até 10 ou realizar atividades que exigissem coordenação motora. Ainda assim havia necessidade de lembrar da experiência a ser executada e dos códigos a serem enviados, no momento certo.

       É interessante notar como não é tão comum os onironautas conseguirem lembrar dos experimentos que gostariam de fazer em seus sonhos lúcidos. Afirmo isso como exclusiva opinião minha, com base nos relatos(e ausência de) dos onironautas nos mais variados fóruns e comunidades sobre o assunto. É pouco comum encontrar sonhadores lúcidos debatendo sobre seus experimentos previamente planejados, os resultados e as diferenças com os demais. Mas isso parece estar gradativamente mudando. Talvez com a abordagem certa, isso possa ser melhor estimulado.


Paul McCartney criou uma das maiores músicas da história, Yesterday a partir de um sonho... mais uma das inúmeras histórias do estado mental dos sonhos proporcionando resultados fabulosos.

       Talvez uma idéia interessante seja estipular um "Desafio Lúcido" semanal. Isso já é realizado na comunidade de Sonhos Lúcidos do Orkut. Um sonhador lúcido por vez, estipula qual o "desafio lúcido" que irá vigorar durante aquela semana. Trata-se de pequenos testes como se olhar num espelho, plantar bananeira, atravessar paredes, em que os onironautas que vão conseguindo realizar o feito, registram os resultados das suas experiências.

       A provocação do surgimento da consciência pode se dar de uma maneira bem lúdica: o desejo de realizar uma tarefa num sonho lúcido e poder relatar aos demais onironautas como foi a experiência.

       Na medida em que esses testes forem se desenvolvendo, acredito que haverá melhor possibilidade de se entender como é a nossa consciência durante o sonho lúcido.

31 comentários :

  1. Hehe... Eu ainda não fiz estes testes de memória durante os sonhos. Aliás, minha vida está tão conturbada ultimamente que estou um bom tempo sem ter sonhos lúcidos. =/

    O interessante é que eu tenho me lembrado de ter sonhos normais quase toda noite... E isso não é comum. Sou péssimo pra lembrar de sonhos.. Hehe.

    A minha meta ainda é andar no teto quando eu conseguir ficar lúcido... Também quero tentar ir para um lugar específico, tentar montar um cenário pro sonho, sabe? Ou imaginar alguém e encontrar a tal pessoa. Acho que vou fazer uma lista e ir riscando o que conseguir, rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou fazer esse teste quando eu tiver lúcidez e me lembrar desse tópico
    Eu tive um sonho lúcido hoje, eu já entrei no sonho com a lúcidez, o cenário tava ficando preto aí eu esfreguei as mãos e nada, eu não sei se acordei de verdade ou se acordei falsamente, eu tava com muito sono e não fiz o reality check, aí nessa segunda tentativa eu voltei no mesmo sonho e nele tinha portas e me lembrei do que você falou nesse blog, eu tive um sonho lúcido por causa DESSE blog, concerteza ele é bem interessante e o a gente entende tudo perfeitamente, espero que continue o blog! (E muito...)

    ResponderExcluir
  3. Grande Márlon, beleza cara ?
    Tô lutando em ter sonhos lúcidos já faz um ano cara, começei quase na mesma époco do Túlio.
    Enfim, das inúmeras técnicas que tentei, não tive sucesso com nenhuma.Meu primeiro SL foi em uma noite de sono normal, sem qualquer esforço em vigília ou técnica. Estava rondando pelo Google quando vi um relato de um cara que fazia uma técnica já apresentada no filme Inception, só que com o efeito de indução, é a técnica do MP3 (com fone), que é programado para tocar uma música suave em sua fase REM induzindo assim a um SL.
    Isso é possível ?
    Fica a dúvida.
    Valeu Márlon,
    Falou cara!

    ResponderExcluir
  4. Bom pessoal depois de um longo tempo sem conseguir ir pra cama e dormir essa noite tive exito em pegar no sono haha aqui vai mais um relato; [O horario desse sono foi meio complicado, eu passei os dias 5 e 6 de OUT sem dormir direito, dia cinco eu dormi 6 horas mais não tinha nenhum sonho, dia seis eu dormi apenas duas horas, nisso fiquei mais um bom tempo sem durmir e esperei até ás 16 horas, nisso fui deitar. Acordei várias vezes mais principalmente 19 e 22 horas. Depois voltei a dormir e tive esses sonhos e acordei 1:30 AM]
    (Durante os dois dias sem dormir obviamente minha espectativa crescia bastente e foram quase 48 horas fazendo vários RC’s)
    Nisso eu tive vários sonhos mais consegui um lucido bem legal vejam;
    Tive alguns sonhos comuns antes até chegar numa sala que estava com a porta trancada.. Eu tinha a chave e tentava coloca-la na fechadura mais não conseguia de jeito algum, nisso eu fiquei nervoso e falei “aah eu to sonhando pra que vo querer isso” e mais uma vez usei meu poder de teleporte, e fui parar dentro da sala. La dentro eu ja sabia que estava sonhando por isso tentei flutuar mais não conseguia, eu me concentrava mais e tentava de novo e conseguia, a ideia não era fazer força e sim agir naturalmente, eu simplesmente queria voar. Meus pés saiam suavemente do chão e eu ficava flutuando embora estivesse dentro de um quarto. Nisso eu começava a ouvir uma musica e eu fiquei ali escutando só curtindo o som, nisso eu ia pro chão novamente e me olhava em um espelho, via meu rosto perfeitamente estava com minha camiseta do smiths que é meu uniforme praticamente com uma camisa quadriculada por cima, sem boné apenas meu cabelo curto, a unica coisa que saiu um pouco do normal foi minha expressão facial que ficou meio rigida, e eu dei risada disso pois sabia que estava sonhando mesmo. Depois de um tempo eu olhei para aquele teto que era bem baixo e pensei em sair dali, nisso eu apareci na varanda da minha antiga casa ainda lucido eu andava até o corredor de fora e olhava para o céu. Estava chuviscando e eu sentia os pingos de agua, nisso pensei “agora não estou sonhando, ta real de mais” e pra minha surpresa eu conseguia tirar os pés do chão novamente. Eu ia flutuando lentamente e subindo, queria subir na lagem da cozinha da casa mais estava bem mais alto que o normal. Ia subindo levitanto e estava bem lucido e sabia bem o que estava fazendo, olhei pra minha mão direita e percebi que o dedo que fica do lado do dedo do meio estava menor que os outros, na mão esquerda a mesma coisa era ele e o indicador. Claro que isso não impressionou por ja saber que estava sonhando, além disso por varias vezes eu fazia o RC do nariz tanto ali quanto no quarto onde eu estava só pra ter certeza mesmo. A cada RC a ideia de que era só um sonho ia se sustentado cada vez mais, certo momento eu percebi que estava travando no ar, então parei e começei a esfregar as mãos desejando que a lucidez continuasse. Fiquei um tempinho ali e continuei. Chegando na lagem eu percebi o mesmo cenario do ultimo sl que tive com esse cenario só que estava de dia (chovendo, mas de dia tipo a tarde). Atras dava pra ver a rua dos fundos, e do meu lado a janela da casa do vizinho que eu tinha matado no SL anterior. Eu pensei “hora de usar meus poderes” nisso usei o poder de invisibilidade do crysis 2 hahaha não aguentei e tive que falar em voz alta “Cloath engage!” pra ficar invisivel hahaha.
    Depois disso eu entro na casa e começo a vasculhar mais ja tinha perdido a lucidez tanto que eu encontrava de novo aquele meu pertence especial la só que ele estava com sua forma normal nem serviu pra ficar lucido de novo.

    ResponderExcluir
  5. Bom, Marlon perdão eu ainda não consegui fazer nenhum experimento =( ainda estou trabalhando com a questão da minha simbologia onirica e incubações que geralmente ocorrem mais em sonhos comuns mesmo, até eu consegui incubar essa ideia vai demorar um pouco xD
    A musica que eu estava ouvindo era essa, creio que vc's conheçam; http://www.youtube.com/watch?v=smwj7ISnwXM
    Pra quem não entendeu a piada do "cloak engage";http://www.youtube.com/watch?v=JHqa8k7LDOU

    ResponderExcluir
  6. Pedro,

    Cara tanto eu quanto marlon temos nossas pulgas atras da orelha acerca dos métodos relatados em inception. O filme tem uma ideia bacana mais ainda é muito fictício a começar pela questão de sonhos compartilhados e em camadas. Tente adotar o método tholey, adote também um RC para fazer durante o estado desperto, isso vai acostumando sua mente, pode demorar um tempo mais tende a funcionar!

    ResponderExcluir
  7. Alguém tem alguma experiência de suicídio em sonhos?

    ResponderExcluir
  8. Suicídio???? Em sonho????

    Cara a vida deve está difícil para você :(

    Brincadeira, mas é estranho você se suicidar em num sonho. Nunca sonhei com isso.
    Se você se suicidar, deve acordar e imaginar que teve um pesadelo.(eu acho)

    ResponderExcluir
  9. Eu, por algum motivo sempre sei ver q realmente estou acordada. Eu quando estou REALMENTE acordada eu sei! No sonho n é a mesma sensaçao. n sei explicar!! Eu so sei quando to acordada. Como uma especie de sensação! mas tbm n serve para dizer q eu to sonhando! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal, eu tive um sonho lúcido esses dias, e pra mim, parece que no sonho eu não vejo e principalmente escuto como quando estou acordado.
    John, gostei muito da idéia de andar no teto.
    Uma coisa que quero fazer é ver se estou com óculos no sonho, e se tiver, tirar e ver como enxergo, se enxergar bem, vai dar um bom RC.
    Eu acho que no sonho, eu fico ouvindo vento soprando e tudo é meio surreal.
    Sabe naqueles filmes em que a pessoa acorda de um desmaio, e ela não consegue ouvir direito? tipo assim, ou mesmo nos filmes em que as pessoas estão sonhando.
    O espaço do sonho também é estranho, no meu relato do meu último SL eu falo que estava na entrada de um prédio feita de vidro, mas essa entrada parece que ficava mais ou menos a uns 30m do chão.

    Sem mais,
    Math Rous.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estou adoentado e assim q melhorar retorno as atividades.
    Abraço e bons sonhos a todos!

    ResponderExcluir
  12. adivinha, adivinha com oq o tulinhu sonhou?
    hehehe
    -sexo xD

    non foi lucido mas td bem :D
    o paia é a memoria ficou um pouco fragmentada (como a mais importante nesse caso, o tato) mas reparo que meus esforços para melhorar o dream recall estão dando resultado :)
    estou usando o Tholey como método tb agora e usando ele principalmente pra introduzir sugestões pra ajudar no dream recall

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Estou tentando postar um SL aqui, porém sem sucesso..Aqui vai mais uma tentativa..

    Na noite passada tive um sonho que começou normal e ficou lucido no final.

    Estava em um tipo de cinema lotado, um pouco escuro, e eu tinha nas mãos um livro que eu deveria usar para ler uma frase e traduzi-la do Inglês para o Português ou vice-versa..nao me lembro..Entao, chegou a minha vez e o homem me elogiou..era como se fosse passar por um setor de imigração ou coisa assim. Então comecei a dar uma olhada em outras frases, quando o mesmo homem me tirou pra dançar..na frente das cadeiras existia um lugar muito grande parecido com um salão de baile. Então, dançávamos tão bem, eu me sentia deslizando no salão, como se fosse uma bailarina profissional. (mas ainda não estava lúcida)..O sonho mudou um pouco, estava em outro lugar onde tinha umas pessoas pedindo autógrafos..nao estava entendendo muito bem, quando de repente voltei para o mesmo cenário de antes, so que estava com um homem muito pequeno e magrinho,,e avistei o anterior..e foi aí que fiquei lucida..entao com muita calma pra nao ficar eufórica, eu comecei a dirigir o sonho..chamei o homem anterior pra que ele viesse dançar comigo novamente. Só que dessa vez ele era muiito alto e eu comecei a tentar a diminuí-lo, mas ao invés disso ele ficou torto deixando sua cabeça perto da minha. Então, como sabia que esses períodos de lucidez são muito rápidos ( pelo menor pra mim) quis fazer a experiencia de beijá-lo, pra sentir como seria isso num sonho lucido..pra dizer a verdade nao gostei..tive a sensação de que estava beijando alguem feito dessas massinhas modeladoras..Aí comecei a sentir enjôo e assim perdi a lucidez e acordei../alguém já teve uma experiencia assim? Nos sonhos lucidos a matéria parece ser feita de borracha bem macia, a qual podemos moldá-la,,,/de qualquer maneira foi muito interessante... Ana

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana,
    Bem bacana o relato do teu sonho. Bacana que tu ainda conseguiu manipular a narrativa. Pelo jeito tens alguma experiência heim!
    .
    Sobre o problema nos comentários, recomendo experimentar outro navegador ou mudar as configurações nesse q tais usando.
    .
    Abç e bons sonhos Ana!

    ResponderExcluir
  15. Estou odiando meu subconsciente :(

    Domingo tive um sonho legal, fiquei lúcido e acordei :(

    Segue o sonho:

    --------------------------------------------
    Assaltantes
    --------------------------------------------
    Dia: Madrugada do dia 08/10;

    Minha irmã estava em uma loja comprando roupas. Chega dois bandidos, entrão na loja. Passo em frente a loja. Vejo os bandidos. Penso que estou ainda Super Forte igual ao sonho anterior (não lembro qual era :( ). Mando os bandidos deixarem ela em paz. Eles saem de perto dela e veem até mim. Falam que vão me pegar depois. Vão embora.
    Sigo pela mesma rua(era uma rua muito movimentada).
    Eles encostam perto de mim, estão de moto, eram 2 ladrões.
    Corro pela rua. Atravesso no meio dos carros até a divisa, e novamente atravesso até a calçada:

    | | |
    | | |

    Corro reto, saio numa favela.
    Desso correndo uma ladeira.
    Um menino(uns 9,10 anos) me chama:

    -Nerd!!!

    Olho para trás ele está do meu lado. Pergunto como ele sabe meu apelido. Ele diz que mora ali também. Olho a minha volta, percebo que é meu bairro.

    Penso: Estou sonhando!!!!!!!!!!!!

    Descido ir até a casa das Gêmeas (amigas de escola).
    Desço a ladeira correndo.
    Vou até a rua delas. Uma mulher que mora do lado da casa delas, fala alguma coisa pela janela.
    Cato uma pedra e decido quebrar o vidro dela.
    Fico com medo. Decido fazer o Reality Check das mãos. Puxo meu dedo e ele continua igual. Puxo novamente e nada acontece.

    Penso: Estou acordado!!!!!!!!!!!

    Pego e acordo :(

    PS: Não lembro minha rotina neste dia. Vim anotar o sonho hoje. Domingo não deu tempo.

    ------------------------------------------------

    Odeio meu subconsciente ¬¬
    Me faz pensar que estou sonhando e depois que estou acordado.
    Mas me deu muito mais motivação para continuar tentando.
    Não estou fazendo nenhum método, nem reality check no dia.Preciso fazer :(

    O Blog está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  16. Emanuel.Depende de como você quer se suicidar no sonho...nunca tentei algo do tipo, mas pela minha experiencia ate hoje posso ter mais ou menos uma ideia do que pode acontecer.
    1- se você tentar se matar com algo cortante, como faca, navalha e etc. você não vai sentir nada, nosso cérebro não tem memoria para dor física. então pode ate sangrar e tals, mas vc não vai morrer no sonho ou sentir algo.

    2- se tentar se jogar de um prédio e tals, você pode: acordar, cair em outro sonho, ou simplesmente mudar de cenário, ou ate mesmo começar a voar....eu sei disso porque eu sempre me jogo pra trás (não precisa ser de um penhasco por exemplo, e sim em qualquer lugar)pra ir pra outro sonho, ou regredir no tempo do sonho e etc.

    3- se enforcando ou se afogando- não vai ser possível, você vai continuar respirando, a não ser que esteja sendo sufocado no mundo real.

    Porem pode acontecer, que você fantasie que morreu, e você vai aparecer em forma de fantasma ^^.
    ou você pode acabar caindo em um cenário,que você ira achar que é o 'céu' ou 'inferno'.
    (já aconteceu isso comigo, mas eu não estava lucida)

    sabe, ultimamente eu estava pensando, e acabei criando uma teoria! mas agora não vai dar tempo de contar T.T mas amanha eu volto e falo xD
    to precisando dormir cedo, o que não tem ocorrido nas ultimas 2 semanas, e em consequência nada de sonhos lúcidos.
    mas vou tentando ^^

    a ter mais!

    ResponderExcluir
  17. hey marloninhuuu miguinhu eu nem contei que tive meu primeiro sexo onírico segunda-feira :D - mas não foi lúcido - e agora 3 dias depois quase tive o primeiro sexo-lúcido :)

    Eu estou na sala de TV e faço um TR, demorou um pouco pra convencer mas tudo bem... eu tinha 7 dedos na mão esquerda e é difícil contar os dedos, eu digo, quantos dedos eu tenho mesmo?
    enfim sem euforia desta vez, fiquei realmente calmo, elevando a consciência... estou na cozinha e reparo que minha mãe esta estressada e grande - autoridade.
    Decidi voar que nem iron man e assim foi feito e fiquei divertindo um pouco... eu consegui deixar esse sl realmente muito muito vívido! eu quero então mulher hehehe e decidi voar em algum lugar aonde eu encontraria algumas gostosas mas eu logo depois de voar um pouco percebi que não era uma idéia muito boa, decidi então e resolvi tentar usar uma parede como portal... aonde tem muita mulher? festa! coloquei as mãos na parede e enquanto eu atravessa ela - sem esforço algum - eu gritei "parrtyyyy" (festa em inglês) e bom to numa boate lotadaa de mulher, literalmente apenas mulheres, não homem algum por ali :D
    Tinha uma mina que parecia com uma que eu conhecia e que eu tava querendo pegar ai fui nela mas ela ficou um pouco resistente e eu num dei muita atenção, peguei os óculos dela e destrui mas quando eu fui beijar ela eu desisti - fiquei tipo "AFF tanta mulher gostosa aqui e eu perdendo tempo com esse troço" - nem é tão gatinha assim ela. Ai fui numa morena muito gostosa, peituda e levei ela prum canto onde estava mais claro e ai dei uns pega e tals mandei ela me chupar mas quando eu fui tirar a minha roupa e a dela ela simplesmente sumiu! evaporou! ficou só as roupas dela na minha mão! WTF?! voltei pra boate e isso se repetiu umas 2 duas vezes até que decidi tentar em outro lugar, tipo uma praia.
    Ai tentei usar o mesmo método mas eu cai em um FA e não peguei ele.
    MUITO LOKO ESSE SL :D
    USHADUASHDUahduaHDUahduAHDUaduAHDUasd

    ResponderExcluir
  18. Lena-chan, eu digo que você pode sentir sim, não dor, mas algo você pode sentir. No sonho, a nossa mente pode reproduzir nossos sentidos. Não que você realmente esteja sentindo ou vendo ou cheirando pelo seu corpo físico, mas através de sua mente.
    Já pulei várias vezes de prédios e sempre acontece o mesmo. Durante o pulo, as cores começam a desbotar e tudo fica escuro. Eu acordo. Nenhum desses pulos foi com a inteção de se matar.

    ResponderExcluir
  19. Emanuel eu já reparei que quando eu to voando e dou um mergulho (desço rapidamente), mas nem semrpe, fica embaçado, estilo motion blur, saindo lagrimas pelos olhos...
    ou talvez eu simplesmente estou ficando melhor em prolongar o sl :D

    ResponderExcluir
  20. Tô voltando aos poucos. Faringite e gripe!... Desculpem as mensagens sem responder. Prometo responder todos nesse feriado. E tô mto feliz por ver tantos onironautas na área! Abração e bons sonhos a todos!!!

    ResponderExcluir
  21. Emanueu,
    eu sei disso, mas o que te falei naquele comentário eu estava me referindo exclusivamente a dor física ^^.
    Mas os outros sentidos funcionam normalmente o meu melhor sentido em SL é o tato,a visão, e por fim a audição. Quanto ao paladar e ofato eu não sinto T.T
    e você qual sentido funciona melhor em seus sonhos L.?
    Hum... interessante o que acontece, ja experimentou, imaginar um outro cenário na hora que as cores desbotam?

    mudando de assunto.....
    bom como prometido, la vai minha teoria:

    sabe, aquela historia de experiencia de quase morte?. Pois é depois de um tempo pensando, começo a achar que essa experiencia não passa de um sonho lucido (mas, não completamente lucido, já que a pessoa não percebe que estar em um sonho), porem tem as mesmas reações, como:
    # Principalmente ter acesso as suas memorias, sentidos...
    #conseguir ver o que se passa no mundo real, e reproduzir no sonho
    # poder reconstituir sons, falas e etc para o mundo onírico
    #Poder ter 'poderes' tipo: começar a flutuar pelo hospital, passar através de paredes e por ai vai
    Tudo isso é muito parecido com o que acontece durante SL.
    Por isso cheguei a essa conclusão, não é uma experiencia de quase morte, e sim uma experiencia de quase lucidez nos sonhos. rsrs
    bom,mas, vou pesquisar a respeito, e dependendo do que eu 'encontrar' eu posso fazer uns reparos na teoria ^^

    e vocês o que acham?

    Ah! melhoras Márlon! ^^

    ResponderExcluir
  22. Brigadão Lena!(eu já devia estar mimindu rsrsrs)
    Ainda não estou 100% mas já consegui fazer um texto novo pra gente curtir e debater.

    Sobre tua hipótese eu sou adepto dela. Está muito mais para um sonho do que para algo sobrenatural, como experiência fora do corpo. Mas como tu bem ressaltou, o sonhador não percebe que está apenas dentro da sua mente.

    É uma área fascinante essa do estudo da consciência. Existem tabelas que compararam graus de consciência como por exemplo o estado vegetativo minimamente consciente, sonho lúcido e sono leve...
    Prometo que esse será um dos próximos textos aqui no blog, pois é fascinante procurar entender os sonhos lúcidos e a consciência, comparando com esses outros estados alterados da mente.

    ResponderExcluir
  23. Lena-chan, teoricamente se você tentar comer e cheirar alguma coisa estes sentidos serão estimulados e aos poucos você deveria ser capaz de senti-los e quanto a experiência quase morte é complexo, veja bem:
    sim, tecnicamente é perfeitamente possível que seja tudo alucinação, este estado seria o chamado de hipermnésia (uma super memória entende?) e etc como tudo que você falou, mas o fato de que algo pode ser reproduzido, recriado, simulado, não exclui ou cancela a sua existência.
    Veja bem, se você (espirito) realmente nesse estado quase morte saisse do corpo e depois voltasse como você seria capaz de lembrar do ocorrido sem que ocorra mudanças na atividade do cérebro?! por isso não exclui/anula...

    Interessante que eu vi numa reportagem da globo que em vários hospitais colocaram nas UTI's sob onde os pacientes ficam algumas imagens identificáveis mas que se o paciente que experimentasse a quase morte e fosse capaz de identifica-los, devido a aleatoriedade das imagens em si e do que geralmente ocorre em sonhos e alucinações, se as imagens baterem ai os cientistas vão ter pensar um pouco antes de simplesmente falar que foram alucinações ;)

    ResponderExcluir
  24. Uma coisa que não compreendo em meus sonhos lúcidos, é que eu tenho o controle de praticamente tudo, menos dos estranhos seres que aparecem. já vi diversas criaturas que se intitulam como "Sanidade", "Loucura", "lago de carpas" também há uma espécie de inventor. E dentre todas as criaturas que já vi há um ser que se chama "consciência", e ele é um homem com cabeça de grilo usando terno, que por alguma razão tenta me matar. Não entendo poque meu cérebro criaria uma criatura tentando me matar logo com o nome de consciência.

    ResponderExcluir
  25. Oi Jarm,
    O LaBerge relata no livro dele, quando aparece um ogro raivoso, na sala de aula. Lembro que ele enfrenta com serenidade toda aquela raiva, olha nos olhos daquilo que seria manifestação dele próprio e desejando emanar amor, compreende que estava superando um problema.
    Esse sonho do Stephen LaBerge está nos primeiros capítulos do livro Sonhos Lúcidos dele.
    .
    Não sou psicólogo para querer fazer análise dos personagens dos sonhos ou do subconsciente, mas esse sonho do LaBerge é bem inspirador pra gente aprender a lidar com certos problemas.
    Abço e bons sonhos Jarm!

    ResponderExcluir
  26. LOL
    Consciência querendo te matar é tenso... se tiver a oportunidade, que tal conversar com ele? vai ver ele tava mentindo \o/

    a mente tem dessas coisas mesmo, isso se chama autossabotagem, é complicado, coisa difícil de superar, geralmente resultado de problemas ou crenças limitadoras acumulados...
    mas o que é só você pode descobrir

    ResponderExcluir
  27. Mais uma vez agradeço pelo blog, pois já tive em torno de uns 5 sonhos lúcidos e creio se eu tivesse seguindo tudo corretamente teria bem mais que isso, mas tempo não deixa "seis sabe" ^^ queria que alguém mim tirasse algumas dúvidas se possível pelo msn: rhaldneyqueiroz@hotmail.com, vlw t+

    ResponderExcluir
  28. Eu que agradeço a tua presença Sekken. Seja sempre bem-vindo e vamos trocando idéias, todos juntos, buscando aprimorar essa fascinante habilidade. ;)

    ResponderExcluir
  29. nunca tinha ouvido falar sobre este assunto antes, resolvi pesquisar devido experiencia que tive esta noite, para mim nao foi nada legal, e agora estou assustado, vou tentar resumir, eu estava no meu sonho acodei dentro deu um quarto sem janela e sem portas, o quarto estava bem iluminado, porem não havia nenhuma luminaria, ou lampada, me questionei porque estava ali, estava com todas lembranças da vida real, me questionei, talvez tenha morrido dormindo, tudo que tinha ali era uma cama de solterio, deitei para ver se conseguia retornar e acodar,ufa deu certo, acordei de volta na minha cama de casal, no meu quarto meio iluminado pelas fresta de luz que entram pela janela, dei um forte abraço no meu amor, FOI AI que percebi, que eu noa estava deitado do lado que hivia deitado naqela noite, levantei para acender luz, não havia interupitores, estava sonhando ainda, volei para cama agarrei os pes do meu amor com toda força e comecei fazer cossegas, com o intuito de que meu corpo na vida real fizesse o mesmo acordariamos, foi assim que realmente acordei, mas ate tomando café da manha sentia em duvida estou realmente acordado, a realiade se confundi. a noite esta chegando nao me sinto confortavel para dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e seja bem-vindo onironauta!

      Pode ficar bem tranquilo quanto a esse tipo de experiência. Aliás tenho certeza q muita gente adoraria ter essa percepção do sonho tão intensa, sem sequer ter começado a seguir certas técnicas.

      Algumas pessoas tem distúrbios do sono, como apnéia do sono ou alguma síndrome... outros por efeitos colaterais de medicamentos de uso contínuo sequer tem chance de se lembrar dos sonhos... portanto aproveite bem as possibilidades d ficar consciente durante esse fabuloso estado mental ;D

      Abs e bons sonhos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...