ÚLTIMOS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tempo de Despertar: os melhores momentos para acordar e lembrar dos seus sonhos

  Será que existe um horário mais adequado para despertar e recordar os sonhos? As experiências nos laboratórios do sono apontam para o maior índice de incidência de sonhos lúcidos, durante as fases REM do sono.

Conseguir se condicionar a despertar durante alguma fase REM após a 6a hora de sono aumentará as chances de conseguir ter sonhos lúcidos.


   Quando acordamos, precisamos realizar as anotações o mais rápido possível. A capacidade de recordação do sonho vai diminuindo na medida em que passa o tempo. Como acontece no estado desperto, se não exercitamos a lembrança de algo que queremos recordar no futuro, iremos esquecendo dos detalhes, proporcionalmente na medida que o tempo for passando. Recomenda-se relembrar o sonho, repassar ele mentalmente e daí sim passar para o Diário de Sonhos.

   Ora, se existe uma fase especial do sono que nos apresenta maior índice de sonhos lúcidos, parece natural passar a tentar despertar o mais próximo possível desse intervalo. As últimas fases REM, a partir da 7a e 8a hora de sono, podem chegar até a 45 minutos de sonhos. Sonhos intensos e vívidos, como são naturalmente as fases REMs do nosso sono.

As fases REMs tardias, após a 6a hora de sono, podem proporcionar até 45 minutos de sonhos intensos, vívidos  e oxalá  lúcidos.


    Quer flagrar alguém nesse precioso momento de sonhos emocionantes? Basta observar o movimento dos olhos sob as pálpebras. Apesar de dormindo, essa pessoa movimentará os olhos de um lado para outro rapidamente. Por isso se chama  R E M: Rapid Eye Movement ou "movimento rápido dos olhos".

    Caso alguém seja despertado de maneira apropriada, sem matar de susto, serão grandes as chances desse(a) sonhador(a) relatar de imediato algum sonho que estava tendo. Pode acontecer de lembrar fora da fase REM(sem estar movimentando os olhos), mas serão sonhos desprovidos de vividez e emoções.

    Métodos como o MILD e WBTB foram criados, justamente para explorar esse conhecimento de que nessas fases de REM tardias, consegue-se ter uma chance maior de despertar durante esses sonhos intensos e proporcionalmente, com a mente mais descansada, realizar a indução da consciência nos sonhos.

Escolha um fim-de-semana, um feriadão ou suas férias e explore quais são os horários mais férteis para despertar e recordar facilmente seus sonhos.


    Pode-se experimentar, preferencialmente quando estiver num fim-de-semana, feriadão ou férias, programar o despertador para despertar em alguns períodos do sono e calcular pela 5ª, 6ª até o fim do sono, quais horários são mais adequados na sua rotina para despertar e coincidir com essas fases tão cheias de sonhos.

     Durante minha adolescência eu incomodava meus colegas de pensão um bocado, mas admito que era bem ignorante e programava aleatoriamente para despertar durante a madrugada. rsrsrsrsrs

 

14 comentários :

  1. tem uns 2 meses q eu tento ter um sonho lucido. mas nesse tempo so tive 1.
    sera que por eu ter 15 anos isso é mais dificil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idade por si só não influencia. Talvez na 3ª idade um pouquinho porque as fases REM encolhem, mas é pouca coisa.

      Fique atento com relação a tua qualidade do sono. Nâo está indo dormir tarde demais e dormindo mal? Débito de sono prejudica não só as chances de ficar consciente num sonho - já que vai estar mentalmente e fisicamente mais debilitado - assim como tua rotina normal.

      Excluir
    2. Brigado cara, seu blog é muito bom

      Excluir
    3. Seja bem-vindo onironauta! Brigadão pela força ;D

      Excluir
  2. bem, eu não entendi direito, eu tenho que acordar no meio da fase REM ou um pouco depois que ela acaba para voltar a dormir?estou tentando fazer a tecnica WILD e consegui ter um sonho lucido, só que um pouco estranho, eu não conseguia fazer muita coisa diferente, e tambem fui testar o RC das mãos e elas estavam PERFEITAS, inclusive com um calo que eu tinha feito no dia!

    queria saber isso pois quando eu acordo nesse periodo de 6hrs apos o sonho não recordo de nada,relembro apenas do que vem pela frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro

      A técnica de despertar após as 6h utilizadas pelo MILD ou WBTB não precisam ser seguidas ao pé da letra. De repente para ti vai funcionar melhor despertar após 6h 15min... ou 6:30... a sugestão do post é fazer experimentos com isso.

      Os reality checks podem falhar sim. Por isso é importante quando fizer no estado desperto, questionar-se "Estou sonhando ou não?" Caso ainda assim continue falhando é só trocar para outro(interruptores, relógios, prender respiração, puxar o dedo da mão...).

      Excluir
  3. Ando com dificuldade para despertar e continuar a dormir. Bom saber que existe essas alternativas Marlon.
    Continuo devorando esse blog. Parabéns e continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivone, brigadão pela força!

      É verdade. Já passei por fases que esse despertar ficou inviável e acabei optando pelo Tholey na época. CAT, DEILD, WILD e VILD também tem abordagens diferentes.

      Excluir
  4. Essa noite sonhei que tive um sonho e pensei que tinha acordado. Depois que acordei vi que estava dormindo, isso pode ser sonho lúcido? Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Virgínia

      É um falso despertar. Uma das principais armadilhas que nós sonhadores lúcidos, vivemos caindo rsrsrrs daí a importância de estar anotando e fazendo reality checks ;)

      Excluir
  5. Se eu durmo nove ou dez horas da noite e tenho que acordar as quinze pras seis, depois posso ir dormir de novo seis e meia, é melhor começar a acordar antes ou a ficar com mais sono para dormir de novo, pois eu não consigo.
    E se eu não lembro absolutamente nada sobre os sonhos, mudar os horários pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,

      Mudar o horário da primeira despertada pode influenciar sim.

      Essa regulagem pra não perder o sono fica a critério de cada um.

      O objetivo principal dessa despertada pela 6a de sono é conseguir voltar a dormir e pegar as fases mais rechonchudas de sonhos. Que são as fases REM Tardias. A última chega a dar em torno de 45 minutos de sonhos intensos e vívidos. ;D

      Excluir
    2. E como eu faço pra acordar, digamos, as quatro e meia da manhã sem acordar ninguém? A e a propósito bom blog.

      Excluir
  6. Mais um bom artigo, muito didático! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...