ÚLTIMOS

domingo, 22 de janeiro de 2012

Fórmula para ter Sonhos Lúcidos

    A semana espetacular de sonhos lúcidos que relatei, fazendo experimentações com memórias e sexo nos sonhos, aconteceu com uma fórmula que venho aplicando faz algum tempo. Recentemente os emails aumentaram um bocado, solicitando técnicas especiais, sugestões e dicas. Por isso segue em detalhes, como venho fazendo minha rotina ou minha "Fórmula para ter Sonhos Lúcidos":
Passo a relatar abaixo como tem sido minha Fórmula atual para ter Sonhos Lúcidos.


   Durante o dia, uso os reality checks das mãos e dos espelhos. Em determinados momentos do dia, olho para minha mão questionando "Estou sonhando ou não?". Vidraças e espelhos também podem servir "Estou sonhando ou não?". Obviamente sempre com discrição, sutilmente para não chamar a atenção.

   Estou programado para acordar pela 6a hora de sono. Já não preciso mais de despertador. Desperto, tomo uma água, anoto algum sonho que estiver na memória e continuo o sono. As vezes programo para despertar após mais 90 min de sono ou não programo e apenas desejo serenamente ficar consciente no sonho.

   Acordo e faço as anotações no meu diário de sonhos. Em um netbook porque a minha letra nesse horário é macabra!.

Devido a minha letra horripilante pela manhã, adotei um netbook para servir de Diário de Sonhos ;)

  

  Meu sono ganhou upgrades consideráveis e finalmente estou conseguindo dormir bem. Pelas 22h já estou sentindo um bom sono. No máximo pelas 23h já procuro estar caindo no sono. Desperto pelas 5 ou 6h  da madrugada e volto a dormir. Voltando a despertar em até 90 min depois(se não estiver com o sono atrasado).

  Em final de outubro, minha rotina de turno de trabalho e estudos havia sofrido uma alteração completa. Fiquei 3 anos indo dormir pelas 2h até 3h da manhã.  Em dias com aula, precisava despertar as 7h... compensava o sono de tarde(quando conseguia) ou nos dias sem aula. Agora está ficando bem claro como isso estava sendo prejudicial pra mim.

  Minhas atividades físicas estão mais intensas. Tanto musculação quanto corrida. Percebo claramente os benefícios na qualidade do sono e na disposição do dia-a-dia.

Musculação, caminhadas e corridas estão mais intensificadas em minha rotina.



  Tenho dado um pouco mais de atenção para o triptofano da banana e a vitamina B6. Os dois em conjunto atuam diretamente na formação da seretonina e isso tem implicações diretas na qualidade do sono.


  Tem sido minha rotina de uns meses para cá. Passei por diversos métodos e técnicas e até agora essa é a que tem melhor apresentado resultados. Aquela semana extraordinária, tão rica e infinita de sonhos conscientes ainda está me servindo muito de inspiração. Assim que conseguir aprimorar minha técnica, prometo trazer para cá as novidades, bem como as mais recentes experimentações.

  Bons sonhos, lúcidos ou não, para todos nós!

29 comentários :

  1. Haha, maravilha, vou experimentar a sua técnica. Tem algum conselho pra quem não tem tempo de praticar atividades físicas durante a semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Will! Procure fazer caminhadas. Subir escadas. Tem q se exercitar companheiro ;)

      Excluir
  2. Então Márlon, a técnica que estou usando é em partes parecida com a sua. Ainda não tive resultados, mas sou iniciante, devo ainda estar numa fase de "aprendizado". Quando ao hábito de dormir bem, isso eu não abro mão! E todos deveriam ter esse costume. Muitos reclamam de tempo, mas nesse caso quase sempre a culpa é do mal aproveitamento do tempo disponível do dia. As pessoas deveriam ter um quadro de horários, e que nele, 8 horas de sono diários deveriam ser assegurados. O corpo agradece e ainda te recompensa! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro,
      O ideal é não se preocupar com tempo que vai levar. Vale lembrar que muitas pessoas já ficaram conscientes em seus sonhos e na maioria das vezes não sabe, porque não costuma recordar dos sonhos.
      .
      Na medida que tu for melhorando tua capacidade de recordação - com as anotações, aplicando essas técnicas, especialmente quando estiver próximo ou no meio das fases REM tardias... bem... pode ter certeza de q qdo tu menos esperar vai se encontrar consciente em meio de um sonho rsrsrsrs

      Excluir
  3. MÁRLON WTF?
    Esse sistema de comentário não é nativo do blogger é?!!

    quanto ao artigo.. bem nada de novo.. é basicamente o que eu fazia quando tinhas mais sls tb.. tenso perder a rotina, tenho que recuperá-la

    ResponderExcluir
  4. a tá já achei e sinto informá-lo que da problema!
    testei o seu blog no firefox e o problema se mostrou evidente, ao carregar a pagina ela desce até a sessão de comentários, o que é chato..
    olhe nas estatísticas do seu blog e observe a percentagens de leitores que usam o firefox e avalie a possibilidade de desativar o recurso ou não ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Túlio, meu brother!
      Acho q veio do bloger mesmo... não foi tu né?! rsrsrs Mas aki tá funfando legal tanto com o firefox quanto com o chrome.
      Ele só tá indo direto para os coments quando clicamos neles. Pelo menos aqui no meu pc tá assim. Será tua config aí?

      Excluir
  5. E aí Márlon!
    Desde que eu venho aplicado as técnicas (agora eu parei um pouco) vem me ocorrendo sonhos estranhos. Nesses sonhos, eu "estou lúcido" e faço coisas que nunca faria realmente em um sonho lúcido. É como se fosse um tipo de "imitação de sonho lúcido"... Eu também já tive "sl" em que eu, no momento que descubria que aquilo era um sonho, me mostrava completamente sem reação. Executava uma sequencia de ações sem ao menos planejá-las! Esses sonhos impoem sérias dúvidas sobre seus caráteres lúcidos...
    Eu queria saber se esses sonhos são realmente lúcidos ou se são apenas efeito de minhas expectativas...
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izaque,
      Pelo que entendi não deve ser sonho lúcido, como tu mesmo relatou.
      .
      Se existe dúvida se ficou consciente, talvez tua capacidade de recordação dos sonhos esteja fraca e teus sonhos fragmentados.
      .
      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  6. Essa técnica de acordar pela manhã e voltar a dormir também está dando certo pra mim, tive 2 sonhos lúcidos seguidos nas 2 noites passadas, o meu problema está sendo a durabilidade dos sonhos que está muito curta, me lembro que no meu ultimo sonho (esta manhã), eu comecei a contar pra ver quanto tempo eu ia me manter lúcido no sonho, comecei a contagem após uma rápida olhada nas mãos (uma só tinha 4 dedos??... contei até 11 e acordei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Munhoz!
      Despertar e voltar a dormir nas fases REM tardias(após a 6ª hora de sono) é mesmo uma das melhores técnicas. Mas é bem importante também estar aplicando algum reality check, como olhar para as mãos ou espelhos...
      .
      Admito que na esmagadora maioria dos meus últimos sonhos lúcidos eu tenho percebido estar sonhando sem precisar olhar para as mãos. Mesmo assim é altamente recomendável manter os reality checks para que a gente crie e carrege o espírito crítico-reflexivo, do estado desperto para o sonho.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. "Eu era apenas uma criança (9 ou 10 anos) e estava na 4a série do ensino fundamental. No "recreio" tinha alguns garotos querendo brigar comigo e meu amigo. Mas a gente não quis saber disso e ficamos só a brincar com a cara deles.
    Até que deu a hora de voltarmos pra sala. Subi as escadas e entrei. E foi então que me dei conta de que tinha algo errado: é isso! Eu vim do futuro! Afinal, já até terminei o ensino médio.
    E contei isso pra todo mundo na sala. Mas, enquanto estava falando pros meus amiguinhos sobre os smartphones do futuro, a professora me mandou um baita de um sermão (queria dar aula e eu estava atrapalhando), que cortou totalmente o meu barato."

    Ta aí o relato de um dos sonhos que tive essa noite. Achei engraçado a maneira como deixei a lucidez escapar por entre meus dedos.
    Eu já venho de uma semana onde tenho tido muitos sonhos comuns, mas esse aí foi o que considero "meu primeiro passo em direção à lucidez em um sonho".
    O que tenho feito? Já faz quase uma semana desde que comecei a dormir no mesmo horário (22:00). E por algum motivo (frio, na maioria das vezes) sempre acordo de madrugada (3:30, 4:20).
    E, como tem tudo à ver com o post, gostaria de destacar aqui a importância da atividade física. Pois junto com a rotina do sono, também implantei uma rotina leve de exercícios, que faço toda manhã ao acordar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom MPereira!
      O sonho de ficção científica achei mto bacana! ;)
      .
      Interessante o teu relato da rotina dos horários porque fecha aproximadamente 6h de sono. Quanto fecha a quantidade de sono total tua?
      Os exercícios ajudam MUITO pra gente dormir bem e aplicar melhor as técnicas. Como tu mesmo também relatou ;P

      Excluir
    2. Depois que eu acordo, caso tenha acabado de ter um sonho, fico ali na cama pensando sobre isso antes de virar pro outro lado e voltar a dormir. Caso não me lembre de sonho nenhum, vou ao banheiro se tiver com vontade e então durmo mais um pouco.
      Como dificilmente tenho tido compromissos durante a manhã, chego a dormir até às 10:00 do outro dia (o que aconteceu hoje). Mas normalmente meu tempo total de sono fica entre 8 e 10 horas (contando o intervalo, onde eu não tô nem pra cá, nem pra lá).

      Outras coisas que tenho feito também é ler sobre o assunto. Acesso o blog todos os dias (tá, comecei ontem ;P) e estou lendo o livro do LaBerge (e a culpa é sua, que o cita tantas vezes).

      O próximo passo que pretendo dar é adotar um diário de sonhos. É isso! Vou começar um amanhã mesmo.

      Excluir
  9. Olá Orionáutas,
    Essa Técnica do Marlon é Show.. eu já estava mais ou menos um mês sem ter sonhos lúcidos, na primeira vez que eu apliquei ela, tive dois sonhos lúcidos em seguida.. fiquei muito feliz por voltar a lucidez nos sonhos.. valeu pela dica Marlon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Parabéns Fjunior! E não deixe de relatar tuas rotinas e sonhos também ;)

      Excluir
  10. gente,sou iniciante,creio que ja tive sonhos lucidos,mas foram "sem querer"
    queria saber mais sobre como ter sonhos lúcidos,porque acho isso muito interessante e tal auihaua
    mas tenho medo de ter as alucinações quanto a isso
    oq podem me dar de dica? =[

    ResponderExcluir
  11. ola, axo mto legal o assunto e to m aprofundando bastante em pesquisas princ. Aki no seu blog e no seus videos.. Pratico exercicios fis, e ate ja tenho um diario ao lado da minha cama p qlqr relato imediado, coloco meu cel toda p dspertar umas 4 oras(durm 23hrs), e n consigo ter sl , mas sinto q tenho varios sonhos mas n lembro ! E ontem qnd acordei (do segundo sono) haviam varios simbolos estranhos desenhados no m diario, q prov. Foi eu q fiz! Ta umas dicas ae kra sou seu fa haushaus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência! Acabei de programar para despertar pelas 4h da matina tbém rsrsrsrs Vai dar próximo de 6h de sono até ali. eBa! Vou anotar o q lembrar e continuar a dormir até as 5 30h e dpois até 7h ;)
      Abs e bons sonhos para todos!

      Excluir
  12. ola leio no seu blog monte de gente falando estar lucido nos sonho,mas acredito eu, que nao ,talves eles tem que ter calma e saber o que é consciencia e o que é recordaçao,por que comecei a fazer as tecnicas ,como por exemplo olhar para as maos durante o dia ,e eu escrevo nela assim,estou sonhando ou acordado?peguei um objeto que toda vez que eu ver ele eu faço a pergunta,no caso um cachorro do meu posto de serviço,um pastor alemao,chamado dumba ,ah e comecei a anotar meu sonho ,pra minha surpresa,tinha uma semelhanca no cenario do sonho,onde vejo um mangue montanha e nos sonho fujo de alguem e me escondo,os sonho parecem estar sendo semelhante ate que apareceu o cachorro de instante eu nao percebi,apareceu de novo,me lembro,no sonho ,ter ficado com duvida,entao eu fiz uma pergunta que quase me levou para a lucidez,tinha um bebe ,e eu peguei o bebe e disse voce nao é minha filha por que minha filha nao nasceu ainda ,olhei para o cachorro,euforia,.....acordei,mas percebi que depois do primeiro sonho anotado o segundo estava mais claro os detalhes,tinha ate mais efeito no sonho ,me lembrei bem dos detalhes e o que mas me surpreendeu foi que o cenario é semelhante,e pude colocar no sonho o objeto(cachorro dumba)pra fazer com que me perguntasse se estava sonhando por é isso que eu faço,durante o dia eu olho ele e me pergunto se estou sonhando,concerteza foi um avanço concideravel ,nao acha?dois dias de tentativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilberto

      Pode acontecer confusão sim. Normalmente ela se encerra quando acontece a primeira experiência de conseguir manter de fato a consciência durante o estado mental dos sonhos.

      Parabéns pela façanha! Nâo deixe de compartilhar teus relatos, rotinas e experiências, também no nosso Fórum.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  13. Eu já tive sonhos lúcidos, em que controlava, fazia o que queria sabe? duas vezes.
    Na primeira vez, eu estava sonhando normalmente que estava na escola. Em uma aula de Educação Física, começei a correr super rápido, começei a ter uma forca inacreditavel. Na hora fiquei confuso e falei. Eu to sonhando, porque eu batia nas coisas e não sentia absolutamente nada.
    Aí eu comecei a fazer varias coisas né, principalmente que não devem ser postadas aqui no blog(oow sonho bão). Depois eu tava querendo acordar, fiz de tudo para acordar e não conseguia mesmo, até minha mãe me chamar.
    Depois tive outro sonho parecido, com esse, só que nele eu consegui acordar por vontade própria. Eu tipo deitei no chão e fiz a maior força para acordar.
    Todo mundo gosta de sonhos lúcidos, mas tem que ter a consciência de que a gente pode ficar preso.

    Meu Avô já me disse que ele sonhou que estava no paraíso, e é óbvio que ele não queria sair do sonho, mas ele disse que uma voz mandou ele acordar, se não iria morrer, que ele ainda tinha muita vida pra viver;
    Com um primo meu aconteceu quase a mesma coisa(só que ele começou a curtir o sonho né, assim como eu) e ele quase ficou preso.
    Meu primo sabe um jeito de controlar os sonhos, mais ele não quis me contar. ele disse que uma vez quase morreu depois de controlar os sonhos.
    ele não conseguia sair, e quando saiu já tava sem ar(passou umas 15 horas dormindo, sendo o normal 10h)
    Márlon, você já ficou preso em algum sonho? Tem algumas outras dicas pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris, desculpe a demora monumental. E brigadão ao onironauta Alcyr. ;D

      O livro cita numa passagem duas ferramentas que podem ser bem interessantes pra te provocar o despertar. Repasso pra ti com a ressalva de que sempre é importante procurarmos entender os motivos ou as causas dos pesadelos ou sonhos ruins acontecerem. Normalmente há mensagens importantes embutidas.

      Ficar ou se sentir preso numa espécie de limbo ou calabouço mental ou sucessão de falsos despertar eu já tive também:
      http://www.sonhoslucidos.com/search/label/Limbo

      Segue as duas ferramentas:

      1- Segundo o filósofo russo, Ouspensky, dizer o próprio nome em alto e bom tom no sonho nos faz despertar.

      2- Experimente tentar um orgasmo. Essa idéia é minha. Meu amigo, para nós homens, conseguir um orgasmo num sonho é uma luta incrível contra o despertar rsrsrsrs

      Abs e bons sonhos onironauta!

      Excluir
    2. chris tenta beber agua no sonho pra vc acordar ou tenta pesquisar sobre como sair de um sonho no seu proprio sonho como pesquisar em um computador provavelmente seu sonho irá te responder como sair dele e vc vai acordar

      Excluir
  14. La Berge em seu livro Lucid Dreams, cita dicas para continuar no sonho lucido, que é o que todo mundo quer, mas para sair dele quando se fica preso, nunca li. Mas acho que não existe este perigo. Você mais cedo ou mais tarde vai voltar. Talvez o medo seja infundado. E é possível também que no seu caso possa ter sido uma projeção e não um sonho lúcido. De qualquer forma , você deve durante este sonho ficar calmo e se lembrar, que voltará com certeza, não ficará preso lá para sempre. Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Obrigado por compartilhar suas experiências. Estou gostando muito do seu blog.
    Abraços,
    Ale.
    http://ordem-natural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Márlon, tudo bom? Até agora só consegui ter um sonho lucido, olhei minhas mãos e meus dedos estavam todos tortos, contive minha felicidade para não acabar acordando, decidi voar (meta estabelecida a tempos hahaha) Mas assim que consegui voar o sonho acabou, não durou nem 1 minuto. Lendo este teu post vi que os sonhos tem ligação com a serotonina. Já algum tempo fui diagnosticada com depressão, o que diminui o hormônio, mas agora estou tomando remédio a base de serotonina. Você acha que isso pode estar dificultando minha experiencia com sonhos lúcidos?

    ResponderExcluir
  17. Como é que conseguiu acordar a meio da noite sem despertador ? Curioso
    Abracos e bons sonhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...