ÚLTIMOS

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Memória e os Sonhos Lúcidos

   Conforme eu vinha relatando aqui no blog(e divulgado na revista Info desse mês- janeiro/2012), uma das minhas principais experiências com o estado mental dos sonhos lúcidos é tentar explorar como são nossas memórias. Será possível acessar memórias durante os sonhos lúcidos que não conseguimos nos estado desperto?

Daniel Tammet é uma das mentes mais fascinantes do planeta. Possui naturalmente habilidades extremas com a memória, matemática e linguagem. Poderia o estado mental dos sonhos lúcidos trazer algo de fantástico no acionamento de memórias?!



    Essas experimentações com a memória ganharam mais um passo. Durante o estado desperto, fiz um levantamento de quais são as primeiras lembranças que me vem à mente. Tratam-se das minhas memórias mais antigas. O resultado foram 9 flashbacks exatamente dos meus 3 anos de idade.
    Curiosamente eu não lembro da imagem da casa em que morávamos. A recordação mais próxima é de um flashback do meu pai, empurrando-me numa bicicletinha e eu pedalando portão afora em direção a casa do meu amiguinho(Vanderson - um alemãozinho de sardas) para mostrar um presentaço dos meus pais.
    Considerando que um dos temas ou cenários mais recorrentes dos meus sonhos são as casas, resolvi fazer investidas nos meus sonhos lúcidos, para tentar acessar meu banco de memória do subconsciente e descobrir como era essa casa.

O estado mental dos sonhos lúcidos poderá trazer algo de novo sobre o uso da nossa memória? Poderemos acessar memórias que ficaram perdidas no estado desperto, mas guardadas e acessíveis nesse estado mental?!


     No momento que eu conseguir visitar essa casa no sonho, vou buscar confirmar com meus pais se as informações fecham. Eles lembram bem daquela casa em Braço do Norte(SC), portanto será fácil conferir.

Aproveitando a frequencia extraordinária de acessos conscientes nos sonhos, resolvi investigar essa memória. Segue o relato:
    "(...)Eu vinha de um falso despertar. Tive um sonho lúcido curto anteriormente. Achava que tinha acordado e minha mãe tirava satisfação comigo. Era sobre um crime e ela questionou se eu estava tomando algum medicamento. Um tal de "flangex". 

     Achei tudo aquilo um absurdo e acionei um interruptor: um clique, dois cliques, três cliques e a luz não correspondia!... Exultei por ter flagrado o falso despertar. Levantei vôo e tentava lembrar o que eu queria fazer de experiência no sonho... sim! Queria assistir uma aula da minha facul de filosofia! Atravessei algumas portas e escadas e cheguei lá.

Mais uma vez a minha infalível Técnica das Portas foi 100% eficiente.



     Um professor fazia sua exposição numa aula com poucos alunos. Não era sobre minha aula e pude escutar bem: "O tempo é sentido".Foi o que consegui guardar e como a aula tinha acabado, resolvi experimentar uma das minhas frutas prediletas: melancia! Pude me chafurdar de maneira gulosa com um prato que estava ali na minha mesinha. Estava suculenta, deliciosa e saborosa!

     Tive uma sucessão de falsos despertar.
     Por fim, percebendo que estava sonhando, levantei vôo e parti para encontrar a casa dos meus 3 anos de idade. 

     Voei seguindo uma rua, com muitas árvores grandes pelas calçadas, percorri um bom caminho e de repente duas crianças cruzaram a estrada. Uma com o cabelo bem loiro. Interrompi meu vôo e aterrisei ali mesmo. Fui na direção de onde as crianças haviam saído. Fui inundado pela sensação que ali poderia estar a casa que eu procurava... uma lembrança totamente perdida no estado desperto! Observei uma casa com o telhado em "V", invertido, bem alta e antiga. Tinha janelas grandes e escuras. As paredes eram de um bege claro. Infelizmente apenas a vi de soslaio. Fui olhar para as outras casas ali em volta mas acordei. o_O"

 Esse mês a revista Info, da editora Abril traz uma reportagem ótima sobre sonhos lúcidos. Vale a pena conferir:

"Enquanto Você Dorme" é o título da reportagem de Renata Leal, tratando sobre os sonhos lúcidos, o que são, pesquisas atuais e futuras. É o nosso tema tratado de maneira bem profissional e interessante. Imperdível!



14 comentários :

  1. ahhhh foi por pouco que consegue o objetivo hein!!
    persista :D

    ResponderExcluir
  2. Túlio, removi os links porque vi que havia um da revista Info. Não tô querendo levar processo da editora Abril. Mais seguro e melhor comprar a revista. Tá estimulando esse tipo de reportagem.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Grande post, Márlon! ^^
    Acessar memórias antigas no estado mental dos sonhos também uma das minhas muitas metas!
    Então... "vamu q vamu" \o/

    ResponderExcluir
  5. Valeu Glauber!
    E o sono mais regulado agora?
    Tô conseguindo dormir bem melhor já. Não vejo a hora de ter mais uma dessas semanas espetaculares.
    Inspirado nos teus treinamentos, tô estudando a idéia de aprender Kung Fu. Quem sabe aprender e treinar nos sonhos lúcidos ;)

    ResponderExcluir
  6. Acabei de assistir um documentário no History Channel sobre super humanos e um deles Christopher Robson dizia conseguir prever o futuro durante seus sonhos onde ele foi levado para o "Centro do Sono em Edimburgo, para comprovar seus "ditos poderes" e eles comprovaram que esse senhor tinhas sonhos lúcidos várias vezes durante a noite, e ele tinha a capacidade de entrar e sair (acordar) dos sonhos lúcidos quando bem queria para fazer o que todo bom sonhador lúcido deve fazer tomar nota de tudo o que acontencia enquanto sonhando... muito legal essa parte no documentário...

    ResponderExcluir
  7. Também vi. No documentário eles analisam se o onironauta consegue prever o futuro. Ele acerta algumas coisas interessantes sobre o lugar que iriam visitar no dia seguinte...

    ResponderExcluir
  8. Isso aí é muito complexo pra mim, kkkk. Por enquanto! Boa sorte pra você. E eu ainda quero tirar um sonho só pra tentar explorar portas. Deve ser irado, trocar de ambiente através delas... *--* ~Feel like a Neo~ kk

    Hoje de manhãzinha tive meu 19º sonho lúcido. Segue o relato:

    http://uchihasasukeblog.blogspot.com/2012/01/sonho-lucido-19.html

    ResponderExcluir
  9. Falaaaaaa Marlon!! Essa parte das memórias nos SLs me interessa muito!! bacana demais sua experiência o/ e to doido pra ver como ficou a materia da Info!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom Marlon, eu conferi a matéria na info/EXAME, e agora tão falando um pouco mais sobre SLs. Mas ainda é muito pouco, eles poderiam ter aprofundado um pouco mais para o pessoal que não conhece nada a respeito.
    O teu blog é bom demais, vem me ensinando muita coisa abraços

    ResponderExcluir
  11. Márlon, seu Blog é ótimo, mas porque você não cria um recurso no site para que os usuários online possam tc?

    ResponderExcluir
  12. Vou pesquisar esse recurso Izaque. Tens alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, você pode olhar por esse site: http://www.dicasdodia.net/2009/02/colocar-uma-sala-de-bate-papo-no-seu-blog.html
      aí ensina direitinho...
      Uma sala de bate papo poderia intensificar o intercâmbio de informações no site, já que onironautas são um tanto raros...
      Fica aí a dica..
      Valeu!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...