ÚLTIMOS

domingo, 23 de setembro de 2012

Entrevista com Ryan Hurd, Parte 2: Consciência x Controle, Pesquisas e Rotinas

Continuando para a parte final da entrevista com Ryan Hurd, mais 5 perguntas relacionadas com a diferença entre consciência e controle dos sonhos, pesquisas do mundo científico, visão pessoal e experimentos, perspectivas e suas orientações.


Ryan Hurd além da formação de arqueólogo, sonhador lúcido com mestrado e certificação de estudos sobre a consciência pela universidade  de  John F. Kennedy, também é escritor e pesquisador na área.


6) Com relação a controle de sonhos x consciência? Alguns experientes sonhadores lúcidos defendem que existe mais lucidez se existir mais controle... como se o nível de consciência ou lucidez pudesse ser mostrado pelo nível de controle.

Ryan Hurd(RH): Para mim e muitos que usam os sonhos lúcidos como uma prática espiritual, não se trata de controle, mas  em vez disso de uma justa e equilibrada relação com o sonho. Dar e receber, questões e respostas. Controle de sonhos(com isso eu quero dizer manipulação de objetos, transformação e direcionamento de objetos e personagens dos sonhos) isso realmente uma habilidade separada de ser auto-consciente. Eles podem vir juntos é claro, isto é como os sonhos lúcidos vem demonstrando em laboratórios. Mas não é a única maneira de ficar consciente. Ultimamente eu diria que fazer o que você quiser, quando você quiser com quem você quiser soa como uma criança, prestes a ter um ataque gritando - o que não é muito lúcido.


Livro do Ryan sobre Alucinações Hipnagógicas & Visitantes da Noite.



7) Existem experimentos bem excitantes para se fazer nos sonhos lúcidos. Tentar aprimorar habilidades motoras, talvez criar uma melodia, autodesenvolvimento, uma bela pintura, o prazer do sexo, explorar níveis de consciência, memórias... poderia nos dizer algum experimento interessante que você realizou?

RH) Todas essas atividades são saudáveis e caminhos excitantes dos sonhos lúcidos. Eu diria pra seguir seu instinto no sonho, mais do que tentar realizar tarefas que você planejou no estado desperto - porque o nosso sonho é um diferente modo de aprender e pode acessar memórias e realidades que a mente acordada normalmente não tem acesso. Para mim mesmo, uma dos experimentos mais interessantes foi num que eu estava derretendo através de um muro para o chão num sonho, entrando num vazio de escuridão e de lá meditando com desapego até o sonho se reconstruir a minha volta. Foi fascinante observar que cena de sonho viria a seguir e especialmente a forma e natureza do meu próprio corpo de sonho nessas cenas. Em muitos deles, eu emergia voando sobre florestas e rios. Isso foi emocionante. Em outros sonhos eu surgi como uma criança, em uma cena de sonho oriunda da minha própria infância. Esses foram sonhos iluminados que trouxeram oportunidades de interagir com memórias antigas de um passado esquecido.



8) Muitos pesquisadores ao redor do mundo estão fazendo estudos fascinantes. Aqui no Brasil, por exemplo nós temos nomes como Sidarta Ribeiro e Sergio Rolim. Daniel Erlacher e outros pesquisadores fazem progressos, estabelecendo relações entre o treinamento e desenvolvimento de habilidades motoras com os sonhos lúcidos. O que você pensa sobre o(s) próximo(s) mais promissor(es) avanço(s)? Algo como uma superconsciência? Novos mestres como Salvador Dali... ou novos arqueiros como Robin Hood?!

RH) A pesquisa sobre sonho lúcido está realmente decolando agora ao redor do mundo, especialmente na Alemanha e no Reino Unido. O trabalho com os estudos de imagens do cérebro está produzindo grandes efeitos, basicamente fazendo os estudos da consciência mais popular, como a mente lúcida é algo digno de ser estudado de uma perspectiva científica. Eu sei que muitos artistas e compositores tem usado os sonhos lúcidos, assim como pintores e estilistas. Pessoalmente eu estou muito interessado nos estudos sobre pesadelos na paralisia do sono que são um tipo de sonho lúcido. Nesses o sonhador se depara com pesadelos muito vívidos e realistas, eles são mais como visões e eles sempre envolvem fantasmas, ancestrais e outras criaturas mitológicas. Sonhadores lúcidos estão aprendendo que ter auto-compaixão nesses momentos pode realmente transformar a experiência em um saudável encontro com anjos e outros espíritos prestativos. É sobre mudar sua expectativa ou sua sintonia/ressonância se vocês quiser.


Perfil da formação de Ryan Hurd aqui.




9) Quantas horas você costuma dormir? Você acha que qualidade do sono é importante pra atingir a consciência nos sonhos?

RH) Eu sempre fui bem de sono, dormindo entre 7 ate 9 horas por noite. Mas nesses dias, minha esposa e eu estamos com nosso filho, um bebezinho de 7 meses, então nosso sono não está tão bom! Tenho notado que eu ainda tenho muitos sonhos e sonhos lúcidos também, especialmente nas manhã. Dormir bem é crucial - como a privação de sono pode encurtar sua vida - mas ter uma escala polifásica( em que você dorme em pedaços mais curtos, despertando mais vezes) pode ironicamente induzir sonhos lúcidos. A chave é experimentar, mas que esteja claro da necessidade de dormir bem para ter que atravessar o dia. E tire sonecas! Elas são ótimas para sonhos lúcidos, paralisia do sono e para sentir experiências fora do corpo.



10) Em nome de muitos sonhadores lúcidos e outros visitantes interessados no tema que frequentam o www.sonhoslucidos.com eu quero agradecer por suas respostas e por compartilhar suas experiências. Alguns pensamentos que queira colocar ou sugestões para aqueles que estão tomando conhecimento agora sobre a consciência nos sonhos?

RH) Eu gostaria de dizer que leiam o que puderem sobre o tema, especialmente a noite e que fique claro da importância de manter um Diário de Sonhos para aumentar a capacidade de recordação e finalmente tenha certeza de estar num período da sua vida que possa tentar essas atividades, caso contrário os sonhos lúcidos serão difíceis de induzir. Como escritor em meu livro eletrônico Lucid Immersion Guidebook, muitos podem aprender a ter sonhos lúcidos em menos que um mês se forem observados os pre-requisitos, combinados com apenas algumas técnicas de sonhos lúcidos por vez. E ultimamente, tenha paciência. Nós temos toda nossa vida para sonhar.

5 comentários :

  1. queria ler estes livros, onde encontrar?

    ResponderExcluir
  2. Oi Ranieri

    Pelo site do Ryan acho que tu deve encontrar links. Nesse post já coloquei alguns direcionando pro site dele. Se teu inglês for bom tu vai encontrar boa quantidade de livros sobre sonhos lúcidos. Dele e de outros autores. O meu não vai demorar pra sair :) Amém! :D

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do Sonhos Lúcidos do Stephen LaBerge. É uma espécie de "Bíblia" sobre sonhos lúcidos, com a história, pesquisas, técnicas e muita coisa interessante. Achei bem fácil pela internet.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo site, descobri ele há poucos dias e fiquei fascinado por essa nova dimensão da realidade que de fato são os Sonhos. Achei muito interessante a pesquisa nesse assunto, quem sabe o que podemos fazer nessas 8 horas de sono que a sociedade moderna considera 'perdidas'? E que várias pessoas se negam a dormir bem em fruto do trabalho ou para não perder tempo.
    Então, eu também comecei a tentar explorar esse novo 'Universo' e comecei a tentar ter sonhos lúcidos: fiz um diário para sonhos, comecei a aplicar o método tholey junto com o Mild, e fazer uso dos Reality Checks.
    Mas, encontrei alguns problemas:
    *Quando eu durmo normal, 8h ininterruptas, eu consigo me lembrar dos meus sonhos e anoto eles no diário. Mas, quando eu tento aplicar o MILD e acordar depois da 6h de sono eu não lembro de nenhum sono.
    *Depois de passados os 20 min, que eu retorno a dormir eu não consigo mais dormir, fico me rolando de um lado para outro na cama e parece que perdi meu sono e então quando durmo e acordo depois não lembro de nenhum sono.

    *O Tholey recomenda que se faça o RC assim:
    1º Imaginar que tudo ao seu redor é um sonho
    2º Lembrar como veio parar aqui, imaginando o que fez antes
    3º Se perguntar se há algo incomum e olhar para as mãos.
    Tudo isso enquanto simultaneamente enquanto se pergunta se 'Estou Sonhando?''
    (Foi isso que eu entendi? Está certo? Ou estou fazendo tudo errado?)

    Desculpe se aqui não é o lugar certo para postar dúvidas mas é que sou novo aqui no blog, obrigado

    ResponderExcluir
  5. Oi Max

    Brigadão pelo elogio e seja bem-vindo onironauta!

    Sobre o MILD, recomendo que altere um pouco o horário de despertar, no caso em vez da 6a hora, passe para 5:30h. O resto tudo igual. Caso persista os problemas, experimente outro método.

    Sobre o Tholey, a pergunta "Estou Sonhando ou não" pode ser feita no início dos exercícios de visualização e em alguns momentos subsequentes. Não precisa ficar repetindo e martelando compulsivamente rsrsrs

    A idéia é apenas colocar a mente num estado reflexivo, questionar, experimentando visualizar como se estivesse no sonho, emulando a estrutura do sonho e treinando pra quando isso acontecer, para que consigamos reconhecer a realidade do sonho, atingindo a consciência.

    :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...