ÚLTIMOS

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Sonho Lúcido e as Ondas do Mar

 
  Tentar se manter lúcido durante um sonho é algo comparável a extrair o prazer de uma onda do mar, surfando e fazendo manobras, sem ser abandonado por ela.

Sonhadores lúcidos se divertindo em seus sonhos, podem ser comparados aos surfistas com suas ondas.  Deve existir uma compreensão da maneira como o sonho precisa seguir o seu fluxo e as possibilidades que existem para serem exploradas. Na imagem, cena do filme Blue Crush.


  É importante entender que tentar controlar o sonho na força, impondo diretamente nossa vontade sobre tudo, invariavelmente resultará num despertar prematuro. Trata-se de um erro bem rotineiro para aquele que se descobre consciente num sonho nas primeiras vezes.

   O grande macete está em compreender a necessidade de existir um fluxo natural do sonho. Podemos sim manter nossa consciência, aproveitando a estrutura natural do sonho que nos é oferecida pelo subconsciente. A vantagem disso será a chance de um sonho lúcido bem prolongado, com muito mais oportunidades de exploração desse fabuloso estado mental.

   Para conseguir isso eu sempre recomendo ferramentas especiais como a utilização de portas, baús, buracos e rodopios. São técnicas de controle indireto em que nossa vontade atua por meio de desejos, usando o que narrativa natural do sonho vai oferecendo.

Usufruir dos prazeres de ficar consciente nos sonhos ou das fantásticas possibilidades de explorar esse estado mental, pode requerer um pouco de sutileza e técnicas simples. Na imagem, o Dr. Estranho e sua aprendiz/namorada, a linda Clea.


   O uso das portas por exemplo, surgiu como uma técnica natural de manipulação pra mim. A presença de casas é tão recorrente que logo me flagrei conseguindo realizar praticamente todos os meus desejos, fosse de apenas prolongar um sonho, encontrar alguém ou algo. Mas reparem que não preciso exercer qualquer grande esforço sobre a narrativa do sonho que é oferecida.

   Eu apenas procuro uma porta e encontro. Como normalmente eu vou estar próximo de alguma casa ou edifício, isso fica fácil de realizar. E principalmente sem bater de frente com o fluxo natural do sonho. Digamos que eu apenas provoco um ligeiro desvio...! Talvez como um pacto que o surfista vai desenvolvendo ao ir aprendendo a natureza da onda, quanto mais conhecermos essa estrutura do sonho, melhor vamos conseguindo aproveitar o que é oferecido. Por vezes, transcender.

O desafio que proponho é mesclar a consciência a narrativa natural do sonho.  Conseguir manter o núcleo da consciência intacto através de intervenções apenas pontuais, utilizando principalmente certas técnicas de controle. Na imagem, desenho de John Buscema, com um dos personagens da Marvel que mais gosto: o Surfista Prateado. A saga é Dia do Julgamento.
 

 

 

15 comentários :

  1. márlon eu comentei um post e hoje tive o primeiro sonho lúcido, não tive nenhuma alucinação que me deu medo, porém o começo foi estranho.Foi bem curto e lembrei do reality check, olhei minha mão e tinha 8 dedos!Obrigada pela ajuda! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns onironauta ;D

      O primeiro sonho lúcido sempre é marcante dmais da conta rsrs mas muitos outros serão muito mais :))

      Pelo jeito o reality check da mão funciona mto bem pra ti. Aproveite!

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  2. Boa dica Marlon, "deixar fluir", oque tenho feito em meus sonhos lúcidos (que tem sido poucos e esporádicos ultimamente), é observar bem o cenário,as vezes com a "visão raio x",também abuso do tato, gosto de sentir a textura dos objetos,você já experimentou usar estes sentidos?, é muito bacana.
    Marlon referente ao outro post não consegui te mandar o email (marlonjatahi@sonhoslucidos.com), ainda não chegaram os meus "suplementos", mas não vou tomar até agente trocar aquelas idéias.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa e aí Munhoz!

      O email é marlonjatahy@sonhoslucidos.com .

      Aguardo pra trocarmos umas idéias. :)
      Procure também por Ryan Hurd, um arqueólogo sonhador lúcido que também mantém um site sobre sonhos lúcidos. Ele já fez um post por lá relatando certas experiências relacionadas.

      Meu próximo post vai ser uma entrevista bem interessante que fiz com ele. Mas não vou tocar no tema da galantamina hehehehe

      No aguardo, abs e bons sonhos para todos nós!

      PS: tô numa seca desgramada d SLs. Dá até um suspense da forma como vai ser meu próximo sonho lúcido hehehehe

      Excluir
  3. Já a algum tempo que venho visitando o site, mas é a primeira vez que eu comento, o site é simplesmente incrível, adorei.
    Continue assim.
    Até Mais !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Márlon. Realizando uma pesquisa sobre sonhos (nada específico), achei o link desse blog e fiquei muito surpresa ao me deparar com o conteúdo. Pelas descrições sobre o tema, eu acho que tive apenas um sonho lúcido quando era criança. Depois que li sobre o assunto comecei a 'domesticar' o meu cérebro e esses dias consegui meu primeiro sonho lúcido.
    Aqui vai o brevíssimo trecho: depois de ter sonhado bastante coisa, me dou conta de que estou no meu quarto sentada na minha cama. Olho para a parede e lá tem um grande logotipo azul em forma de M e quando olho de novo 'voilá' ele muda para outra palavra também em azul(que não consegui ler). Daí percebi que estava lúcida... e então para testar, desejei que certa pessoa aparecesse no quarto, e ele apareceu!!! Tipo, deu um PLIM e lá estava ele... meu Deus, quase morri. Acho que a ansiedade atrapalhou porque, se vc me entende, minhas intenções eram 'as melhores' hihi. Desejei que ele sentasse ao meu lado na cama e me desse um beijo. Ele veio e fez tal como esperei (ai as sensações...)! Aí acabou e despertei (feliz).
    Ótimo espaço, vamos ver se tenho mais para a próxima vez!
    Bons sonhos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahaha mto legal! O bacana o teu autocontrole heim! Tais de parabéns ;D

      Coincidência que na última noite eu também fui dar uma "brincada" e pra minha surpresa eu levei foi o beliscão mais doído de todos os tempos que por sorte foi no bumbum kkkkk. Acordei por causa da dor e tive q rir rsrsrs

      Excluir
    2. O bom é que se acorda sem hematomas dessas "brincadas" hihi.
      Acho que nem tive autocontrole o suficiente, porque na verdade queria ir mais adiante e acordei kkk mas na próxima ele não me escapa.
      Brincadeiras à parte, vc é muito atencioso por responder os comentários dos leitores. :)

      Excluir
    3. Ah! Faço questão. Aqui todos curtimos o mesmo assunto, então é prazeroso.

      Abs!

      Excluir
  5. Olá de novo, sou a anônima de cima, pode me tratar por Helena :) Não é meu nome, mas é como gostaria de ser chamada nesse espaço online.
    E para adicionar mais uma coisa: é incrível como os sentidos despertam quando nos encontramos lúcidos no sonho! É como se dessem uma turbinada neles... até a visão melhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, é verdade e existem estudos avançados sobre isso. Parece que certas regiões do cérebro ficam muito mais ativas justamente no sonho lúcido e provocam esse maravilhoso efeito ;D

      Excluir
  6. E aí pessoal, eu já visito o site à mais ou menos 1 mês, meu irmão que me indicou o site, desde o início eu venho tentando ter um sonho lúcido, e até agora nada, to muito ansioso pra ter um...

    ResponderExcluir
  7. Eae Márlon, tenho 14 anos e pode me chamar de Tiago, a alguns poucos meses comecei a voltar a me interessar sobre sonhos lúcidos.
    Vou te contar um pouco da minha experiência de hoje, tive um sonho lúcido hoje de manhã (como acordei lá pelas 10:30,suponho que eu tenha começado a sonhar lá pelas 10:15)Naturalmente eu acordo de noite do nada e volto a dormir rápido, enquanto eu estava acordado nesse curto período de tempo,não veio nada na minha mente sobre sonhar lúcido ou algo parecido,então caí no sono novamente e então eu "acordei no sonho"já olhando para minha mão, então eu simplesmente falei "Putz, eu tô sonhando".Na hora me veio alegria de estar sonhando e sabendo o que eu podia fazer com o sonho e um pouco de medo também, afinal eu vi que pode acontecer de eu acabar olhando para um espelho e ver uma figura desfigurada, tornando-se um pesadelo, tentei não pensar naquilo e já sabia o que eu queria:Andar de carro (já que eu não tenho idade para andar e adoro carros) saí correndo para a saída, quando passei pela porta, estava de noite e tinha alguns "amigos que eu nunca ví na vida".Eu nunca tinha visto aquelas pessoas na vida, mas eu sentia que eramos grandes amigos, virei para o um dos meus "amigos" e disse "-Deixa eu dirigir aí", então ele disse "-Entra aí".
    Era um carro preto,não sei te falar que marca era, ele era todo preto por dentro e por fora.
    Então uns amigos que estavam no outro carro deram um cavalinho-de-pau como se estivessem me fazendo um convite para um racha (como não sou bobo, acelerei e comecei a dirigir, a marcha era muito facil, eu ia da marcha 1 para 3, voltava para a marcha 2, então ia pra 5) notei que a rua não era 100% parecida igual da vida real, as casas eram um pouco diferentes.(Vou continuar a mensagem logo abaixo por causa dos caracteres)

    ResponderExcluir
  8. Continuando...
    Meu propósito no sonho era encontrar com uma garota, enquanto estava dirigindo e olhei para o vidro do carro e vi o símbolo (coelho) da playboy, achei meio estranho, afinal o meu propósito não era ver aquilo...Eu queria mesmo era encontrar a garota, então parei o carro e saí correndo para uma casa na mesma rua (não fazia sentido, coloquei na minha mente que a casa dela era ali).Então gritei o nome dela e uma voz de dentro da casa disse "-Já vou'' e na mesma hora apareceu uma menina (com aparência de ter 11,12 anos).Achei muito estranho, afinal, nunca tinha visto aquela menina e não era quem estava procurando, deixei ela no "vácuo" e saí correndo para a casa vizinha e gritei o nome da garota que eu queria mais uma vez, apareceu outra menina que também nunca tinha visto, saí correndo mais uma vez e também apareceu outra menina que nunca tinha visto, fiquei meio encabulado e triste, afinal, na minha mente eu estava pensando nela, mas ela simplesmente não aparecia, então aquele meu amigo disse "-Vamos entrar aqui" (a playboy era dum tamanho muito pequeno (era como um salão de cabeleireiro médio)).Então eu disse, "fazer o que né" afinal, quem eu queria que aparecesse não apareceu pensei que também não iria conseguir ir a um lugar, pra ser mais específico, no Canadá, em um campo com aquelas montanhas típicas do país como paisagem junto de quem eu queria.Então quando entrei no imóvel, tinha bastantes mulheres com roupões e uma completamente sem nada, quando ela vinha ao meu encontro, acabei o sonho, fiquei pensando "porque eu não continuei sonhando por mais um tempinho" kkk.
    Ah, quase me esqueci, naquela hora que saí do carro, na minha mente, me apareceu o nome do "exorcista" fiquei com medo pois desde minha infância tento medo daquela cabeça girando 360º graus, logo tratei de pensar na garota que eu queria pois vai que aquele capeta aparece atrás de mim... Você acha que se eu continuasse pensando na menina do exorcista ela podia aparecer?E sobre a garota que eu queria ficar, tem alguma dica para eu não ver a menina do exorcista (e qualquer outra coisa feia no sonho) e ver quem eu realmente quero? (Minha mente, as vezes, parece que ela não é minha "amiga", afinal ela faz de tudo pra me f****, do nada me aparece o nome da coisa que mais me dá medo sem motivo algum kkkk)
    Obrigado por ler e abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...