ÚLTIMOS

quinta-feira, 1 de março de 2012

Sensações de sair do corpo, memória, consciência e raciocínio!

Uma das mais consagradas técnicas de indução da consciência nos sonhos é o Método WILD. Trata-se de um método um pouco elaborado, mas que provoca experiências bem impressionantes... no mínimo, para o incauto, pode ser chocante!...

Que tal umas experiências psicodélicas e vibrantes? O método WILD é uma boa pedida! Ghost Rider 2 tbém pode dar uma mãozinha(especialmente na telona do cinema!).


Nosso cérebro atravessa diversas fases e ciclos diferentes em uma boa noitada de sono. Mesmo numa soneca, principalmente quando o débito de sono estiver presente, certas atividades cerebrais podem surgir rapidamente e pegar de surpresa o dorminhoco com espetáculos psicodélicos e oníricos!

Foi meu caso na manhã de hoje. Tinha adormecido por volta das 23h e despertei 5 da matina... voltei a dormir e senti depois de algum tempo, a atonia muscular da fase REM me dominar. Meu corpo naquela rigidez característica... comecei a observar sombras e vultos... sim, eu estava pegando um WILD facinho facinho ;P

Quando praticamos o WILD estamos sujeitos a sentir a rigidez do sono, o corpo submetido a  paralisia do sono e algumas vezes podem acontecer alucinações hipnagógicas - alucinações visuais e/ou auditivas bem intensas e malucas!


    Depois de algum tempo eu já percebia o quarto. Ainda mergulhado na penumbra, mas eram flashes que foram se acentuando e eu pretendia aproveitar ao máximo aquela experiência.

    Comecei a experimentar deslizar para a frente. Eu estava dormindo de lado, com o tronco um pouco inclinado, do lado esquerdo para baixo, braços confortavelmente acomodados. Travesseiro ortopédico ideal para deixar a cabeça na altura dos ombros.

Sandman é o que há de melhor em quadrinhos envolvendo o tema dos sonhos.


    Dessa vez não deslizei como das últimas vezes(fiz pouco WILD até hj), mas meio que me impulsionei para frente, senti-me flutuando e perambulei sobrevoando o quarto para lá e para cá. Estava muito bom! Dá sempre uma bruta sensação de liberdade isso!

    Aqui cabe ressaltar que o quarto no qual eu estava na verdade era onde moro, mas nessa experiência, eu simplesmente aceitei ou acreditei estar na casa dos meus pais!... Nunca tinha acontecido algo parecido comigo.  Digo, no sentido de ter uma falsa memória sobre onde eu estava dormindo.

Consciência presente, raciocínio ok, pois eu estava fazendo minhas experiências, mas a memória falhara! Quantas portas misteriosas escondem a nossa arquitetura da mente e/ou cérebro?


    Minha consciência estava presente. Eu sabia o que era aquela experiência, havia atravessado diversas fases típicas do método WILD, mas minha memória pregava uma peça! Minha capacidade de raciocínio não estava embotada, pois do quarto fui curtir o que eu sabia se tratar de uma simulação mental da realidade.

    Bem, eu de fato encontrei nessa minha criação mental, meu pai preparando algo na cozinha. Umas folhinhas verdes sobre a mesa(ele é louco por chimarrão). Percebi uma toalha florida e num murinho na sala outra toalha pequena e o que parecia ser um cabo de vassoura encostado. Passei por ali e derrubei a "vassoura". Ahá! rsrsrsrs



   Acordei em  seguida.

   Nosso estado mental durante os sonhos funciona de maneira alterada. Não é incomum o relato de onironautas que fazem experimentos durante seus sonhos lúcidos, nos quais questionam a própria idade e acabam errando!...

   Antônio Damásio, um renomado neurologista(estou lendo dois livros dele: "O Mistério da Consciência" e "E o Cérebro Criou o Homem"), parece defender bem a idéia de níveis de consciência. Dois tipos de consciência: o self objeto e o self objeto-conhecedor ou apenas conhecedor. Grosseiramente, pelo que entendi até aqui(li poucas páginas até agora), o primeiro seria aquela consciência sobre nosso próprio ser ou nossa presença... a maneira como nos percebemos, enquanto a segunda consciência, mais elaborada - e consequência da primeira, estaria relacionada a apreensão das coisas exteriores...

Leitura formidável para os ineressados na arquitetura do cérebro, mente e a consciência.


  Eu realmente estava consciente, tinha capacidade raciocínio, sabia que estava apenas em meio a minhas criações mentais, mas acreditava piamente estar dormindo em outro lugar!! É ou não é, totalmente excelente?! Consciência ok, raciocínio ok, memória... fail!!

  Por fim, cabe deixar claro que nosso cérebro pode estar sujeito a experiências tão ou mais marcantes que essa. Certas áreas podem ser fisiologicamente estimuladas e provocar as sensações mais inusitadas possíveis.

  De acordo com estudos da neurociência, como o de Penfield, estímulos na região temporoparietal do cérebro, são capazes de provocar reações como a de existência de um corpo gêmeo, de sair do corpo etc.. Parece haver uma espécie de mapa do corpo, programado nessa parte do cérebro. Certos estímulos nessas áreas(ou a falta de) podem provocar essas experiências.

   Independente das últimas teorias a respeito da consciência, fica o convite para experimentar essa técnica bacana que é o WILD. Prepare-se para presenciar estados mentais alterados e se deliciar com surpresas vívidas e marcantes, proporcionadas por essa criação fabulosa que é o nosso cérebro.


Fontes:

http://lnco.epfl.ch/media/videos

http://www.psych.ualberta.ca/GCPWS/Penfield/Tour.html

DAMÁSIO, Antônio. E o Cérebro Criou o Homem. Companhia das Letras - São Paulo: 2011.

34 comentários :

  1. Hehe.
    Percebes pq gosto muito do WILD? *-*
    Sim, o WILD provoca experiências incríveis e únicas!
    .
    Gostei do trecho em que você cita os graus de lucidez... tbm defendo esta possibilidade...

    Enfim, grande post! \o/
    Vou tirar um dia pra ler muito este blog *-*

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom demais Glauber. Depois dessa última experiência, decidi que vou aplicar com mais frequencia ele. Especialmente quando estiver em débito de sono ;)

      Brigadão e bons sonhos para nós!! ;)

      Excluir
  2. Eu tive uma experiência com isso de acreditar estar dormindo em outro lugar.

    Estava com débito de sono quando cheguei da faculdade, eram umas 2:30 quando peguei no sono, tive um sonho lúcido, mas no meio dele eu imaginei estar dormindo dentro do ônibus que eu volto da faculdade... rsrsrs... acordei na hora apavorado e aliviado por estar na cama ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Douglas!

      Fiquei indignado com a falha da minha memória. Ainda estou procurando entender tudo isso.

      Tua experiência foi ainda mais marcante! rsrsrs

      No outro livro "O Mistério da Consciência", o Damásio comenta sobre um caso fascinante(e triste), onde um paciente dele, David -se não me engano - sofre deficiência severa de memória - mas está mantida a consciência, raciocínio... o cara apenas não consegue reter informações novas(e da sua própria história) por muito tempo.
      Resumindo: até que ponto nós somos definidos por um certo grau da memória do que somos... consciência e capacidade de raciocínio!?...

      Abs e bons sonhos companheiro!

      Excluir
  3. Ainda não expermentei essa técnica. Pelo visto promete fortes emoçoes. Paralisia do sono, alucinações kkkkkkk Isso tudo me assusta um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Tentei só uma vez WILD, mas estou preferindo persistir no DEILD, por ser um WILD simplificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Túlio!

      O DEILD funcionou bem comigo. Mas não tenho usado pq, quando estou num bom SL, prefiro acordar logo pra lembrar da experiencia ^^
      Devo ter tentado o DEILD por 3 vezes: uma vez voltei pro sonho e fiquei preso no que acredito ter sido uma PS; outra vez voltei pro sonho 3 vezes Oo mas voltei pra 3 sonhos instaveis --'; e na outra falhei :P

      É uma ótima técnica, mas só vou voltar começar a usá-la após turbinar minha recordação. ^^

      Excluir
    2. Como você não me contaaa!
      kkkkk
      Bem mesmo com a recordação fraca eu vou persistir com o DEILD pois acordar durante o REM favorece a recordação ;)

      Excluir
  5. Uma vez eu tive uma experiencia parecida com esta, me vi flutuando em cima da cama, olhei para baixo e cadê a minha esposa?, a cama estava vasia,toda arrumada, e com um lençol diferente, tinha um nível de lucides incrivel, pena que acordei logo em seguida.
    Marlon tenho uma curiosidade a respeito da "habilidade" em voar nos sonhos, me lembro que no começo eu tinha muita dificuldade em levantar voo, sempre tinha obstáculos, me enroscava nos fios de energia, não conseguia me locomover(ficava mexedo os braços como em um mergulho na água e não saia do lugar),mas isso é passado, hoje já posso até dar aulas de voo...rs, você se lembra de ter passado por estas dificuldades no começo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Munhoz!

      Sim, tive vários sonhos assim. A maioria sem estar consciente e me prendendo em fios de energia rsrsrsrs

      Engraçado q o jogo q mais curto jogar, tem um bocado de fios e postes e qdo saio voando nele, tbém incomodam um pouco ;p

      Excluir
  6. oi Márlon (:
    Bem, estou praticando todos os métodos para ter um sonho lúcido, estou começando agora, mais pretendo ter um logo (:
    Vim aqui te perguntar uma coisa:
    Tenho medo de ter sonhos lúcidos porque, já conversei com pessoas próximas, e elas disseram que existe possibilidade, de eu ter um sonho lúcido e ficar nele para sempre, e morrer, isso pode acontecer?
    E se eu morrer em um sonho? Eu acordo normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline,

      Sem stress. Os monges tibetanos praticam sonhos lúcidos há séculos e levam suas vidas de maneira invejável. Sem efeitos colaterais.

      Aqui no ocidente, as experiências em laboratório de sono, mostram que neurofisiológicamente há pouca diferença entre o sonho consciente e o sonho comum, portanto ignore comentários desse tipo ;)

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  7. Iai Marlón...
    Eu queria saber se as pessoas em estado de coma tem sonhos... E a possibilidade, se forem onironautas, de ficarem lúcidas? A duração do sonho é maximizada?

    ResponderExcluir
  8. E aí Izaque!

    Existem diversos graus de estado de coma. Cheguei a fazer um texto que comenta um pouco sobre esses estados alterados de consciência.

    Clique aqui para uma olhada no texto.

    Partindo desse ponto de que há diversos graus de coma. Estado vegetativo, estado vegetativo persistente... talvez em algum desses estados o sono REM marque presença...

    Caso o cérebro tenha sido preservado o suficiente, para conseguir ter fases REM, ainda assim para ter sonhos lúcidos, vai precisar recrutar áreas do cérebro que ativem a mente consciente... ou não. Estou no terreno da especulação. Bem mergulhado agora.

    Como estamos questionando a possibilidade da presença da consciência nos sonhos, numa pessoa em coma, primeiro precismos descobrir se existe algum estado de coma(alguns dos graus da escala glasgow) com sonhos. Depois saber se a falta de consciência no estado desperto(alguns estados vegetativos tem ciclos de vigília e sono) pode comprometer a consciência no estado mental dos sonhos... é um tema vasto. E vou me aprofundar nisso para fazer um post Izaque. Bela questão a tua.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de ter sonhos lúcidos,mas tem 2 coisas que tenho medo,a primeira seria ficar preso num sonho lúcido sem conseguir acordar,a segunda é ter paralisia do sono e não conseguir me mover e talvez ter alucinacoes,tem algum jeito de poder acordar nos sonhos lucidos e não ter paralisia do sono?


    ah outra coisa,não sei se vocÊ já ouviu falar no idoser,há programas que simulam drogas,alguns simulam pra você ter alucinacões e outras para induzir as fases mais profundas dos sonhos lucidos,ele usa ondas binaurais,comigo só deu certo o nitrous que vocÊ se sente numa montanha russa a 300 km por hora O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiro ou companheira onironauta!

      É perfeitamente possível induzir sonhos lúcidos sem ficar paralisado. A paralisia é mais comum de acontecer em métodos como o WILD ou DEILD. Mesmo assim esse "mais comum" nem é tãããão comum assim. Apenas se comparados com os demais métodos.

      Para não ficar grilado(a), experimente o MILD e/ou Tholey ou ainda o WBTB. São métodos consagrados e que tem chances mínimas de fazer sentir as paralisias do sono.

      Excluir
    2. obrigado pela dica! essa noite irei tentar usar o metodo tholey,na verdade sei muito sobre sonhos lucidos,mas nunca pus na prática,amanha digo como foi;)

      Excluir
  10. Ola marlon doidera isso... percebo uma coisa...seu site crescendo mt e isso é mt bacana.....
    .
    enfim queria que vc me deixasse expor umas ideias minha em relação a mente, mundo etc... tenho pensamentos e quero fazer um livro mais antes preciso que a galera conheça um pouca minha idea se for possivel...
    .
    enfim wild é uma tecnica q me afastei.... pois nao deu mt certo cmg udhysudhasuhdusah.....
    .
    todos os dias eu sonho... que tao me mandando mensagem (namorada) so que qd leio sei q akilo nao é uma mensagem é uma alucinaçao... mais oq mais me deixa indignado é que todo santo dia acontece isso kkkk e eu ainda consigo ler a "mensagem"....
    mts vezes sonho que estou dormindo na minha propria cama e acordo para fazer as coisas.. e voa-la percebo que estou sonhando qd aparece vassouras voando ou uma galinha soltando poder lol...... cara isso é constragedor mais fazer oq..... cara cada dia me surpreendo mais com seu trabalho parabens irmao!!!!
    bons sonhos para todos =D!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Youssef, meu brother!
      Brigadão pela força companheiro. E são as presenças e trocas de experiências de onironautas como tu que fazem o blog ficar cada vez melhor.

      Como é essa mensagem que tu recebe? É falada, em pensamento ou escrita?

      Galinha soltando poder é nova! rsrsrsrsrs hilário!! kkkkkk Acho q nunca vi nem em desenho ;))

      Tens aplicado qual técnica ultimamente? MILD ou despertando após 6h e voltando a dormir?... Tholey?!

      Abração e bons sonhos para todo nós!

      PS: tbém estou ensaiando meu livro, mas a falta de tempo é brutal :(
      Se souber de algum patrocinador me avise(tipo Eike Batista já serviria o_O).

      Excluir
  11. Tive uma experiência "de memória fail" um dia depois de ler esse texto, isso deve ter influenciado meu subconsciente. lol
    Evoluí bastante nesse sonho, sobre manter a lucidez. :D
    Agora é experimentar mais métodos pra fazer os sls ficarem mais frequentes. xD
    Ta ae:

    "Me vi acordando na minha antiga casa, com meu vô me chamando pra ir ajudar ele a fazer alguma coisa no celular. Até aí eu só tinha ouvido ele me chamar, mas ainda nem tinha aberto os olhos. Quando abri os olhos, ele tava quase em cima da minha cara, com o rosto bem escuro e olhos demoníacos. Me assustei um pouco e olhei pro quarto e vi que tava tudo girando em forma de espiral, aí lembrei que eram alucinações de sonho e fiquei lúcido e meu vô-demônio sumiu. Mas mesmo depois de ter ficado lúcido, eu acreditava estar realmente dormindo nessa minha ex-casa.
    Depois de ter ficado consciente de que estava sonhando, me levantei da cama. O quarto tava um pouco escuro, pensei em "luz" pra tentar clarear e não funcionou, então pensei em "sol" e todo o teto do quarto fica super branco como se tivesse o sol ali em cima, depois o branco vai diminuindo a intensidade aos poucos até o teto sumir e eu enxergar o céu. Saí voando pelo teto e aterrizei no pátio pra treinar uns mortais. Tentei fazer coisas que quero fazer na "vida real" (que ainda não consigo fazer) e imaginei que no sonho eu iria conseguir, mas não, eu acertava o início do movimento e no final errava (caia sentado, caia e escorregava, caia agachado).
    Essa hora, acho que me desconcentrei sobre estar sonhando e começou a fechar o tempo, apareceu muitas nuvens pretas e começou a sumir o cenário. Aí me lembrei de outros sonhos, que antes de acordar sempre o cenário sumia aos poucos. Então pensei: "Opa, se tô acordando é por que ainda tô sonhando!" aí recuperei a lucidez, mas o céu ainda continuava com nuvens escuras. Olhei para o céu e falei para as nuvens saírem, apontava e dizia "vai pra cá, vai pra lá" e elas iam saindo, mas dava um vento e elas voltavam. Então pensei algo como "tirar todas as nuvens", choveu por um pouco e as nuvens sumiram. Enquanto chovia, molhava a grama e ela crescia. Brinquei um pouco de crescer e cortar a grama, depois não lembro mais nada desse sonho."

    Vagas lembranças (da mesma noite, outros sonhos): Rua deserta, de noite, visão de cima, imaginei alguém para fazer aparecer e não consegui.
    Sexo com alguém invisível, foi estranho mas tava bom. diohasuidhuia
    No último sonho, antes de acordar, eu tava no quarto da minha irmã, passei pelo espelho e tentei quebra-lo apontando pra ele, não consegui e aí tentei acordar e também não consegui. Enquanto eu pensava em como fazer pra acordar, vejo uma explosão na rua pela janela. Me assustei e acordei. Percebi que foi só um barulho de porta que me fez acordar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Gabriel!

      Sonhos bacanas heim! Meu próximo sonho lúcido vou experimentar testes de memória, como questionar a própria idade, cidade onde moro, nome dos pais etc.. ;)

      Ainda sigo firme em visitar minha casa da minha infância q não tenho memória no estado desperto. Minha hipótese é q consiga acessar lembranças do subconsciente. Vou conferir as informações com meus pais(não há fotos) ;)

      Excluir
  12. Olá, Márlon! Já venho lendo seu blog a anos, comecei a me interessar pelo assunto logo de cara!
    Adorei este post! Você escreveu a sua opinião sobre como realmente funciona (não funciona) a Projeção Astral! Concordo com você em experimentar explicar a Projeção Atral de uma forma mais Científica!

    Até mais, Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel,

      Brigadão e seja bem-vindo sempre onironauta!

      Só uma correçãozinha... eu não questiono ou entro na área de viagens astrais ou assuntos do gênero. Apenas apresentei superficialmente o tema de certas sensações, como a de sair do corpo. Acho importante respeitar o pessoal que curte outras áreas e assim ficamos todos felizes, cada um no seu quadrado ;)

      Abs e bons sonhos para todos nós!

      Excluir
    2. Você está certo! Acho que não devemos 'brincar' com as crenças das outras pessoas!
      Bons sonhos mesmo! Tive meu primeiro sonho lúcido estes dias. Só que teve um problema, eu meio que perdi a consciência algum tempo depois! Acho que foi porque eu não ficava me lembrando, 'estou sonhando, estou sonhando'! Na próxima vez vou acertar!

      Já queria fazer esta pergunta a alguma pessoa com mais conhecimentos nesta área de sonhos, então lá vai: Antes de eu ter meu primeiro sonhos lúcido eu acho que eu tive um tipo de um 'Falso Sonho Lúcido'! Eu meio que sabia que estava sonhando, mais ainda assim eu não estava muito consciente, gostaria de perguntar se existe alguma forma de transformar este tipo de "Falso Sonho Lúcido" por um real Sonhos Lúcido!

      OBS.: Os posts estão ficando cada vez melhores!

      Desde já agradeço, Miguel

      Excluir
    3. Oi Miguel,

      Talvez eu saiba bem do que tu está falando... pode acontecer de em alguns sonhos, especialmente pesadelos, assumirmos o controle da narrativa. Virar um super-herói, pintar e surtar no sonho, mas se deixando levar totalmente pelo fluxo do sonho.

      Resumindo: chega a acontecer um controle, um relativo domínio sobre os eventos do sonho, porém é como se não tivesse concretizado a manutenção da consciência em si: opa! peraí! É só um sonho e por isso posso ir além de apenas "controlar" o sonho. Posso fazer experiências, por exemplo... ;)

      É um dos grandes objetivos por aqui Miguel. No momento que conseguimos aprimorar essa habilidade de ficar consciente, podemos contribuir no que diz respeito aos possíveis benefícios do estudo da consciência nos sonhos.

      O recomendado para aprimorar a habilidade é ir praticando as anotações, experimentando os métodos até encontrar o mais compatível, melhor relity check e a troca de experiências.

      Abs e bons sonhos Miguel!

      Excluir
  13. Entao marlon criei meus proprios metodos como tirar foto... meditar antes de dormir para relaxar o corpo e escrever sobre um sonho que quero ter 3 vezes ao dia e por ai vai.... sao experiencais que ajudam mt mt msm......
    .
    outra coisa eu estou procurando empresas que possao se interessar em minhas ideas pois englobo varios assuntos dentres eles os sonhos ^^....
    .
    e como muitas pessoas dao valor a ideais de jovens que é mt raro algum se interessar quero aproveitar e expor o mais rapido possivel!!!!
    .
    na verdade as mensagens sao escritas e aparecem no meu celular e consigo le-las ainda.... só que eu me levbanto e vejo que nao existe mensagem nenhuma o.O....
    .
    eu aplico varios metodos ao msm tempo tenho o meu proprio que receitei um pouco la em cima.... acordo 2 vezes na madruga 3 e 6 da manha.... para anotar =D....
    .
    estou feliz por cada dia melhorar mais meus sonhos!!!
    .
    e como eu disse voçe desenvolveu demais esse site....
    eram poucas pessoas que frequentavam qd eu descobri ele haha^^....
    era eu vc e o douglas q tinhamos bastantes relatos de sonhos lucidos...
    agora somos um exercito haha....
    enfim tente aplicar essa ideia de vc msm escrever seus sonhos, e tirar fotos da natureza que ajuda mt na hora de recordar seu sonho, e principalemnte meditar que relaxa o corpo demais , e isso facilita o dominio da mente =D...
    .
    Ideias precisam ser compartilhadas e tenho fé que esse site crescera mt e sera conhecido nao só por nos mais para os gringos tbm =D....
    .
    Abs e bons sonhos para todos!!! pense bem vc pod colocar um relato sobre oq eu disse agora para vc ^^... seria algo bom para os orinautas =D...
    Até bons sonhos para todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Youssef,

      Brigadão pela força! E valeu por compartilhar tua rotina.

      Como tu és bem interessado pelo tema, não deixe de pensar na idéia de fazer uma graduação relacionada com o tema. Seja a psicologia, medicina, biologia ou filosofia, todas possuem boas relações com o tema que tanto gostamos.

      Muito cansadão para escrever mais... aulas e trabalho tão pegando forte. E amanhã é dia de treinar pesado na musculação e corrida(vide o filme Sonhando Acordado rsrsrsrs).

      Abs e bons sonhos a todos!!

      Excluir
  14. Márlon, conheci seu blog esses dias, e ME APAIXONEI!

    Eu nem sabia que existiam tantas pessoas como eu, aficionadas por sonhos (onironautas, como fui descobrir no seu blog)

    Até agora tem sido muito informativo, mas tem uma coisa que não entendi.



    Tem como eu entrar em sonho lúcido, seja pelo modo WILD ou algum outro, sem precisar acordar as 6 horas da madruga, no meu sono REM?

    Resumindo: Tem como ir deitar e já cair em sonho lúcido?


    Obrigado e um abração!

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur, seja bem-vindo companheiro onironauta!

      Sobre a entrada direto sem precisar despertar após 6h de sono e continuar o sono depois: como tu mesmo mencionou, existe o WILD.

      Outros métodos que seguem uma linha parecida e são bem consagrados entre os onironautas são o método DEILD e o FILD.

      São métodos bem interessantes. O WILD especialmente fica bem jóia quando for tirar uma soneca. Mas o DEILD e o FILD se encaixam perfeitamente nos teus planos ;)

      Só não se esqueça de compartilhar com a gente das tuas experimentações e resultados!

      Valeu pela força!
      Abs e bons sonhos!!

      Excluir
  15. Bom, é o seguinte: eu e minha amiga queremos tentar pela primeira vez ter um sonho lúcido, mas queremos fazer isso juntas, pois caso uma de nós 'acordar', vai olhar pro lado e ver a outra, lembrar que combinamos de fazer isso juntas, e perceber que é a realidade. A gente está com medo de ter a paralisia do sono, por isso estamos meio confunsas e estamos aqui te perguntando se isso tem grande chance de acontecer. Para a primeira vez, qual o método melhor pra praticar um sonho lúcido? E como acordar dele sem nenhum problema?

    O Blog está ótimo, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá onironautas, brigadão pela força!

      A melhor maneira de começar é criar um Diário de Sonhos. É crucial ter um. Isso vai exercitar a capacidade d vcs reconhecerem a arquitetura de um sonho.

      Em segundo lugar, escolham uma técnica. Pode ser o MILD. Leiam com carinho os passos e programem o alarme do despertador, para despertar aproximadamente após 6h de sono. Anotem se lembram de alguma coisa e programem para mais 1:30h de sono,desejando serena e tranquilamente ficar consciente enquanto sonha!...

      Por fim, faça reality checks durante o dia. Questione-se olhando para as mãos, espelhos ou relógios... "Estou sonhando ou não?". Olhe ao redor, imaginando-se num sonho...e se questionando.5x até 10x ao dia está ótimo.

      Aguardo o retorno das experiências d vcs. Quanto mais onironautas trocando experiências, melhor!

      Bjs abs e bons sonhos!!

      Excluir
  16. Oi Márlon,tudo bem?
    Estou começando a me interessar pelos sonhos lucitos, mas morro de medo dessas coisas de aparecerem monstros do nada e tal(sou muito medroso rsrsrsrs) tem alguma dica pra ter algum sonho lucito sem medo? brigadao e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arthuur, tudo blzinha e contigo onironauta?

      Uma idéia legal pra se sentir bem tranquilo quando ficar consciente no sonho é aplicar o Método de Tholey.

      Especialmente na parte em que ele sugere visualizar as coisas , o cenário... nesse caso sugiro pra ti se visualizar como estivesse sonhando e se sentindo tão bem como se estivesse acordado, sentindo-se tão vivo, forte, saudável, experimentando a respiração, a visão(olhando para o céu azul e objetos bem coloridos...).

      Certeza que esse exercício de visualização vai te condicionar a se sentir seguro quando ficar consciente no sonho :)

      Excluir
  17. Marlon me adiciona no msn porfavor daviefraim@hotmail.com te imploro man preciso que você me tire umas duvidas em um bom dialogo particular! Obrigado. ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...