ÚLTIMOS

domingo, 20 de novembro de 2011

O que são sonhos lúcidos? - Uma Nova Introdução

      Trata-se de sonhar, mantendo a consciência de que tudo ali é um sonho. Em outras palavras: acessar o estado mental dos sonhos, com a capacidade de reflexão, sabendo que aquela experiência é meramente um sonho próprio. 
      No sonho lúcido, deixa-se de estar apenas "assistindo um filme" que talvez será recordado ao despertar, para viver toda essa experiência, mantendo a capacidade de raciocínio, memória e percepção da estrutura do sonho. 











    Todos nós sonhamos quando dormimos uma boa noite de sono. São de 4 a 6 ciclos que se repetem, contendo as mesmas fases. Cada um desses ciclos contém o que se chama fase REM(rapid eye movement - movimento rápido dos olhos) e é nessa fase que nossos sonhos são mais intensos.
     
    


     Os registros em laboratórios do sono, as literaturas das pesquisas efetuadas, divulgadas até agora, apontam para  presença de ocorrência dos sonhos lúcidos nos últimos ciclos do sono. São as fases REM tardias. Em que o período de sonhos mais intensos é maior. Significa que numa noite de sono, é preciso dormir mais do que 6h, para começar a atingir as melhores fases do sono e ter chances de ficar consciente enquanto sonha.








   Vários métodos de indução como o MILD, WBTB, CAT entre outros, se aproveitam desse conhecimento. Orientam para o despertar após a 6h de sono e a continuação do sono, com o objetivo de ao voltar a dormir, estar mentalmente mais apto para acessar o sonho de modo consciente.


   Os monges tibetanos praticam sonhos lúcidos há séculos, enquanto no ocidente, alguns registros esporádicos sobre as experiências foram se acumulando. O primeiro a usar o termo foi Van Eden em 1913, mas em 1867 o professor e marquês de Saint Denys já realizava auto-experimentações e por mais de 20 anos, anotou suas incursões oníricas, sempre buscando aprimorar essa habilidade.


A partir da década de 70, os sonhadores lúcidos passaram a frequentar os laboratórios de sono, comunicando-se através do movimento dos olhos(enquanto sonham), com os pesquisadores que permanecem no monitoramento.




       A partir da década de 70, o estudo dos sonhos lúcidos fincou raízes como área de pesquisa científica. Sua comprovação em laboratórios do sono, aconteceu a partir dos estudos de Stephen LaBerge pela Universidade de Standford(EUA) e Keith Hearne pela Universidadde de Hull(Inglaterra). 


      O crédito pela comprovação, ficou com LaBerge, o primeiro a publicar perante a comunidade científica, as conclusões de seus estudos sobre os sonhos lúcidos. A primeira evidência veio com o doutor Hearne, no qual o voluntário Allan Worsley foi a primeira pessoa a conseguir se comunicar por meio do movimento de seus olhos, enquanto sonhava.


Stephen LaBerge, Ph.D, foi o primeiro pesquisador a comprovar cientificamente, perante a comunidade científica a existência de sonhos conscientes.




     Atualmente as pesquisas seguem mais intensas em centros como a Universidade de Heidberg, o Centro do Instuto de Saúde Mental de Mannhein, ambos da Alemanha; no Brasil, com Sidarta Ribeiro e Sergio A. Mota Rolim, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ursula Voos, Alan Hobson, Romain Holzmann, também de universidades e centros de estudos da alemanha. LaBerge e novos pesquisadores pela Universidade de Sandford e outros centros.


Sidarta Ribeiro é o neurocientista brasileiro que encabeça as pesquisas no Brasil, sobre o estudo da consciência nos sonhos(imagem do programa Globo Repórter).




     Todas essas pesquisas estão gradualmente remodelando a maneira de se encarar o ato de sonhar. Mas afinal, qual a utilidade de poder controlar e ficar consciente durante os sonhos? 
    Assumir o controle do sonho é só a lasca da pontinha do iceberg. A grande conquista está em conseguirmos desenvolver a consciência no estado mental dos sonhos. É aí que as atuais grandes pesquisas caminham. 


Desenvolvimento de habilidades motoras, solução de problemas, criações artísticas monumentais,  auxílio no tratamento de psicoses, controle de pesadelos... a lista está longe de uma limitação.




    Estamos conseguindo acessar nosso cérebro num estado diferente da vigília. Quando estamos despertos ele funciona de uma maneira, mas enquanto sonhamos, podemos presenciar situações que não acontecem no estado desperto. Nosso pensamento lógico cede espaço para um turbilhão de criatividade e conexões diferentes. 


    Os sonhos são fontes de grandes descobertas ou soluções para problemas científicos, bem como criações artísticas magistrais: Elias Howe com a revolução na indústria têxtil, Mendelev com a tabela periódica, Kekulé com a cadeia de benzeno, Mary Shelley com Frankenstein, Paul McCartney com Yesterday... o sonho que salvou o filósofo Russell  de cometer suicídio, os três sonhos numa noite de Descartes que impactaram por séculos no pensamento ocidental!... Que frutos podemos almejar ao obtermos livre acesso, num estado tão poderoso da nossa mente? A própria consciência pode ser alvo de intensos estudos...


 Descartes produziu assombroso impacto sobre o modo de pensar ocidental. Num ensaio relatou que seus 3 sonhos, numa noite, em 1619, foram capazes de revelar para ele a base de uma nova filosofia, uma forma de conhecer a verdade que eventualmente o levaram ao método científico.




      De concreto até agora, temos as pesquisas referentes ao aprimoramento das habilidades em atividades que exigem coordenação motora. Mas são pesquisas iniciais. 

    Particularmento, estou muito curioso com relação a alguma possível contribuição no tratamento de doenças relacionadas ao eixo “psico-neuro-imuno-endócrino”. Também há uma linha de pesquisa que relaciona possível auxílio no tratamento de algumas psicoses, como a esquizofrenia.






Fontes:


LABERGE, Stephen. Sonhos Lúcidos. 1985 pg. 08   Ed. Siciliano Livros, Jornais e Revistas Ltda. 1990(esgotada)


DELANEY, Gayle. O Livro de Ouro dos Sonhos - All about Dreams, Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.


http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html

http://ciencia.hsw.uol.com.br/sonhos1.htm


http://www.sonhoslucidos.com/2011/05/o-marques-dos-sonhos-leon-dhervey-de.html#comment-form


http://www.sonhoslucidos.com/2010/03/van-eeden-e-os-sonhos-lucidos.html



105 comentários :

  1. Gostei do texto. Existe alguma técnica para quem mal tem tempo de anotar os sonhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para conseguir aceder aos sonhos lúcidos pode utilizar a paralisia do sono. Leia o artigo Tudo sobre a Paralisia do Sono

      Excluir
  2. Uau! Eu não tinha noção que os sonhos poderiam produzir tanta coisa. Dá vontade de sonhar muito!Meu probleminha agora é dormir cedo e bem.Sugestões?

    ResponderExcluir
  3. Olá Marlón.
    Já faz uns dias que eu to na empreitada para conseguir meus sonhos lúcidos.
    Só que aparentemente, o que eu consegui até agora foi sonhos mais vívidos (tantos quanto as vezes que eu acordo a noite para interromper o sono e tal).
    Eu não tenho muito tempo disponível, acordo cedo, durmo tarde, e durmo com minha companheira (que as vezes atrapalho com o despertador por varias vezes na noite).
    As vezes durmo por 5 horas.
    O problema com os sonhos que eu tive é que eu não os visualizei na hora em que aconteciam (não sei se isso é normal, entende), e só lembrava deles quando acordava. Sendo assim, como reconhecerei um sonho, se só quando eu acordo vejo que tive um?
    Enfim Márlon, desde já agradeço.
    Estou na batalha pra conseguir um relógio de pulso para mim (que desperte de hora em hora |Ando esquecendo dos RC constantemente|)
    Aliás ...mais uma dúvida...
    Se na fase REM alguém, que esteje perto de mim, me sopra aos ouvidos para ficar lúcido que isso é um sonho, daria certo? Já fez isso?
    Abrass Marlon.

    ResponderExcluir
  4. Márlon você sabe alguma coisa sobre o possível uso de sonhos lúcidos no tratamento da bipolaridade?
    Meu irmão é bipolar...

    ResponderExcluir
  5. E aí Gustavo!
    Companheiro, não insista nessas tentativas de ficar acordando na madruga. O LaBerge no livro dele relata bem como essas experiências não dão certo.
    .
    Os sonhos lúcidos PRECISAM de sono de boa qualidade. E eles vão acontecer apenas lá pro final de uma boa noite de sono.
    .
    A técnica que mais funciona(e é usada em vários métodos), com esmagadora eficiência é acordar após 6h de sono e voltar a dormir.
    É quando as fases REM tardias e mais rechonchudas de sonhos intensos vão acontecer. Antes disso tu só vai destruir teu sono e lutar por migalhas... vai com fé no MILD e Tholey Gus!
    Faça os reality checks(questionando "estou sonhando ou não?") e siga firme nas anotações.
    .
    A sugestão quando dormindo não conheço.
    Abs e bons sonhos Gus!
    .
    .
    Túlião, meu brother!
    Não conheço linha de pesquisa a respeito, mas não deixa de ser interessante explorar uma hipótese do gênero:
    - considerando a possibilidade de exploração da mente no estado dos sonhos, que possíveis benefícios uma pessoa com transtorno de bipolaridade pode conseguir?
    .
    Particularmente, penso que é uma investida que não oferece risco de ser pelo menos tentada. Pois no estado mental dos sonhos estamos numa proximidade absoluta do nosso subconsciente. Talvez algo de bom possa ser extraído dessa relação que seja benéfico para certos transtornos, como está sendo atualmente aventado para certas psicoses como a esquizofrenia... mas sou um leito na área.
    .
    É apenas especulação minha. Provavelmente um psicólogo acompanhando com pelo menos uma sessão semanal fosse bem interessante.
    .
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Nossa INCRÍVEL....
    depois de semanas lendo seu blog e tentando, tentando...
    Tive meu primeiro sonho lúcido.
    INCRÍVEL pessoal. Simplesmente.
    Como voce disse acordar no meio da madrugada não deu certo.
    Hoje eu acordei as 06:00, fui pra auto-escola e voltei ao sono as oito.
    Deixei uma gravação minha, com afirmações tocando. Isso me ajudou a não dormir profundamente eu acho.
    Quanto ao sonho, meu deus, foi simples, mas para mim, nossa, era o que eu queria.
    De repente eu levanto da cama e estou no meu serviço, sem camisa. Sempre sonho assim, passando vergonha perto dos outros sabe. Isso que me ajudou. Eu pensei: eu, trabalhando, sem camisa? Onde eu estava agora a pouco? Então respondi: na minha cama.
    Aii sim vi que com roupa ou sem roupa não importava, tava em um sonho.
    Foi fascinante.
    VlW as dicas, Márlon. Seu blog que me ajudou nisso.
    Confesso que já estava ficando sem paciência.
    Mas valew a pena, nossa. Isso por tive 5 minutos de lucidez.
    Agora deixa eu por isso no meu diário dos sonhos.
    Abrass márlon!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Um trecho do sonhos para posteriores comentários seus:

    -(...) Fico com cara de abobalhado. Meu irmão acha que eu estou meio drogado. Eu digo a ele que eu nem ligo, pois estava sonhando. A todo tempo eu escutava a gravação que eu tinha feito. Vim ao computador desliga-la. Mas o computador já estava desligado. Então vejo que a gravação que tocava fora do sonho saía da boca do meu irmão, e ele ficava repetindo e repetindo como a gravação. Nem mando ele calar a boca porque eu sabia que ele não ia calar [a gravação não iria parar de tocar]; saio lá fora, comprimento as pessoas. [Mas parecia que meu sono estava muito leve e me sentia na cama deitado denovo. Tento girar no próprio eixo mas dessa vez não consigo mais voltar da onde estava. Por mais que eu insistisse.]
    -O que fazer nessa hora???? Tentei a porta de casa. Tentei girar. Não rolo.
    Desde já obrigado Márlon.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Gustavo! Pelo menos carteira de habilitação de onironauta agora tu já tens ;))
    Qto ao tempo q levou tu foi muito rápido.
    .
    É normal levar bem mais tempo. Então aproveite para estudar bem os fatores que parecem ter sido determinantes pra ti conseguir a consciência e poder continuar aplicando.
    .
    Abs companheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon, demais leitores bom dia a todos!
      É a minha primeira postagem e gostaria de estar descrevendo aqui as minhas experiências com sonhos e obter comentários a respeito.
      Tenho pesquisado bastante sobre os sonhos lúcidos ultimamente talvez buscando resposta pelo que vem acontecendo comigo quando durmo.
      Em meu ultimo sonho 27-07-2013, lembro que estava em uma escola onde estudei em Sorocaba - SP até a oitava serie, eu estava numa sala de aula com minha esposa e no intervalo caminhei pelo corredor entre as salas ate a saída do estacionamento que ficava na parte mais baixa do terreno ao pátio da escola, minha intensão no sonho era justamente fazer o teste do salto, me afastei do pessoal e ao me ver sozinho fiz a pergunta se estava sonhando ou acordado, então olhei todo o redor e dei um pequeno e discreto salto para não chamar a atenção dos demais alunos, então me vi flutuando a uma determinada altura suficiente para ver o teto da escola e das casas ao redor, senti no momento que poderia voar se quisesse porem lembro de pensar no momento que já estava satisfeito de ter funcionado o teste do salto então retornei devagar ao solo e para ter certeza fiz também o teste de olhar para as mãos, foi quando notei que faltava em minha mao direita o meu dedo indicador, não tive medo pois já havia lido a respeito em relatos de outros leitores, então olhei novamente e estava perfeita,
      gostaria de comentários a respeito pois minha duvida é:
      será que eu estava realmente lucido neste sonho, ou devido estar pesquisando a respeito e lendo, este não é mais um sonho normal refletindo o que estou fazendo durante minha realidade.
      Tenho feito sempre durante o dia a pergunta ( estou acordado ou dormindo ) isto já alguns dias.

      obrigado!

      Excluir
    2. Oi Marcos

      Parece que tu ficou bem próximo de ficar consciente. Só tu mesmo pode nos dizer. Mas o fato é que no momento em que percebemos ser tudo meramente um sonho nosso, somos inundados com uma euforia difícil de controlar. É difícil não ficar bem doidinho ali com a experiência rsrsrs

      Acho que é mais provável que tu teve algo próximo de sonhar que teve um sonho lúcido.

      Além dos reality checks, é recomendável seguir firme nas anotações e quando fizer reality checks, não esqueça de questionar: "Estou sonhando ou não?"

      Tais aplicando qual método atualmente? É importante se ater a um método e manter ele por aproximadamente 1 mês e então analisar os resultados.

      O que eu tenho feito atualmente:

      - Manter um Diário de sonhos ao lado da cama(uso um netbook por causa da letra).

      - Um plano em mente ou um Experimento/Desafio para realizar assim que ficar consciente no sonho.

      - Programo para despertar entre a 4a e 6a hora. Relembro o Plano ou Experimento/Desafio e volto a dormir.

      - Reality check das mãos, pelo menos umas 5x ao dia com a reflexão: "estou sonhando ou não?"?

      Abs e bons sonhos pra ti!

      Excluir
    3. Ola Marlon,

      obrigado pelo retorno e sua atenção a minha postagem! não tenho ainda um método pleno definido porem vou ver um que se identifica com as minhas experiências e irei seguir conforme você instruiu, vou avaliar os resultados e volto conversar por aqui ok!
      apenas voltando na questão dos reality checks, poderia me passar novamente como tenho a certeza se estou lucido no sonho ou estou sonhando que estou lucido! srsrsr é meio complicado!

      obrigado!

      Excluir
  9. Nossa, parabéns pelo blog.
    Gostaria de contar minha experiência "não muito boas" a respeito dos sonhos lúcidos. A principio eu não sabia o que estava acontecendo, no meu primeiro sonho eu estranhei muito, sabia que estava num sonho, podia pensar sobre a minha vida, podia controlar meus pensamentos, porém não foi uma experiência boa e não tem sido, em todos os meus sonhos, eu estou paralisado na cama, nem conseguir me mexer, nem falar, vejo objetos levandando e vindo em minha direção, sei que é tudo um sonho, tento acordar pois não estou gostando, mas não consigo, tento incansavelmente me levantar mas nada adianta, meus sonhos lúcidos sempre são assim, eu estou aqui hje exatamente por causa do meu sonho lúcido de ontem, só fui descobrir o que era hje mesmo, ontem eu estava dormindo, paralisado, nção conseguia ver nada, nem falar, tentava me levantar e gritar mais nada acontecia, eu pensava "porque isso está acontecendo comigo", "como pode um sonho conseguir me dominar", "o que é esse sonho?", perguntas que eu não sabia a resposta, eu sei que nesse último sonho eu tentei muito acordar pois estava muito assustado, ainda havia uns sons de tempestade, uns sons que pareciam gritos, mas não eram, no final cansei de tentar acordar e me deixei dominar pelo sonho e pensei "quando sair disso, vou procurar respostas", e aqui estou, depois disso acordei normalmente, como se nada tivesse acontecido, minha mãe ainda estava no sofá, parecia que passou muito pouco tempo, porem no sonho pareceu uma eternidade. acordei completamente consciente do que havia acontecido.

    Pelo que li até então, os sonhos lúcidos pode nos trazer experiências muito boas, porem eu ainda não consigo domina-los, e isso me deixa numa situação horrível, pois não quero que isso aconteça toda vez que deite pra dormir.

    ResponderExcluir
  10. Olá Valber! Brigadão pelos elogios e seja muito bem-vindo!
    Pelo teu relato está parecendo que se trata de uma ocorrência de Paralisia do Sono(PS).
    .
    Quando a PS acontece, podemos ter a forte percepção neurofisiológica de um mecanismo natural do nosso corpo - chamado antonia muscular do sono- responsável por nos proteger de fazer movimentos com o corpo, enquanto estamos sonhando.
    .
    A questão é se essas ocorrências são frequentes ou esporádicas ou foi isolada.
    Caso sejam frequentes, trata-se de um distúrbio e pode ser tratado.
    .
    Caso seja esporádico ou isolado não há com o que se preocupar.
    .
    Vale ressaltar que durante essas ocorrências, podem acontecer alucinações visuais e auditivas bem intensas. Porém, agora que tu sabe o que é, não tem com o que se estressar.
    Há um texto que detalho técnica para sair dela(também já tive):
    Paralisia do Sono .

    http://www.sonhoslucidos.com/2011/01/o-que-e-paralisia-do-sono.html

    ResponderExcluir
  11. Putzgrila... pelo jeito tomei um ferro desgraçado numa prova que fiz agora há pouco ;( Filosofia da Linguagem... tão fascinante mas tô apanhando um bocado.
    Um dos meus planos é entrar num sonho da aula do professor ;)
    .
    .
    Gustavo,
    Sem stress companheiro, outra técnica bem conhecida é esfregar as mãos.
    Outra é focar a atenção em algum objeto. Pode ser as mãos por exemplo. Isso ajuda a evitar desconcentrar do sonho... mas pelo jeito ali já não tinha muito o que fazer . Talvez era fim de fase REM. E aí só rola um "perdeu playboy" rsrsrsrs
    .
    Siga firme com as técnicas e com o tempo e experimentações tu vai descobrindo o que funciona melhor pra ti.
    .
    Abçs e bons sonhos Gus!

    ResponderExcluir
  12. pessoal acho que logo logo eu consigo um sonho lúcido pelo método WILD, pq cada vez sinto um certo progresso...

    ResponderExcluir
  13. Eu consigo resolver questões pessoais e até aprender algo através dos sonhos. Me desligar de algo e também me aproximar...incrível saber que podemos ter acesso ao subconsciente de forma tão clara e real, de modo que ele fique tão acessível quanto o consciente...

    Jeanne
    jedynnye@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Com 7 anos tive o meu primeiro sonho lucido, so que eu usei ele para eu conseguir acordar. kkk, eu tava tipo, aaaa que que isso. Hoje em dia é muito,mas muito dificil mesmo lembar de meus sonhos, tem veses que eu acordo apavorado, e não sei porque, hoje por exemplo,apaguei a luz, e tentei dormir mais cedo, no que eu vejo, quando acordo, estou do outro lado da cama, com a luz e a tv ligada, e gritando para nada pegar meu pê, kkkkk. Acho que sou sonambulo, que trágico.

    ResponderExcluir
  15. se eu estiver em um sonho lucido e tentar colocar outro sonhe dentro dele como no filme a origem o que aconteçe?é possivel?faz mal???eu morro na vida real se morrer no sonho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonho em camadas é apenas ficção. No máximo a gente sonha com falsos despertar. É linear. ;)

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, sempre achei loco esse lance de sonho ainda mais quando colocado a palavra lúcido junto dele, ontem a noite por volta das 22:00 comecei a estudar sites e tópicos sobre o assunto, comecei por comunidades, tópicos e depois alguns sites, depois de muitos textos, vídeos, achei os tutoriais do Sergio Mattos, vi o primeiro vídeo e resolvi dormir as 4:00 da madruga.
    Tamanha é minha vontade de conseguir esses resultados e ser mais um discípulo do tema que essa noite mesmo consegui lembrar não 1 nem 2, mas 5 sonhos que tive e com incríveis detalhes, não foram lúcidos nem eperava que fossem porque ainda estou começando a aprender, escrevi todos em um caderno e essa noite farei o mesmo.
    Sei que tem vários métodos mas não sei qual usar, alguem tem alguma dica de método e esse lance de RC algum bom também, tenham certeza que estarei aqui todas as noites tirando dúvidas e se puder pretendo ajudar muito também.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, seja bem-vindo onironauta!

      Foi dormir somente as 4h da matina?!
      Meio tarde não companheiro!? Lembre-se que a qualidade do sono é extremamente importante pra gente ter chance de ficar consciente nos sonhos.

      Parabéns pela capacidade de recordação! Esse é o primeiro passo, sempre. E pelo jeito tu já começa bem.

      Eu tenho sugerido o que está funcionando melhor comigo. Trata-se de aplicar o Tholey com o MILD.
      Resumi a técnica aqui:


      Fórmula para ter sonhos lúcidos.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  18. E ae Márlon, fiquei um tempo sem postar aqui pq estava fazendo alguns testes.
    Tentei algumas técnicas e ainda não tinha sonhado lúcido, mas esses últimos 3 dias consegui sonhar lúcido todos os dias, terça, quarta, e quinta, vou fazer mais um teste hoje e tirar algumas variáveis e se der o mesmo resultado posto como foi o esquema "infalível" que fiz se é que pode ser chamado assim rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q blezinha heim Leandro! Compartilha como foi tua técnica, sonhos e rotina companheiro!

      Excluir
  19. blog parece ser muito interessante...sempre gostei muito desse assunto, primeira vez q acesso, mas ja ta nos favoritos. abraço a todos

    ResponderExcluir
  20. cara parabéns pelo blog. me chamo Hierro e gosto muito desta área da psicologia, porém ainda não tive oportunidade de me aprofundar nesses estudos. Ficarei ligado no blog para que possamos dividir as experiências e novas descobertas. Ah!!
    e, vc é psicologo ou simplesmente gosta desta filosofia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou estudante de filosofia pela ufpr e bacharel em direito ;)

      Excluir
  21. Incrível. Não imaginava poder achar um texto tão rico em sonhos lúcidos como este.

    ResponderExcluir
  22. bom dia para todos, queria pedir alguma orientaçao a vocês
    primeiro eu gostaria de dizer que consigo me lembrar de quase todos os meus sonhos, sao bem reais e por quatro vezes eu consegui ter a sensaçao maravilhosa de saber que estava sonhando todos os dias eu fico ansioso para chegar a hora de dormir novamente para ter outra experiencia dessas. mas é muito dificil sei que exige muita diciplina e concentraçao. alguem pode me dizer algo me me ajude a ter melhores resultados? grato pela atençao.

    ResponderExcluir
  23. Olha não tem grande segredo não. É vc começar a anotar seus sonhos em um Diário Onírico, aprenda a seguir uma técnica(eu uso MILD), fazer os reality chekcs e em pouco tempo a lucidez acontecerá com frequencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu ivone pela atençao olha ja estou anotando os sonhos e vou usar a tecnica mild espero ter suucesso logo logo grato pela atençao.

      Excluir
  24. Marlon, eu tenho muitos sonhos lúcidos nos sonos da tarde, será pq? eu durmo muito tarde e acordo cedo pra sair, quando chego em casa, eu almoço e vou dormir, nesse periodo eu tenho muita confusão mental e entro sempre em sonhos bizarros e loucos, mas eu sei que to sonhando.. tbm nas madrugadas antes de dormir eu tenho muita paralisia de sono, meu corpo as vezes fica por 5 minutos sem eu poder movimentar, só os olhos, e eu tenho muita alteração visual e alucinação sonora, ouço muitos ruídos, mas nenhum eu consigo entender. O que devo fazer pra atingir um estado de sonho lúcido mais demorado ou que eu possa controlá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jose


      As viões podem ser alucinações hipnagógicas(ao adormecer) ou hipnopômpicas(ao despertar). Os barulhos podem ser alucinações auditivas....

      A dificuldade de estabilizar muito provavelmente é porque tu não atingiu a fase REM(quando os sonhos são intensos e vívidos). Pelo jeito q tu relatou a qualidade do sono não anda boa.

      Acho que o primeiro passo seria dar um jeito de melhorar isso, de repente se condicionando a dormir mais cedo. Sei q não é fácil. Mas me parece ser a melhor alternativa. ;)

      Excluir
    2. Muito obrigado, de verdade. Eu ando lendo o blog constantemente e já venho anotando os meus sonhos e tentando melhorar minha qualidade de sono, que é difícil, mas eu venho tentando, e sempre uso o WILD, pois foi o método que mais me adaptei. Eu tenho paralisia de sono com muita frequencia, e os sonhos lucidos nao ficam estáticos, eles mudam rápido e são muito fragmentados. Abraços, Marlon, estarei sempre aqui, quando eu tiver dúvidas irei comentar no blog.

      Excluir
  25. Olá para todos! Já tenho meu Diário dos Sonhos e estou praticando o método Tholey (fazendo todos os reality checks várias vezes ao dia), mas tenho muita dificuldade pra pegar no sono =\

    Fiquei lúcida por alguns instantes uma vez, mas fiquei tão excitada por ter conseguido que perdi a consciência rsrs e o estranho é que o sonho continuou acontecendo sem o meu controle. Foi frustante!

    Agora estou tentando controlar a ansiedade e procurando relaxar bastante antes de dormir. Quem tiver dicas para me ajudar a pegar no sono mais rápido, agradeço! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda

      Em homenagem as boas questões propostas pelo afonso e por ti, sobre qualidade do sono e dificuldade pra pegar no sono, vou fazer um post agora mesmo. ;D

      Excluir
  26. Eu tenho o mesmo problema da Amanda, eu demoro pra pegar no sono.
    Se eu ficar 24 Horas acordado eu fico com sono, mas mesmo assim eu demoro pra dormir.
    Eu tbm queria achar uma solução pra isso, eu sempre tento usar o WILD, mas eu não consigo dormir.

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho sonhos lucidos desde criança, mas só desde há pouco tempo é que me apercebi que tinha um nome. Gostava de tirar uma dúvida. eu normalmente deito-me às duas e acordo as oito e meia, mas durmo sem interrupções, o problema é que como lembro-me quase sempre dos sonhos parece que não dormi nada e passo o dia cheio de sono.
    Hoje tive logo este sonho lúcido no inicio do sono, das duas às três da manha. outra coisa estranha é que estes sonhos parecem sempre mais pesadelos, no qual sinto-me sempre a ser agarrado. Acordo com a respiração forte e mais cansado do que quando adormeci.. será que tenho algum distúrbio do sono ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite que vc sempre tem sonho lúcido, e controle o seu sonho, transforme os monstros em amigos hehe e mude a paisagem para um lugar que vc queira.

      Excluir
    2. Ter sonhos lúcidos ou sonhos intensos logo no início do sono é um sinal claro de que estava com "débito de sono".

      Pelo relato do teu tempo total de sono tais é dormindo pouco. 6h de sono é para a maioria das pessoas pouco tempo. Até podemos levar por um tempo assim, mas os prejuízos não demoram pra aparecer: sonolência exessiva durante o dia, muito café para se manter, irritabilidade, dificuldade de se concentrar, cansaço, etc..

      Precisa é higienizar esse teu sono urgente brother!
      Experimente seguir as recomendações do último post:
      http://www.sonhoslucidos.com/2012/06/aprendendo-dormir-mais-cedo-quando.html

      Abraços e bons sonhos!

      Excluir
  28. Oi, Tenho uma coisa interessante a contar.
    Eu tenho sonhos lúcidos e gosto confesso que gosto deles.
    Eu comecei a perceber a uns 3 anos já, um dia lendo algumas besteiras atoa na net achei sobre o assunto.
    Eu tenho bastante destes sonhos, principalmente quando durmo bastante. Além de saber que estou sonhando, posso acordar e voltar dormir(com um curto espaço de tempo) que na maioria das vezes volto o sonho de onde parei, e o que eu acho o mais incrível é que posso até controlar esses sonhos lúcidos, decido o que acontece.
    As vezes, sonho coisas e elas acontecem, ja tive muito isso, e além disto tenho um super sexto sentido, no mínimo umas 4 vezes ao dia, sempre acerto. kkk
    Algumas pessoas pras quais eu conto se assustam.
    História contada, Bjo.
    E-mail: tcshermann@hotmail.com >> Thais Hermann

    ResponderExcluir
  29. Oi eu descobri sobre sonhos lúcidos há pouco tempo e achei interessante, já que raramente lembrava bem do meus sonhos. Comecei a tentar técnicas que não precisam que eu acorde para tentar lembrar dos sonhos e talvez ficar lúcido, em um dia, consegui me lembrar de dois sonhos. O problema foi que em um era como se eu assistisse algo, eu simplesmente via e não estava ali, e tbm não tinha nenhum conhecido. O segundo, eu estava lá mas não era eu, era como um personagem que eu estivesse interpretando, exceto que nem fisicamente tinha nada como eu. Eu acho q eu não vou conseguir ter sonhos lucidos se continuar sonhando assim. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  30. hmmmmmmmmmmmmm venho tentando isso, meditar tmb

    ResponderExcluir
  31. Apagaram minha postagem pq??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não foi apagado postagem alguma. Faço isso apenas em casos extremos, como uso de palavrões, ofensas ou xingamentos.

      Abs!
      Márlon

      Excluir
  32. Opa!! Tem uns 3 dias q venho lendo o site!! Me interessei e nessa manhã eu decidi q ia ter sonho lucido!! Fiz td direitinho utilizei o MILD... fui ter meu primeiro sonho na oitava hora de sono! O grande problema é que nao consegui lucidez... eu tive 4 sonhos seguidos o unico que me lembro com detalhes foi o primeiro! O que acontecia era que quando eu ia olhar minhas mãos para fazer o RC eu acordava... tentei nos 4 sonhos mas nada... Alguma dica?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa e aí onironauta!

      Tais usando o MILD que é um dos métodos de indução mais consagrados. Reality check das mãos idem. Porém como está te fazendo acordar, uma boa alternativa é apenas trocar. Experimente olhar a hora do relógio(que tenha segundos) e se questionando "Estou sonhando ou não?".

      Pode optar pelo reality check do interruptor. Ligue e desligue prestando atenção como ele responde certinho e fazendo a mesma pergunta.

      Prender o nariz e tentar respirar por ele, puxar o dedo da mão tentando esticá-lo... e por aí vai :)

      Agora o que é fundamental: tais anotando teus sonhos?

      Abração e nice dreams man!
      PS: não esqueça da importância de procurar levar a idéia de ficar consciente nos sonhos de modo calmo e tranquilo, ansiedade só atrapalha.

      Excluir
  33. Olá, me chamo Bruno, sou novo aqui no site, fiquei interessado em sl's pois lembro-me de ter tido um sl a muito tempo, então resolvi pesquisar sobre o assunto e cheguei a este ótimo blog.
    Então, de umas semanas pra ca estou focado em aprender mais sobre os sl, e foi justamente esta semana que ocorreu algo estranho, estava em um sonho, mas sem consiencia, quando olho para as maos e noto que estao perfeitas, mais tarde olho no relogio do celular e observei a hora: 14:05, um tempo depois volto a olhar o relogio e novamente nada acontece, marcava 14:07, um dia normal, isto acnteceu enquanto caminhava para casa, tenho certeza que foi um sonho, lembro-me perfeitamente, oque pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Reality checks não são infalíveis. Eles se baseiam no fato de que os sonhos não coseguirão emular a realidade dentro de todo mecanicismo e lógica em que ela está fundamentada.

      Na nossa mente a realidade é essencialmente criativa e emocional. Por isso quanto mais mecânico for o reality check maiores as chances de ele ser eficiente. Mas é claro que haverá maior ou menor eficiência de sonhador lúcido para sonhador lúcido.

      Experimente ligar e desligar interruptores. Prender o nariz tentar respirar por ele. Ler um texto de um livro, puxar um dedo, respirar embaixo d'água rsrsrsrs e por aí vai :)

      Excluir
    2. Ok Obrigado,
      Acho que é azar pois nunca lembro
      fazer rcs nos sonhos, e logo quando fiz
      não deu certo rsrsrsrs. Mas espero que
      da próxima funcione.

      Excluir
  34. Legal esse site, sempre me identifiquei com a palavra SONHO, é uma coisa ao mesmo tempo natural ao outro mistica, muitas vezes eu lembro dos meus sonhos quando acontece algo semelhante no meu dia, hoje mesmo acordei com um sonho por ser meio estranho, tava um homem não sei quem é nem prestei atenção, mais em seguida fez um tipo de zoom para dentro de seu olho bem azul e de uma hora para outra eu tava em um mundo diferente, acordei logo em seguida, seja la oque significa, vou fica de olho nesse blog curti muito ;)

    ResponderExcluir
  35. Mano Márlon, nunca tinha ouvido falar nesse trem cara. Estou escrevendo só para registrar que fui conhecer seu blog, mas tenho muita coisa para ler antes de dar algum palpite ou até mesmo para ter alguma dúvida. Parabéns pelo blog. Giba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe brigadão pela força e pela visita cumpadi!! ;D

      Excluir
  36. Muito interessante, eu costumo ter sonhos bastante reais mas bem perto de quando estou acordando, posso pular, correr, procuro pessoas e raciocino... Meu único problema é que percebo que estou acordando. as vezes consigo voltar pro sonho e manter por mais um tempo, mas outras acabo abrindo os olhos e Puff... kkkkkkkk Dai resolvi pesquisar mais sobre isso, valeu pela informação, ótima matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, brigadão pelo elogio e seja sempre bem-vinda!

      Pelo jeito tu já naturalmente tem percebido a importância de dormir com qualidade, afinal tem vivenciado que teus melhores e mais intensos sonhos, acontecem nas últimas horas de sono.

      Nas últimas horas de sono, nosso cérebro chega nas "Fases REM tardias" que contém os períodos com mais quantidade de sonhos vívidos. Pode-se chegar até 45 min de REM ;D

      Para chegar nessas fases REM, é preciso aprender a dormir com qualidade. Dormir uma bela noite de sono, até que o corpo e a mente estejam saciados.

      Abs e bons sonhos pra ti!
      ps: não deixe de visitar também nosso FÓRUM.

      Excluir
  37. Olá!
    Pode parecer uma pergunta idiota, mas...
    Consigo sentir meus sonhos, controlá-los e as vezes até dar continuidade depois de acordar e voltar a dormir, mas nunca usei técnica nenhuma ou me interessei por isso.
    Há um tempo tive um sonho muito parecido com algum tipo de ritual (com velas, essas coisas) e nesse sonho um ser terrivelmente feio e estranho agarrou meu braço e queimou... isso no sonho. Depois disso meu braço doeu no local por mais de uma semana.
    E é sempre assim, sinto a dor, gosto, cheiro... e tudo quer der pra sentir através de sonhos.
    Alguém pode me explicar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xscape,

      Realmente algumas pessoas possuem mesmo certa facilidade.
      Muitas pessoas já tiveram sonhos lúcidos e não se lembram. Especialmente na infância, quando nosso cérebro ainda não está totalmente formado, existem hipóteses que apontam uma maior facilidade, em função disso. Talvez na adolescência também, mas já menos que na infância.

      Sobre sentir dor, gosto e cheiro, as experiências nos sonhos podem ser tão fortes que trazemos a memória delas. O beliscão mais doído que ganhei, foi realmente num sonho rsrsrs

      Excluir
  38. Marlon, demais leitores bom dia a todos!
    É a minha primeira postagem e gostaria de estar descrevendo aqui as minhas experiências com sonhos e obter comentários a respeito.
    Tenho pesquisado bastante sobre os sonhos lúcidos ultimamente talvez buscando resposta pelo que vem acontecendo comigo quando durmo.
    Em meu ultimo sonho 27-07-2013, lembro que estava em uma escola onde estudei em Sorocaba - SP até a oitava serie, eu estava numa sala de aula com minha esposa e no intervalo caminhei pelo corredor entre as salas ate a saída do estacionamento que ficava na parte mais baixa do terreno ao pátio da escola, minha intensão no sonho era justamente fazer o teste do salto, me afastei do pessoal e ao me ver sozinho fiz a pergunta se estava sonhando ou acordado, então olhei todo o redor e dei um pequeno e discreto salto para não chamar a atenção dos demais alunos, então me vi flutuando a uma determinada altura suficiente para ver o teto da escola e das casas ao redor, senti no momento que poderia voar se quisesse porem lembro de pensar no momento que já estava satisfeito de ter funcionado o teste do salto então retornei devagar ao solo e para ter certeza fiz também o teste de olhar para as mãos, foi quando notei que faltava em minha mao direita o meu dedo indicador, não tive medo pois já havia lido a respeito em relatos de outros leitores, então olhei novamente e estava perfeita,
    gostaria de comentários a respeito pois minha duvida é:
    será que eu estava realmente lucido neste sonho, ou devido estar pesquisando a respeito e lendo, este não é mais um sonho normal refletindo o que estou fazendo durante minha realidade.
    Tenho feito sempre durante o dia a pergunta ( estou acordado ou dormindo ) isto já alguns dias.

    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Se o reality check foi suficiente para ti ficar consciente, só tu pode dizer... caso tenha mesmo dúvida, o mais comum é que não chegou a consciência. A sensação tende a ser bem esmagadora rsrsrsrs e inesquecível! Chega a ser difícil controlar a euforia.

      Tens anotado teus sonhos no Diário de Sonhos? Que método tens aplicado?

      Excluir
  39. Eu sou sensitivo. Consigo perceber coisas que as demais pessoas não conseguem. É como se eu pudesse ver e ouvir um pouco mais longe que as pessoas comuns. Tenho meu caso estudado por laboratórios daqui do Rio, onde moro.
    Tenho sonhos lúcidos quase que diariamente sem usar nenhuma técnica em específico. Hoje mesmo tive um, sonhei com uma Igreja, meio medieval (Posso até desenhar os detalhes da arquitetura), e eu sabia que estava sonhando. Várias vezes, por vontade própria, eu resolvia sair da Igreja e ir para outro lugar, acabava entrando em outro sonho; logo em seguida, resolvia voltar e voltava para a Igreja. Muito legal!

    Minha mãe é espírita e fala que minha alma é fortemente conectada com alguma outra dimensão. Quando criança, ela dizia que eu costumava falar sozinho. Com 3 amigos imaginários. E como sou desenhista, cheguei a desenhá-los.

    Em fim, acho que não adianta forçar. Não são todos que podem ter essa experiência.
    Pessoas que se preocupam muito com problemas do dia a dia, como trabalho e etc, vivem estressadas e cansadas emocionalmente, dificilmente conseguirão ter essa experiência.

    O segredo é ter mente aberta e se manter relaxado o máximo possível. O resto, não precisa de técnicas, vem naturalmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu caso eu sei que estou sonhado e tenho medo do que possa ver, medo do desconhecido, vc sai da igreja neh .eu não teria coragem para isso,ficaria com medo tentando acordar mto ruim pq tenho mto medo de fikar presa o sonho..

      Excluir
  40. oi, eu ja tive uns tres ou quatro sonhos lucidos e os dois ultimos aconteceram em dias seguidos, percebi que em ambos, a maneira que encontrei de saber q estou sonhando foi atraves de meu celular quebrando e do meu desespero em ve-lo quebrado e querer estar sinhando, então eu percebo q realmente estou sonhando e passo a lingua entre os dentes e eles começam a cair e é ai q tenho a certeza total e começo a me aventurar nos sonhos. (esse dos dentes caindo aconteceu em tres dos quatro sonhos) vc acha q isso pode ser uma especie de sinal q meu corpo encontrou para me sinalizar quando estou sonhando?

    ResponderExcluir
  41. olha já tive vários sonhos lúcidos mas para min são horríveis pq não consigo acordar e no sonho eu sei q estou sonhando..mas e mto difícil acordar como faço para acordar? já coloquei despertador mais não funciona eu escuto ele no sonho e não acordo, so acordo quando alguém me da um toque e como se eu ficasse presa n sonho mto ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tb uma vez eu sabia q estava sonhando e tinha alguém no quarto empe ai fiquei com medo e não conseguia acordar com o despertador ai com mto custo eu peguei e mordi meu lábios ai que acordei...nossa mto ruim

      Excluir
  42. Hey Marlon, eu sou a Mery e tenho 15 anos, eu dei uma olhada no seu blog e resolvi te pedir ajuda pq eu tive dois sonhos lúcidos naturalmente. O primeiro foi a muito tempo, eu estava tendo um sonho bom, qnd eu me questionei se aquilo era real, eu conseguí discernir q ñ e conseguí ter consciência, só q qnd eu conseguí isso, as coisas do meu sonho começaram a virar-se contra mim e a querer me perseguir e me impedir de algo então eu me forcei a acordar. E hj eu tive outro q foi tão real q eu ñ sei se era realmente real ou se eu estava sonhando q era, pq eu perdia e retomava o controle constantemente, e qnd eu estava no controle eu sempre estava a procura de algo, e conseguia fazer coisas como sentir o cheiro e o toque de tudo. Algo p me ajudar? Tmb mandei isso pro seu face rsrs

    ResponderExcluir
  43. Olá Mary seja bem vinda ; ) então sobre seu sonho há muitos fatores que englobam toda a trama de um sonho lúcido desde o controle x consciência até os graus/oscilações de consciência. As vezes podemos não estar tanto no controle como imaginamos rs. Bom caso queira compartilhar mais experiências conosco não deixe de visitar o nosso fórum, forte abraço! :D

    ResponderExcluir
  44. Cheguei no site fuçando por ai e me espantei. Tenho 17 anos e sonhos lúcidos há pelo menos um. Nem sabia o que era pois pra mim é muito normal, pensava como simplesmente um "sonho diferente". Aproveitando minha facilidade em ter estes tais sonhos como posso fazer para aprimorá-los e dominá-los mais ainda? Obrigado! Boa sorte a todos que estão tentanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, seja bem-vindo!

      Tua reação parece ter sido como a minha, um dia que li uma reportagem numa revista sobre o tema dos sonhos lúcidos.

      Aqui no blog, tu vai encontrar material bacana tanto desenvolver tua habilidade, assim como técnicas para controlar ou manipular indiretamente o sonho.

      Atenção para um erro bem comum entre os sonhadores lúcidos que estão começando que é o de querer ficar controlando "na marra" o sonho. Use técnica das portas por exemplo.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  45. Sensacional o texto. Olha a pouco tempo tive um sonho lúcido, e não tenho palavras para expressar o quanto impressionado fiquei. Lembro que estava na rua de casa, mas por algum motivo percebi que estava sonhando, era tudo tão tão real, muito perfeito mesmo, e eu me perguntava, "como a minha mente reproduz isso?, como tantas informações do mundo real cabem nela?" Passava a mão na parede e sentia a ponta dos meus dedos, uma sensação idêntica a do mundo real, não estou exagerando era idêntica mesmo. O ambiente que estava era perfeitamente idêntico ao que eu conheço no mundo real. Depois lembro entrei na casa de um vizinho meu e pouco depois acordei. A partir desse dia fiquei fascinado com o potencial do cérebro humano e comecei a pesquisar sobre sonhos até chegar nesse site. Espero ter mais sonhos lúcidos e explorar minha mente neles ao máximo, e vou fazer de tudo para vivenciá-los novamente, pois aquela experiência não sai da minha memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo relato GuilhermeOS! Seja sempre bem-vindo onironauta.

      É fascinante como nosso cérebro pode ser capaz de façanhas tão fabulosas e monumentais como os sonhos... e os sonhos lúcidos então são mesmo algo mais que espetacular. ;)

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Na minha vida inteira tive sonhos lúcidos e consigo voar, parar o tempo, comer todas as mulheres que quiser, no caso de voar eu não consigo igual o super man só as vezes, eu só consigo planar e pular bem alto depois planar, atravessar paredes ter poderes de todo tipo, mas também tenho paralisia do sono e é horrível vejo pessoas ao meu redor, pessoas me sacudindo, cachorro comendo meus braços, e nunca consigo ver a forma da pessoa só a sombra, e elas falam coisas e riam, e eu não consigo me mecher, mas vejo tudo e não sei se estou sonhando ou dormindo.. é a pior coisa do mundo. hoje eu fui dormir com meu filho ele é quente e se meche muito então sei que ele é real, ai durmo bem... Em todo lugar só fala como ter sonhos lúcidos mas como faz para não ter nada disso. Eu já acostumei e não tenho mais medo, mas acordo estressado e com ódio disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo,

      Teu caso é típico de quem tem Paralisia do Sono crônica. O recomendável nesses casos é procurar um médico da área de Medicina do Sono.

      Abs e boas melhoras onironauta!

      Excluir
  48. Ja consigo controlar meus sonhos, e consigo acordar de imediato, por exemplo quando sei que tem alguem falando comigo, apenas olho pro lado rapidamente, e então acordo.. Percebi que os melhores horários que consegui comandar meus sonhos foi a tarde, algumas horas após eu ter almoçado..

    ResponderExcluir
  49. Oi eu sonhei um sonho ruim essa noiteum sonho que me deixou muito triste e eu estava sintindo esse sonho na vida real enquanto eu estava dormindo e quando eu acordei eu tava chorando pq isso acontesse?

    ResponderExcluir
  50. Anônimo 19 fevereiro
    Seu sonho pode estar ligado a vários fatores psicológicos/emocionais para uma melhor análise tente relembrar dos detalhes do seu sonho e observar as passagens e acontecimentos. Faça uma ligação com sua realidade quotidiana e retire suas próprias conclusões. Veja se há alguma informação que esteja ligada a sua vida real ou foi apenas uma trama do seu subconsciente bem construída para lhe pregar uma grande peça teatral. Talvez algum trauma recente, uma pertubação, problemas pessoais, profissionais, sentimentais etc.
    Filmes, leituras fortes antes de dormir também pode ter forte influência no enredo de sonho = )

    ResponderExcluir
  51. Olá, achei muito interessante o assunto. Sonho todos os dias e me lembro todos os dias deles, desde de criança sempre tive controle sobre meus sonhos, no entanto, acordo sempre cansada como se eu tivesse vivenciado todos os acontecimentos passado neles. Gostaria de saber se existe algum tipo de terapia, na qual me possibilitasse não lembrar de todos os sonhos e não vivenciá-los com tanta intensidade. Desde que me entendo por gente lembrei diariamente de todos os sonhos que tive.

    ResponderExcluir
  52. Olá, eu sou o Luís. Estou aqui pela primeira vez e gostaria que me tirassem algumas dúvidas se pudessem. Eu costumo lembrar me de grande parte dos meus sonhos, nunca me lembro como começam, mas lembro me de 3 ou 4 sonhos que tenho por noite.
    Já tinha ouvido falar nos sonhos lucidos e um dia decidi começar a fazer o diário de sonhos e nesse mesmo dia, observei inúmeras vezes as minhas mãos, e perguntei se estaria a sonhar e contei os dedos. Na noite seguinte penso que quase tive um sonho lúcido, pois durante o sonho quando olhei para as minhas mãos e só tinha 4 dedos numa mão,percebi que estava a sonhar, fiquei tão eufórico que acho que nao aguentei o sonho, e parece que senti uma força a puxar me, acordei e nos momentos a seguir nao me conseguia mexer, acho que por causa da paralesia do sono. Na noite seguinte e que me baralhei todo, a meio de um sonho pensei para mim, estarei a sonhar ?! MAs nao conferi as mãos nem nada, o sonho manteve-se, parecia que numas partes estava lúcido e noutras não, numas partes parecia que eu tomava as minhas decisões e noutras nao. Quando acordei fiquei sem perceber se era um sonho lúcido ou se eu estava a ssonhar que estava a ter um sonho lúcido, uma espécie de sonho dentro de outro sonho.
    As minhas duvidas são as seguintes:
    estou num bom caminho?
    A paralesía do sono é prejudicial?
    Já ouvi falar em viagens astrais, tem alguma ligação com os sonhos lúcidos?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  53. Sim, está indo bem e com o tempo e prática dos exercícios terá maior facilidade e resultados.
    Um sonho dentro de outro sonho seguido de um falso despertar ou outra transição dentro do sonho também é algo bem comum.
    A paralisia do sono não é prejudicial, mas sim digamos que um processo natural assim falando, faz parte, pois quando estamos dormindo agi como uma defesa do nosso corpo para não nos mexermos enquanto estamos sonhando, pois poderíamos nos machucar, o que acontece é que as vezes acordamos antes do processo ser encerrado e então ficamos daquele jeito paralisados e sonhando acordado.
    Independente de várias culturas e crenças o que posso dizer é o seguinte viagem astral não tem nenhuma relação com os sonhos lúcidos.
    O sonho seja inconsciente ou consciente é uma criação da sua própria mente.
    A viagem astral tem uma relação completamente diferente, pois estaria ligada a uma separação da alma/espirito/essência ou consciência do corpo físico para outros ou mesmo mundo em questão.

    ResponderExcluir
  54. pelo q eu li , ja tive sonhos lucidos so q nao consigo manter a concentraçao por mt tempo,pois geralmente ocorre quando ja estou perto de despertar..

    ResponderExcluir
  55. oi sou Francisca, e achei mt interessante esse blog, ha alguns dias eu sonhei q estava numa rua de uma cidade q morei a pouco tempo, e derrepente essa rua se transformava numa casa mt grande e lembro q passei a correr de uma ponta a outra sem motivo aparente , talvez por pura diversao... entao num determinado momento cheguei ate a porta e percebi q uma mulher qeria entrar na casa e eu tentava fecha a porta pra ela nao entrar, foi quando eu disse pra mim mesma q estava sonhando e decidi explorar um quarto q apareceu do nada ao lado da porta e la eu encontrei uma comoda e em cima dela havia um pedaco de papel com uma sequencia de numeros escritos, ento eu procurei uma caneta e comecei a escrever os numeros na palma da mao, era como se fosse real sentia a caneta tocar minha pele eu via nitidamente os numeros e comecei a repeti los para q eu nao esqecesse, foi nessa hora q axo q fiquei nervosa e nao conseguir manter o sonho, entao acordei olhei pra minha mao na esperanca de ver os numeros escritos , mas tinha sido um sonho,claro.. isso pode ter sido um sonho lucido?, lembrado q essa nao é a primeira vez q durante o sonho tenho consiencia de q estou sonhando e passo a nao ter medo e algumas ja ate consegui controlar aquilo q eu qeria q acontecesse no sonho.. esse sonho q relatei é uma exemplo eu decidi q qeria encontrar numeros e eu os encontrei , pena q nao consegui memoriza todos... ate entao nunca tinha ouvido falar de sonhos lucidos...

    ResponderExcluir
  56. Cara isso é uma droga. Eu sempre quando estou sonhando em um determinado momento percebo que estou sonhando e começo a tentar coisas loucas como voar, materializar coisas dentro do sonho, a maioria das vezes consigo, mais sempre eu acordo depois de um curto tempo e quando durmo dinovo não é sempre que consigo voltar a ter o mesmo sonho e acabo ficando frustrado, hehe. O mais estranho é que no inicio eu percebia que estava sonhando quando no sonho eu estava dirigindo, sempre tento acelerar tanto o carro quanto a moto e ele nunca passa de 20km/h e nesse momento exato eu sei que estou sonhando e tomo o controle da situação. Agora além do fato de estar dirigindo, tem o fato de estar acontencendo algo fora da minha realidade, de estar em um lugar desconhecido, ou que sou muito rico, quando penso na minha familia e no sonho eles não estão, enfim desde que meu sonho fuja um pouco da realidade eu tomo o controle da situação.

    ResponderExcluir
  57. Eaee, bom, entrei agora no site e ja curti pra caramba hahah, ja tive vários sonhos lucidos, um deles foi q eu tinha poder de soltar raios pelas minhas maos, dae vi q estava sonhando, pois isso era impossivel na vida real rsrs. Mas queria saber se tem estudos sobre isso: ha dias em que eu comeco a sonhar e acordo de verdade, ae eu durmo de volta e continuo sonhando, daí acordo pq o sonho esta extremamente ruim, e durmo de volta e nao consigo parar de ter aquele mesmo sonho, e durante ele eu me sinto com a mente extremamente cansada, e o unico jeito de parar de sonhar é eu levantar da cama fazer alguma coisa por bastante tempo e depois ir dormir. Alguem sabe me explicar oque é isso?

    ResponderExcluir
  58. Quando citou sobre: "O sonho estar extremamente ruim..." quis dizer referente as qualidades visuais do sonho os sentidos do mesmo ou que o sonho torna-se desagradável deixando-o desconfortável?

    Sobre você voltar ao mesmo sonho esse é um método de indução indireta chamado (DEILD), talvez incondicional de sua parte já que o mesmo sente induzido pela experiência e consecutivamente sua mente tende a ficar exausta...

    Exceto pela parte de ficar cansado, pois isso não é natural, os sonhos lúcidos geralmente nos trazem sentimentos e emoções boas como liberdade, prazer e a ânsia por mais experiências.

    O fato de levantar da cama e fazer alguma coisa para distrair-se ajuda digamos que a ajustar suas ondas cerebrais, pois quando você volta a se deitar pode dormir naturalmente quebrando o ciclo do sono.

    O método de DEILD tende a manter-nos em um unico trajeto durante o sonho ou sonhos similares seja lúcido ou não lúcido, um pequeno nível de atenção mais a sonolência após o despertar ajuda a facilitar a separação para o mundo onírico, quanto mais imóvel estiver enquanto aplicando o exercício maior será probabilidade de sucesso. Pode ser aplicado inúmeras vezes, porém o nível de recordação do sonho irá diminuir quanto mais reentradas realizar.

    Abraços, dúvidas visite o nosso fórum!

    ResponderExcluir
  59. Oi pessoal do "sls", tem como eu ficar lucido em um sonho, e na transição de um sonho para o outro eu perder a lucidez?

    ResponderExcluir
  60. ate meus 14 anos tinha muita facilidade de ter sonhos lucidos, tipo vinha logo apos fechar meus olhos, nem sabia que se chamava assim, no começo tinha medo ate orava pra acordar rsrs, mas logo depois chegava ate me aproveitar disso rsrs, houve um tempo ate que a melhor parte do meu dia era na noite quando ia dormir, era loucura chegava a pensar que tudo aquilo a minha volta era real, ainda não sei bem o que se aproveita "fora fazer o que quizer" de sonhos lucidos mas lembro que ja consegui uma informação verdadeira em um sonho, foi assim: no sonho perguntei o quem era a mãe de certa pessoa ele me respondeu fulana tal, dias depois so por curiosidade perguntei quem era a mãe do mesmo individuo "na realidade" e olha so a resposta coincidiu, foi assim mesmo, sei que na minha nova rotina de adulto ja não tive mais sonhos assim nem tempo pra isso rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tive uma fase de sonhos lúcidos muito boa na infância, mais agora quando adulto tenho la uma vez por ano rsrs

      Excluir
  61. se eu praticar a paralisia do sono isso pode desencadear um efeito em q ela acontece todas as noites?

    ResponderExcluir
  62. Olá, eu sonho sempre com o mesmo lugar onde já morei anos atrás ,tem semana que eu sonho todos os dias,quando vim morar na cidade que moro atualmente eu não sonhava,mas a partir de 2014 eu não sei o que acontece,isso me irrita e me deixa mal ,quero parar de sonhar mas não consigo ,me ajudem por favor.O local do sonho é geralmente a escola ,o rio,o quintal da casa,a casa da bisa vó... Meu Deus é uma tortura.

    ResponderExcluir
  63. Gostaria de dividir algumas experiencias aqui, e espero que sejam úteis.
    Tive poucos sonhos lúcidos, sem provoca-los. (Até então eu não sabia que existiam técnicas para provoca-los).
    Então... Pude perceber certos padrões:
    O primeiro é sobre a ansiedade e a expectativa, se você ficar ansioso ou exaltado com o teu sonho lúcido... FIM! Acorda! (Oque é muito irritante.) Então mantenha a calma e encare como algo normal.
    Outra coisa são as habilidades extra humanas, que até agora eu só conseguir flutuar a uma altura de uns 30 metros no máximo. Não use a força física para fazer isso, o seu corpo "espiritual" ficara pesado e você não sairá do chão... Mantenha a calma e concentre-se no seu objetivo... foque com o cérebro. Sempre mantendo a calma e encarando como se você soube-se fazer aquilo.
    Outra coisinha, uma técnica que aprendi sobre pesadelos: Quando estiver em apuros, force seus olhos a abrirem. (Funciona comigo pelo menos.) Eu acordo.

    ResponderExcluir
  64. To aqui lendo para tentar aprender mais, gostaria de ter sonhos lúcidos e saber como é a experiência. Por enquanto só estou na teoria. :)

    ResponderExcluir
  65. alguem q comentou ja teve sonho lucido?
    eu ja tive,e è uma experiencia mt facisnante

    ResponderExcluir
  66. Finalmente consegui ter uma imagem vívida (como vista pelos olhos quando acordado) dentro de um sonho lúcido que se manteve por muito mais tempo que todos os outros.
    Usei um fortíssimo imã de HD de computador no lóbulo frontal esquerdo mas ainda não posso confirmar se foi isso mesmo que propiciou essa visão.

    ResponderExcluir
  67. Bom, estava pesquisando sobre sonhos e achei esse blog, eu não sabia que eu era uma orinonauta. Desde que eu me lembre eu tenho sonhos conscientes, vi vários postes com temas diferentes aqui e quando as pessoas me dizem que usam técnicas para poder controlar os seus sonhos, não faz o mínimo sentido pra mim.
    Desde quando eu era pequena sempre tive domínio dos meus sonhos, sempre voltei para os sonhos que quis, pausei, iniciei o sonho do inicio enquanto dormia, eu conseguia mudar o rosto de quem estava nos meus sonhos, já tem bastante tempo que não sonho, devido a correria e preocupações do dia a dia. Mas a minha maior dificuldade era voar, sempre foi voar, mas fora isso o resto eu conseguia fazer.
    Já escrevi alguns livros baseados em sonhos, nunca publiquei nenhum, mas é muito interessante o quanto a nossa mente e criativa enquanto sonhamos.
    Uma vez eu sonhei com um labirinto em uma floresta inundada, as próprias arvores faziam as paredes dos labirintos. É surreal.
    É incrível poder sonhar com o que você quiser. Trocar o cenário, entre outras coisas.
    E eu digo mais, eu não sei vocês mas eu consigo acordar e fazer outra coisa, voltar e dormir sonhando com a mesma coisa. Eles são tão reais que as vezes quando sonho com algo inesperado, acabo pensando que vou ter eu explicar poucas e boas, mas em um instante percebo que estava a sonhar.
    Parece até uma realidade paralela. rss :D

    ResponderExcluir
  68. Qual a diferenca entre sonho lucido e projecao astral?

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. oi marlon tudo bem?
    queria saber:
    primeiro,qual é o método que,na sua opinião , é o mais eficiente?
    e também,qual o método que tem menos chance de ter a paralisia?
    porque eu tenho medo dela principalmente agora que estou na puberdade

    e também, eu estava lendo um sites e me veio na cabeça:
    como seria se teletransportar nos sonhos?
    queria saber se você ja fez isso
    e eu vi que existem 5 jeitos de teleporte.eles sao:
    Introporte
    Neste pode-se mergulhar por exemplo numa parede e sair na parede de outro local, ou sair em uma arvore. Para isso basta sentir-se mergulhando na textura como em agua, como quando se vai sair da piscina, mas ao invés de chegar a superfície se sai no ponto em que se deseja chegar,o que eu acho legal e que voce deveria experimentar,
    Vórtice
    Dizem que esta e uma forma de mergulhar em si mesmo. Não fica só por isso, o sonhador tem que através do vórtice alcançar um outro cenário, como num buraco negro ou um ralo. Para isso basta pular e girar com empregando as sensações que este feito traria, como a sensação de giro ou cambalhota no ar,que também é legal
    .3 Teletransportar-se em matéria

    Neste tipo a base e o corpo físico, este por sua vez, deve ao comando do sonhador, desmaterializar-se do ponto de partida e materializar-se no ponto de chegada.

    2.5 Através de artifícios

    Podem-se criar portas, maquinas, portais, vórtices mágicos, inscrições mágicas no chão entre outras coisas para teleportar-se. Depende da criatividade, mas o mesmo artifício usado vai ter que servir de via para levar o sonhador ate o ponto a que se deseja teleportar.
    Enfim queria saber se você conseguiria realizar esses teletransportes em seu sonho e me dizer qual é o mais legal
    Também queria saber como é atravessar as paredes, se da para sentir alguma coisa ou não, e para encerrar, queria saber se nos sonhos lúcidos eu posso ter cineses (como criocinese e pirocinese, que são conhecidas como poder de gelo, fogo, água...)
    Obrigaado

    ResponderExcluir
  71. alguem sabe me dizer o por que acontece um sonho lucido?pode acontecer sem a pessoa querer?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...