ÚLTIMOS

sábado, 14 de abril de 2012

A Corrida Tecnológica pelos Sonhos Lúcidos

    Pelo visto as "viagens" por meios tecnológicos, prometidas em filmes como Vanilla Sky, Repo Man e Vingador do Futuro já não parecem mais tão ficção científica assim... Perry Rhodan já tinha em suas histórias(desde a década de 60), a decadente civilização de alienígenas, os Arcônidas, como um povo mergulhado no vício dos "simuladores individuais".

Vanilla Sky é um dos filmes mais conhecidos que trata do estado mental dos sonhos x realidade.


    De repente a mídia volta suas atenções para os Sonhos Lúcidos. Mas há um motivo em especial para isso: uma corrida tecnológica parece estar em andamento. Os principais projetos ganham rápida exposição nos sites especializados e na imprensa e não posso me furtar de expor de modo claro em que pé está essa encantadora corrida.

  
     Começando pela tecnologia pioneira, a Nova Dreamer, sob supervisão de ninguém menos do que Stephen LaBerge. Ganhou boa repercusão e mesmo com um preço inicial mais caro, manteve sua produção por alguns anos, até interrompê-la. A alegação é de que o projeto receberia upgrades. No site oficial se encontra a mensagem de aviso que em breve estará disponível a NovaDreamer 2.


A máscara pioneira de indução de sonhos lúcidos: Nova Dreamer.



     A máscara que está sendo mais conhecida por nós brasileiros parece ser a REM-Dreamer. André, o estudante de psicologia conseguiu uma versão dela e agora o Hallison recebeu um modelo que comprou diretamente do site ontem(vide data de publicação desse texto). O onironauta se comprometeu em relatar suas experiências, portanto aguarde novidades sobre o tema!

REM - Dreamer



    Conforme o post de sábado passado, a nova máscara que está ganhando bastante espaço na internet é a Remee. Seus criadores prometem sucesso para pessoas que ainda não tiveram oportunidade de entrar no "sociedade secreta dos sonhadores lúcidos". rsrsrsrs





    Outra máscara que encontrei pesquisando sobre o tema foi a "The Dream Mask Pro". Com um design bacana, promete também a indução de sonhos lúcidos.

Dream Mask Pro
   

    Em paralelo a indústria das máscaras de indução de sonhos lúcidos, estão os aparelhos I-Phone 4, I-Pod 4G e Android 2.2, com seus softwares inovadores: Lucid Dreaming App, Dream Z, Dream On... e por aí vai!... Já comentei sobre essas tecnologias aqui no blog, mas é interessante notar como está bem claro a presença de dois principais projetos trabalhando em paralelo: o das máscaras e  celulares/smart phones/aparelhos portáteis.

    O software desse aparelhos trabalha com o monitoramento dos movimentos do corpo enquanto dormimos. Capta a ausência dos movimentos, quando estamos submetidos à rigidez da fase REM do sono - momento em que sonhamos mais intensamente - e assim aciona estímulos para obtermos sonhos lúcidos ou temas específicos nos sonhos.




   Vale lembrar que a indução de um tema específico num sonho tem um nome: incubação de sonhos. Gayle Delaney - uma psicóloga renomada na área de métodos de interpretação dos sonhos - apresentou uma de suas especializações se utilizando de técnicas criadas por ela.


  
 

15 comentários :

  1. Assim que é bom, quanto mais competição mais destaque ganho o assunto e melhores produtos são desenvolvidos e mais dinheiro é investido em pesquisas!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de saber detalhes sobre o preço, incluído valores de impostos e frete. Quanto afinal tem custado até a máscara chegar em mãos??

    ResponderExcluir
  3. a pilula dos sonhos, literalmente falando. é um suplemento, mas o nosso objetivo é usar algo para induzir sonhos lucidos. esse é o link:http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.dreamamins.com/&ei=5zOLT57sOqLa0QHMxaXwCQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCYQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.dreamamins.com/%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D625%26prmd%3Dimvns

    ja esta traduzido do ingles. se alguem comprar espero ler os relatos.

    ResponderExcluir
  4. o Bruno Grego dos tutoriais de sonhos lucidos disse que as vezes usa essa combinação poderosa de galantamina com colina.

    ResponderExcluir
  5. Oi Márlon,

    muito legal esse blog e a história toda dos sonhos lúcidos. Estou tentando e acho que uma vez quase consegui... Pelo que estou entendendo, todas essas técnicas são uma espécie de "auto-hipnose" (?) ou auto-sugestão para colocar o indivíduo numa situação propícia a tê-los. É mais ou menos isso? E quanto às tecnologias disponíveis no mercado, achei essa matéria no blog do estadão: http://blogs.estadao.com.br/link/o-aplicativo-dos-sonhos/ com um link para baixar o aplicativo no celular.

    Abs,
    Brena.

    ResponderExcluir
  6. Oi Brena,

    Vou acrescentar no post logo quando chegar em casa.

    Não sei te dizer se é parecido com auto-hipnose ou auto-sugestão, pois apesar de algumas técnicas serem parecidas, como MILD e WBTB, outras já são diferentes, como Tholey, WILD, etc..

    Dependendo da técnica, por exemplo no Método de Tholey, iremos nos condicionar a questionar a realidade. Esse questionamento sistemático acaba nos levando a questionar também enquanto sonhamos... e daí as chances de flagrar o estado mental dos sonhos.

    Com o MILD talvez sim entre mais uma capacidade de auto-sugestão. De vontade... mas há bem forte um exercício prévio de imaginação.

    Aliás eu diria que essa capacidade de abstração, de se imaginar num sonho enquanto no estado desperto, talvez seja um dos denominadores comuns mais fortes.

    Questionar a realidade em momentos chaves, naquelas situações surpreendentes ou recorrentes dos sonhos...

    Eu diria que há sim exigência de certos exercícios mentais. Paradoxalmente, eles nos colocam numa situação provavelmente mais consciente no estado desperto e induzem a manutenção da consciência nos sonhos.

    Abs e bons sonhos Brena!
    PS: não deixe de visitar nosso fórum tbém.

    ResponderExcluir
  7. "Vanilla Sky" logo no início do post!! Baita filme que eu já curtia antes de ser um 'sonhador lúcido' e que me lembrei quando comecei a me aventurar no mundo ornírico!
    Não me animo muito com essas máscaras de indução pra SL e coisas do tipo, acho que com persistência podemos alcançar a lucidez de forma mais natural, e isso inclusive faz bem pra mente na minha opinião, mas são só opiniões né? ;)
    Vou aproveitar e postar meu ultimo (mega-blaster) Sonho Lúcido aqui!

    ResponderExcluir
  8. “If I Ever Leave This World Alive”

    Eu estava caminhando pelos corredores de um shopping. Subi e desci escadas rolantes e havia muita gente perambulando por lá. Eu estava sentindo um clima meio ‘estranho’, mas continuei minha caminhada, por algum motivo sabia que iria receber uma ligação de trabalho no meu celular. (Tive esse sonho alguns dias depois que eu perdi meu celular em vigília).

    Percebi que o celular começou a tocar (aqui não lembro se escutei o toque ou se ele estava no vibra call). Quando peguei o celular, vi suas teclas se acenderem e um número estranho na tela. Também reparei no aparelho, que era um daqueles modelos ‘xing -ling’ mais sem vergonha, de cor preta (meu celular de verdade era um Xing-ling de cor azul).

    Na hora percebi que estava sonhando e decidi atender o telefone. Ouvi uma voz feminina e não lembro qual assunto conversei com ela. (Provavelmente ela tenha dito psicodelias e coisas sem muito sentido, é o que costuma acontecer quando decido bater um léro com a galera dos sonhos lúcidos!).

    A voz começou a ficar com um tom masculino e percebi que ia perder a lucidez. Minha boca começou a ter dificuldade pra se abrir (isso acontece com frequência em meus sonhos lúcidos, e é sinal que logo a cena vai escurecer e vou acordar).
    Eu quase não conseguia falar, e comecei a murmurar com a pessoa do outro lado da linha (?), dizendo que o sonho era meu e que eu não queria acordar agora!

    “Briguei” com a pessoa, dizendo palavras em tom nervoso e minha voz começou a falhar, minha boca estava praticamente grudada, percebi que aquilo não estava funcionando.

    Decidi então metalizar de forma bem calma, que iria controlar o sonho e ficava repetindo “está tudo bem” e que tinha consciência que tudo ali era minha própria criação. Tudo começou a se acalmar.

    Larguei o celular e comecei a reparar nas centenas de pessoas ao meu redor, o movimento no shopping tava bom hein!! :0)

    As pessoas passavam por mim sem dar a mínima atenção, vi uma senhora de idade sentada num sofázinho em um dos corredores e senti o impulso de querer abraçá-la. A abracei e ela continuou indiferente, nem sequer retribuiu o abraço, mas a senti de forma muito realista.

    Continuei a caminhada silenciosa, vi um garotinho que passou por mim, acariciei seu cabelo, realismo total, ele passou por mim sem falar nada ou a menos olhar pra mim.
    Achei fantástico o realismo de tudo, as cores, os sons, a forma de agir das pessoas, tudo igual a um shopping Center lotado de verdade. Quanto mais eu caminhava, mais gente ia aparecendo, até que ficou tão lotado que me vi em um tipo de pub, com bastante gente bebendo e se divertindo.

    Nessa hora comecei a cantar uma música chamada “If I Ever Leave This World Alive” da banda Flogging Molly, à capella mesmo...eu puxei o primeiro verso, e as pessoas começaram a repetir!! :o

    Todos começaram a cantar muito alto, e de repente tinha música tocando e dança, tudo ao melhor estilo de pubs irlandeses bem animados!
    Dancei e conversei (não me lembro bem o que) com bastante gente (...)

    De repente lembro de estar em um tipo de hospital, corredores claros, paredes branquinhas, médicos e enfermeiras ao redor. Eu estava na sala de espera, havia uma garota e eu perguntei qual era seu nome, ela respondeu “Aline, de novo” (?????)

    Antes que pudesse falar alguma coisa, percebi que minha boca estava querendo se fechar novamente, meus movimentos ficaram lentos...dois médicos chegaram e levaram a garota, eles riam de forma debocahada e entraram pela parede à minha frente...eu nem conseguia me mexer, mentalizei coisas boas de novo, mas dessa vez não deu certo e eu perdi a lucidez.

    ResponderExcluir
  9. Parte 2:

    Fui parar em outro sonho, no qual eu contava do sonho anterior para meu irmão e dois primos. Eles ouviam atentamente, até que percebi que ainda estava sonhando e disse: ”...inclusive agora, tô sonhando e vocês são apenas projeções..”

    De novo, minha boca começou a grudar, eu não consegui mais falar, eles me olhavam fixamente, chegou a dar medo da cara dos moleque!! Fiquei mentalizando “Calma..calma..”

    Fui caminhando, me afastando deles até chegar em um grande campo verdejante, com grama até onde os olhos podiam avistar, coisa linda!!

    Levantei o pé e percebi que poderia iniciar um voo...logo comecei a flutuar de forma bem calma, deixando o vento levar...fui ganhando altura e admirando aquela paisagem maravilhosa...

    Logo a leve brisa começou a virar um vento bem forte..quis um pouco de adrenalina e peguei muita velocidade!! Tanta velocidade que logo, perdi a lucidez!! D:


    Fui parar e um sonho no qual minha mãe dirigia enquanto eu e minha namorada estávamos no banco de trás do carro. (Eu sem lucidez nenhuma)

    Nós estávamos cantando a música “Don’t Damn Me” do Guns’N’Roses (música essa que eu não escutava a muito tempo) e inclusive fazendo os riffs com a boca!! Kkkkk

    Minha mãe comentou: “Incrível como podemos lembrar tão detalhadamente de coisas tão antigas, né?”

    Eu respondi: “Pois é, igual aquela música ‘I want you bad” do offspring..” E começamos a cantarolar (essa eu tinha escutado uns dias antes, e lembra bem minha adolescência...músicas marcando presença nos meus sonhos!)

    Minha mãe manobrava o carro quando eu fiquei lúcido: “CARAMBA! AINDA TO SONHANDO!!”

    Fiquei com medo de não lembrar de nada e decidi acordar pois o sonho já estava muito longo e eu não queria perder os detalhes!

    Acordei e logo anotei todo o sonho, baita presentão esse hein! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuuuuuuuuuuu q mega sonho lúcido Felipão! Dmais mesmo heim!!

      Gostei pacas da parte do pub estilo irlandes em que tu fez todos teus construtos mentais cantarem juntos contigo!!! Fuck yeaaaahhh!!! Eles estavam bem p*w no c+ contigo e tu mais uma vez fez jorrar arte bem criativa.

      Ei! Vê se abre logo um "Diário de Sonhos" lá no fórum! Seja lúcido e não-lúcido, isso vai inspirando um ao outro. Certeza q tu vai curtir tbém.

      Abração e bons sonhos para todos nós!!

      Excluir
  10. Filipão meu velho!! Não vai dar tempo de ler agora teu sonho lúcido megablaster :)

    Mas seria bacana tu botar ele num "Diário" lá no fórum. Cada um tá criando um brother!

    De noite venho ler. Tô curioso paca!

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Caro Marlon,

    Adorei seu blog, tenho muito o que ler por aqui.
    Por enquanto, gostaria de saber se poderia me ajudar com um sonho.
    Sonhei com uma pessoa que não gosto, ela estava dentro do meu quarto e tinha vários espelhos, uns 5 pelo menos. Eu levava ela lá pra distrai-lá e falava pra ela ir se maquiando...depois não lembro mais. Eu não me olhava no espelho(não que me lembre) Ah dentro do quarto tb estava uma amiga que super gosto...o que significa tudo isso?

    ResponderExcluir
  12. Oi Didi,

    Seja bem-vinda!
    Pena que não vou poder te ajudar com a interpretação do teu sonho... é que a proposta aqui no blog é voltada para os sonhos lúcidos ou a habilidade de manter a consciência nos sonhos. ;p

    ResponderExcluir
  13. muito legal.. não que eu esteja reclamando, mas você poderia legendar esse vídeo, para entendermos melhor...
    *fica a dica ;-)

    ResponderExcluir
  14. gostei de mais sou novato nesa area mas muito curioso abraços a todos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...