ÚLTIMOS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Gatilhos da Consciência

O que realmente nos faz ficar mais conscientes quando estamos acordados? O que nos desperta do topor de uma rotina que nos engessa ou bitola os nossos pensamentos?



     Quando estamos tentando ficar conscientes nos sonhos, estamos tentando, de certa maneira, superar o fluxo natural do automatismo do subconsciente. Significa superar a narrativa natural do sonho e emergir, conscientes que estamos vivenciando a experiência do sonho.

     Um paralelo com o estado desperto, seria quando saímos de casa rumo ao trabalho e nos surpreendemos, ao chegar com rapidez(não vale em dia de engarrafamento, mas então aproveite e faça um reality checke! rsrs) e mal conseguimos recordar a sequencia de pensamentos que fomos acometidos... como se uma espécie de "automático do subconsciente" assumisse o comando, de modo muito parecido com os sonhos comuns.



     Os reality checks tem por objetivo romper esses automatismos, fazendo a gente se condicionar a pensar com frequencia acerca da realidade que estamos experimentando. "Como eu cheguei aqui?" ou "Estou sonhando ou não?".

     Reparem como esses testes de realidade, repetindo eles algumas vezes durante o dia, fazem a gente refletir sobre os eventos que vivenciamos. Irão obrigar a uma inspeção da estrutura da realidade. E os sonhos são alvos fáceis frente a um escrutínio mecaniscista....

    Tenho recebido algumas queixas sobre falhas nos reality checks, seja o de olhar para  as mãos ou observar a hora num relógio. De fato, pode mesmo ocorrer de olharmos para as mãos e contemplarmos 5 dedos em cada uma das mãos... mesmo repetindo a técnica em seguida(mais raro). Também a hora no relógio, por vezes, pode aparecer bonitinha e em seguida os números terem mudado sem nos causar estranheza.

    Um boa alternativa é ir migrando de reality check, até encontrar um que seja de maior eficiência, de acordo com uma afinidade própria. Meu caso por exemplo, olhar para as mãos e espelhos.

A melhor maneira de saber qual reality check é mais eficiente para você é por meio da experimentação.



      Voltando a questão, sobre o que realmente impacta no crescimento da consciência, enquanto estamos acordados; poderíamos cogitar que tudo aquilo que nos faz sair da rotina, acabaria por servir de estímulo num enriquecimento dessa lucidez... porém, não qualquer evento, mas algo que nos levasse a reflexões mais apaixonantes...!

      Quem sabe ouvir uma música nova e encantadora? Assistir uma aula genial de filosofia? Conhecer uma pessoa diferente, com uma visão peculiar sobre a vida? Experiências intensas que de modo formidável, poderiam arrancar essa nossa consciência da correria do dia-a-dia.

      Sonhos enfadonhos, sobre coisas corriqueiras podem ser os sonhos mais detestáveis para se anotar num Diário de Sonhos. Mas fica claro que ao experimentarmos viver com mais intensidade, coisas com que temos mais afinidade ou interesse nessa vida, poderemos provocar uma carga maior de sonhos mais radiantes ou com conteúdos mais fabulosos.

Conhecer pessoas interessantes, com visões diferentes e provocantes sobre a vida... escutar uma música nova e fascinante, assistir uma aula genial... são eventos que podem contribuir para o enriquecimento da nossa lucidez. No mínimo podem auxiliar para ter sonhos mais intensos e vívidos... exatamente um reflexo do que estaria acontecendo no estado desperto ;)



      Por fim, vale lembrar que mesmo tendo muita dificuldade pra fugir da rotina, ainda naqueles sonhos bobos que repetem o próprio dia-a-dia, ainda assim, existem ferramentas como o Método de Tholey que se aproveitam disso pra ajudar na indução da consciência.

16 comentários :

  1. Oi Marlon, gostaria de saber se há notícia da máscara Remee.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivone,

    Ainda não tive notícias sobre o uso dela, pelo menos da experiência de sonhadores lúcidos. O Ryan Hurd que já entrevistei aqui no blog, fez um comparativo interessante no site dele. Por aqui eu apenas elenquei o que existe.

    http://www.sonhoslucidos.com/2012/04/remee-mascara-para-ter-sonhos-lucidos.html

    e

    http://www.sonhoslucidos.com/2012/04/corrida-tecnologica-pelos-sonhos.html

    ResponderExcluir
  3. Venho acompanhando seu blog faz alguns meses e lá vai minha perguntinha: sonhos lúcidos podem atrapalhar o sono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noemi, os sonhos lúcidos são sonhos normalmente pertencentes a fase REM do sono, quando estamos submetidos a estados fisiológicos típicos daquela fase do ciclo do sono, com o único diferencial da consciência estar ativa. Não há portanto quaisquer tipos de efeitos colaterais ou perda da qualidade do sono.

      O problema mais comum que vejo é quando se tentar forçar um sonho lúcido, buscando sucessivos despertar durante o que deveria ser uma boa noite de sono. Aí sim é claro q vai comprometer. Por isso sempre defendo aqui, em primeiro lugar a qualidade do sono, mesmo porque ficar acordando assim no meio da noite, não vai deixar muita força mental ou energia pra consciência se manter ativa no sonho rsrsrs
      Nesse caso de fato, aquele que tentar vai chegar a exaustão rapidinho, sem dormir direito e muito menos ter êxito.

      Excluir
  4. Essa noite eu tive um mini SL que foi muito estranho, eu tava correndo numa calçada quando de repente fiquei lúcido, mas assim que fiquei lúcido tudo ao meu redor se apagou e eu comecei a sentir sensação de estar caindo no vácuo e por mais que tentasse não conseguia mudar o cenário. foi uma sensação boa mas ao mesmo tempo estranha, fiquei assim alguns segundos até acordar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Carlos, parabéns afinal foi no mínimo um início de sonho lúcido ;)

      Excluir
  5. Olá Márlon!
    Eu tive um sonho lúcido, dois dias atrás... sabia que estava sonhando quando percebi que havia um desconhecido me abraçando, querendo me beijar, tentei voltar, não conseguia, meu corpo não respondia, era como se o sonho tivesse me engolido, fiquei apavorada, com medo, fazia força...demorou...não foi uma experiência muito boa não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa!

      Pode acontecer sim. Ficar consciente num sonho significa apenas que conseguimos manter a consciência por lá. O fluxo do subconsciente não fica simplesmente submetido ao nosso controle. Mas procure manter seu Diário de Sonhos ativo, relatando todas essas experiências.
      Aplique um pouco do método de Tholey quando fizer teus reality checks, simulando esse tipo de experiência. As visualizações no estado desperto vão te preparar para outras experiências assim. Mas o fundamental é compreender as causas delas. :)

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  6. comecei a ler seu blog e me interessei bastante em ter sonhos lúcidos, parece ser uma experiencia unica e fascinante. o problema é que quase nunca, lembro dos sonhos que tive,acho que é só de meses em meses e isso dificulta bastante em ter sonhos lucidos né? qual seria o melhor metodo pra lembrar dos sonhos e ter sonhos lucidos ?

    obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Praticamente a esmagadora maioria das pessoas vem nessa mesma balada. A principal causa é que normalmente não há um interesse maior pelos sonhos e, principalmente, a maioria dorme mal. rsrsrs E eu me incluo nesse bolo gigantesco de gente que dorme mal, infelizmente.

      Primeiro de tudo, comece a anotar teus sonhos. Desde a primeira manhã q tu acordar, vá anotando os pequenos fragmentos q vão aparecendo. Vai ser assim nos primeiros dias, mas com insistênica, ao final da primeira semana anotando... os sonhos virão forte!

      Quer dizer, na verdade, tua capacidade de recordação irá ganhar um belo upgrade, ao ponto de tu ter dificuldade em escolher o que quer deixar registrado no teu Diário de Sonhos.

      E vamos junto. Hj mesmo tive um sonho dakeles bem compridos em que consegui recordar bem legal e foi um sonho fabuloso, cheio de símbolos e psicodelismo... daqueles q a gente se apaixona em recordar: "Uau! Meu sonho! :)" E olha q não foi lúcido :D

      Excluir
  7. Eu não durmo mal em questão de horas mas o horario é meio estranho, costumo dormir das 03~04h da manhã até meio-dia hahahaha mas vou tentar me focar em lembrar e anotar os sonhos. valeu pelo toque e é sempre muito bom sonhar mesmo que não seja lúcido...
    Vamo Que Vamo

    ResponderExcluir
  8. Tive um SL,porem acabei perdendo o foco pela maldita euforia...humf...enfim,minhas mãos estavam mais inchadas e quadradas,sem contar que eu não tinha mão direita, mais duas esquerdas...

    ~Jr Plank~

    ResponderExcluir
  9. Marlão!!! Dividingo com vc meu último SL:

    Out/2012 – O Novo Egito

    Eu estava no que parecia ser uma estação de metrô. Estava tudo escurecido, e eu aguardava numa fila pra comprar os bilhetes. Uns caras bem estranhos e mal-encarados começaram a furar a fila...eu estranhei a situação. Saí da fila e percebi que estava sonhando.
    http://media.teamxbox.com/games/ss/1182/1172786484.jpg
    Quis dominar o sonho e me vingar daqueles valentões, mas a cena começou a querer se apagar, foi quando comecei a fazer uma oração, como ás vezes faço antes de dormir, e então o sonho começou a se estabilizar.

    Lembrei da minha intenção de falar com ‘o criador’ em meu próximo SL. Voei até as nuvens e vi pégasos brancos em cima dos prédios :o Tentei montar em um deles e caí. Quase perdi a lucidez na queda.
    http://www.deviantart.com/download/212558316/white_pegasus_rearing_by_shilohrox1-d3ijv1o.jpg

    Fui parar na minha rua. Cumprimentei minha vizinha e novamente alcei voo :D
    Dessa vez, quis realizar outro desejo: visitar o Antigo Egito!
    Mas na minha mente houve uma confusão, então lembro de ter desejado visitar o “Novo Egito” :p

    Avistei no horizonte as pirâmides e comecei a cantarolar uma melodia que inventei na hora. (Queria tanto poder lembrar como ela era!)

    Embora eu estivesse sobrevoando a areia do deserto, havia gramas em algumas partes, existiam esculturas e grandiosas estátuas, formando o que parecia ser um presépio.
    Ao fundo existiam construções que eu pensei ser uma “pirâmide de vidro e aço” com janelas azuis.
    http://www.luzdegaia.org/amiguel/celia/naves_6.jpg
    Subi ao topo do prédio mais alto, admirei a paisagem e pensei: “isso parece ter sido feito por humanos.”
    De repente apareceu um homem negro dizendo: “Esse é o defeito da humanidade...não sabe diferenciar preço e valor”
    Ele usava uma roupa toda preta e parecia bem assustador.
    Conversamos muito, mas lembro poucos detalhes da conversa :
    “96...um ano crucial pra humanidade”
    “A caneta é uma intervenção dos cosmos.”
    Foram algumas das frases dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí mestre Free-Lipe! Mais um daqueles teus belos sonhos lúcidos heim! Certeza que vai me inspirar e outros onironautas também.

      Tua veia artística é contagiante e é bem interessante como teus sonhos seguem vibrantes nessa assinatura.

      Encontrar "pégasos", Se deparar com um Egito de Ficção Científica e um Sábio :)

      Parabéns brother e muito mais sonhos lúcidos!

      Excluir
  10. Esse 'sábio' era bem psicodélico, mas vai ser bem legal se conseguir ter outra conversa dessa!

    Está aparecendo com mais raridade esses SLs cheios de detalhes, mas sempre q posso procuro compartilhar com vcs!

    Os post estão demais, continue o ótimo trabalho, Marlon! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é engraçado como não é tão fácil conversar algo nos sonhos lúcidos(acho q nos sonhos comuns também). Normalmente acenam com a cabeça, reagem de um modo estranho, etc..

      Brigadão pela força Felipão!
      Fico no aguardo de mais sonhos lúcidos, com outras belas experiências(pode mandar no marlonjatahy@sonhoslucidos.com)

      Abração e bons sonhos brother!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...