ÚLTIMOS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Calabouço Mental ou o Limbo Infinito dos Sonhos Lúcidos

   Após diversas queixas sobre sonhos de onironautas frustrados com situações que desejavam acordar e não conseguiam, eis que finalmente fui surpreendido pelo mesmo tipo de sonho.


Experiência de Calabouço Mental ou Limbo Onírico pode ser algo bem instigante.

   Tenho uma boa hipótese sobre a causa do problema e vou começar relatando brevemente, como foi a experiência e em seguida apresentarei minha idéia sobre a possível causa da experiência desagradável.

   Fui dormir, por volta das 21h, completamente cansado, exausto e cheguei a brincar com meus familiares, sobre quem havia me chapado com alguma coisa, pois o sono era esmagador! Não conseguia fazer mais coisa alguma e só queria saber de dormir o sono dos justos.


Os sonhos:

    Numa casa enorme, bem decorada, eu estava numa sala, com grandes sofás confortáveis. Percebi que se tratava de um sonho. Sequer houve gatilho ou reality check. Simplesmente soube. Comecei a brincar de movimentos de Kung Fu, bem ao estilo Matrix.



Ainda não entrei numa escola de Kung Fu, mas tem sido uma das minhas diversões prediletas em meus sonhos lúcidos.

    Depois saí dali e fui abrir uma porta. Adentrei em outro recinto e pouco depois tudo se apagou. Porém eu logo em seguida percebi que estava em outro sonho. E assim se sucederam vários outros rápidos falsos despertar. Minha consciência se mantinha firme atravessando os diversos sonhos até que após um sonho mais longo eu tive receio de quanto tempo eu estava ali preso nesse verdadeiro labirinto mental. Parecia ter passado muito tempo e isso me assustou um pouco. Resolvi despertar. E o resultado foi cair em outro falso despertar. Mais um sonho, bem ao estilo das diversas queixas de alguns onironautas e do filme Walking Life(filme obrigatório para todo interessado em sonhos lúcidos).


Despertar e algumas reflexões

    Finalmente consegui acordar. Despertei ainda bem cansado. Não tanto quanto fora dormir e meu primeiro interesse foi descobrir quanto tempo havia se passado desde o início do sono até aquele despertar. Apesar de ainda ser noite, minha esposa dormindo ao lado, eu apostava em algo em torno de 5h ou 6h da matina...



    Encontrei meu relógio de pulso digital e para minha surpresa ainda era 00:36h !!! Uau! Isso significava que ficara preso naquele verdadeiro Calabouço Mental Onírico em sonhos das primeiras fases REM...  mas como aquilo tinha acontecido? Como era possível? E minha consciência nos sonhos... parecia estar um pouco estranha. Não conseguira sequer pensar nas minhas experimentações com memória, coordenação motora ou nível de consciência...

   Refleti um pouco sobre como eu ainda estava bem cansado, louco para cair na cama de novo e como estava minha qualidade de sono.

   De fato eu havia tido uma sequência de vários dias dormindo no máximo 7h de sono. A maioria menos que isso. Meu ideal pelo que tenho notado, fica por volta de 8h até 9h de sono.


Uma hipótese promissora

   A melhor resposta para o problema possivelmente era: eu havia tido um incrível rebote de REM. Também conhecido como ricocheteio de REM. Eu diria que fui ricocheteado, mesmo consciente, de um falso despertar para outro, em função daquela sequencia de noites mal dormidas. O acúmulo de débito de sono provoca uma antecipação da fase REM no ciclo do sono.
 
  Resumindo, quando ficamos com o sono muito atrasado, por noites mal dormidas ou má qualidade do sono, ao conseguirmos finalmente ter um dia para dormir de maneira decente, mergulhamos rapidamente na fase REM. É por isso que não é incomum tirar uma soneca de tarde, mal fechar os olhos e já ser inundado com sonhos.

 Outro elemento interessante de toda experiência foi a consciência alterada. Jamais cogitei estar num sonho e querer acordar. Norlmalmente eu me sinto forte e tenho pleno domínio de minha capacidade de reflexão, desejo de fazer experimentações e no mínimo de lambuja, brincar um bocado!



 Os cenários mudavam rápido naqueles sonhos. Apesar de um e outro sonho se prolongarem, a sucessão de sonhos chamou a atenção. E quando finalmente eu passei a me preocupar com o tempo que eu estava por lá, feito um batedor errático, tive dificuldade de despertar rsrsrsrs pior: eu quis despertar!...


Método CAT pode favorecer a entrada no "Limbo".

 Vale lembrar que o método CAT visa explorar esse tipo de efeito. Eu diria que realmente é um método bem promissor, mas senti minha consciência ou força mental enfraquecida, em função do débito de sono acumulado. Mas é especulação minha, teria que experimentar rigorosamente os passos do método para ter certeza.


Conclusões

Para os interessados em mergulhar numa espécie de Limbo, recheado de falsos despertar(não, não são sonhos em camadas) ou talvez numa emulação de Calabouço Mental... eu sugiro que após o período por volta de uma semana de débito de sono, como o Método CAT sugere, experimente tentar os sonhos lúcidos em seguida.

Foi a melhor montanha-russa que já experimentei na vida! A consciência alterada ou falta de força mental talvez seja o que melhor simule a sensação de limbo. Lembra muito a cena final(ou inicial), do filme Inception- A Origem, quando o Mr. Cobb(Leonard DiCaprio) está com o Saito(bem velhinho - Ken Watanabbe) frente-à-frente numa mesa, em pleno limbo, tentando recuperar a memória do que haviam combinado.

PS: para quem ainda não leu, a reportagem sobre sonhos lúcidos da revista Exame está no site: Reportagem sobre sonhos lúcidos

26 comentários :

  1. Respostas
    1. rsrsrs eu diria intrigante ;)
      Mas pode se tornar desagradável mesmo.

      Excluir
  2. Great news Marlon!!!
    .
    .
    Entao percebi o oque anda ocorrendo comigo....
    .
    pois faz tempo que nao havia uma noite de sono descente...
    .
    e uma semana atras eu tive um sonho que parecia uma eternidade e me lembro de me recordar td sobre ele porem nao podia mexer em nada apenas segui-la.... tentei um RC mais nao deu certo... derrepente desejeo acordar e acordei... so que estava perto de um vulção lol....
    .
    enfim percebi que era um sonho e dei um sorriso e disse oreciso criar um espelho e uma faca... entao me lembro de aparecer um espelho e eu passei a faca sobre meus braços e nao cortou... entao resolvi criar meu metodo de sonho lucido... pegar um pedaço de terra e jogar para cima e desejar que vire agua..... sei que é estranho mais utimamente tem dado certo!!!...
    .
    bem continuando me lembro de começar a acrodar e escutar vc nao ira conseguir. acorde. acorde. acorde,,, entao abri meus olhos e vou-la estava em outro fake vigilia, estava na terceira camada de sonho porem parecia ainda mais real que os anteriores pois estava na minha cama deitado com minha roupa e até com anel que estava em meu dedo!!!! me lembro de perguntar se estava acordado ou sonhando e logo caiu um meteoro do lado de casa!!!!.
    porem nao podia dizer que akilo era um sonho@!!
    .
    fiquei mais impressionado de poder ainda me recordaqr de td isto pois ja nao me aguentava mais um sonho apos o outro e desejei acordar e acordei.. estava sem a coberta no corpo fui olha meu relogo tinha passado apenas 1 hora...
    .
    me perguntei como isso pode acontecer????...
    .
    entao vim olhar o site hj e ake esta aconteceu msm coisa com marlon lol.....
    .
    Meus parabens e obrigado por postar essa noticia pois vejo que nao sou o unico que passo por estas coisas....
    .
    enfim nao sei oq acha mais achei um metodo bacana de saber se esta sonhando ou nao!!! tire uma foto de suas maos e depois apague-as e pense um pouco no que vc fez... e dpeois antes de dormir olhe para suas maos.... cara vc sempre olha para suas maos no sonho qd faz isso.... acho que é por causa do efeito que causou na vigilia.... entao é isso boa noite a todos e bons Sonhos!!!!!!!!! parabens pelo grande site marlon!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo relato Youssef!
      Q coincidência bacana heim! Uma excelente oportunidade pra gente trocar figurinhas ;)

      Como eu estava de viagem, a passeio, não estava carregando meu netbook ou diário de sonhos para anotar. Meu despertar foi bem atordoado e fiquei procurando lembrar dos diversos sonhos... eram tantos que sabia q se ficasse na cama dormiria de novo e a chance de esquecer boa parte era grande.

      Levantei-me, todo mundo na casa dormindo e sentado fiquei tentando lembrar dos sonhos mais interessantes. Ajudou, mas como descrevi no relato eu estava mesmo acabado de sono.

      Fui tomar uma água e voltei a dormir.
      Na manhã seguinte comprei um caderninho escolar de capa dura e consegui uma caneta.

      Ainda bem que fiz isso, pois o feriadão de carnaval foi uma estouro de sonhos lúcidos pra mim rsrsrs


      Youssef, bem interessante a idéia de fotografar as mãos. A técnica pelo jeito é bem promissora ;)
      Assim q estiver com a minha vou aplicar.

      Brigadão pelos elogios ;P
      Abs e bons sonhos companheiro!

      Excluir
  3. eu tenhu uma pergunta, pq quando eu estou tendo um sonho lucido no meio da noite ele é tao curto ?? eu sempre tento voar mas naum consigo, dai o sonho acaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque normalmente conseguimos os melhores sonhos lúcidos nas fases REM tardias(após a 6a hora de sono). Nessas fases, o período de sonhos intensos(REM) se torna bem rechonchuda. Tanto é que nos laboratórios de sono, os sonhadores lúcidos costumam sonhar nessa parte do sono.
      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  4. Hehehe, Márlon! Aconteceu algo parecido comigo nas últimas noites. Comecei a faculdade na semana passada e dormi muito pouco. Por causa do Carnaval, não tivemos aula esta semana e finalmente pude pagar as horas de sono que estava me devendo... E tive também vários sonhos lúcidos na mesma noite. :)

    Eu já percebi isso há um bom tempo, que se a qualidade do meu sono está ruim, e se eu conseguir dormir mais cedo, é quase certo que vou ficar lúcido. :)

    Vou tentar aproveitar ao máximo os feriados, hehe...

    Bons sonhos para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí John!
      Precisamos trocar mais experiências nessa área ;)
      Minhas aulas logo logo recomeçam tbém rsrsrs


      No ricocheteio de REM, no mínimo, os sonhos jorram intensamente. Mas estou propenso a investigar a hipótese que nossa consciência está bem alterada quando a lucidez ocorre pelo rebote de REM.
      Principalmente se compararmos com a qualidade da consciência nas fases REM tardias... vamos ver.

      Seria interessante planejar experiências com memória e testarmos nossa capacidade de recordar coisas simples, como idade, nome completo dos pais, endereço
      e clarearmos a idéia de como é de fato essa consciência conseguida por esse tipo de fase REM.

      Quer dizer, é possível q quanto maior seja o débito de sono, mais enfraquecida esteja a consciência e a capacidade de fazer experimentações, lembrar de planos feitos no estado desperto ou ainda memórias simples como idade, endereço, nome dos pais etc..

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.. Achei por acaso o seu blog, lia uma matéria no site exame e vi em baixo uma sobre sonhos lucidos, como nunca mais tinha lido a respeito decidi clicar no link, no final da matéria citavam o teu nome e fui atrás. Parabéns pelo blog, to com umas 10 abas abertas aqui hahah.. enfim, vou começar de novo na empreitada dos sonhos lucidos, criei a um tempo atras um blog-diario de sonhos, mas esses tempo to postando lá tem pretenções de ter sonhos lucidos, virou um hobbie(http://umviralataandaluz.blogspot.com), passe por lá depois.. mas nenhum são com "lucidez", consigo lembrar detalhadamente e alguns ficam na minha cabeça como uma lembrança, por não os esquecer, mas como andei ocupado ultimamente nao consegui anotar nada, por falta de tempo e sono. Ultimamente to notando um padrão nos meus sonhos, quase sempre me envolvo em algo que termina em morte ou guerras, isso assusta um pouco, mas na hora do sonho eu quero estar lá matando e destruindo. Antes sonhava mais com coisas estranhas e acabava notando que tava dormindo, mas nao ao ponto de tomar o controle total, a primeira atitude era tentar voar, mas perdia o foco e voltava a ser "espectador".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo Skylab!

      Valeu a força companheiro. Qual método tais praticando(MILD, Tholey...)?

      Excluir
  7. Ficou um pouco grande, mas espero que leiam e me ajudem. =]

    Finalmente meu primeiro sonho lúcido! \o/
    Dois em uma noite, na verdade. :D
    Ta aí:

    "Eu estava discutindo com a minha mãe sobre ela não me dar dinheiro. Enquanto isso chega uma amiga dela e pede dinheiro pra fumar maconha o.o, minha mãe ia dar cinco reais pra ela, eu peguei e rasguei. Lembro de ter ficado bravo com minha mãe e cheguei a dar um tapa nela e sangrou a cara dela. Eu sentia tudo muito real como se tivesse acontecendo mesmo.
    Fui no espelho do banheiro espremer uma espinha, ai pensei sobre tudo que estava acontecendo, fiz o RC das mãos e felizmente era um sonho (faltava dois dedos na mão esquerda), fiquei lúcido, mas por muito pouco tempo. Primeiro tudo escureceu, depois apareceu letras e símbolos estilo matrix (preto com verde), depois vi o quarto da minha mãe, mas muito escuro e foi escurecendo até eu acordar. Acordei, fiz o RC das mãos e confirmei que tinha acordado."

    Apesar de eu ter ficado lúcido por tão pouco tempo e ter sido um sonho não agradável, gostei da experiência, senti bastante as emoções do sonho e me lembro dele bem claramente. Fui dormir pelas 3 da madrugada e terminei de anotar esse sonho às 8:40 da manhã. Tinha que acordar às 11:30, levantei, fui na cozinha, tomei um pouco de iogurte e voltei pra cama bem confiante pra ter outro SL. Ah, eu tava dormindo no quarto da minha irmã, pq meu avô ta aqui e ta dormindo no meu quarto.
    O quarto da minha irmã tem mais barulhos por ser mais perto da rua. Aproveitei que meu vô já tinha levantado e fui dormir no meu quarto.

    Próximo SL:

    Sempre barulhos de carro e de crianças e/ou bebês no sonho (tem realmente um pouco, mas no sonho não parava). Eu era "espectador" de um sonho que não lembro detalhes, fiz RC e faltava um dedo. Falso despertar e fui parar dormindo na cama da minha irmã (que foi onde tive o primeiro SL hoje, mas saí de lá por causa do barulho) tentei me manter calmo dessa vez e me saí melhor. Lembro da minha respiração ter acelerado depois de perceber que era um falso despertar. Continuei deitado só observando o quarto. Parecia ter tudo que tem de verdade, também tinha uma pilha de ursos de pelúcia perto da porta (minha mãe tem uma loja de pelúcias), tinha uma boneca que ficava me encarando com cara de má, achei engraçado. Percebi que os detalhes desses ursos eram poucos, pareciam embaçados, fora de foco.
    Fechei os olhos imaginando outro lugar pra tentar ir, mas só pensei em "um lugar calmo". BOOM, outro falso despertar, voltei pro meu quarto e peguei o iPod pra anotar os sonhos. Ia começar a anotar e vi a anotação do outro. Em cima dizia "a um minuto e pouco atrás" no lugar que diz a hora q foi escrito. Percebi que era outro falso despertar e tudo sumiu. Mas tentei continuar calmo e imóvel, fiquei um tempo assim, pensando no sonho pra tentar voltar pra ele, mas agora sentia que tinha acordado de verdade, senti meu corpo bem cansado por estar na mesma posição aí abri os olhos, acordei e fiz um RC e confirmei estar acordado.

    Gostei MUITO dos sonhos de hoje. Já tive várias experiências de "quase SL", quando eu percebia estar lúcido, acordava pela excitação. Alguém mais passou por isso no início? O que fazer pra manter a calma quando se perceber lúcido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Gabriel,

      Parabéns pelas experiências! Avançou muito rápido msmo. Não esqueça de manter suas anotações e seguir firme nos reality checks, pois pelo visto está sendo de grande eficiência pra ti. ;)

      Para manter a calma, talvez o me´todo de Tholey seja interessante pra ti, pois fazemos simulações de estar sonhando durante o dia. Mas principalmente, o tempo vai tornando a gente mais calmo ;)

      Excluir
  8. Faz muito sentido. O pior limbo que já passei foi exatamente final desse ano quando estava perdendo noites para terminar o tcc.
    Eu abria os olhos na minha cama, e quando acendia a lua percebia que poderia ser sonho. Tentava voar (sempre consigo voar em sonhos lúcidos) e como conseguia sabia que era sonho mesmo. Quando voava pela porta via umas imagens e o sonho saia de controle e eu acordava de novo na cama. Percebia que era sonho mais uma vez e tudo acontecia de novo e de novo. Foi tao rápido e aconteceu tantas vezes que deve ter chegado as centenas. Cheguei a ficar desesperado achando que iria ficar preso para sempre nos sonhos.

    ResponderExcluir
  9. márlon blz?

    eu tenho SL a mais ou menos 1 ano e agora vem me ocorrendo um problema.
    toda hora que descubro que estou lúcido eu acordo(isso já aconteceu umas 5 vezes)vc poderia me dar algum conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David, desculpe a demora em responder.

      Uma técnica promissora nesses casos é o método de Tholey. Esse método envolve a visualização, durante o estado desperto, de que se está sonhando. Isso invariavelmente estimula a trabalharmos a imaginação e simularmos de modo mais tranquilo situações do sonho, como por exemplo, técnicas de prolongamento da experiência: esfregar as mãos, rodopio e uso de portas.

      Excluir
  10. Para os onironautas que ficam preocupado em estar acordando durante anoite pra lembrar ou anotar os sonhos...
    http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/02/24/80409-regra-das-oito-horas-de-sono-pode-ser-mito.html

    ResponderExcluir
  11. olá Márlon J.
    faz uns três meses que estou fazendo o método MILD.Mas agora minha rotina mudou eu tive que adaptar meus sonhos.não posso mais dormir e acordar a hora que quero.Mas arrumei um jeito de continuar tendo sonhos lúcidos.Como estudo á noite,durmo tarde.Mas tenho que levantar as cinco da manhã,levar minha irmã na escola e quando volto vou dormir de novo,estou nessa rotina a duas semanas e meio e já tive três sonhos lúcidos.Legal né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisangela,

      Parabéns pela adaptação! É um problema bem sério esse da má qualidade do sono ou débito de sono. Acho q é uma das questões mais levantadas pelos onironautas.

      Qdo puder traga algum relato e rotina de preparação tua. Certeza q será bem proveitoso para os demais onironautas o teu exemplo.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  12. Olá Marlon, eu comecei a me interessar por sonhos lúcidos hoje, por meio de um blog que visito todos os dias, por uma postagem que dizia que eu poderia controlar tudo o que eu quisesse no sonho... Tenho 14 anos, fiquei vidrado para tentar algo do tipo "sandbox" ou seja, um lugar onde eu possa treinar teletranporte, voar, contruir coisas e tudo mais... Minhas unicas dúvidas são em relação ao começo e a chamada paralısia do sono, afinal ja tive isso uma vez e, como voce deve saber, foi horrivel! Então, eu queria algumas dicas de como começar nesse mundo incrıvel, de tirar o medo da primeira vez, e de como evitar a paralısia. Muito bom o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus,

      O controle da narrativa do sonho pode ser deixado para mais tarde. O ideal é curtir de maneira a não exigir muito do subconsciente. Planeje pequenas experiências(e mais simples) como voar, atravessar paredes, lançar um ou outro raio, abrir portas desejando algum cenário, prorrogar o sonho, a aparição de alguém ou algo...

      A paralisia é mais comum na técnica WILD. E nem é tão frequente assim. Pode ficar tranquilo. Caso um dia tu voltar a ter, já sabe q é apenas uma percepção a mais do teu sono. Nada com q se preocupar. Ainda mais q nas demais técnicas MILD, Tholey, WBTB ela não é comum.

      Abs e bons sonhos companheiro!

      Excluir
  13. meu pai já teve isso...
    "llintenauta.blogspot.com.br"

    ResponderExcluir
  14. alguem ja teve a horrivel experiencia de fikar preso em um limbo so que ao mesmo tempo estar num pesadelo? fikei assustado quando isso aconteceu comigo.

    ResponderExcluir
  15. alguem ja teve a horrivel experiencia de fikar preso em um limbo so que ao mesmo tempo estar num pesadelo? fikei assustado quando isso aconteceu comigo.

    ResponderExcluir
  16. Me lembro muito bem de um sonho (ou pesadelo rsrsrs) que tive na minha infância, eu estava na casa do meu pai e tinha um senhor maluco querendo me torturar, mas o mais intrigante de tudo isso é que eu sempre fui acostumado a saber quando estava sonhando, talvez como forma de diminuir a ansiedade, então desde o inicio eu soube que era um sonho, então comecei a bater a cabeça na parede até sangrar, visto que forçar a despertar não tinha adiantado, a solução foi se degolar, como na maioria das vezes não era muito realista eu não ficava muito assustado... acho que este foi meu primeiro limbo

    By: Victor Hugo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...