ÚLTIMOS

domingo, 19 de agosto de 2012

Investigação da Consciência através dos Sonhos Lúcidos

 
   Dando prosseguimento sobre a mais recente pesquisa divulgada, pelo Instituto Max Planck de Psiquiatria de Munique, Alemanha, publicado originalmente pelo periódico Sleep, vou abordar outros interessantes elementos desse estudo que envolveu o mapeamento das regiões do cérebro durante os sonhos lúcidos.

Figura 1 - Atividade apresentada durante o sonho lúcido. As áreas coloridas implicam em  maior atividade durante a fase REM do sono; hemisfério esquerdo (A), hemisfério direito (B), vista cortando ao meio/centralmente(C).


 
   O perfil dos Sonhadores Lúcidos
   Participaram do experimento, quatro pessoas com boa experiência em atingir a consciência durante os sonhos, pelo menos duas vezes por semana, capazes de adormecer em posição fixa em decúbito dorsal(barriga pra cima) e com bastante barulho(em especial das máquinas de ressonância magnética).

Experientes sonhadores lúcidos, com frequencia mínima de 2 sonhos lúcidos por semana, entre 4 até  20 anos de  experiência, participaram do projeto. Na imagem, cena do ótimo Total Recall - O Vingador do Futuro.



    Os sonhadores lúcidos recrutados, com idades de 27, 29, 31 e 32 anos, com tempo de experiência respectiva de 4, 20, 17 e 5 com sonhos lúcidos, passaram por monitoramento durante 2 até 6 noites sucessivas(15 noites no total), dependendo da disponibilidade.


   Análise dos Resultados

   O mapeamento das imagens durante os sonhos lúcidos apresentou padrões de atividades em regiões específicas do cérebro. Corroborando os estudos apresentados por Ursula Voss, na ocorrência dos sonhos lúcidos, aconteceu um aumento da atividade no córtex dorsolateral pré-frontal direito. Essa região é conhecida por estar associada a uma alta atividade/capacidade cognitiva.

   Durante os sonhos normais, a memória está fortemente prejudicada. Com a ativação da região cerebral do córtex dorsolateral pré-frontal direito, combinado com o lobo parietal, também identificado durante os sonhos lúcidos, resultou a capacidade de memória dos sonhadores lúcidos que são capazes de não só perceber que estão sonhando, como também recordar de planejamentos realizados no estado desperto, como os testes que realizam nos laboratórios de sono. Também foi observado aumento de atividade do lobo frontal que é reconhecida por ser responsável pela resolução de problemas, controlar impulsos, fazer julgamentos morais, guardar memória emotiva de longo prazo e analisar sentimentos...



   Nesse ponto, cabe relembrar uma entrevista que tive o privilégio de fazer com o médico-pesquisador brasileiro Sérgio Rolim, em que foi comentado sobre a possibilidade de estímulos externos nessas regiões possibilitando a indução da consciência nos sonhos:



MJ: As máscaras de indução de sonhos aparentemente não se revelaram tão eficientes... será possível uma tecnologia eficiente para indução de sonhos lúcidos? Como seria?

 Rolim: "Ainda no doutorado, ou talvez no pós-doutorado, gostaria de tentar induzir o sonho lucido com técnicas como TMS = transcranial magnetic stimulation ou TDCS = transcranial direct current stimulation (em colaboração com o Bruno Grego que está estudando essa técnica), que servem para estimular áreas específicas do cérebro de forma não invasiva, sem dor. Como o sonho lucido está relacionado a uma ativação frontal, a ideia é estimular a região frontal durante o sono REM para ver se dá para induzir um sonho lucido."




Fontes:


 Martin Dresler; Renate Wehrle; Victor I. Spoormaker ; Stefan P. Koch; Florian Holsboer; Axel Steiger; Hellmuth Obrig; Philipp G. Sämann; Michael Czisch. Neural Correlates of Dream Lucidity Obtained from Contrasting Lucid versus Non-Lucid REM Sleep: A Combined EEG/fMRI Case Study. Sleep, Vol. 35, nº 7 - 2012.




11 comentários :

  1. oi Marlon, eu tenho 12 anos e estou lendo seu blog faz tres dias e consegui meu primeiro sonho lucido hoje. tenho duas perguntas pra fazer:
    quantos metodos de induçao de sonhos lucidos ao mesmo tempo voce recomenda?
    estou ysando WBTB, MILD, Tholey e aquele video subliminar.
    quantos reality checks ao mesmo tempo voce recomenda?
    estou fazendo o das maos (que foi o que induziu esse meu sonho lucido), o dos espelhos e o de tampar o nariz.
    por favor respondo
    Ass: Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro

      Minha recomendação sempre é que a própria pessoa vá experimentando cada método, até encontrar um que lhe seja de mais afinidade.

      Meu caso por exemplo, já passei pelo MILD, Tholey, WBTB, WILD, DEILD e agora estou no MILD, com alguns passos do Tholey.

      O MILD, Tholey, WBTB quando rigorosoamente bem aplicados são de ótima eficiência. Mas cada um deve buscar a técnica em que acaba se identificando mais. :)

      Abs e bons sonhos Leandro!

      Excluir
    2. É importante não ir com muita sede ao pote. De repente dê uma enxugada em toda essa quantidade de técnicas ao mesmo tempo.

      Experimente focar um método por vez, serenamente, um tipo de reality check e especialmente, seja bem rigoroso em anotar pelo menos 1 sonho por dia no teu diário. :)

      Excluir
    3. Obrigado Márlon,
      eu acho que vou focar mais no check das mãos que foi o que deu mais efeitos e estou anotando dois sonhos por dia.
      obrigado, seu blog é ótimo

      Excluir
    4. Eu que agradeço o prestígio da tua visita onironauta! ;)

      Excluir
  2. Fiz o teste das mãos e consegui enxergar os dedos muito bem. Foi no meio do sonho lúcido, eu já tinha certeza q era sonho.
    Vc acha q este teste é 100%?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer reality check sempre servirá mais como um auxílio. O que realmente vai fazer diferença são os métodos aplicados(MILD, Tholey, WBTB...).

      Meu caso por exemplo, é bem comum eu lembrar no sonho de olhar para as mãos e antes mesmo de olhar pra elas já saber que estou sonhando ;D

      Penso que isso acontece porque ao anotar os sonhos com certa frequencia(mesmo sendo meio preguiçoso pra isso), já consigo - assim como muitos onironautas - reconhecer a estrutura da realidade dos meus sonhos. :)

      Mas eu procuro fazer sim meus reality checks e sempre com a perguntinha padrão "Estou sonhando ou não?". rs

      ABs

      Excluir
  3. Olá! Saudações Crísticas!!! Quero só dar uma Opinião interessante Científica
    É a de que com a ciência se poderá faser possível ter um sonho lúcido, e dominá-lo, poderá também, ser capaz de adinvinhar qualquer coisa. Como por exemplo: o número telefônico de Bashert (já que o sonho é um portal ultra dimensional e todo mundo pode sonhar um sonho que acontece);
    E outra mais! Sendo também sendo possível assistir o que se sonha e por sua vez se converter em tecnologia telemóvel, vai ser mirabolante!
    E até com quem estiver falando com quem sonha no mundo real.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite , eu sonhei que estava com a barriga cortada mas não doía e nem sangrava mas o interessante que minha esposa sonhou a mesma coisa que ela estava com a barriga cortada .o que pode ser esse sonho

    ResponderExcluir
  5. interessante que neste site ninguém responde as nossas dúvidas

    ResponderExcluir
  6. Desculpe se deixamos passar despercebido alguma questão, mas qual é a sua dúvida amigo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...