ÚLTIMOS

quinta-feira, 29 de março de 2012

O Real, o Mental e o Imateral: Sombras, Buracos e Espelhos para induzir sonhos lúcidos.

   Alguém aqui já parou para pensar que buracos, sombras e reflexos de espelhos são coisas imateriais, presentes no mundo físico? Ninguém toca um buraco ou uma sombra...  porém ninguém em sã consciência tem dúvida sobre os efeitos que essas entidades causam no mundo. Certos experimentos no estado mental dos sonhos podem produzir efeitos bem divertidos... e no mínimo curiosos!...


    Diversos onironautas, eu incluso, já relataram experimentos interessantes com espelhos. Entre as diversas funções descobertas, chamam a atenção:

- reflexos adversos do próprio sonhador:

  Um experimento bem marcante para mim foi encontrar três espelhos num recinto e em cada um deles, um reflexo diferente. Do mais apagado ao mais nítido, culminou num insight surpreendente sobre a perspectiva do meu próprio eu frente a vida(uau!). Mas já relatei esse por aqui.

   Também já vi minha versão feminina! rsrsrsrs Engraçado que não havia planejado. Mas eu realmente gostei do que encontrei. Não me senti nem um pouco constrangido pelos cabelos longos, pele clara, estatura como a minha atual... pô eu era um mulherão! ;D

   Outra função muito divertida foi quando olhei num espelho e me vi um zumbi! Zumbizão e não só me parti de rir como comecei a dançar na frente do espelho. Yeah!

Minha incrível experiência como zumbi, curtindo e dançando, com minha imagem refletida num espelho!


   Sombras e buracos ainda não estão no meu cartel de experiências realizadas, dentro dos sonhos, mas após uma dissertação contagiante em alguns parágrafos do livro "A Mente Pós-Evolutiva", do filósofo João de Fernandes Teixeira(Ph.D), resolvi que vou provocar o efeito desses construtos nos meus próximos sonhos.

  
   Segundo Teixeira:
   "Buracos colocam um problema interessante. Caimos neles, eles estão situados em lugares específicos e por isso devem ser classificados como coisas fisicas. Por outro lado, será que eles existem mesmo ou serão apenas o resultado da posição de dois ou mais objetos físicos no espaço? Tampouco eles podem existir somente na nossa mente, pois não podem ser comparados a algo como números ou valores morais."

  A mente parece possuir características semelhantes aos buracos. Ela pode ser algo imaterial, mas definitivamente produz monumentais efeitos sobre o mundo físico...    

  Quando estamos no estado mental dos sonhos, especialmente mantendo a consciência, podemos experimentar um universo sem limites... voar ou surfar no espaço profundo, transformar-se num inseto ou numa árvore, explorar as fronteiras da nosssa mente e tatear a tão misteriosa estrutura da nossa consciência...

Existe lugar mais livre, tranquilo e tão seu quanto o mundo dos sonhos?! É um lugar inefável, o qual a imaginação é o limite.



     Buracos, sombras e imagens no espelho podem servir como belos exemplos de instrumentos para estimular sonhos lúcidos. Ao se deparar com essas coisitas preciosas durante o dia-a-dia, não perca a oportunidade de fazer aquele questionamento existencial: "Estou sonhando ou não?". Quem sabe que agradável surpresa poderá advir?!... Entidades imateriais do nosso mundo físico, com superpoderes sobre a nossa mente... ou nossa mente manipulando novas entidades e se autodesenvolvendo por novas paragens?!

   

Fonte:

TEIXEIRA. João de Fernandes, A Mente Pós-Evolutiva
Editora Vozes: 2010 - Petrópolis(RJ)

13 comentários :

  1. uma amiga minha tem bipolaridade.
    eu indiquei esse esquema para ela, fazem apenas 3 dias, mas ela já começou a anotar e fazer o diário, com bastante detalhes!
    será que isso vai ajuda-la a lidar com isso(não que seja um problema, ou que ela seja louca rssrr)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só ela mesmo para nos dizer Kami. Já li bastante a respeito das possibilidades dos sonhos lúcidos como ferramenta para autodesenvolvimento.

      Minha cota de experiências é boa o suficiente, para dizer que é possível inundar o cérebro com uma boa disposição... uma euforia espetacular. Uma vez cheguei a ficar com receio de ter um derrame cerebral de tão eufórico que eu tava fazendo minhas experimentações e me divertindo pacas!

      Na minha opinião de leigo em psicologia ou psiquiatria, é uma possibilidade sim alguma possível ajuda.

      Talvez um pouco de fé ao tentar a experiência seria uma boa, mas melhor ainda seria compartilhar a investida com um psicólogo que iria acompanhar de perto.

      Abs e bons sonhos para todos nós! ;)

      Excluir
    2. valew, a propósito o video é muito show,
      adoro esse jogo, PORTAL é um dos jogos mais surreais e empolgantes que eu já joguei

      Excluir
  2. QUE VIDEO LOKOOOOO *O*

    você era um mulherão Márlon?! uhmm se eu fosse mulheres em um sonho a primeira coisa que eu faria seria pegar nas minhas tetas kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei surpreso e impressionado rsrsrsrs mas como tinha outros experimentos em mente, não tive tempo de apreciar os detalhes rsrsrs

      O vídeo é mesmo especial heim! ;)

      Excluir
  3. Fala Marlãooo. Engraçado que algumas vezes eu chego a sonhar com espelhos e minhas imagens porém nunca consegui chegar à lucidez através deles. Esta noite mesmo sonhei com minha imagem em um espelho em que estava com meus cabelos bem diferentes eu ficava me olhando e admirando meus novos cabelos em frente ao espelho porém como todas as vezes, nada de lucidez. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí ART!

      Pode acontecer mesmo de a gente nem dar bola... essa madruga mesmo eu estava conversando nos meus sonhos com uma colega e ela me questionava: "Márlon, qual é afinal a melhor maneira de ficar lúcida num sonho?"

      Respondi todo seguro, mesmo sem estar consciente: É se questionar com vontade sincera "Estou sonhando ou não?"... o_O

      Os espelhos são bons para mim fazer reality check. Por vezes meu reflexo está normal, em outras sou surpreendido por reflexos fabulosos rsrsrsrs
      Ah! Uma onironauta outro dia deu a idéia de experimentarmos ENTRAR num espelho. Nada mal! hehehehe

      Excluir
  4. Que vídeo surreal! Marlon, esse video é parte de algum filme? Vou fazer algumas experiências com espelhos e ver o que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o video é uma liveaction do jogo PORTAL,
      eu tive uma pequena e curta experiencia com espelhos,
      olhei para um espelho dentro de um prédio,
      mas em vez do meu reflexo, surgiram pratos e xicaras voando O_______O, isso realmente foi estranho!

      Excluir
    2. Arte de alto nível. Não curto jogos, entretanto esse vídeo daria um belo filme, com certeza.
      Sobre sombras e espelhos, vou experimentar e ver o que acontece.

      Excluir
  5. DE vinicius
    Márlon vc já entrou em um espelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não Vinicius. Mas já passei esse plano pro topo da minha lista ;))

      Excluir
  6. Ja tive algumas experiencias com espelhos. A primeira foi a uns 5 anos qndo estava começando a ter SLs mais frequentes:

    Estava em uma festa. Era uma sala com uma mesa comprida e no fundo havia um espelho. Eu estava tentando convencer as pessoas que aquilo era um sonho, elas nao acreditaram eh claro rs, ai eu disse: se nao eh um sonho com consigo fazer isso? e coloquei minha mao atraves do espelho: senti uma especie de corrente eletrica atravessando minha mao e um som como um zumbido. Depois tirei a mao e vi q meus dedos estavam tortos! depois olhei dentro do espelho , tive a mesma sensaçao de atravessar algo gelatinoso, la eu vi a mesma mesa com as pessoas mas pareceu q tudo estava de cabeça pra baixo.
    No segundo caso eu atravessei o espelho e la dentro vi dois clones meus.. fui falar com eles. Me disseram que eu tinha que acordar, mas eu ri e disse que estava bom ali, eles ficaram confusos e começaram a discutir. rsrs
    Tive outras vezes q vi meu rosto deformado tb.. Sempre encarei os espelhos como "portais" levando a diferentes pontos do nosso inconscientE talvez. espero que possam tiram algumas teorias disso..rs desculpem pelo comentario longo. abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...