ÚLTIMOS

domingo, 6 de novembro de 2011

A Hora dos Melhores Sonhos

      Posso dizer que sou quase um tarado por sonhos lúcidos. Talvez não seja mais porque o sexo ainda continua dando mais prazer( ou talvez porque ainda não aprendi direito a fazer sexo nos sonhos!...). Bah! Estou brincando. Existem muitas outras coisas que podem ser tão ou mais prazerosas que ter um sonho lúcido. O que eu quero esclarecer nesse post - e que tem também relação com uma das minhas maiores dificuldades, é sobre um dos fatores mais determinantes na obtenção de sonhos lúcidos: uma boa noite de sono.
 
Um dos elementos-chave para obtenção de sonhos lúcidos: qualidade do sono.
      
       Podem ser diversos os fatores que levem a prejudicar o sono: conciliar rotina de estudos  e  trabalho,  família-estudos e trabalho,  família - estudos - trabalho-contasdoinfernoprapagar, unha encravada - vizinho com um trompete... e a lista parece infinita!  
       No meu caso, além de uma vizinha barulhenta(que Deus a abençoe!), mudei meu turno de trabalho. Yep! Não é mole não companheiro!...
       Dormir mal ou estar com uma má qualidade de sono, é um problema que definitivamente, precisa ser resolvido ou evitado, por todos aqueles que estão interessados em ter sonhos lúcidos. 
       Quando temos uma boa noite de sono, atravessamos por diversas fases comuns ao ciclo natural do sono. A fase que mais nos interessa e que já foi objeto de posts por aqui, são as fases REM do sono. Aquela fase que movimentamos mais os nossos olhos e que sonhamos mais intensamente. Também são nessas fases que os sonhadores lúcidos de laboratório do sono mais conseguem êxito - mais especificamente, nas últimas fases REM ou as chamadas fases tardias de REM.


Clique na imagem e repare como a parte alaranjada que representa a fase REM do sono,  aumenta no decorrer do tempo.



       Na medida que atravessamos essa idealizada boa noite de sono, esses fases com sonhos "fortes" vão se prolongando. Gradativamente. Iniciam com alguns poucos minutos e lá pela 6a hora do sono já compõe cerca de 30 minutos de sonhos. Pela 7a e 8a hora a coisa fica realmente apetitosa: entre 45 minutos até 60 minutos de sonhos. 


     Considerando as fases REM da vida adulta(entre 20 até 40 anos), temos a nossa disposição até 2h de períodos de sonhos intensos. O melhor é que sabemos exatamente que são os períodos finais do sono que estarão o grosso dos sonhos. Ali no final, amontoados e a nossa disposição para acessarmos eles.


    Métodos como o MILD e WBTB se utilizam desse conhecimento. Como eles orientam para um despertar após a 6a hora de sono e continuar o sono em seguida, investem no maior período povoado de sonhos.


Siga o exemplo do sábio Garfield! Nada como uma vida buena, regada a um bom sono. É uma chave mágica para chegar as melhores fases do sono e assim, ficarmos consciente nos sonhos.




    No livro Ladrões de Sonhos, de Stanley Coren, há experiências bem interessantes como a de voluntários que se submeteram ao isolamento, sem conhecimento das horas do dia, para o monitoramento dos ciclos de sono que passariam a assumir. Assim como em textos de pesquisas publicados recentemente, relacionados a sonhos lúcidos em laboratório, também foi registrado aumento substancial no tempo de sono dos voluntários.


    O despertador e a cafeína parecem ser vilões nessa história. Não deveríamos estar dependendo deles em detrimento da nossa qualidade do sono e de vida. Tomando meu exemplo, os de amigos e colegas de trabalho, bem como onironautas interessados em sonhos lúcidos, o que posso sugerir é que passem a investir em evitar ou solucionar, tudo aquilo que esteja impedindo ou atrapalhando uma boa noite de sono.




Bibliografia: 


NEUROCIÊNCIA da Mente e do Comportamento. LENT, Roberto(Coordenador). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008


Coren, Stanley: Ladrões de Sono. Cultura Editores Associados. São Paulo: 1996

18 comentários :

  1. Há muito tempo não tenho um sonho lúcido intenso, e a qualidade do sono está sendo meu principal problema, causado também por um vizinho e seu som, ligado religiosamente todos os dias, justo na minha melhor fase REM ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Tive dois sonhos lúcidos que nem contabilizei lá no meu blog. Foram muito curtos. Mal fiquei lúcido e tudo se apagou. Estou indo dormir muito tarde ultimamente... =/

    Preciso mudar isso urgentemente!

    ResponderExcluir
  3. Tô no mesmo barco. Outubro tive 3 sonhos lúcidos curtos. E com a mudança de turno no trabalho(pelo menos agora vou dormir que nem gente), mais a rotina de estudos, sigo levando um tempinho pra me adaptar.
    Vamos relatando nossos progressos nesse sentido companheiros! Sei que logo logo vamos conseguir umas experiências oníricas rechonchudas!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Esse Marlon viu, parece que leu minha mente! Seu post acaba de encorajar! xD
    Poxa já vai fazer duas semanas que estou com esses fatores me pertubando; alguns problemas de saúde me fizeram trocar a noite pelo dia e além de ter uma vizinhança barulhenta (que Deus a abençoe também) meus pais parecem uns tratores na cozinha que fica bem ao lado da minha cozinha =P Então por duas semanas fiquei sem dormir a noite e chegava de dia não conseguia dormir tbm e ficava dormindo em pedacinhos tipo de meia em meia hora ai ja viu neh? haha
    O pior que esse fds meu sono voltou ao normal só que eu durmi fora e não tinha nada pra anotar, pois tive um sono pereito, dormi que nem uma pedra nas 6 primeiras horas seguido de 3 despertadas de 90 em 90 minutos cada, o resultado foram 4 longos sonhos intensos cheios de detalhes (apesar de nenhum lucido) o que foi muito agradável depois de tanto tempo.
    Hoje estou com o sono regulado e mais saudável vou aproveitar e ajustar o despertador e tentar voltar a ativa aproveitando que estou no começo da semana! ;)

    Aé, também terminei aquela minha experiência com incubação e já começei a experiências com os testes que você me propos, num curto SL consegui responder a mim mesmo minha idade, no sonho deu 17 haha estou quase com 19 xD mais vou tentar outras coisas ;)
    Conto com a colaboração dos relatos do pessoal aki tbm é muito importante!

    ResponderExcluir
  5. Espetacular Breno! Sabe que até hoje ainda não tentei fazer esse questionamento da idade no sonho. Estou focando a visita naquela casa de Braço do Norte quando eu tinha 3 anos(e não lembro coisa alguma dela).
    .
    Vou fazer que nem tu e focar esse experimento mais simples primeiro. Depois sigo atrás da casa. Vou aproveitar e cair na cama q tô podre.
    .
    Abç e lá vamos nós! ;p

    ResponderExcluir
  6. haha me lembro que no filme "The Good Night" - primeira image - o personagem principal muda toda a rotina e ambiente dele, começa a fazer exercícios e isola todo o apartamento dele, não entra som nem luz, tudo pra viver de sonhos lúcidos :D

    Eu comecei hoje a fazer exercícios, estou fazendo aqui em casa mesmo, caminhada no quintal kkkkkkk sério não pense preconceituosamente de mim, o quintal é de bom tamanho e oferece muitas vantagens à rua: é junto da cozinha, não tem poluição concentrada, barulho, chão uniforme, não tem um sol torrando em mim, segurança, conforto, perto do duchão, e por último mas não menos importante: não tem seres humanos - kkkkkkkk - ainda sou meio anti-social huhuashdusa

    ResponderExcluir
  7. quando eu fui postar o comentário acima olha o que apareceu no captcha
    AUSDHUSADHUSAHDUSAHDUSAHUSAD
    xD

    ResponderExcluir
  8. oliveira disse: "meus pais parecem uns tratores na cozinha que fica bem ao lado da minha cozinha"

    você tem uma cozinha ou tem uma cozinha dentro da cozinha *INCEPTION*

    ResponderExcluir
  9. Bwahahahahaha "Gatin" heim! E belo lugar pra se exercitar Tulião! Aproveite mesmo.
    .
    São 6:30h da matina. A troca de experiências assim é impressionante. Finalmente um sonho lúcido decente. Fui dormir naquele horário ali que impostei(vou arrumar o relógio do blog). Eram 22:30h aproximadamente. Acordei 3:30h. Levei um tempinho pra pregar no sono d novo. Tinha um sonho na cabeça, mas não ia anotar, pois meu foco dessa noite era dormir minhas oito horinhas gostosas e se possível ficar consciente num sonho.
    .
    Relato:
    Eu e minha esposa curtíamos um tempinho juntos. Era uma casa bacana, grande e confortável. Quando entrei num quarto um gerente grandalhão do banco começou a dar um discurso. Que estava insatisfeito pelo modo como eu vinha usando meu tempo. Sabia daquele tempo meu e da Mery e bláblábláblá... eu estava sentado e ao ouvir aquele absurdo a consciência veio como uma onda forte!
    .
    Levantei-me. Sentia-me como a tempos não me sentia num sonho: vigoroso, seguro e com aquela consciência absoluta. Ergui minha mão que estava normal projetando a sombra num armário. Cinco dedos... mas e daí?! Era o meu sonho e eu não tinha a menor dúvida.
    .
    O grandalhão papudo de repente ficara nanico. Peguei ele pelo braço abri a porta do armário e lá foi ele embora.
    .
    Olhei pela janela e tudo estava muito escuro. Esfreguei as mãos e lá fora apenas relâmpagos, nuvens escuras e o maior breu.
    Saltei na janela. Esfreguei mais umas vezes as mãos. Parecia ter ficado menos escuro mas algo me barrava ali na janela. Tinha uma resistência e então achei que era melhor tentar algo dentro da casa. Esfreguei as mãos e o caminho do corredor estava bem claro.
    .
    Lembrei da minha vozinha que faleceu 1 mês atrás. Com 93 anos, foi um exemplo de vida. Sempre de bom humor e um presença muito agradável.
    .
    Desejei encontrar ela. Chegando perto da sala que igual da casa dela, escutei a vozinha dela vindo. Ah! Vozinha vamos dançar uma música. Ela apareceu. Igualzinha, veio em passos firmes e curtinhos. Ao som de uma valsa dançamos. Abracei-a forte e giramos, dançamos e dançamos. Por fim dei mais um abraço gostoso e me despedi.
    .
    Voltei para o quarto tentando prolongar o sonho, mas acordei em seguida. ;)

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Tenho 16 anos e comecei a ler sobre sonhos lúcidos recentemente. Bem, me encantei de primeira pelo assunto, e em 3 dias tive meu primeiro SL. Fiquei tão animado na hora que quase perdi o sonho, mas comecei a girar meu corpo onírico, e logo tudo se estabilizou. =P Não consegui fazer muita coisa nesse primeiro SL, só voar.

    Tive outro final de semana passado, mas só fiquei lúcido no final... No primeiro, eu acho que já tinha entrado lúcido no sonho. Eu estava correndo beemm rápido, perseguindo um caminhão, e de repente estranhei, parei e me indaguei como eu estava correndo tão rápido. Fiz o RC da respiração, nos dois sonhos. Esse segundo foi mais curto, pois começaram um obra no andar de baixo, e não demorei a acordar... ¬¬

    Hoje à tarde tive mais um SL, e talvez um segundo, mas não lembro de fazer RC. Só lembro de estar lúcido. Quer dizer, no segundo eu não me sentia tão lúcido quanto o primeiro, mas me sentia "meio-lúcido", se isso é possível. Foram dois sonhos MUITO vívidos, provavelmente os mais vívidos que já tive até agora.

    Estou adorando aprender sobre os sonhos. Já consegui desenvolver bem minha memória dos sonhos, e lembrei de uns 5 ou 6 noutro dia.

    Adoro este blog! De algum forma, foi o primeiro site sobre sonhos lúcidos que encontrei, há 1 semana e 1 dia. Sempre cheio de curiosidades e novas informações. Parabéns pelo bom trabalho! =D

    ResponderExcluir
  11. Olá Gabriel! Seja bem-vindo!
    Parabéns pelos primeiros sonhos lúcidos. E o rodopio parece funcionar bem pra ti o que é muito bom!
    .
    Como o texto insiste, siga firme buscando uma ótima qualidade de sono. Meu relato no comentário acima é um bom exemplo de como isso é significante pra conseguir ficar consciente no sonho.
    .
    Teus sonhos vívidos são um excelente sinal. Experimente aplicar o Método de Tholey. Tua ótima capacidade de recordação de sonhos vai ajudar muito.
    .
    Brigadão pelos elogios e repasso ele a todos colaboradores e onironautas que direta e indiretamente contribuem com a troca de experiências e idéias.
    .
    Continue com a gente companheiro.
    Abç e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  12. cara esse é o melhor blog que eu achei sobre o assunto, e uma das coisas que eu mais gosto aqui é que não leva para o lado esotérico(odeio essas coisas, nem tenho paciência pra debater sobre de tão ridíulo que acho xD ). Esse post foi muito útil, eu apliquei o WILD pela primeira vez na noite de sábado pra domingo e consegui, mas então tirei soneca a tarde(melhor forma de fazer o WILD) no domingo, na segunda e hoje(terça) e não consegui nada, só no domingo que por pouco não consegui, e eu não tava entendendo o por que de não estar dando certo, agora eu sei: é porque não adianta nada tentar aplicar o WILD à tarde se a noite de sono a noite foi muuito ruim, até por que a soneca da tarde é como se fosse a continuação do ciclo do sono a noite não é? então se eu dormi só por tres horas durante a noite, na soneca da tarde não peguei um bom REM fora que o sono impede a gente de se concentrar na âncora.

    ResponderExcluir
  13. haha "noite de sono À NOITE" foi tenso uahsuas

    ResponderExcluir
  14. Olá Green,
    Quanto ao esoterismo eu apenas deixo essa parte pro pessoal que curte ela. Respeito esse lado e apenas não sou adepto.
    .
    Por aqui tentamos ser mais técnicos, empíricos, almejando um rigor mais científico, livre de dogmas e estimulando questionamentos, formulação de hipóteses e experimentações.
    .
    Acho que tu tens razão sobre o WILD. Chegar cansado demais para uma soneca de tarde talvez não deixe muita resistência pra aplicar o método rsrsrsrs.
    Mas ainda assim o WILD nas sonecas é sempre uma bela pedida.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá galera! Sou novo no blog. Tô começando a ler ultimamente sobre isso e estou muito interessado (e um pouco confuso tbm :P). Sou novo no blog mas tenho sonhos lúcidos desde mais jovem (Digo mais pq ainda sou jovem, 24 anos =)). Ultimamente tive vários e na semana passada tive um com o qual tive uma paralisia e acordei bastante assustado...tive aquela sensação de paralisia, sufocamento e fiquei bastante nervoso, até parecia que eu tive que acordar duas vezes para realmente ficar acordado. Pois bem, depois disso resolvi pesquisar na internet e vi que isso é uma ciência. Vi que existem vários estudiosos, várias técnicas e tudo mais. Acho que depois que eu comecei a estudar, estou tendo mais dificuldadas em ter sonhos lúcidos (o normal é coisa de uns 2 por dia). Mas acho que é devido a ansiedade. Mas ontem consegui fazer o meu primeiro Reality Check de verdade, olhando as minhas mãos(antes eu sabia que estava sonhando, mas pelas coisas que aconteciam, e não pq eu realmente checava :p). Poisé, espero conseguir me aprimorar e ter um maior domínio daqui pra frente. =) Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá Vilson, seja bem-vindo!
    A idéia é trocarmos nossas experiências por aqui. Procuro reunir pesquisas que foram ou estão sendo realizadas na área e como tu comentou existem alguns centros de pesquisa se debruçando sobre o tema.
    .
    A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o Instituto do Cérebro é uma delas, conforme aquele post "O Brasil na Vanguarda do Estudo dos Sonhos Lúcidos".
    .
    Abs e seja bem-vindo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...