ÚLTIMOS

domingo, 18 de março de 2012

MILD para indução de Sonhos Lúcidos

   MILD significa "Mnemonic Induction of Lucid Dreams" que em português fica: Indução Mnemônica de Sonhos Lúcidos.




   Por mnemônica, entenda-se algo como uma memória auxiliar. Um elemento que ajuda o trabalho da nossa memória. É exercitado um mecanismo, para desencadear a lembrança de que queremos ficar conscientes, enquanto sonhamos.

   A idéia é aplicar esse dispositivo mnemônico (um auxiliar visual) de se imaginar fazendo o que deseja se lembrar de fazer. Falar o que deseja pode ajudar: "Quando tais e tais coisas acontecerem, quero me lembrar de fazer tais e tais coisas". Por exemplo: "Quando estiver dentro de uma casa, quero me lembrar de abrir uma porta e encontrar a Scarlet Johansson".



    A verbalização usada por LaBerge para organizar o esforço que se pre­tende fazer é: "Na próxima vez que estiver sonhando, quero me lembrar de reconhecer que estou sonhando". O "quando" e o "que" da ação desejada, devem ser determinados com clareza.

    Essa intenção deve estar fixada ao adormecer, mesmo antes dos primeiros períodos REM ou depois de um período em que estou completamente acordado, como esta detalhado abaixo. Um ponto importante é que, para provocar o efeito desejado, é ne­cessário fazer mais que recitar distraidamente a frase. É preciso de fato ter a intenção de sonhar lucidamente. Aqui está o processo recomendado, discriminado passo a passo:


    1. No começo da manhã, ao acordar espontaneamente de um   sonho,   repasse   várias   vezes,   até   decorá-lo.

2. Depois, enquanto estiver deitado na cama e voltando a dormir, diga a si mesmo:   “Na próxima vez que estiver sonhando quero me lembrar de reconhecer que estou sonhando."

3. Visualize-se voltando ao sonho que acabou de ensaiar; só que, dessa vez, veja-se percebendo que está, de fato, sonhando.

4. Repita o segundo e o terceiro passos até sentir que a sua intenção ficou claramente fixada ou até cair no sono.



     O preparo mental implicado neste processo é muito parecido com o que você adota quando resolve acordar numa certa hora e ir dormir quando põe para tocar o despertador mental. A capacidade de acordar dentro dos sonhos pode ser considerada uma espécie de refinamento da capacidade de acordar dos sonhos. Isso é desenvolvido com o tempo. Todo iniciante deve começar usando um despertador não muito barulhento, nem silencioso demais.


     LaBerge é taxativo sobre a importância do "começo da manhã". Existem registros consagrados na literatura sobre o tema e em pesquisas de laboratórios do sono, bem como onironautas do calibre de Van Eeden a Garfield, apontando a esmagadora importância para o sono REM, logo nas primeiras horas da manhã.



O método MILD é incisivo no aproveitamento de um condicionamento mental e uso das fases REM do sono.


     De acordo com as pesquisas realizadas na Universidade de Stanford, por Stephen LaBerge e seus colegas, os sonhos lúcidos parecem acontecer quase sempre nos períodos REM e, como a maior parte do sonho REM transcorre na parte final de uma noite de sono, provavelmente esta é a hora mais favorável para sonhar lucidamente. Embora alguns sonhadores tenham conseguido in­duzir sonhos lúcidos usando o MILD durante o primeiro período REM da noite, parece que este método produz o máximo efeito quando é praticado no começo da manhã.

Nas palavras de LaBerge:
    "Se você acha que está muito sonolento para seguir o pro­cedimento dado acima, pode tentar acordar empenhando-se durante minutos em qualquer atividade que exija uma vigilância total, como anotar o que sonhou, ler ou simplesmente sair da cama. Isso é recomendado porque foi observado que certas ati­vidades provocam sonhos lúcidos quando se vai dormir de novo. Garfield, por exemplo, verificou que "uma relação sexual no meio da noite geralmente era seguida de um sonho lúcido. Contrastando com isso, Scott Sparrow afirma que a meditação feita no começo da manhã favorece sonhar lucidamente (mas somente quando se faz a meditação pela meditação em si, não para ter sonhos lúcidos). Outros sonhadores lúcidos acham favorável ler ou escrever no começo da manhã. A diversidade dessas atividades sugere que o fator que facilita ter sonhos lúcidos num sono subsequente não é a atividade em particular, e sim o estado de alerta."o da manhã, depois de acordar de um sonho.

MILD dá mesmo um belo upgrade

O renomado pesquisador prossegue:
"Visto que a motivação é um fator importante na indução de sonhos lúcidos, como podemos ter certeza de que o aumento de motivação não explica as melhorias que atribuo ao MILD? Nas noites em que procurei induzir sonhos lúcidos enquanto es­tava sendo monitorado fisiologicamente, só tive um sonho lúcido em sete noites de registros no laboratório, mas quando comecei a praticar o MILD tive quinze sonhos lúcidos em treze noites de registro. Deveria estar claro que esses resultados são devidos ao método e não simplesmente à motivação."





           De acordo com o pesquisador o MILD parece ser especialmente eficiente, para aquelas pessoas com os requisitos de grande motivação e excelente lembrança dos sonhos. Por "Grande motivação", ententenda-se um desejo intenso de aprimorar a técnica de ficar consciente nos sonhos e por "excelente lembrança dos sonhos", entenda-se a capacidade de acordar dos sonhos duas, três ou mais-vezes por noite e lembrar-se deles.
         
           "Nos meus seminários e cursos quase sempre os alunos têm bons resultados com o MILD quando satisfazem as duas condições mencionadas acima. Num curso de oito semanas, dois alunos meus aumentaram as respectivas freqüências de sonhos lúcidos, de menos de um por mês a cerca de vinte por mês. No mesmo período (dois meses) a média dos alunos  teve três ou quatro sonhos lúcidos. Tudo isso deveria deixar claro que é possível aprender a sonhar lucidamente. O que um sonhador pode fazer, outros também podem."(LaBerge)


     Para LaBerge, o tempo trará o desenvolvimento de métodos de indução de sonhos lúcidos muito mais eficientes, deixando o mundo dos sonhos lúcidos disponível a to­dos os que precisarem ou desejarem.


Fonte:
LABERGE, Stephen. Sonhos Lúcidos. 1985
Ed. Siciliano Livros, Jornais e Revistas Ltda. 1990(esgotada)

18 comentários :

  1. oi Márlon, meu nome é Carlos André e esse é o primeiro sonho lucido do meu amigo Anderson. ele teve outros depois desse e aos poucos eu irei postando.

    ResponderExcluir
  2. MEU PRIMEIRO SONHO LÚCIDO
    DE: ANDERSON VENCESLAU DOS SANTOS

    NO MEU PRIMEIRO SONHO LÚCIDO EU TINHA USADO OS BINÊURAIS, TETHA E LUCID DREAMS,
    PARA VER SE DAVA RESULTADO, EU SEMPRE DURMO EM TORNO DAS 7:30Hs à 8:00Hs, E NESTE DIA EU TINHA ACORDADO DE 1:00Hs,COMECEI A OUVIR O TETHA E DEPOIS O LUCID DREAMS, FUI DORMIR POR VOLTA DAS 2:45Hs OU 3:00Hs. COMECEI A SONHAR SUBINDO UMA ESCADARIA QUE TEM AQUI NA RUA DA MINHA CASA, EU ESTAVA COM AS MESMAS ROUPAS QUE TINHA USADO DURANTE O DIA E ESTAVA VINDO DA PADARIA QUE SEMPRE COMPRO PÃO PELA MANHÃ, MAS EU ESTAVA DE TÊNIS E EU NUNCA USO TÊNIS PARA IR COMPRAR PÃO, ENQUANTO EU SUBIA AS ESCADAS EU VINHA ANALISANDO OS DETALHES DA RUA, AS CASAS O VENTO BATENDO EM MIM E ATÉ MINHA SOMBRA EU VIA NA PAREDE, E FIQUEI PENSANDO, ISTO JAMAIS PODERIA SER UM SONHO, POIS É MUITO REAL LEMBRO-ME DE BATER O PÉ NO DEGRAU DA ESCADARIA E TER OUVIDO O SOM DO MEU SAPATO BATENDO NELE, EU ESTAVA COM UMA SACOLA DE PÃO NA MÃO ESQUERDA E ATÉ O AMARROTAR DO PLÁSTICO EU OUVIA, ENTÃO DE REPENTE VEIO NA MENTE O DESEJO DE FAZER O TESTE DE REALIDADE, E IMEDIATAMENTE EU PENSEI, NÃO TEM PRAQUÊ FAZER, POIS ISTO JAMAIS SERIA UM SONHO, E CONTINUEI SUBINDO AS ESCADAS, DEPOIS DE SUBIR TRÊS A QUATRO DEGRAUS SENTÍ NOVAMENTE A VONTADE DE FAZER O TESTE, E DESTA VEZ NÃO PENSEI EM MAIS NADA SIMPLESMENTE PUXEI O MEU DEDO E PRA MINHA SURPRESA ELE ESTICOU COMO SE FOSSE DE BORRACHA, FIQUEI PERPLEXO COM AQUILO, MEU CORAÇÃO ACELEROU E UMA ALEGRIA TOMOU CONTA DE MIM, PASSEI ALGUMS INSTANTES ADMIRANDO A REALIDADE DAQUELE LUGAR E ENTÃO ME VEIO O DESEJO DE CORRER O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, E SUBIR AS ESCADAS COMO SE NEM TOCASSE NELAS, EU CONSEGUIA SUBIR SETE A OITO DEGRAUS DE UMA SÓ VEZ, A EMOÇÃO FOI TÃO GRANDE QUE ACABEI ACORDANDO FELIZ DA VIDA E COM O CORAÇÃO BATENDO COMO SE TIVESSE REALMENTE SUBIDO AQUELA ESCADA CORRENDO, FOI DEMAIS.

    ResponderExcluir
  3. 2º SONHO LÚCIDO
    DE: ANDERSON VENCESLAU DOS SANTOS


    ESTE SEGUNDO SONHO LÚCIDO ACONTECEU NA MESMA NOITE EM QUE EU TIVE O PRIMEIRO, NA VERDADE FOI UMA SEQUÊNCIA DE TRÊS SONHOS NAQUELA NOITE, IMAGINE VOCÊ EU NUNCA TINHA TIDO UM LÚCIDO E NA MESMA NOITE TIVE LOGO TRÊS, FOI ÍNCRIVEL. ACONTECEU ASSIM, LOGO QUE EU ACORDEI DO PRIMEIRO, AINDA ESTAVA COM SONO E SABIA QUE SE EU FICASE PENSANDO NA ULTIMA PARTE DO SONHO TÉRIA CHANCE DE VOLTAR PRA ELE DE NOVO, FIQUEI NA CAMA DEITADO PENSANDO NO SONHO E ESPERANDO DORMIR E VOUTAR PRA ELE, ENTÃO PEGUEI NO SONO NOVAMENTE E COMESEI A SONHAR COM OUTRA COISA, SONHEI QUE ESTAVA ANDANDO EM UM LUGAR MUITO PARECIDO COM UM BAIRRO JUNTO DE CASA, E ANDAVA DEPRESSA COMO COSTUMO ANDAR MESMO, E COMESSAVA A DESCER UMA ESCADARIA E DESCIA BEM DEPRESSA SÓ QUE NO MEIO DO CAMINHO IA DESCENDO TAMBÉM UMA SENHORA COM UM MENINO, E ELES DESCIAM BEM DEVAGAR E EU TENTAVA PASSAR DELES MÁS NÃO CONSEGUIA, ENTÃO EU PAREI E ESPEREI ELES DESCEREM. ENQUATO ISTO EU ADMIRAVA A PAISAGEM, AS ÁRVORES OS PASSARINHOS CANTANDO O VENTO BATENDO NAS PLANTAS, DE REPENTE ME VEIO O PENSAMENTO QUE EU ESTAVA NA CAMA DORMINDO E QUE AQUILO PODERIA SER UM SONHO, ENTÃO LEMBREI QUE REALMENTE EU TINHA DITO ANTES DE DORMIR QUE EU ESTAVA NA CAMA DORMINDO E QUE DE AGORA EM DIANTE O QUE ACONTECER SERIA SONHO, E NA HORA ME VEIO A LUCIDEZ, ENTÃO EU CORRI ETÉ O MENINO E A SENHORA E COMECEI A DIZER A ELES QUE AQUILO ERA UM SONHO E QUE EU SABIA QUE ERA UM SONHO E IRIA PROVAR PRA ELES, ENTÃO PUCHEI O MEU DEDO E ELE ESTICOU E FICOU BEM GRANDE, E EU DIZIA VIU ISTO É UM SONHO LÚCIDO, MAIS ELES SÓ FICAVAM OLHANDO PRA MIM ESPANTADOS MAIS NÃO DIZIAM NADA, E EU AINDA ME LEMBRO DO ROSTO DELES, SONHO LÚCIDO É REALMENTE UMA ESPERIÊNCIA ÍNCRIVEL. E EU DIZIA VOU PROVAR PRA VOCÊS QUE ISTO É UM SONHO AGORA! E VIA UMA BARREIRA BEM ALTA E EU OLHAVA LÁ PRA BAIXO E ME VINHA UM FRIO NA BARRIGA, ENTÃO EU DIZIA QUE IA CONSEGUIR VOAR E ELES CONTINUAVAM A SÓ ME OLHAREM ASUSTADOS E EU MAS ASUSTADO AINDA COM O TAMANHO DAQUELA BARREIRA E PELA REALIDADE DO SONHO,TEVE MOMENTOS QUE EU ATÉ DUVIDEI SE ERA SONHO MESMO POIS TUDO ERA IGUAL AQUI NA REALIDADE ACORDADA, ENTÃO EU TAPAVA O NARIZ E CONSEGUIA RESPIRAR MESMO COM ELE TAPADO, ISTO ERA O MEU TESTE QUE AQUELE LUGAR ERA MESMO UM SONHO,E EU QUERIA PULAR MAS NÃO CONSEGUIA POIS O MEDO NÃO DEIXAVA E EU OLHAVA PARA O MENINO E DIZIA, VOCÊ VAI VER, EU VOU PULAR!EU VOU PULAR!EU VOU... ENTÃO ELE ME EMPURRAVA E DIZIA, VAI LOGO!ENTÃO EU COMESSAVA A CAIR E ME ACORDAVA COM O SUSTO DA QUEDA, É HORRÍVEL ESSA SENSAÇÃO DE QUEDA NO SONHO, PARECE MUITO REAL O INTERESANTE TAMBÉM É QUE CONSEGUIMOS LEMBRAR DE COISAS QUE ACONTECEU TANTO NA REALIDADE COMO EM OUTROS SONHOS,EU LEMBREI DA ANSIEDADE QUE EU TIVE NO PRIMEIRO SONHO E QUE HAVIA ACORDADO POR CAUSA DELA,ENTÃO RESPIREI FUNDO PARA CONTROLAR A EMOÇÃO E PODER DURAR MAIS UM POUCO NO SONHO.O TERCEIRO SONHO FOI LOGO APÓS ESTE MAIS FOI MUITO CURTO TEVE UMA LONGO HISTÓRIA ANTES E DEPOIS QUANDO EU PERCEBÍ QUE ERA SONHO E FIQUEI LÚCIDO EU ACORDEI E NÃO DEU TEMPO DE FAZER NADA POR ISSO NÃO VOU DESCREVELO;ATÉ O PRÓXIMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo relato Carlos! Avise o Anderson q ele tá de parabéns! Bastante ocorrências e tudo de forma tão simples e magistral ;)

      Quero, se possível, todo esse relato pelo meu email: marlonjatahy@sonhoslucidos.com mas é importante que venha sem ser em letras caixa alta.

      Possívelmente ainda vou retornar ao tema da tecnologia para indução de sonhos lúcidos e a técnica que ele usou, com o relato ilustrando é uma boa.

      É interessante e conveniente saber, a rotina dele para recordação de sonhos. Se está anotando num diário, frequencia dessas anotações e reality checks durante o dia.

      Valeu pela contribuição Carlos! Agradeça o Anderson por mim!

      Abs e bons sonhos para todos nós!!!

      Excluir
  4. muito legal Márlon esse post deixou muito claro o MILD parece bem mais fácil
    DE:Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Vinicius,

      O LaBerge é o cara mesmo. Pesquisador e onironauta de primeira heim! A fonte que bebi descaradamente, pra fazer o post, foi o livro dele que citei. Vale mto a pena ter sempre ele por perto.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  5. Márlon tenho 15 anos, tive uma vez sonho lúcido quando tinha 8 anos, me lembro tão perfeitamente dos detalhes e quão legal é. Mais minha Pergunta é o seguinte: vi lendo em Alguns blogs sobre a paralisia do sono, como q isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se de uma manifestação consciente de uma fase do sono. Quando sonhamos, especialmente na fase REM, ficamos submetidos a rigidez do sono ou a atonia muscular da fase REM.

      Resumindo é uma percepção que é mais comum de acontecer quando se aplica técnicas de indução como o WILD. Outras técnicas que objetivem migrar direto do estado desperto para os sonhos, o tempo todo com a consciência ativa, PODEM talvez dar margem ao sonhador flagrar essa ocorrência.

      Ela assusta quando desconhecemos, o que já não é agora teu caso ;)

      Excluir
    2. Se interessou por sonhos lucidos pelo 9gag né? como eu... hehehe

      Excluir
  6. Esse relato me lembrou um sonho lúcido que eu tive em que eu estava em uma tenda de camelô em Santa Cruz (Bolívia, e eu explicava pra uma senhora comerciante que aquilo tudo alí era um sonho, toda aquela realidade, incluindo "ela" era uma criação da minha mente, outra vez em outro sonho eu comecei a gritar feito um maluco com algumas pessoas que estavam em meu sonho: VOCÊS SABEM DE QUEM É ESTE SONHO?, SABEM QUEM MANDA AQUÍ, ESSE SONHO É MEU, SOU EU QUEM MANDO AQUÍ..., isso foi muito engraçado.obs. (eu não conheço a bolívia, mas sabia que estava lá)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Márlon td bem??, cara hj tive uma experiencia muito loka, e queria saber oq eu tive foi um sonho em q eu me paralisei ou foi uma paralisia do sono, n sei muito bem dessas coisas ainda!!! cara basicamente foi assim:

    dormi mais cedo nessa noite, dai começei a ter alguns sonhos meio estranhos, não me lembro dos sonhos em detalhes, só lembro em flashes. dai era por volta das 3:00 a.m quando parecia q eu levantei normalmente pra ir pra escola, mas no meio eu encontrei minha mãe q me disse pra voltar pra cama, quando eu deitei na cama parecia q um elefante deitou em cima do meu torax e eu n conseguia me mexer sentia apenas minha cabeça, enquando barulhos percorriam meu quarto, dai parece q percebi q estava sonhando e deixei rolar, mais no meio e acordeio nun pulo!!!!! muito loko isso q eu tive, agora queira saber se isso foi uma paralisia do sono ou somente um sonho escroto.... o detalhe é q eu estava ma mesma posição em q eu fui dormir, mais na ora q paralisei eu estava atravesado na cama, agora estou em duvida se foi uma paralisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus,

      Pela tua descrição "um elefante em cima do meu torax e eu n conheseguia me mexer(...)" é bem típico da parilisia. "Barulhos que percorriam quarto... etc.." alucinações auditivas. Podem acontecer alucinações hipnagógicas ou hiponopômpicas que seguem a linha q tu teve.

      Nada com se preocupar companheiro ;)

      Excluir
  8. Olá Marlon! (é o Miguel de novo!) Tive outro Sonho Lúcido neste final de semana (é o Segundo) e eu gostaria de saber quantos sonhos lúcidos é possível ter por mês! Só para no futuro eu consiga ter uma média para comparar e tentar aumentar a frequencia de SLs!

    Abraços, Miguel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Miguel!

      A gente pode ficar consciente o quanto quiser. Não há contra-indicações, então é aproveitar da maneira que achar melhor! ;))

      Existem pessoas que desenvolveram a habilidade de ficar consciente nos sonhos, a tal ponto, de serem requisitadas para experiências em laboratórios do sono. Caso do Bruno Grego, entrevistado aqui no blog. A média dele está em 2 sonhos lúcidos por semana.

      Abs e bons sonhos para nós!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Márlon, deixa eu te dizer
    tentei há uns dois dias sonhar lúcido pelo WILD, duas vezes na mesma manhã, e nas duas vezes eu abandonei e levantei da cama quando estava perto do sleep paralysis
    Na primeira tentativa consegui ver as nebulosas e pá, comecei a sentir o braço esquerdo adormecer mas não deu em nada
    depois de uma hr eu voltei e tentei, numa posição mais confortável
    De novo meu braço esquerdo começou a adormecer, não sentia muita coisa mas sabia que estava entrando no sleep paralysis
    meus dois braços estavam quase que abraçando o travesseiro, ao lado da minha cabeça
    eu, com os olhos fechados, sentia meu braço esquerdo se curvando, indo em direção ao meu peito leeeentamente
    sentia-o mas não conseguia mecher muito, parecia slow motion
    daí eu pensei comigo "que chato, não vou conseguir, tô há minutos aqui e não deu em nada"
    então eu levantei e sentei na cama, jurando que estava tudo normal, mas daí eu sentei e antes de terminar meu movimento, arregalei os olhos, espasmo, pq meu braço esquerdo tava ali, congelado na mesma posição do início da tentativa
    eu jurava q tava no meu peito D:
    Tentei mecher meus dedos, mas tudo que consegui foi um movimento estranho, como se estivesse mostrando as "garras" pra mim msm, aquilo
    na hr eu tava totalmente calmo "nah, isso é sleep paralysis, tá tudo bem"
    mas agora eu tô meio assustado
    bom, meu braço voltou ao normal em uns 10 segundos, mas agora pouco eu tive um probleminha pra dormir (se isso continuar eu te falo)
    O que eu quero saber é se você já tentou sonhar lúcido pelo método WILD
    me parece tão agressivo à mente :/
    não vou tentar mais por ele, por q é como se sua alma estivesse saindo do seu corpo
    obg por ler tudo isso c:

    ResponderExcluir
  11. Uma vez, eu acho tive um sonho lúcido, só que tipo, quando eu consigo ter consciência dentro de um sonho, ele dura muito pouco, ai eu consigo sentir meu corpo na cama, tento me mover, só que é como se eu não tivesse força nos músculos, ai eu acordo e começo a ver coisas no escuro, será que eu sou retardada?

    ResponderExcluir
  12. A parte que eu menos gosto é a de repassar o sonho... :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...