ÚLTIMOS

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Aproveitando Noites mal Dormidas e o uso do Diário dos Sonhos

   Algo que prejudica bastante nossas chances de conseguirmos ficar conscientes nos sonhos é uma noite mal dormida. Como sempre tenho pregado por aqui, qualidade de sono é crucial. Porém existe sim a possibilidade de se aproveitar a rotina mais extenuante, o prejuízo das horas de sono, para aumentar as chances de ter sonhos lúcidos.

Noites mal dormidas não são sinônimo de prejuízo nas chances de ter sonhos lúcidos.



    Métodos como o CAT e as sonecas aplicando o WILD são exemplos bem claros de como tirar proveito de um débito de sono em vigor.

    O fato é que com o sono atrasado, as fases dos ciclos do sono poderão sofrer alterações. Com isso pode acontecer o que é conhecido como "rebote de REM ou ricocheteio de REM." Os sonhos das fases REM acabam vindo mais rapidamente e é por isso que algumas pessoas estranham quando olham para as tabelas dos ciclos de sono e lembram que não é incomum para elas, fugir daquele padrão. É aquela típica situação quando deitamos e já somos acometidos por um bombardeio de sonhos rápidos e intensos.

O colapso ou irregularidade nas fases dos ciclos do sono podem ser bem aproveitados em algumas técnicas ou métodos de indução, como o CAT, WILD, DEILD...


    Claro que não há o que confundir com os sonhos NREM que também podem ser percebidos, porém esses normalmente serão menos intensos, com imagens menos vívidas, destituídos daquele jorro de imagens fortes ou exuberantes. Nesses costumamos estar com o pensamento mais lógico ativo, em sonhos mais mecanicistas, muitas vezes simulando atividades novas ou recorrentes do cotidiano.

    É interessante lembrar que o débito de sono trará pacotes de sonhos de modo mais intenso e se estamos com o nosso Diário de Sonhos em dia, nossa capacidade de reconhecimento da estrutura do sono(aumentada pelo exercício das anotações no Diário), poderá auxiliar muito para atingirmos a consciência num desses sonhos.



   Recentemente tive num intervalo de 10 dias, três ótimas noites com sonhos lúcidos. Fiz experiências com memórias, supersonhos lúcidos e brinquei com algumas coisas divertidas. O Diário estava mais ou menos em dia(sou bastante preguiçoso nisso), mesmo assim, senti como meu esforço nas anotações foi importante.

   Num próximo post vou buscar me aprofundar no uso de métodos interessantes como o CAT e o DEILD. Em situações típicas envolvendo débitos de sono.

2 comentários :

  1. Márlon, quero tentar o metodo CAT, mas sou indisciplinado no meu horario, normalmente durmo tarde e acordo cedo, termino dormindo de 5 a 6 horas por noite, quando o ideal é 8, sei que para fazer o CAT, é preciso criar o padrão de 8 horas de sono, para depois dormir por uma semana uma hora e meia a menos, então quantos dias é necessario para criar o padrão de 8 horas? como o meu horario é irregular tenho que dormir varios dias 8 horas todas as noites, mas quantos dias é necessario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos,

      O CAT não estabelece um horário padrão de tempo de sono. Podemos estar dormindo 6, 7, 8, 9, 10h... não importa o tempo de cada um. Ele simplesmente recomenda que durante uma semana a gente fique acordando 90 min antes rsrsrs meio agressivo né?! Mas o fato é que grande parte da população já faz mais ou menos isso. Eu incluído. ,

      No 8º dia, volte a dormir o seu tempo normal, aquele tempo que o teu corpo e mente realmente pede. No 9º dia encurte e assim vá alternando ;D

      Como passei o dia destruído hj d sono, acho que vou acabar aplicando o CAT involuntariamente. Tem uma semana ou mais que tô dormindo uns 90 min a menos hehehehehe

      Revendo esse método, senti mais vontade de analisar e aplicar ele. Merece MUITA atenção pela simplicidade e principalmente porque estamos volta e meia com débito de sono.

      :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...