ÚLTIMOS

sábado, 15 de setembro de 2012

Entrevistando Ryan Hurd: Parte 1 - Suas Técnicas, Pesadelos e Experiência


Ryan Hurd é um sonhador lúcido muito gente fina. Além de colaborar na divulgação do tema dos Sonhos Lúcidos, possui Mestrado em Estudos da Consciência e Certificado de Estudo dos Sonhos pela Universidade de John F. Kennedy. Também é graduado em Arqueologia . Passou vários anos escavando ruínas na América do Norte, antes de se voltar para as pesquisas dos sonhos e da mente. Também mantém um site sobre a consciência nos sonhos e assuntos relacionados.

Ryan Hurd 

1) Como você se interessou por sonhos lúcidos?

Ryan Hurd: Sou um  sonhador lúcido desde adolescente. Primeiro eu tinha alguns pesadelos e então alguns sonhos sexuais divertidos na época que descobria minha sexualidade.  Foi a época que surgiram os sonhos lúcidos.


2) Quando foi sua primeira grande experiência com sonhos lúcidos  e você poderia nos contar qual foi sua experiência mais marcante?

Ryan Hurd: O primeiro sonho lúcido totalmente mais intenso foi um pesadelo. Um monstro saiu de uma televisão. Eu falei para ele voltar de onde tinha vindo. Muito intenso. Como minha experiência mais marcante, fica difícil dizer. O que me ocorre agora é uma série de sonhos lúcidos quando eu conheci minha avó e outros ancestrais e nós todos ficamos envolvidos numa experiência de amor. Aquilo foi profundo, difícil de descrever, mas foi um sentimento como se eu tivesse mergulhado, por meio das recordações dos meus ancestrais até o começo dos tempos.


É interessante notar como os pesadelos marcam bastante presença na infância dos sonhadores lúcidos.


3) Atualmente você tem usado alguma técnica em especial, como Tholey, MILD, WILD, CAT...? Você tem preferência por algum reality check(teste de realidade)? O que você acha das dicas especiais como usar um Diário... poderia nos dizer algo sobre rotinas ou técnicas especiais?

Ryan Hurd: A técnica mais eficiente pra mim é combinar práticas de sono com exercícios mentais. Por exemplo, despertando no meio da noite e fazendo 15 minutos de meditação ou lendo sobre sonhos lúcidos. Então eu tento voltar a dormir aplicando WILD. Mas em geral eu tenho incorporado práticas lúcidas na minha rotina diária e tem se revelado mais eficiente a longo prazo. A mente tem continuidade do estado desperto para o sonho, então treine sua mente para ficar consciente quando acordado(a)!. Nos Estados Unidos, isto é conhecido como viver lucidamente e todos usam suas próprias praticas de acordo com sua vida e/ou espiritualidade. É algo pessoal.


4) Com que freqüência você tem sonhos lúcidos por semana ou por mês? Normalmente como é sua rotina quando você atinge uma alta freqüência de sonhos lúcidos? Isso acontece quando você tem grandes problemas pessoais pra resolver ou em um período mais pacífico... quem sabe praticando mais exercícios como corrida...?

Ryan Hurd: Existem muitas pessoas que tem mais sonhos lúcidos que eu! Quando eu não estou incubando ou tentando ficar consciente nos sonhos – a maior parte do tempo – eu tenho 2 ou 3 sonhos lúcidos por mês. Eles tendem a vir juntos num intervalo de tempo de 10 dias, em vez de espaçados, acabam vindo tudo junto. Mas pode ser cansativo, especialmente tentando encontrar tempo para escrever todos eles!

Arte de Jeremiah Morelli  http://www.morjers-art.de/index.htm 


5) Alguns sonhadores lúcidos enviam emails para mim pedindo auxílio porque eles tem experiências ruins algumas vezes. Eu tento explicar como é importante entender a causa dos pesadelos(mesmo nos sonhos lúcidos). Eu sei que você tem boa experiência explorando sombras e o “botão do horror” nos sonhos lúcidos. O que você normalmente sugere?

Ryan Hurd: Primeiro, eu gosto de dizer que pesadelos são parte natural desse trabalho. Eles vem com o território e eles não são uma falha do sonhador. Normalmente essa é a parte mais assustadora para os sonhadores: quando eles percebem que existem forças nos sonhos que além do Eu. Isso é uma coisa boa e um passo importante. Encarar o terror é sobre a edificação da coragem, mas requer algo mais, como cultivar a compaixão. Se você pode enfrentar o que lhe assusta(a coisa em si e para si mesmo), então você conhecerá o sonho em pé de igualdade e essas aparições assustadoras se tornarão menos assutadoras e mais instrutivas.

14 comentários :

  1. "A mente tem continuidade do estado desperto para o sonho, então treine sua mente para ficar consciente quando acordado(a)!. Nos Estados Unidos, isto é conhecido como viver lucidamente e todos usam suas próprias praticas de acordo com sua vida e/ou espiritualidade. É algo pessoal."

    De longe o mais interessante que li na entrevista. Esta parte aqui tem muito que se lhe diga, e é uma coisa que devíamos bater duro antes de tudo o resto! Já agora, foi vc que fez a entrevista Márlon? Se foi, parabéns, pk achei as perguntas muito bem colocadas, mt interessante de ler ^^

    Zoth00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande ZothOO fui eu sim. O Ryan faz um trabalho especial lá na Austrália, seja mantendo o site dele sempre com textos bem interessantes, explorando como sonhador lúcido(assim como nós) e seguindo em frente com seus estudos.

      Também curti bastante essa parte e me lembrou muito uma entrevista que li da Beverly D'Urso - que ainda estou tentando entrevistar. Sempre que puder vou continuar tentando entrevistar pessoas que estão prestando grandes contribuições pra essa adorável área de estudo.

      Uma vida mais lúcida resulta em mais sonhos lúcidos ;)

      Abs e bons sonhos para todos nós!

      Excluir
  2. Marlon, não sei o que está acontecendo, tipo nos meus sonhos, quando eu descubro que eu estou sonhando simplesmente a imagem do sonho borra e eu acordo, a minha cabeça meio que força, eu não sei o que fazer, ja perdi 2 sonhos lucidos assim, to ficando meio chateado, queria saber se acontece/acontecia isso com voce e com outros sonhadores lucidos, será que o problema é comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro,

      Pode acontecer com o sonhador lúcido mais experiente sim. Mas existem causas que a gente pode especular:

      1) sono atrasado ou débito de sono. Quando estamos assim, podemos ser acometidos de fases REM mais rápidas. Isso quer dizer que os sonhos intensos de REM poderão vir mais rápido, porém no pacote normalmente vem um rebote de REM que parece nos deixar ainda mais cansados.

      Contramedida: procurar melhorar a qualidade do sono.

      2) Talvez o teu sonho lúcido esteja acontecendo fora da fase REM e a estabilidade do sonho é muito menor e ali os sonhos são bem menos intensos e vívidos. Seria a fase NREM do sono.

      Contramedida: programar o despertador para despertar um pouquinho mais tarde ou mais cedo(caso esteja programando pra despertar pela 6a hora do sono, voltando a dormir dpois).

      3) Má aplicação do teu método(MILD, WBTB, Tholey...) e anotações.

      Contramedida: é bom revistar de vez em quando os passos das técnicas e analisar se não está fazendo algo de errado.


      4) Não está usando as técnicas de prolongamento do sonho lúcido.

      Contramedida: use o rodopio de LaBerge, esfregue as mãos e deseje encontrar portas que irão te levar a novos cenários de acordo com tua vontade ou não ;)

      São algumas hipóteses e possíveis soluções. Pense e analise a sua rotina. Certeza que tu logo encontra onde pode estar faltando algo.

      Abs e ótimos sonhos pra ti!

      Excluir
    2. obrigado, mais acredito que isso é por eu ser iniciante,
      e eu estava observando, eu fiquei nas duas ocasiões eu fiquei lucido no final da fase REM, dai uni o util ao agradavel!

      Excluir
  3. Evandro, desde o inicio desse ano que venho tentando ter sonhos lucidos, até agora só conseguir ter uns 7, e assim que eu mim descobria lucido eu perdia a lucidez, se eu tivesse um cronometro acho que chegaria a 1 ou 2 minutos, quando eu pensso em fazer algo ou acordo ou simplesmente perco a lucidez. também fico muito chateado com isso, mas acho que é o que o Márlon falou, tem que ter disciplina e fazer tudo certo, eu sou muito indisciplinado, acho que quando eu tiver disciplina as coisas irão melhorar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grande Márlon, eu já percebi que voce faz diferença entre sonho lucido e super sonho lucido. então paseado em suas proprias experiencias eu gostaria que voce comentasse as diferenças entre eles.

      Excluir
    2. Oi Carlos

      Tens razão é uma convenção minha. Eu brinco com a idéia porque tem sonhos lúcidos que conseguimos fazer muita coisa.

      Quando acontece de eu conseguir prolongar por bastante tempo o sonho lúcido, lembro dos experimentos que tinha planejado fazer e ainda por cima me divirto eu gosto de chamar de Supersonho Lúcido rsrsrs

      Pra mim o grande diferencial é que me sinto mais forte no sonho... mais SUPER rsrsrsrs conseguindo prolongar bastante e fazer tudo o que disse ;D

      Excluir
  5. Marlon
    Oi!
    Adorei seu blog e estou aqui devorando as postagens,e entao tinha que ter a delicadeza de te agradecer pelo conteudo.
    Muito Obrigada!

    Mas quanto ao tema aqui discutido ,desde que encontrei a minha turma via web.Cheguei a conclusao que tanto os sonhos lucidos,quanto o corpo humano e suas reaçoes a certos medicamentos.Sao ambos semelhantes,ou seja varia de pessoa a pessoa.
    Eu ja passei por situaçoes em estado inconsciente,que descrevendo pessoas normais nao acreditam e nem precisam.
    Mas è como se fosse um elo que liga meu passado e meu futuro.
    E descobri que posso melhorar e muito a minha liberdade inconsciente,quando tomo melatonina.
    So para ter uma ideia ja cheguei a ver o futuro,diversas vezes encluindo resultados de loterias,acidentes com data e hora e personagens.
    E o melhor de tudo è que podemos realmente induzir a mente subconsciente,a buscar respostas certas no momento do sono.
    Comigo è algo impressionante quanto a mensagem simbolica que o meso ,trabalha,dramatiza e eu os traduzo-os.
    Vou linkar uma materia sua no meu blog e repassar a sua autoria.
    Muito grata!
    O PODER DA MENTE POSITIVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taillard

      Brigadão pelo elogio :))

      Fiz uma visita no teu blog também e parabéns pra ti! Muito contagiante teu empenho e criatividade.

      Avise quando sair o texto que fiquei curioso ;D

      No que eu puder ajudar conte comigo.

      Abs e bons sonhos pra ti!
      Márlon

      Excluir
  6. Olá Marlon, ainda não te mandei o email porque ainda não chegou a minha galantamina, eu vi o comentário da Taillard e fiquei muito curioso a respeito da experiencia dela com a melatonina, como comprei os produtos em lugares diferentes (galantamina-ebay, melatonina-loja do suplemento), a melatonina me chegou primeiro, e eu já tinha feito inumeras pesquisas sobre ela que me deixaram tranquilo pra toma-la, então resolvi experimentar logo, sem a galantamina mesmo,tomei um comp. de 3 mg nas duas primeiras noites, e dormi como um anjo e acordei super bem, na terceira noite resolvi aumentar a dose para 6 mg, resultado... O meu primeiro super sonho-lúcido, foi uma experiencia incrível de lúcidez, com direito a exploração do cenário e tudo, como a melatonina não tem relação com sonhos lúcidos, acredito que tenha sido só pela ansiedade mesmo, e pelos RC´s que tenho feito de uma em uma hora todos os dias.
    Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Munhoz, estou curioso para ver o resultado da galantamina pois eu tenho vontade de comprar, assim que ela chegar não se esqueça de postar as suas experiençias com ela.

      Excluir
    2. E aí Munhoz

      Pelo que lembro a Melatonina interfere diretamente na indução do sono. É usada com muita frequencia por quem viaja ao redor do mundo e tem problema com o jet lag ou a mudança do fuso horário.

      Talvez tenha te ajudado na qualidade do sono mesmo que poderia ser algo que estava faltando :)

      Mas não esqueça de trocar idéias comigo via email(em função da proibição do uso da galantamina sem receita no Brasil).

      Abs e bons sonhos ;D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...