ÚLTIMOS

domingo, 25 de março de 2012

Pesquisas fascinantes sobre Sonhos Lúcidos

      Existem pesquisas fascinantes sendo realizadas em algumas universidades e institutos especializados. Aqui mesmo no Brasil, Sidarta Ribeiro, Sérgio Rolim e Bruno Grego, são protagonistas em estudos na área, pela UFRN. Suas pesquisas avançam desbravando sobre as instigantes características desse estado mental. As áreas do cérebro que estão envolvidas, a presença da consciência e a grande intensidade  das experiências visuais...



 
     Experimentos realizados pela Universidade de Mainz, trazem fantásticos resultados, nos quais, pela primeira vez, sonhadores lúcidos estão conseguindo responder a comunicações iniciadas pelos pesquisadores. Trata-se da tese de doutorado de Stelen J.(2006). Através de estímulos sonoros específicos, os sonhadores lúcidos foram capazes de responder aos estímulos, utilizando-se de movimentos dos olhos.




     Pesquisas realizadas por Dane J. ainda na década de 80, foram capazes de demonstrar que os sonhos lúcidos não acontecem apenas nas fases REM do sono.

     Apenas controlar o sonho é só a lasca da ponta do iceberg. A grande conquista está em conseguirmos desenvolver a consciência no estado mental dos sonhos. É aí que as atuais grandes pesquisas caminham. Tanto as grandes pesquisas, como muitos onironautas ao redor do mundo, possivelmente... em casa!...

     Assim como sonhadores lúcidos em laboratórios do sono, estamos conseguindo acessar nosso cérebro num estado diferente da vigília. Quando estamos acordados, ele funciona de uma maneira, porém enquanto sonhamos, podemos vislumbrar situações que não acontecem no estado desperto. Nosso pensamento lógico abre terreno para um estado mental criativo sem paralelos... e conexões diferentes, muito provavelmente:

     "Os sonhos são fontes de grandes descobertas ou soluções para problemas científicos, bem como criações artísticas magistrais: Elias Howe com a revolução na indústria têxtil, Mendelev com a tabela periódica, Kekulé com a cadeia de benzeno, Mary Shelley com Frankenstein, Paul McCartney com Yesterday... o sonho que salvou o filósofo Russell  de cometer suicídio, os três sonhos numa noite de Descartes que impactaram por séculos no pensamento ocidental!... Que frutos podemos almejar ao obtermos livre acesso, num estado tão poderoso da nossa mente? A própria consciência pode ser alvo de intensos estudos."







     Resultados estimulantes, surgem de pesquisas referentes ao aprimoramento das habilidades em atividades que envolvem coordenação motora. Existe também uma linha de pesquisa, explorando possível relação dos sonhos lúcidos, para com o auxílio no tratamento de algumas psicoses, como a esquizofrenia. Questiono-me frente aos possíveis efeitos de sonhos lúcidos,  envolvendo grande recompensa e prazer... com relação a alguma possível contribuição no tratamento de doenças relacionadas ao eixo “psico-neuro-imuno-endócrino”.


Fontes:

http://www.sonhoslucidos.com/2011/11/o-que-sao-sonhos-lucidos-uma-nova.html

http://www.lucidologia.pl/ 

http://archiv.ub.uni-heidelberg.de/ojs/index.php/IJoDR/article/view/20

Strelen J (2006) Acoustic evoked potentials in lucid dreaming (in German). Ph. D. thesis, University of Mainz

20 comentários :

  1. estou cada vez mais e mais empolgado, já tive 3 sonhos(sou iniciante),mas ultimamente tenho tido alguns problemas para escrever meu diário, pois meus sonhos estão se tornando cada vez mais complexos, de uma certa forma indescritiveis, não consigo encaixá-los, me lembro de todos, porém muito bagunçados!
    queria saber se isso já aconteceu com alguém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direto acontece comigo, às vezes o sonho se fragmenta demais e em outras me lembro perfeitamente, só que não faço ideia da ordem que aconteceram, na maioria das vezes não têm uma sequência cronológica específica. Mas creio que com o tempo vai melhorando, é só continuar a escrever mesmo que muito confuso.

      Excluir
    2. Assino embaixo do que o Douglas respondeu. A Elisete, professora de piano, no post "A professora de piano e os sonhos lúcidos", nos dá um bom exemplo de como insistir em registrar esses fragmentos. Com o tempo vamos melhorando. ;)

      Excluir
    3. Oi Márlon, oi pessoal! =D

      De fato o diário é importantíssimo. Eu faço terapias com um psicólogo que também usa muito meus sonhos como material de consulta. Falei inclusive do blog e ele achou bem interessante. Na consulta de hoje levei meu diário pra ele dar uma olhada. Com o direcionamento dele e para minha alegria consegui entender o sonho A GAROTA CHATA que relatei no post sobre meus sonhos, que o Márlon gentilmente publicou. É algo pessoal, mas vou compartilhar o suficiente aqui pra todos verem a eficácia do diário de anotações. Falarei sobre a garota.

      A "garota chata" trata-se de uma pessoa na minha vida real que me é muito próxima e que tem tentado se aproximar de mim por se preocupar comigo (eu sei quem é), mas eu a acho inconveniente por pensar que não é necessário tanta preocupação assim. Que às vezes até exagera um pouco de fato, e por isso a considero "chata". Mas é só a maneira dela de demonstrar que se importa e eu não estava entendendo isso. Tento às vezes me manter distante (a ordem "sai!"), e ela fica triste quando faço isso (as manchas que causo em seu peito). Vi nisso algo que vai me ajudar no meu relacionamento com essa pessoa, que hoje vejo que não entendo o tamanho do seu carinho por mim.

      Percebem quantas coisas importantes os sonhos têm a nos dizer? E se eu não tivesse anotado isso? Será que me lembraria? Levaria apenas como uma curtição ou mais um sonho maluco? E olha que este sonho nem lúcido foi! :)

      Gostaria de estimular a todos a anotarem sempre que a rotina e o cansaço do dia permitirem, gente. Nem que sejam palavrinhas-chaves. Não percam oportunidades de refletirem sobre a linguagem simbólica que nossa alma sempre quer nos dar e não a damos ouvidos.

      Fica aí a dica e a comprovação, mais uma vez, da eficácia de anotações no diário de sonhos.

      Forte abraço e bons sonhos a todos nós!

      Excluir
  2. Boa noite. Recentemente estou tendo pequenos sonhos lúcidos assim que caio no sono, chegando bem longe do REM. Os sonhos são bastante curtos e não tem forma, até parece que estou no limbo, tudo escuro, mas ainda consigo me movimentar, é meio estranaho :S Tento fazer alguma coisa, alterar o cenário, mas não sai nada...creio que seja justamente por não acontecer no REM, devido ao sono ainda estar leve, sempre me acordo quando tento alterar alguma coisa.
    Estou tendo muitos sonhos (não lúcidos) e sempre consigo me lembrar deles quando acordo (não tenho costume de anotar nada :P). Sonho até que tenho que existe a possibilidade de ficar lúcido em um sonho, mas na verdade estou num sonho normal...poisé ultimamente meus sonhos estão estranhos.
    Passei um tempo sem acessar o site e dei uma atualizada hoje. Estava lendo que fazer atividades físicas e correr ajuda a ter sonhos lúcidos. Acredito que isso realmente ajude, pois já estou mais de mês sem ir pra academia e correr e nesse mesmo tempo estou sem ter sonhos lúcidos expressivos.
    Valeu, e pretendo estar mais presente daqui pra frente. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Vilson,

      Não estou muito diferente de ti. Tempo muito escasso para dormir e registrar os sonhos até. Sobre os sonhos curtos e sem forma, pode mesmo ser fora do REM. Como já ficou comprovado que podemos sonhar nessa fase(NREM) sim. Também pode ser uma capacidade mais fraca de recordação, afinal não tais lembrando dos teus sonhos das fases REM que é onde normalmente os sonhos lúcidos acontecem.
      Abs e bons sonhos para todos nós!

      Excluir
  3. Oi Márlon e pessoal do blog.

    Já tive alguns sonhos lúcidos, acho que mais de 10... Até já postei alguns aqui..Só que ultimamente, por motivos de preocupações, noites mal dormidas..enfim..não estava me lembrando de mais nada. Agora que tudo se acalmou, comecei a fazer os testes de realidade novamente, escrever no meu diário, utilizar os métodos..e eis que na noite passada tive uma experiência estranha, que não entendi.Começou num sonho bonito..eu estava em um tipo de parque da Disney, em um barco que estava sendo remado por ursos, mas eram todos desenhos.. e eu estava sendo levada por eles.Havia uma pessoa que me acompanhava, acho que uma colega de trabalho que não vejo há tempos.Bem, chegamos a uma cidade onde os pássaros eram grandes, do tamanho de uma pessoa,tipo 1,70m e eles estavam por todos os lados, alguns se aglomeravam em mamoeiros e comiam mamões bem madurinhos e outros verdes. E eles também andavam pelas ruas, e em determinado momento eu comentei com essa minha amiga.." Isso não ta parecendo sonho lúcido?" Ela me olhou e simplesmente ignorou o que eu perguntei..mas mesmo assim eu disse.." até vou fazer o teste de realidade",, e fiz..olhei para a minha mão esquerda e tentei esticar o dedo..não consegui..Fiz o mesmo com a outra mão e nada..então comecei a pensar como tinha chegado até ali.(como teste). Então me lembrei dos ursos que estavam me levando para o interior do parque. Aí no sonho tive certeza de que não estava sonhando pois os testes não funcionaram..Com uma surpresa muito chata :( eu acordei e vi que realmente estava sonhando e poderia ter aproveitado meu sonho lúcido..Então queria perguntar..Por que será que os testes de realidade não funcionaram? Existe algum estudo sobre isso? Obrigada !!!!

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ana,

      Muito legal teu sonho! Uma narrativa bem vívida!

      Alguns reality checks podem falhar. O negócio é partir para outro. Experimente olhar para as mãos, contando os dedos e se questionando "Estou sonhando ou não?" Interruptores de luz também são ótimos!

      Com o decorrer das anotações dos teus sonhos tu vai notar que logo logo nem vai precisar olhar para as mãos ou fazer qualquer reality check, pois tu vai passar a sentir facilmente a diferença entre o teu mundo dos sonhos e o estado desperto ;)

      Passará a fazer os reality checks mais por divertimento ou para manter o condicionamento questionador... "Estou sonhando ou não?"

      Bons sonhos para todos nós!!

      Excluir
    2. Oi Márlon,

      Obrigada pela resposta..Realmente preciso mudar um pouco meus reality checks..O mais estranho é que nos meus primeiros sonhos lúcidos eu não precisava fazer nada..eu já sabia que estava sonhando..acho que nesse último sonho fui literalmente trapaceada pelo meu subconsciente..rsrs. Enfim, vamos em frente..

      Obrigada!!!

      Ana Cristina

      Excluir
  4. de vinicius
    marlon quando eu vou dormir eu começo as vezes a ouvir musicas dentro da mente e ver umas cenas sera q sou narcoléptico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viniciu,

      Dei uma pesquisada rápida no "Dr. Google" e tua descrição é muito reduzida para narcolepsia. Pelo q entendia do distúrbio, o forte dele é uma força irresistível pelo sono, normalmente durante o dia. A pessoa pode apagar em qualquer lugar... apagar de sono.

      Escutar música, sons, barulhos fortes ou zumbidos podem ser alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas, típicas do adormecer ou do despertar.

      Porém se certos distúrbios, como os narcolépticos ou outros distúrbios do sono acontecerem, daí é claro se deve procurar um médico.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  5. Olá pessoal,
    essa noite tive uma experiência e tanto, talvez a mais significativa. Estava em um quarto escuro, sentado em uma mesa, de frente para um laptop, vendo noticias, quando me deparo com uma noticia de uma garotinha, que parecia ter fugido de casa, então de repente a mesma entra pela sala, então eu vejo escrito na tela "isto é um sonho",por algum motivo eu comecei a brigar com a garota,ele era muito forte, e me jogou longe, mesmo sabendo que aquilo era um sonho, podendo manipular tudo, eu não conseguia fugir dela,então me deu o golpe final, que me jogou para um abismo escuro e aparentemente sem fim!
    conforme eu caia, meu corpo era obrigado a ficar em uma posição na qual eu não conseguia controlar, e caindo, caindo, caindo, quando eu acordei, e naquele momento tive a incrivel sensação de voltar para o corpo, como se eu estivesse fora dele, então eu percebi que enquanto eu caia meu corpo ia ficando na posição em que eu estava na cama.
    foi muito bom, mas desesperador ao mesmo tempo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kami,

      Bem instigante teu sonho heim! Quando personagens dos nossos sonhos se tornam ameaças, a melhor resposta acredito ser a do Stephen LaBerge quando foi ameaçado em sala de aula.

      Ele descreve mto bem no sonho dele a escolha que fez de aceitar aquilo tudo como parte dele e desejou responder com o máximo possível de amor e compreensão.. mais ou menos assim e desconstruiu de maneira formidável o problema sério q aparentemente tinha!...

      Os senóis por exemplo estimulam os filhos a enfrentarem seus pesadelos, pois no momentos que os superam as "ameaças" retornam para defender o sonhador ;) bacana heim!

      Abs e bons sonhos companheiro!

      Excluir
  6. Sentir dor em Sonhos ... Possível ?

    Eu me machuquei jogando futebol, até ai tudo bem.. quando fui dormir com minha esposa, tive um sonho de esta com algum ferimento na perna onde eu estava realmente machucado, no sonho eu estaca passando a mão na perna machucada quando de súbito senti uma forte dor (no sonho) que eu nem conseguia mas por a mão na perna por uns instantes permaneci no sonho e sentindo um pouco de dor... quando acordei minha esposa tinha rolado pra cima da minha perna. eu achei estranho por que não sabia que poderia sentir dor no estado de sono..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fjunior,

      Repare que o sonho apenas incorporou uma sensação do teu corpo que de fato estava acontecendo! ;)

      Excluir
  7. de vinicius
    hoje sonhei q eu estava na rampa de saida do meu predio e tinham umas meninas andando do meu lado eu olhei para minha mão e eu tinha 5 dedos mas um estava entre o polegar e o indicador e eu sabia q estava sonhando mas como da outra q eu disse ,eu só sabia q sonhava n mantinha conciencia e ai eu disse para uma das meninas desparecer nada depois eu fechei os olhos e ela desapareceu depois a rua esva cinza meio azulada e deserta ai eu mandei uma das meninas morrer e veio um jipe e atropelou ela.
    acho q to bem perto do sonho lúcido mas n uso nem um técnica ainda pq tenho escola de manha e n tenho tempo pra elas.

    ResponderExcluir
  8. de vinicius
    uma curiosidade
    pesadelos são mais fáceis de recordar certo?
    e como no livro sonhos lucidos em 30 dias posso sugerir a mim mesmo a ter pesadelos?
    tem tempo q nao tenho um desses e queria esperimentar de novo

    ResponderExcluir
  9. de vinicius
    Márlon será q esse método aqui é bom?http://pt.wikihow.com/Ter-Sonhos-L%C3%BAcidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá uma mistureba... difícil de guardar tudo o que está recomendando.

      Talvez mais resumido é aki:
      http://www.sonhoslucidos.com/2011/01/como-ter-sonhos-lucidos-regras-basicas.html

      ou quem sabe aqui:

      http://www.sonhoslucidos.com/2012/01/formula-para-ter-sonhos-lucidos.html

      Excluir
  10. De Deived
    Oi sera que alguem ja teve algum sonho parecido que nem eu vo conta agora foi o sonho mais estranho que ja tive:
    Certa noite estava sonhando que saia da escola e dois amaigo e duas amigas me convidaram para agente ir numa festa que tava acontecendo ali perto agente entro no carro e foi até la, depois que agente chego eu vi que era um salão grande mas com bem pouca gente no fundo do salão, fui até la e convidei uma garota mais velha pra dançar, ela olho pra mae e fez uma cara de quem não gosto, eu peguei na mao dela e levei pra parede e agente começo a se beijar no rosto depois de muitos beijos eu beijei ela na boca foi ai que eu senti realmente a lingua de alguem na minha boca como se fosse real ai eu sai dali e fui para um salão ao lado que tinha menos gente ai eu voutei para o primeiro salão quando eu voutei o salão estava com uns 50 cm de agua chei de salsicha de cachorro quente ai eu senti que tava voutando pro meu corpo como se eu tivesse saido dele enquanto tava no sonho. Ai apareceu na frente dos meus olho um caderno onde aparecia as senas do salao nas paginas na ordem o video do salao, folha em branco, salao, folha em branco, duas paginas em branco e em cada momento desses eu sentia que voutava ao meu corpo ate que em um momento eu acordei

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...