ÚLTIMOS

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Entrevista com o Sérgio Rolim, pesquisador do Instituto do Cérebro e do Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN)

       O Brasil possui pelo menos um centro de pesquisa sobre o estudo da consciência nos sonhos. Está localizado em Natal, pela UFRN, sob a égide do neurocientista Sidarta Ribeiro e o pesquisador Sérgio Arthuro Mota Rolim.

Sérgio Arthuro Mota Rolim desenvolve pesquisa  na área dos sonhos lúcidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


       Nosso entrevistado, Sérgio Arthuro Mota Rolim, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), com iniciação científica na área de sono, memória e ansiedade. É mestre em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina (2007), trabalhando com a influência dos ritmos biológicos no sono e na memória. Atualmente, é estudante de doutorado da UFRN e pesquisador do Instituto do Cérebro e do Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN), no Rio Grande do Norte, onde pesquisa modelos de regulação do sono e sonhos.
http://www.neuro.ufrn.br/incerebro/team.php?id=1


1) Quando e como surgiu a idéia de um projeto de pesquisas envolvendo sonhos lúcidos?
 Rolim: Comecei a me interessar em neurociência no segundo ano do curso de medicina na UFRN em 2000, quando assisti as aulas de neurofisiologia do professor John Araujo. Fiz iniciação científica com ele no tema sono, memória e ansiedade em estudantes de medicina. Em 2004 me formei e em 2005 fui fazer o mestrado em neurociência na UNIFESP = Escola Paulista de Medicina, estudando a influência dos ritmos biológicos no sono e na memória. Em 2006 conheci o Sidarta Ribeiro que é meu atual orientador de doutorado. Nessa época eu tava terminando o mestrado e já pensando em fazer o doutorado aqui em Natal com ele. Um dia, de férias do mestrado em Natal, por acaso, achei uma edição especial sobre sonhos na mesa do John e vi que tinha um artigo do Sidarta e também um do Stephen Laberge. Quando soube que era possível fazer movimentos com os olhos para indicar o sonho lúcido fiquei bastante interessado no tema e fui conversar com o Sidarta que rapidamente propôs orientar meu PhD nessa tema.


Um dia, de férias do mestrado em Natal, por acaso, achei uma edição especial sobre sonhos na mesa do John e vi que tinha um artigo do Sidarta e também um do Stephen Laberge. Quando soube que era possível fazer movimentos com os olhos para indicar o sonho lúcido fiquei bastante interessado no tema(...).









2) Qual é o objetivo e tema da pesquisa? Problemas, idéias e hipóteses envolvidos?


 Rolim: a minha pergunta principal do doutorado é saber se existe alguma diferença no padrão de ativação cerebral durante o sonho lúcido em comparação com o sonho não lucido. Temos resultados preliminares que indicam que durante o sonho lucido podemos ter uma ativação no lobo frontal (que explicaria uma maior auto-consciência, um maior controle do sonho lucido) e também no lobo ocipital (que poderia explicar porque os sonhos lúcidos são mais vívidos visualmente). Além disso, desenvolvemos um questionário sobre sonhos e sonhos lúcidos e aplicamos pela internet: quase 3600 pessoas responderam e estamos analisando os dados. Aproveito para convidar todos os leitores para responderem o questionário acessando o link http://www.cb.ufrn.br/sonho/


Imagem extraída da pesquisa realizada por Ursula Voos, mostrando os registros de atividades cerebrais, em três diferentes estados: acordado, em sonho lúcido e sonho comum da fase REM.






3) Quais as principais dificuldades encontradas? Além do Bruno Grego, existem outros voluntários que conseguem ficar conscientes nos sonhos?

Rolim: Inicialmente, queríamos induzir sonhos lúcidos em quem não tinha frequentemente. Tentamos fazer sugestão pre-sono (n=8) e incubação de estímulos do ambiente no sono = dávamos pulsos de luz por um abajur ao lado na cama na hora que o sujeito entrava em sono REM (n=8) p tentar induzir fazer com que esse estímulo entrasse no sonho e servisse como dica p o sujeito saber que estava sonhando, ou seja, ter um sonho lúcido (além de 16 controles que não passaram por nenhuma das técnicas). Como só conseguimos induzir um sonho lucido de todas essas tentativas, optamos por pegar pessoas que já tinham sonho lucido frequentemente (como o Bruno Grego). Fizemos também uma colaboração com o Daniel Erlacher que fez pós-doutorado com o Laberge e que trabalha na Alemanha. Ele mandou 6 registros de EEG de sujeitos que tem sonhos lúcidos frequentes para analisarmos.


Daniel Erlarcher é um pesquisador que serve de referência na área dos sonhos lúcidos e colabora  nas pesquisas do Dr. Rolim.




4) Como aconteceu o processo de recrutamento do(s) voluntário(s) para o laboratório?

 Rolim: no começo, recrutávamos pessoas que trabalhavam no nosso laboratório em outras linhas de pesquisa e que não tinham sonho lucido frequente. Depois, recrutamos somente os sonhadores lúcidos frequentes por boca a boca mesmo... O ideal seria termos verba para trazer os sonhadores lúcidos de todo o Brasil e do mundo para dormirem no nosso laboratório e tentarem ter um sonho lucido. Mas como não temos verba para isso, decidimos estudar os sonhadores lúcidos locais mesmo. De qualquer forma, fica o convite para quem tem sonho lucido frequente, tempo, dinheiro e interesse para vir para Natal nos ajudar!


Sonhadores Lúcidos parecem ser preciosos para que as pesquisas possam fluir com mais facilidade.




5) O que mais lhe fascina no estudo dos sonhos lúcidos? Você já teve alguma experiência nesse estado mental? Como foi?

 Rolim: Comecei a estudar sono com o professor John porque sempre fui de dormir muito = 10 hs, acordar tarde e sonhar muito, mas tive poucos sonhos lúcidos, uns 10. O interessante é que ouvi falar sobre sonho lucido pela primeira vez em 2003 no filme waking life (que aproveito para indicar), mas não dei muita importância porque não me lembrava de ter tido um sonho lucido. Sé depois de ler o artigo do Laberge em 2006 como falei antes, foi que comecei a ter sonhos lúcidos. Lembro que no primeiro fiquei com medo e acordei logo. No segundo já não tive mais medo mas acordei logo porque fiquei muito feliz, daí tirei a obvia conclusão que o segredo é ficar calmo. Nos últimos sonhos lúcidos consegui controlar e voar = não tem nada melhor no mundo! a não ser estudar claro kkkkk


Dr. Rolim já teve sonho seus sonhos lúcidos e curtiu muito a sensação de voar conscientemente nos sonhos.







6) Até pouco tempo atrás, essa área era um terreno pouco explorado, mas nos últimos anos parece ter ganho mais atenção da comunidade científica. A que se deve isso?

 Rolim:: Excelente pergunta.. não sei! Que vcs acham? Talvez como provocação diria que é porque a realidade está dura ou chata demais e esse universo dos sonhos, ou a matrix onírica, seja mais divertido... gostaria de saber a opinião dos leitores nos comentários









7) Existem pesquisas relacionando o estudo dos sonhos lúcidos com o desenvolvimento de habilidades motoras, na psiquiatria para ajudar no tratamento de certas psicoses... que benefícios você entende como possíveis, com as pesquisas envolvendo o estudo da consciência nos sonhos?

Rolim: Para mim os sonhos lúcidos são importantes por 5 motivos: 1 - filosófico e existencial = autoconhecimento, 2 - recreacional = diversão, 3 - aprendizado = possibilidade de simular ações num ambiente virtual plenamente seguro, como numa matrix, 4 - cientifico = para entendermos o que é a consciência, e daí termos uma melhor idéia das doenças que perturbam a consciência como no caso da esquizofrenia e 5 - terapêutico = no caso dos pesadelos recorrentes, aprender a ficar lucido nos sonhos pode diminuir o medo e a ansiedade relacionado a esses sonhos ruins


8) As máscaras de indução de sonhos aparentemente não se revelaram tão eficientes... será possível uma tecnologia eficiente para indução de sonhos lúcidos? Como seria?

 Rolim: Ainda no doutorado, ou talvez no pós-doutorado, gostaria de tentar induzir o sonho lucido com técnicas como TMS = transcranial magnetic stimulation ou TDCS = transcranial direct current stimulation (em colaboração com o Bruno Grego que está estudando essa técnica), que servem para estimular áreas específicas do cérebro de forma não invasiva, sem dor. Como o sonho lucido está relacionado a uma ativação frontal, a ideia é estimular a região frontal durante o sono REM para ver se dá para induzir um sonho lucido


Bruno Grego, biomédico e doutorando, é sonhador lúcido colaborador nas pesquisas do Rolim, sob orientação de Sidarta Ribeiro.



9) O material bibliográfico para pesquisa desse tema não é muito fácil de se encontrar, especialmente os mais técnicos, de caráter científico. Pode dar alguma orientação de fontes ou sites que costuma pesquisar?

 Rolim: Acho que pesquisando por lucid dream no pubmed = http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed?term=lucid%20dream ou no google scholar dá para pegar muitos artigos científicos sérios sobre o tema. Gostaria de terminar a entrevista com uma citação que sempre lembro e falo do Nietzsche: “Nos primórdios do nascimento da cultura, o homem acreditou que estava descobrindo um segundo mundo real no sonho, e aqui é a origem de toda metafísica. Sem os sonhos, a humanidade nunca iria inventar tal divisão do mundo... em corpo e alma... bem como acreditar em fantasmas, e aparentemente também, em deuses...”

Nietzsche, FW (1878) - Humano demasiado. O que vocês acham heim!? Muito obrigado pelo convite e um grande abraço!     


Grande doc! Agradeço demais pela entrevista e também em nome de todos interessados e sonhadores lúcidos frequentadores do www.sonhoslucidos.com  obrigado mesmo!

27 comentários :

  1. Muito legal a entrevista... gostei do termo "Matrix onírica", é como a gente se sente tendo um sonho lúcido, dentro de um mundo "virtual" com distorções infinitas, é a fuga dessa nossa realidade chata, é a busca por diversão e situações satisfatórias.

    Eu ainda me pergunto, por que será que nem todo mundo se interessa por esse tema?

    ResponderExcluir
  2. Mouito boa a entrevista e sensacional a idéia do site. Sempre me interessei muito por filmes como Matrix, Waking Life, A Origem, e conheci o Universo dos Sonhos Lúcidos no começo desse ano. Sou novato nas experiências do Mundo Onírico e sou muito grato a vocês, um abrço

    ResponderExcluir
  3. Essas duas entrevistas, tanto a do Dr. Rolim como a do Bruno Grego, foram de uma gentileza e valor fantásticos.
    .
    Não me canso de ler e reler algumas respostas e ficar refletindo mais sobre certas questões. Como a que o Douglas colocou acima.
    .
    Recentemente assisti o 13o Andar que o Túlião adorou. É outro filme que é certeiro sobre a idéia do questionamento do Real e as infinitas possibilidades de exploração do Mito da Caverna de Platão...
    ...ah! Eu amo muito tudo isso ;))

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da entrevista!! Sou uma leitora assídua do blog e não poderia me furtar de responder a pesquisa também.

    Sobre a questão levantada na entrevista, minha opinião é que o interesse na área dos sonhos lúcidos foi despertado porque o que está em jogo também é a consciência. A ciência parece encontrar uma nova linha de pesquisa do cérebro e da mente, através dos estudos da presença da consciência nos sonhos... minha opinião de sonhadora lúcida apenas.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da entrevista.

    Acho que o motivo para tanto interesse nessa área é a busca por algo que muitos estavam perdendo...a curiosidade e a vontade de experimentar algo novo, se arriscar no desconhecido.

    ResponderExcluir
  6. Assisti Waking Life novamente e é mesmo um filme que tem que ser assitido por quem gosta ou curte sonhos lúcidos.
    Com relação ao interesse sobre o tema, não faço idéia qual o motivo dos cientistas estarem mais interessados... mas eu me interessei depois que vi uma reportagem sobre o tema. Sonhos em si, eu sempre me interessei desde que me entendo por gente. Incubação de sonhos, controle dos sonhos, interpretação etc..
    Sonhar lucidamente se tornou um grande interesse pra mim.

    ResponderExcluir
  7. Que entrevista especial Márlon! Sou visitante assídua e onironauta principiante ainda.

    Essa entrevista apresenta questões excitantes. É o ponto de vista de um médico, pesquisador da área!
    Gostei mto da parte sobre o comparativo entre a atividade do cérebro no sonho lúcido e no sonho comum.

    Os benefícios e essa citação do Nietszche pra fechar com chave de ouro ficaram sensacionais.
    Agora fiquei no hype de assitir Waking Life novamente :D !
    Uma curiosidade que tenho é se há mulheres sonhadores lúcidas contribuindo nas pesquisas?
    Ah! Questonário respondido.

    ResponderExcluir
  8. Caras, gostei muito da entrevista e a do Bruno também. Mal vejo a hora de conseguir meu primeiro sonho lúcido!! Respondi o questionário lá. Vlew!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a iniciativa do blog, acabo de conhecer! A entrevista ficou muito legal. Quanto ao recente interesse dos pesquisadores sobre sonho, acredito que esteja relacionado ao desenvolvimento tecnológico que passou a permitir (e cada vez mais) o estudo desse fenômeno de forma mais "objetiva". Abs e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  10. Olá Andressa, seja bem-vinda!
    Valeu pela força!
    Concordo contigo. E o bacana que nesse mesmo ano foram publicadas diversas pesquisas na área, utilizando-se de aparato tecnológico recente.
    As fronteiras das possibilidades, parecem longe de serem encontradas. ;)
    Abs e bons sonhos!
    .
    Olá Fábio,
    Venha relatar teu progresso, técnicas que vem utilizando, reality checks etc.. essa troca de experiências é importante para todos nós.
    Abç e mtos sonhos pra ti!

    ResponderExcluir
  11. Ola Marlon ake e o youssef.. sim akele menino que pegou suas pesquisas e usei para feira de ciencia.... entao a cada dia meu caderno de sonhos lucidos estao mais diversificados... tipo tem dias que parece que cont o sonho de onde parou... ou seja meu pensamento focado muito na mesma coisa.... enfim achei bastante interessante esse post de vcs.... vejo mts pessoas dizendo que estao loucos para terem sonhos lucidos eu ja nao.... eu ja ate me sinto estranho no meio de todo mundo fazendo isso.... sabe vcs deveriam fazer um post dizendo que se vc sofre um trauma num sonho pod aumentar a possibilidade de ter um sonho lucido como aconteceu comigo aos meus 11 anos =/... mais enfim nao me arrepende disso.... hj sou um sonhador lucido e pretendo desenvolver cada vez mais minha capacidade.. obrigado pela atencao

    ResponderExcluir
  12. Olá Youssef,
    Ontem mesmo eu lembrei da tua feira de ciências. Tô curioso pra saber como foi! O pessoal curtiu? Mtas perguntas? O programa no Globo Repórter facilitou pra chamar a atenção dos interessados?
    .
    Tu diz q se sente estranho no meio de tantas pessoas querendo ter sonhos lúcidos? Mas na verdade me parece que o tema é muito desconhecido da população em geral...
    .
    Pelo menos tenho certeza d q se eu perguntasse tanto na universidade como no trabalho se alguém sabe o que é sonho lúcido, tenho certeza q a esmagadora maioria não faria a menor idéia.
    Mas é claro que eu estou especulando, pois não fico puxando assunto sobre isso. É um tema muito específico e prefiro que as pessoas me procurem naturalmente.
    .
    Não entendi essa do trauma num sonho lúcido Youssef. Pode explicar melhor? Tais se referindo a pesadelos não é? Realmente eles podem ser um bom catalizador na indução da consciência nos sonhos. Mas trauma no sonho lúcido eu não entendi...
    .
    Que método tens usado? Reality check?
    Abs e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  13. entao Marlon eu na verdade nao uso nenhum metodo em especifico... parece que quando tento aplica-los nao consigo ter sonhos lucidos... entao logo percebi que sonhos lucidos sao naturais em mim sem eu precisar pensar que vou ter um..... sim isso e uma loucura mais fazer oq ^^..... entao Marlon fizeram sim mts perguntas, a curiosidade foi imensa.... foi ate um professor de filosofia meu... entao me fez algumas perguntinhas e eu o massacrei om as respostas... e depois da palestras veio mts pessoas me procurar... e claro o privilegio ficou para vc... e mencionei seu site que eu achei perfeito.... Marlon as vezes tenho mts duvidas pois qd tento induzir os metodos TL, MD, WD, FD, ou RC nunca consigo ter sonhos lucidos sao mt raros qd eu tenho.... entao gostaria de saber oq ocorre comigo. Pois geralmente so consigo ter sonhos lucidos qd durmo naturalmente sem tentar aplicar qker coisa....

    ResponderExcluir
  14. Que bacana Youssef! O professor de filô curtiu? Sabia q tô cursando filosofia né? Minhas especializações serão direcionadas pra essa área: filosofia da mente, filosofia da consciência, da psicologia e por aí vai.
    Obrigado pelas referências! Sinto-me honrado!
    .
    Tudo vai depender se tais ocntente com a tua frequencia atual de sonhos lúcidos.
    .
    Repare no caso do Bruno Grego que trabalha no laboratório do sono da UFRN. A média dele é de 2 sonhos lúcidos por semana. Eu considero uma ótima frequência. Ele é pra mim um sonhador lúcido de alta frequência.
    O método próprio dele é se questionar "como cheguei aqui"? Lembra o Tholey um pouco.
    .
    Meu caso por exemplo, está um "samba do crioulo doido". 3 sonhos lúcidos numa noitada, 4 numa semana, sendo que no mês anterior eu tive ZERO sonhos lúcidos!...
    Mas acho que não sirvo de referência atualmente em função de que mudei minha jornada de trabalho e só agora estou passando a dormir q nem gente.
    .
    Por fim, o ponto principal da questão acho q é esse Youssef:
    - se tais contente com a tua frequencia atual, capacidade de recordação, vividez(q é um reflexo do teu nível de recordação), então não há necessidade de seguir um método de indução. De repente apenas as técnicas de controle e/ou prolongamento.
    .
    - se tu percebe que a intensidade ou vividez dos sonhos não está legal, a narrativa está fragmentada ou tua frequencia pode ser melhorada, então seria legal partir para experimentar os métodos. E experimentar religiosamente, por cerca de um mês cada, até se identificar com algum ou ter bons resultados.

    ResponderExcluir
  15. Ola Marlon...
    Entao deixa eu fazer um pequeno relato aqui...
    eu tenho em media todos os dias sonhos lucidos... porem, como havia dito isso e natural da minha mente, pois ja me acostumei isso virou uma rotina, uma alta capacidade desenvolvida pela minha mente... nao ha 1 dia que eu nao sonhe... e nao ha um dia que nao tenho um sonho lucido... Marlon pelo oq eu vi vc mora em curitiba eu tbm moro... podemos marcar um dia para conversar e vc me ensinar melhor essas coisas =D.... enfim deixa me explicar melhor como funciona as coisas....
    -tenho em media numa noite uns 2 a 4 sonhos... porem todos sao lucidos( eu sei que estou sonhando porem conduzo a historia naturalmente conforme minha mente desenvolve sem eu perceber..geralmente qd eu estou sonhando consigo acordar a hora que eu quiser... e voltar para o msm sonho num intervalo de 5 min no maximo....
    -sonhos superlucidos tenho em media 3 por semanas... porem posso ter numa noite 4 sonhos superlucidos....
    -pesadelos... qd eu tenho consigo dominalos facilmente e perceber que e um sonho, devido aquele fato que te contei...porem os sonhos lucidos virou uma rotina em minha vida.... eu fico ansioso para que xegue a tarde para mim poder sonhar e vivenciar no meu grande mundo haha

    ResponderExcluir
  16. Entao Marlon deixa-me contar de um sonho que tive ontem....

    Estava num lugar totalemnte escuro e me lembro de caminhar sem pensar em nada... ate me bater na cabeca ue como estou ake... aaaaa mais um sonho, entao nao forcei minha mente e segui naturalmente.. me lembro de comecar a estar tediado e derrepente desejar acordar.. entao tomei um suco e voltei a deitar e adivinha( sim estava no mesmo sonho) entao desejei uma porta para ir a casa antiga da minha vo.... e la estava eu, meu tio estava la so que saiu imediatamente e entao minha prima (uma menina que estou de rolo ate hj, longa historia) estava la deitada no sofa entao a disse Hana que saudade de vc pena que so nos meus sonhos posso ve-la... entao comecou a clarecer pq forcei demais a barra ao falar com ela, entao antes de parecer que ia acordar ela me disse Quem disse que nos seus sonhos eu nao posso estar com vc, isso e uma satisfacao que faco a vc de vir ate ake todos os seus sonhos.. e entao acordei, so que estava com muito sono deveria ser umas 4 da manha e entao fexxei meus olhos e me disse estou sonhando? e voala estava la novamente no meu sonho e entao me lembro de minha mae gritar Youssef vamos embora e entao eu sorri para ela e corri ate o carro... entao me lembrei que eu podia tentar beija-la e entao falei mae eskeci meu carregor, ela disse corra-la e pegue e etnao fexei meus olhos e la estava no sofa com ela entao disse Hana eu a amo mt e e por esse motivo que vc aparece em todos os meus sonhos... ela disse eu sei, isso nao e sua mente isso e uma coisa que esta breve a aconteecr o.O... entao ela levantou-se foi ate mim e me beijou... entao me lembro de acabar o tempo do meu teletransporte e estar no carro viajando com minha mae.... entao disse mae nao kero viajar com vcs prefiro ir do meu jeito... abri a janela e saltei e vuei para o mais alto possivel comecou a clarear e entao eu disse : que se abra as portas, entao voltei para akela escuridao, me lembro de sentir uma satisfacao enorme e me dizer esta na hora de acordar mais antes, sentei-me no chao escuro dei risada e falei: a cada dia estou melhor nisso.... entao acordei e escrevi tudo no meu caderno e falei dessa vez preciso comentar com Marlon para ele ver oq acha de alguns dos meus sonhos ^^..... Abracos...

    ResponderExcluir
  17. Grande Youssef,
    Precisamos conversar sim companheiro. O Lilo Faria é um outro onironauta(virou papai semana passada) daqui de Curitiba. E já nos reunimos tomando um cafezinho no Shopping Mueller e no Polloshop do Alto da XV.
    .
    Uma pena que agora virão as correrias de fim-de-ano.
    Anote meu email para acertamos os detalhes do nosso café onírico: marlonjatahy@sonhoslucidos.com
    .
    .
    Sobre tuas experiências, as estatísticas de frequência estão muito altas. Tens certeza q tu fica consciente mesmo ou simplesmente assume o controle do sonho? Deixe-me tentar explicar.
    .
    De fato existe diferença entre a gente tomar as rédeas da narrativa do sonho ou então manter a consciência de que tudo por lá é apenas um sonho.
    .
    A maior prova de que estais conseguindo manter tua consciência no estado mental do sonho é planejar no estado desperto uma experiência e executá-la quando estiver sonhando.
    .
    Exemplo de experimentos:
    - executar questionamentos com personagens ou consigo mesmo.Questionando tua própria idade, ano que nasceu, nome dos pais etc..
    .
    - realizar alguma atividade sensorial como tato, ouvir música(ou tocar), ofato(cheiro de flores)...
    .
    - atividades físicas como musculação, futebol, arte marcial ou alguma atividade que tu tenha alguma noção de prática no estado desperto.
    .
    - memória; no meu caso estou com dois experimentos em andamento:
    1) visitar uma casa da minha infância, quando tinha 3 anos de idade para conferir as informações que encontrar no meu subconsciente, com a do meus pais.
    2) voltar para uma sala de aula e assistir os melhores momentos de alguma aula.
    .
    Caso tu esteja conseguindo fazer esse tipo de experimento, com facilidade e tua frequencia seja tão alta assim, acredito que logo logo vão te recrutar para algum laboratório de sono, em algum centro de pesquisa. Pois seria uma frequencia muito alta mesmo.
    .
    Mande o email para conversarmos mais e combinar o cafezinho!
    Abs e bons sonhos lucidos para todos nós! ;)

    ResponderExcluir
  18. Entao Marlon ja de adc no msn.. pois assim fica mais facil de conversarmos...

    ResponderExcluir
  19. Nao sei Marlon... seguinte podemos fazer assim me diga algo para mim fazer em meu sonho hj.... se eu conseguir eu relato para vc....
    -estive analisando uma coisa e acho que axei a solucao de como e pq tenho mais facilidade que vcs.... atualmente eu desde pequeno me interesso por sonhos e 16 somente 16 anos entao a capacidade de minha mente criar imagens e melhor do que a devcs que por exemplo tem mais de 25 anos =D... minha mente e mais fertil e tbm tem mais akele negocio de poder, voar, se tranformar em tal coisa, desejo sexual lol... e por ai vai facilitando minha percepcao pelo oq e ilusao ou nao... ja o sonho de vcs e mais realista tem mais haver com o trabalho... entao e mais facil para mim do que para vcs... ja viu alguma pesquisa com mente jovem... nao so tem de pessoas com idade mais avancadas... ai que esta o erros dos cientistas.. eles deveriam procurar uma mente de 14 a 17 anos que e mais fertil e desenvolvida para sonhos... e por ai vai.. nao sei se vc concorda comigo mais acho que e isso ai...abrass bons sonhos para vc e ja te adicionei no msn so aceitar =D... e sim podemos ir tomar um cafezinho haha mais depois que voltar das ferias da praia (matinhos-caioba) =D

    ResponderExcluir
  20. Isso é bom demais companheiro! Vamos aproveitar teu potencial e fazer bombar os experimentos ;)
    .
    O Glauber está fazendo experiências com coordenação motora e criação artística e acho que seria uma ótima pra ti também(coordenação motora).
    .
    O John estava fazendo experiências com memória.
    .
    O Free-Lipe, outro sonhador lúcido de boa frequencia faz experiências com a consciência em si. Questiona ele mesmo no sonho lúcido, buscando identificar as diferenças entre a consciência da vigília x estado mental do sonho lúcido.
    .
    Eu sigo firme com as minhas que citei, memória e desenvolvimento de habilidade motora.
    .
    Use tua criatividade, pensando em algo que tu possa medir teu desempenho entre a performance no estado desperto e a performance após conseguir realizar essa mesma atividade no teu sonhos lúcido!
    O Sidarta Ribeiro fala dessa experiência que os sonhadores lúcidos melhoraram o desempenho deles em 25%. Foi um experimento em que os voluntários arremessavam moedinhas num recipiente.
    Que tal?
    .
    Abs e bons sonhos pra todos nós!
    E boa viagem companheiro!

    ResponderExcluir
  21. Ola Marlon precisamos conversar urgente.... Toda vez que entro no site nao consigo ter sonhos... tipo assim qd eu comeco a ler sobre os metodos e tento executa-los por mais que eu nao queira acabo lembrando eu tenho sonhos porem sao vazios.... nao estou em lugar nenhum.. ou se nao sonho e nao lembro de quase nada.... pq acontece isso comigo? eu nao entendo... Abrass
    Bons sonhos para todos Nos!!!

    ResponderExcluir
  22. Putz! Talvez seja algo de cunho psicológico... coincidência... precisa de uma análise mais apurada companheiro!
    .
    Experimente agora q tu vai viajar não entrar e anotar tua frequência.
    Estou viajando amanhã e devo voltar a ativa só lá por janeiro. Preparei alguns posts e talvez responda os comentários, rapidinho, caso surgir alguma oportunidade.
    .
    Tá uma correria danada e vai ficar mais rápido por aki rsrsrsrs
    Abs e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  23. eu fiz isso Márlon e deu uma bananeira do caramba.....
    Meus sonhos continuaram mais abaixaram sua frequencia....
    outra coisa pude ver que pelo menos meus sonhos se tornaram mais longos....
    sim pude ver que quando leio o site fico pensando a todo o momento nos metodos para induzir sonhos lucidos e isso me atrapalha muito....
    fiz o teste da moeda deu qs certo vi a caroa porem nao consegui ver o outro lado dela..... ou seja vi so coroa dos dois lados.... mais acho que isso é um grande passo!!! até gritei dizendo: sou um sonhador lucido porem nao saiu voz nenhuma mais escutei no meu interior eu dizendo isso ^^...... mais enfim estou melhorando cada vez mais e nao vou desistir até comprovar em um laboratorio que sou um sonhador lucido =D...
    até mais e bons sonhos para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  24. Sou universitário de Natal - RN, descobri os sonhos lúdicos, a uns três meses, navegando na net por acaso, e agora sempre fico pensando no assunto.
    Estou acompanhando o blog sempre.
    .
    Adorei a entrevista Sergio Rolim, um pesquisador aqui da UFRN \o/
    .
    Continuem com escrevendo sobre o assunto. Estarei acompanhando!

    ResponderExcluir
  25. Passamos, a maioria, acredito, 1/4 do nosso tempo dormindo e uma parte desse tempo sonhando, então acredito que só isso já seja motivo suficiente para se levar o sono e os sonhos mais "a sério." Enfim, a citação de Nietzsche complementa o segundo ponto importante para tais estudos, que é entender um pouco mais da tal metafísica, e de onde possivelmente surgiram os dogmas religiosos e mitos, sabe-se lá como...

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, pessoal do blog,

    Eu gostaria de saber o e-mail de contato do Sérgio Rolim, por favor. Você poderiam me passar? Obrigada!

    Atenciosamente,
    Daniela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, é mais fácil pelo perfil dele no Face:
      http://www.facebook.com/sergio.arthuro?fref=ts

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...