ÚLTIMOS

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fatores prejudiciais para ter Sonhos Lúcidos


- Um dos principais fatores e provavelmente o primeiro de todos é a má qualidade do sono e isso parece estar acontecendo com muita gente. No meu caso, tenho que despertar muito cedo e descobri que preciso no mínimo de 8h de sono para estar 100%. E sei bem como é difícil dormir cedo. É extremamente importante parar de sacrificar a qualidade do sono. Sono ruim = memória ruim e ciclo cicardiano e hormônios ruins e aumento de peso... e é definitivamente péssimo para ficar consciente nos sonhos.

Com insônia fica difícil ter sonhos lúcidos. Problemas de distúrbios do sono como Apnéia do Sono,  Síndrome das Pernas Inquietas, precisam ser tratados.



- Outro fator é a dificuldade de recordação. Consequência do primeiro fator, caso o sono não esteja sendo suficiente, as fases REMs finais do sono acabarão sendo prejudicadas. Sem recordação, pode acontecer de conseguir ficar consciente, mas não lembrar do feito depois. Um bom Diário de Sonhos supre essa falta.


- Uso de certas medicações, drogas ilegais ou alguns tipos de ervas. Tudo que esteja relacionado a possibilidade de alterar a capacidade dos teus receptores neuroquímicos ou na qualidade dos neurotransmissores em si, pode implicar em alteração nas fases REM do sono(dependendo da química usada) ou na habilidade de fazer a consciência brotar no estado mental do sono. Qual o balanço necessário ou a assinatura mental ideal para conseguir ficar lúcido num sonho? Enquanto isso não é descoberto, o mínimo que se pode fazer é manter o cérebro bombando lindo e saudável da melhor maneira possível.

Certos tipos de medicamentos, ervas ou drogas ilegais, podem prejudicar a capacidade de ficar consciente nos sonhos.  Especificamente aqueles que causam alterações no sono e nas fases REM. Na imagem Gandalf, o grande mago Istari com seu cachimbo da paz ;)



- A má alimentação pode provocar um desequilíbrio na produção dos neurotransmissores, como por exemplo a seretonina. Já fiz um texto sobre isso ressaltando a importânica do triptofano e vitamina B6.

- Subestimar a importância de um bom Método de Indução. Por muitos anos fiquei satisfeito com minha capacidade de ter sonhos lúcidos, sem precisar recorrer a método algum... até por curiosidade experimentar  a técnica do psicoterapeuta alemão Paul Tholey.

Realizar experimentações com técnicas e métodos desenvolvidos por  pesquisadores ou sonhadores lúcidos  não pode ser desprezado por quem almeja desenvolver a habilidade de ter sonhos lúcidos.

25 comentários :

  1. otima materia. foi um puxão de orelha, pois gosto de dormir tarde e acordar cedo, realmente prejudica, preciso mim policiar.

    ResponderExcluir
  2. Pois então, estou muito interessado pelo tema e até já uso alguns métodos. No entanto, ainda a recordação é uma pedra no meu caminho.
    Tomo antidepressivos (rémedios controlados) já faz 5 anos, e gostaria de saber se devo desistir ou continuar tentando. Alguma dica ou sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante pesquisar e principalmente conversar com teu médico se de fato essa medicação pode causar alterações e se for o caso, questionar se existe alternativas no tratamento.

      Excluir
  3. Ola Marlon, queria saber o seguinte. Eu tenho um leve grau de insonia q eu resolvi usando maconha, queria saber como ela prejudica a lucides, ja que foi provado que tetrahidrocabinol nao altera a capacidade dos receptores neuroquímicos ou na qualidade dos neurotransmissores em si, tendo ele neurotransmissores especificos para ele sem prejudicar de forma alguma o organismo?
    Queria saber tbm o se o LSD tem efeito nos sonhos?, pois quando eu faço uso dele e durmo (raros casos, geralmente eu danço muito XD) eu tenho sonhos muito lindosssss e malucos e bem vividos, nao lucidos eh claro,pois so consegui realizar isso duas vezes desde q entrei em contato com o assunto! Queria saber tbm se o fato do LSD ser sintetido afeta os sonhos, se a alternativa natural (o Acido lisergico) encotrado em algumas plantas ,q nao são ilegais, seria uma alternativa psicotrapica sem alterar os sonhso lucidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afff Aimeé assim tua arromba minha tarrafa menina!
      Longe de mim entrar nessa polêmica da maconha.

      Posso te adiantar que o Bruno Torturra Nogueira fez um vídeo que assisti uma vez pela internet, relatando um curso que fez com o próprio Stephen LaBerge, lá no Hawaí.

      No relato além de muita coisa boa ele fala que a canabis é uma péssima idéia, pois afeta MUITO negativamente a capacidade de ter sonhos lúcidos.

      Palavras dele que se interessa pelo assunto. Segue o link de uma ótima reportagem q fez sobre esse curso com o LaBerge:
      http://revistatrip.uol.com.br/revista/167/especial/te-vejo-nos-meus-sonhos/page-1.html

      Excluir
    2. Poxa, quero ter sonhos lucidos, mas nao quero larga minha massa i-i, e olhe minha intençao nao eh arronbar sua tarefa =3 queria saber se vc podia me informa maismsobre isso, eh que eu vi um grande alivio nela sabe, alem da insonia tenho colicas muito fortes, praticamente uso ela ta tudo, dor de cabeça, dor muscular, enjoo, gosto de comer a semente, gosto de tomar o cha, gosto de passar o cha na pele que eh muito seca, uso quando to doente sem fome pra comer melhor... faço oq? Nao quero deixa de usar minha medicia alternativa pra usar quimicos...

      Excluir
    3. Tem que conversar com um bom profissional da área. Quando tratamos de ervas, também estamos lidando muitas vezes, com poderosos agentes químicos. Afinal, boa parte dos medicamentos surgem delas.

      Sei que na área da medicina existem especialistas e provavelmente é um desses que vai poder com segurança te dar boas orientações sobre esse tema. ;)

      Excluir
    4. Oi, Márlon. Tem como postar o link desse vídeo do Torturra sobre o curso com o LaBerge? Procurei na net e não achei.

      Abração.

      Excluir
  4. Ahh... queria parabeniza-lo pelo blog, muito legal e atualizado!!! Estou me tornando uma visitante acidua xD!
    So tive dois sonhos que tive um breve momento de lucides, mas ainda nao botei nenhum metodo em pratica nem tenho um diario de sonhos, mas tento me esforçar para lembrar meus sonhso todos os dias de manha e tenho sucesso! Me lembro muito mais de meus sonhos agora do q a um mes atras! Odeio escrever e nunca tive um diario em minha vida! Queria saber se tem alguma alternativa alem do diario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Aimeé. O Método de Tholey bem aplicado pode tornar desnecessário o Diário. Mas apenas para quem já tem boa capacidade de recordação dos sonhos.

      Excluir
  5. ótimo post,tbm naum to conseguindo ter sls desde as férias,agora que voltei pra escola tenho q acordar 6 horas da manhã,ai fica dificil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo ao clube Renan! Dos "Onironautas dos sonhos perdidos" rsrsrsrs

      No nosso fórum estamos tentando nos motivar mutuamente anotando os sonhos por lá. Diário de sonhos não-lúcidos mesmo. Faça uma vizitinha por lá q tu vai curtir e quem sabe se inspirar mais por um melhor sono ;)

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  6. Excelente post, Márlon...
    Mais uma vez, gostaria de parabenizar, e tirar algumas dúvidas.
    Recentemente, assisti Inception- A Origem e gostei muito do filme, pois o tema era justamente sonhos lúcidos.
    Você acha possível, algum dia, talvez, com treinos uma pessoa atingir um nível de lucidez dentro dos sonhos( executar planos complexos, controle sobre o sonho), igual ao do personagem Cobb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Edson,

      Eu curti o Inception pra caramba. É um filmaço, mas infelizmente em termos de cientificidade a gente não tem mto o q aproveitar.

      Como a história do filme exigia uma abordagem dos sonhos com criatividade bem realista, ficamos sem poder presenciar o lado mais imaginativo e artístico dos personagens.

      Repare na cidade que o Cobb e a Mal criaram para viver lá próximos do limbo... era ou não era algo extremamente estéril?! Mas era o contexto do filme...

      Qualquer onironauta pode facilmente desenvolver habilidades que transcendem as que puderam ser mostradas no filme. Repare q o Cobb sequer pôde voar, atravessar paredes, transformar-se em alguma criatura... tbém não desenvolveu habilidades no estado desperto(coordenação motora-vide entrevista ao Globo Reporter do Sidarta Ribeiro)... resumindo nós somos foda!!

      Excluir
  7. De fato, Márlon, as habilidades que Cobb não desenvolveu me deixaram intrigado. Não seria um escolha própria? Tipo, ao inves de voar, optar por chamar uma criatura alada como o Pegaso( Fúria de Titas), ou mesmo Dragões para essa função, ou no meu caso, uma pomba branca gigantesca. Também notei que Cobb se preocupa bastante com a arquitetura, como criar labirintos, entre outros.
    Quanto a entrevista ao Globo Repórter, fiquei bastante curioso, e vou dar uma olhada :)
    Agradeço pela atenção :)
    Bons sonhos e obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Tive sonhos lúcidos apenas 2 vezes, e já faz algum tempo. Eu não sabia se era imaginação minha ou se realmente aconteceu de verdade eu ter conseguido controlar meu sonho. Lembro que eu estava sendo perseguido por uma turma de pessoas que queriam me bater e o motivo não sabia qual era, mas o que me fez perceber que era um sonho foi o fato de eles morarem em barracas no meio de uma avenida, oque era algo muito estranho. Então fiquei parado e assim que parei todos eles pararam também, mas depois disso não me lembro de mais nada. Da outra vez sonhei que estava em uma mata e cheguei em um rio com a água muito suja e correnteza forte, havia uma ponte sobre esse rio e dois adolescentes nela. Me aproximei e quando fui conversar com eles percebi que eu estava sangrando e então um deles puxou uma alavanca e a ponte começou a correr sobre o córrego como se fosse um trem em um trilho, daí percebi que era um sonho e despertei.
    Foram as únicas vezes que tive sonho lucido. Já tentei algumas técnicas como focar em um tema antes de dormir mas não deu certo até agora. Gostaria de algumas dicas se alguém conhecer alguma outra forma de ter sonhos lúcidos, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Adriano

      Não tem segredo companheiro. O negócio é passar a anotar teus sonhos, num diário e vá anotando mesmo, desde os pequenos fragmentos iniciais.

      Escolha um método: MILD, Tholey, WBTB, VILD... escolha um e siga religiosamente.

      Quando fizer reality checks, faça a pergunta: EStou sonhando ou não? ou Como cheguei aqui?

      Há muita orientação e textos relacionados no blog. Aproveite!

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
    2. Bem... tenho sonhos lucidos ja faz um tempo, cerca de 1 ano +/- , n costumo anotar pq quase sempre lembro de tudo, troco um papo com os seres do mundo astral, do um rolé por lugares que vão alem de nossa realidade e compreesão (quem visita frequentemente o mundo astral sabe do q to falando).
      O problema é que,
      ultimamente, eu desperto muito rápido e bruscamente (qnd voçê cai no sonho ou ate morre), e isso vem acontecendo com frequência, pode ser meu subconsciente, bloqueando meu psiquismo, ou algum ser astral que n me queira por lá (kkkkkk), ou até mesmo a falta de meditação e técnicas de relaxamento. Desde já, se alguem que estiver passando por isso ou ja passou, eu gostaria muito de uma luz. O mundo Astral é tão lindo e tem seres tão fantasticos, e seria uma pena n poder pisar lá de novo :(

      Paz e luz.

      Excluir
  9. Eu fico impressionada com o poder da nossa mente. Quanto mais aumento minhas anotações, melhor vai ficando a lembrança dos sonhos.
    A questão da qualidade do sono é a base de tudo. Bom sono, gera um cérebro mais saudável e a possibilidade de explorar todo universo da nossa mente.
    Sobre o uso de técnica, venho aplicando agora o VILD. Deixei o WBTB um pouco de lado. Estava ficando irritada com a dificuldade de dormir rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Estou precisando de ajuda.

    tenho 23 anos e desde muito novo tenho controle quase q total sobre meus sonhos, somente uma vez entrei num sonho e nao consegui diferenciar se era sonho ou realidade ( foi o pior pesadelo que tive, acordei chorando isso com 19 anos )

    praticamente todas as noites estou tendo paralisia do sono, sonho dentros de sonhos e sem falar da projeção e sonhos lucidos... morro de medo de espiritos, fantasmas e entre outros seres sobrenaturais ou imaginarios.

    sempre q tenho a paralisia ou a projecao e me vejo deitado na cama, fecho os olhos e tento acordar. mas me resta uma duvida, nao sei dizer se meus olhos estao fechados no corpo ou na projeçao, sei que sinto e percebo fenomenos como vozes estranhas, ventos e presenças dentro do quarto. acordo pessimo e com muito medo, chego a rezar pedindo para que isso nao ocorra novamente e que eu consiga dormir bem. gostaria de informaçoes de pessoas experientes para me falar algo sobre tudo isso.

    favor entrar em contato por e-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mackmiller

      Caso as paralisias sejam frequentes e as informações contidas no blog e em outros sites especializados não sejam suficientes pra ti superar o problema, no teu lugar eu iria atrás de um médico especialista na área do sono.

      Tu deve ter visto que aqui no blog elenquei orientações para interromper paralisia, converter em sonho lúcido ou evitar.

      Caso ainda assim, as paralisias e alucinações continuem te atormentando é recomendável um médico que tenha e especialidade na área do sono. Talvez seja até o caso de um a clínica de laboratório do sono.

      Abraços e os melhores sonhos pra ti!

      Excluir
  11. Eu fiquei muito interessado no assunto, mas não quero seguir esses métodos que você cita... Esse é o melhor modo de conseguir controlar os sonhos, ou seja, se não seguir MILD, Tholey, WBTB ou VILD... Será mais difícil o controle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz

      Métodos como o de Tholey, MILD e WBTB envolvem um direcionamento do nosso interesse sobre o tema. Não precisa seguir eles para ter sonhos lúcidos. Grande parte da população já teve sonho lúcido alguma vez na vida e nem faz idéia, pois não lembra.

      A diferença é que seguindo algum método as chances de ficar consciente, aumentam dramaticamente. No meu caso por exemplo, orgulhava-me muito de não usar as técnicas, até o dia que estava achando minha frequencia de sonhos lúcidos baixa demais e resolvi experimentar. A partir daí tive uma diferença brutal, incluindo os "supersonhos lúcidos", chegando a me dedicar ao blog. ;D

      Excluir
  12. Vlw entendí mais ou menos... vou procurar saber sobre esses métodos ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...