ÚLTIMOS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como é o sonho lúcido?

   Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de manter a consciência durante o sonho... afinal, como é o sonho lúcido?

   Até hoje as experiências em laboratório do sono, registraram as ocorrências dos sonhos lúcidos durante a fase REM(Rapid Eye Movement - movimento rápido dos olhos) do sono. Isso significa que os sonhos lúcidos normalmente acontecem quando sonhamos intensamente.



   Trata-se de um período do sono reservado para o sono profundo, em que estamos submetidos a atonia muscular, quando nossos músculos não responderão aos comandos do cérebro, por maior que seja a quantidade de comandos que sejam emitidos(durante os sonhos o cérebro emite comandos de movimentos, vide o linkhttp://www.sonhoslucidos.com/2011/10/sonhadores-lucidos-ajudam-os-cientistas.html ).

   O fato dos registros dos sonhos lúcidos ocorrerem durante a fase REM do sono, implica em sonhos intensos, vívidos, recheados de emoções e sujeito a muita, muita criatividade.



   Enquadrando tudo isso na pergunta, uma vez que a pessoa consiga lembrar dos sonhos e ela consiga ficar consciente, tenha certeza que serão sonhos intensos e vívidos, dependendo exclusivamente na capacidade de recordação dos sonhos. ;)

   Vale lembrar a pesquisa do Dr. Rolim pela UFRN, comentada no post anterior a respeito dos comparativos preliminares entre a atividade cerebral do sonho comum e o sonho lúcido:

"(...)resultados preliminares que indicam que durante o sonho lucido podemos ter uma ativação no lobo frontal (que explicaria uma maior auto-consciência, um maior controle do sonho lucido) e também no lobo ocipital (que poderia explicar porque os sonhos lúcidos são mais vívidos visualmente). "

   Por isso que recomendo tanto no blog a adoção de um Diário de Sonhos. O que aliás não é idéia minha, mas dos pesquisadores e especialistas na área. Seguir um Método de Indução(Tholey, MILD, WBTB...) e fazer reality checks são cruciais para acelerar o processo. Deve-se treinar pelo menos um pouco a mente pra isso. E claro o mais importante de tudo, dormir bem, pois qualidade do sono é básico.

Importante: quem ainda não respondeu o questionário da pesquisa sobre sonhos da UFRN, segue o link  http://www.cb.ufrn.br/sonho/

12 comentários :

  1. Márlon, eu tô precisando de uma ajuda com a indução de sonhos lúcidos.

    É o seguinte, eu consigo perceber que estou sonhando somente quando sonho com situações cotidianas (atinjo a lucidez quando sonho que estou em casa ou lugares conhecidos), mas tenho dificuldade de reconhecer que estou sonhando quando em situações surreais ou lugares estranhos (sonhei que estava voando e mesmo assim não fiquei lúcido), qual seria minha saída, já que não posso fazer RC em situações de sonho em vigília, já que a maioria dos meus sonhos são situações estranhas.

    ResponderExcluir
  2. Depois de um mês sem sonhos, tive dois sonhos lúcidos esse fim de semana! \o/ O relato está lá no meu blog:

    http://uchihasasukeblog.blogspot.com/2011/12/sonhos-lucidos-16-e-17.html

    ResponderExcluir
  3. E aí Doug!
    Quem dá essa solução é o psicoterapeuta alemão, Paul Tholey. Pelo menos eu vejo assim, com o método dele, por meio do 6º passo:
    .
    "6) Alternativamente a situação anterior, se os temas mais recorrentes nos seus sonhos são experiências que raramente ou nunca ocorram no estado desperto, procure então se imaginar vivenciando aquelas cenas e dizendo para si que está sonhando."
    .
    Eu já consegui aplicar isso justamente com os sonhos em que eu estava voando. Eles tem uma boa frequência nos meus sonhos. ;)
    E a gente se sente power por conseguir pegar o sonho no flagra rsrsrsrs ahá!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Márlon, vou dar uma conferida no meu diário de sonhos pra pegar algo de mais recorrente e estranho que acontece e tentar aplicar essa técnica.

    Valeu mesmo pela dica

    ResponderExcluir
  5. É uma excelente idéia Doug. Vou fazer isso também, assim que tirar um tempinho.
    .
    E aí John! Parabéns pelos sonhos lúcidos parceiro! Bem inspiradores e não vejo a hora de voltar a ter com boa frequência.
    .
    Abração e bons sonhos para todos nós!

    ResponderExcluir
  6. olá Márlon tudo bom?

    meu nome é Bianca, tenho 17 anos e comecei a pesquisar sobre o tema depois que vi o filme a origem...

    tentei usar o método MILD para induzir os sonhos, por um tempo não consegui nada mais ontem tive um sonho bem estranho não sei se posso classificar como um sonho lucido, é o seguinte começou como um pesadelo e durante a euforia do sonho eu olhei para minha mão, e percebi que estava em um sonho, fiquei super feliz, mais comecei a acordar e fiquei esfregando as mãos ate o sonho se "materializa" de novo, voltei ao sonho e ate consegui mudar a cor da parede de azul para rosa, mais acordei, e depois de um tempo acordei de novo... O.o
    ou seja estava tendo um sonho dentro de outro sonho... isso é possível? ter um sonho lucido dentro de um sonho "normal" ou foi apenas um truque do meu sub-consciente ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÀS vezes sonhamos que estamos a sonhar. Outras vezes enfrentamos os malefícios do pesadelo com a consciência de que estamos a sonhar e portanto não haverá consequências más. Outras vezes culpamo-nos por termos sido capazes de ter aquele sonho tão macabro e horripilante.

      Excluir
  7. Oi Bianca,
    O filme A Origem é bem inspirador mesmo não?! Vi 3x pelo menos.
    Tens q assistir o Waking Life tbém q tem uma abordagem mais especifica e fiz texto sobre ele por aqui tbém.
    .
    Parabéns pelo teu feito!
    Sobre o sonho dentro de sonho tu acertou na última hipótese. Os falsos despertar simulam perfeitamente os sonhos em camadas. É ficção mesmo. Como os sonhos compartilhados. :)

    ResponderExcluir
  8. Nossa..tenho várias experiências, como manipular os sonhos, continuar o que estava sonhando na outra noite, um sonho dentro de um sonho e até ver algo que queira, pelo sonho...mas nem sabia que isso tinha nome...rss...parabéns pelo Blog!

    Jeanne
    jedynnye@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Brigadão pelo elogio Jeanne!
    O objetivo principal é desenvolver a habilidade de ficar consciente durante os sonhos.
    Com os textos que vou escrevendo, acabo me aprofundado mais no tema e compartilhando o conhecimento.
    Mas é muito importante também os relatos e debates entre os interessados. Seja bem-vinda para participar! Por aqui, no Facebook e no Orkut ;)
    ABs e bons sonhos onironauta!

    ResponderExcluir
  10. Dae galera,meu primeiro sonho lucido foi um que eu estava no meu condominia em ctba e eu estava em uma guerra mais era entre os personagens do filme harry potter e os robos do filme a guerra dos mundos ^^Quando percebi que estava sonhando falei : e um sonho mesmo vou ir na casa da minha tia.Quando eu estava indo falei seria legal ter um carro.E antes de ter o SL eu assisti um desenho que o personagem tinha que aprender a controlar seus sonhos e ele faz aparecer uma torta com o pensamento.Dai no sonho eu falo:seria legal ter um carro!.Dai ima ginei o carro mais ele nao apareceu dai acordei ^^

    ResponderExcluir
  11. Quando tenho sonhos lúcidos, costumo lembrar deles, quando acordo, fico parado extático, assim consigo lembrar deles,mais fragmentados, durante 1 mês.

    detalhe não uso técnicas eu acordo de manhã e volto a dormir, durmo de barriga pra de manhã, as vezes de lado,também funciona.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...